• Nenhum resultado encontrado

Técnicas e Instrumentos para a Recolha e Análise de Dados

CAPÍTULO 2 Revisão de literatura

3.1 Técnicas e Instrumentos para a Recolha e Análise de Dados

A recolha de dados foi feita através de fontes documentais sobre o coreógrafo Jomar Mesquita e a MCD, assim como a Mimulus Escola de Dança, e através de pesquisa de campo. A pesquisa de campo aconteceu em Belo Horizonte (Minas Gerais/BR), onde se localiza o espaço em que funciona a MCD, a Mimulus Escola de Dança, e a Associação Cultural Mimulus. Entre os dias 02 e 06 de fevereiro de 2015, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação não-participante da rotina diária desse estabelecimento; apreciação do espetáculo “Pretérito Imperfeito” da MCD; além de aplicação de questionário a alunos da escola.

Quanto ao processo de inserção da pesquisadora no campo, foi feito contato através de correio eletrônico com o coreógrafo Jomar Mesquita, que se mostrou disponível e deu a conhecer o calendário da MCD, assim como da Mimulus Escola de Dança. Consentiu a observação da rotina do espaço Mimulus, se disponibilizou para entrevista e viabilizou o contato com os bailarinos e funcionários da Mimulus para que fosse possível entrevistá-los também, assim como com os alunos para que fossem aplicados os questionários. Todos os entrevistados autorizaram o uso e a gravação da entrevista para a realização deste estudo, conforme o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por eles (Anexos 1, p. 87; Anexo 2, p. 88).

A duração da pesquisa de campo compreendeu um período 5 dias, durante uma semana de segunda a sexta-feira. No decorrer desses dias, fez-se observação da rotina diária da MCD, da Mimulus Escola de Dança, e do Grupo Experimental da Mimulus. De segunda a quinta-feira durante a tarde foram acompanhados os ensaios da companhia que se apresentaria na sexta- feira; à noite observaram-se as aulas da escola; ao final da observação das aulas na quarta-feira, aplicaram-se os questionários aos alunos da Mimulus Escola de Dança com o objetivo de obter suas opiniões acerca dos espetáculos da MCD. Devido à época de férias de verão, naquelas datas estavam acontecendo aulas especiais, diferentes das que faziam parte do quadro de horários normal da Mimulus Escola de Dança. Na terça e na quinta-feira foi observado o ensaio do Grupo Experimental antes do ensaio da companhia.

Esta foi uma observação não-participante, ou seja, não houve interferência por parte da pesquisadora, nela “o pesquisador atua apenas como espectador atento.... [que] procura ver e registrar o máximo de ocorrências que interessam ao seu trabalho." (Godoy, 1995b, p. 27).

Segundo Godoy (1995b, p. 27), a observação é importante no estudo de caso, pois "quando observamos, estamos procurando apreender aparências, eventos e/ou comportamentos". A observação feita trouxe informações sobre o comportamento de Jomar

Mesquita e dos bailarinos e seus papéis na MCD. Sobre o comportamento dos professores e alunos da Mimulus escola, assim como sobre o espaço físico em se encontra a Mimulus e seu funcionamento.

A entrevista é um dos principais instrumentos de pesquisa em um estudo de caso. Bell (1993, p. 137) afirma que:

Podemos obter material precioso a partir de uma entrevista e muitas vezes consolidar as respostas obtidas nos inquéritos.... A grande vantagem da entrevista é a sua adaptabilidade. Um entrevistador habilidoso consegue explorar determinadas ideias, testar respostas, investigar motivos e sentimentos.

Foi usada neste estudo a entrevista semiestruturada que foi elaborada com base nas questões e objetivos que norteiam este estudo e de acordo com o participante a quem ela seria dirigida.

Os entrevistados foram escolhidos de acordo com suas funções e participações na Mimulus, assim como pela disponibilidade pessoal. Na apresentação e discussão dos resultados seus nomes foram substituídos por letras e não há flexão de gênero.

- JME, diretor, coreógrafo e bailarino da MCD; - AP bailarino da MCD;

- JMA bailarino da MCD;

- MB bailarino da MCD e professor da Mimulus Escola de Dança;

- RC bailarino da MCD e coordenador do Grupo Experimental da Mimulus;

- FD coordenador da Mimulus Escola de Dança e diretor financeiro da Associação Cultural Mimulus;

A seguir, apresentamos um quadro demonstrativo dos instrumentos utilizados, relacionados com os objetivos do estudo, com os participantes/objetos e com o período de realização.

Quadro 1 – Demonstração da relação entre instrumentos utilizados, objetivos, participantes/objetos e período referentes à pesquisa de campo.

Instrumento Objetivo Participante/Objeto Data

Entrevista

semiestruturada Obter a perspectiva do coreógrafo JME

03 e 06/02/2015 Entrevista

semiestruturada Obter a perspectiva dos bailarinos AP; JMA; MB; RC

03 a 05/02/2015 Entrevista

semiestruturada Obter a perspectiva do professor JME; MB

03 a 05/02/2015 Entrevista

semiestruturada

Obter a perspectiva do coordenador

do Grupo Experimental RC 05/02/2015

Entrevista semiestruturada

Obter a perspectiva dos funcionários

da Mimulus, não relacionados a dança FD, MC

03 a 05/02/2015

Observação não participante

Recolher informações sobre o comportamento coreógrafo e bailarinos; funcionamento e produto da MCD Ensaios da MCD e espetáculo “Pretérito Imperfeito” 02 a 06/02/2015 Observação não participante

Recolher informações sobre o comportamento coordenador e bailarinos do Grupo Experimental e suas atividades Ensaios do Grupo Experimental 03 e 05/02/2015 Observação não participante

Recolher informações sobre o comportamento dos professores da Mimulus escola de Dança, seus alunos e atividades Aulas da Mimulus Escola de Dança 02 a 05/02/2015 Questionário

Obter a opinião dos alunos da Mimulus Escola de Dança acerca dos espetáculos da MCD

Alunos da Mimulus

Escola de Dança 04/02/2015

Análise documental

Recolher informações midiaticamente veiculadas sobre a MCD Críticas e notícias sobre a MCD Período de construção deste estudo

Para análise dos dados, realizou-se:

- Transposição dos dados dos questionários para um quadro comparativo. - Transformação dos dados da observação em um quadro demonstrativo.

- Leitura das críticas e notícias acerca da MCD disponibilizadas por Jomar Mesquita.

- Categorização das críticas e notícias de acordo com o espetáculo a qual cada uma se refere. - Transcrição das entrevistas.

- Categorização do conteúdo das entrevistas de acordo com os objetivos desta pesquisa. - Transformação do conteúdo das categorias em texto a fim de transformar a linguagem diária dos entrevistados em linguagem científica.

O quadro a seguir demonstra como foi feita a análise dos dados das entrervistas, apresentando a relação entre os objetivos desta pesquisa e as categorias de análise de conteúdo das entrevistas, que deram origem aos pontos de discussão compreendidos no Capítulo 4 – Apresentação e Discussão dos Resultados.

Quadro 2 – Relação entre objetivos da pesquisa, categorias de análise de conteúdo das entrevistas e pontos de discussão do Capítulo 4.

Objetivos da pesquisa Categorias de análise das entrevistas

Pontos de Discussão do Capítulo 4 Conhecer a formação do

coreógrafo Jomar Mesquita.

- Formação de Jomar Mesquita - Surgimento da MCD

4.2 A formação de Jomar Mesquita e o surgimento da MCD

Identificar a formação dos bailarinos na MCD.

- Formação dos bailarinos na MCD

- Papel dos bailarinos na MCD

4.3 A formação e o papel dos bailarinos na MCD Delinear o papel do coreógrafo e

dos bailarinos no processo de composição coreográfica em Jomar Mesquita.

- O papel do coreógrafo na MCD (O papel do bailarino foi incluído na categoria anterior) 4.4 O papel do coreógrafo na MCD Explicitar as estratégias específicas ao processo de composição coreográfica em Jomar mesquita. - O processo de composição coreográfica de Jomar Mesquita

4.5 O processo de composição coreográfica de Jomar Mesquita

Relacionar a obra de Jomar Mesquita com o panorama da dança no Brasil

- Dança de Salão

- Dança de Salão no palco

4.1 A Dança de Salão no palco sob a perspectiva dos entrevistados - Recepção do público e da crítica

em relação aos espetáculos da MCD;

- Dança contemporânea; - Denominação Dança de Salão

Contemporânea

4.6 Análise acerca da denominação Dança de