• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

horas

1200

Desenvolve projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores. Executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos inclusive de transmissão e recepção de sinais. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Montador de Equipamentos Eletroeletrônicos. Operador em Linha de Montagem de Equipamentos Eletroeletrônicos. Reparador de Circuitos Eletrônicos.

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de eletricidade e eletrônica. Laboratório de eletrônica de potência. Laboratório de sistemas digitais. Laboratório de informática com programas específicos.

313205-Técnico de manutenção eletrônica. 313210-Técnico de manutenção eletrônica (circuitos de máquinas com comando numérico). 313215-Técnico eletrônico. 318305-Desenhista técnico (eletricidade e eletrônica). 318710-Desenhista projetista eletrônico.

Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletrônicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas eletrônicos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Empresas de Informática e de produtos eletrônicos. Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações.

Lei nº 5.524/1968.

Perfil profissional de conclusão

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em manutenção de equipamentos de energias alternativas. Especialização técnica em automação predial e residencial. Especialização técnica em automação com dispositivos móveis. Especialização técnica em eficiência energética.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em eletrônica industrial. Curso superior de tecnologia em eletrotécnica industrial. Curso superior de tecnologia em manutenção industrial. Curso superior de tecnologia em mecatrônica industrial. Curso superior de tecnologia em sistemas elétricos. Bacharelado em engenharia eletrônica. Bacharelado em engenharia elétrica. Bacharelado em engenharia de automação. Bacharelado em engenharia de controle e automação. Bacharelado em engenharia de instrumentação. Bacharelado em engenharia de manutenção eletrônica. Bacharelado em engenharia de telecomunicações. Bacharelado em engenharia mecatrônica. Bacharelado em engenharia da computação. Bacharelado em ciências e tecnologia.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

*

horas

1200

Perfil profissional de conclusão

Projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Instalador de Sistemas Elétricos Prediais. Instalador de Sistemas Elétricos Industriais. Instalador de Sistemas Elétricos de Potência. Instalador de Sistemas de Acionamentos Elétricos. Instalador de Sistemas de Automação Industrial. Inspetor de Qualidade do Sistema Elétrico. Eletricista de Veículos de Transporte de Cargas e de Passageiros.

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. Laboratório de Acionamentos Elétricos. Laboratório de Máquinas Elétricas. Laboratório de Instalações Elétricas. Laboratório de Controle e Automação. Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência.

313105-Eletrotécnico. 313110-Eletrotécnico (produção de energia). 313115-Eletrotécnico na fabricação, montagem e instalação de máquinas e equipamentos. 313120-Técnico de manutenção elétrica. 313125-Técnico de manutenção elétrica de máquina. 313130-Técnico eletricista. 318705-Desenhista projetista de eletricidade.

Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos. Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações. Indústrias de transformação e extrativa em geral.

Lei nº 5.524/1968.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em energias renováveis.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em automação industrial. Curso superior de tecnologia em eletrônica industrial. Curso superior de tecnologia em eletrotécnica industrial. Curso superior de tecnologia em manutenção industrial. Curso superior de tecnologia em mecatrônica industrial. Curso superior de tecnologia em sistemas elétricos. Bacharelado em engenharia eletrônica. Bacharelado em engenharia elétrica. Bacharelado em engenharia de automação. Bacharelado em engenharia de controle e automação. Bacharelado em engenharia de instrumentação. Bacharelado em engenharia de manutenção eletrônica. Bacharelado em engenharia de telecomunicações. Bacharelado em engenharia mecatrônica. Bacharelado em engenharia de computação.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

*

horas

1200

Perfil profissional de conclusão

Realiza diagnósticos, elabora e executa planos de manutenção e instalações de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena e realiza os diversos tipos de manutenção de veículos e máquinas agrícolas. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos. Interpreta desenhos técnicos. Aplica técnicas de medição e ensaios.

Eletromecânico de Automóveis. Instalador de Acessórios Automotivos. Mecânico de Transmissão Automática Automotiva. Mecânico de Transmissão Manual Automotiva. Mecânico de manutenção de motocicletas.

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas dedicados. Laboratórios de mecânica. Laboratório de eletrônica e eletrotécnica. Laboratório de metrologia. Laboratório de hidráulica e pneumática. Laboratório de Soldagem. Laboratório de lubrificação. Oficina de manutenção. Laboratório de Desenho técnico mecânico.

314305-Técnico em automobilística. 314405-Técnico de manutenção de sistemas e instrumentos.

Montadoras automotivas. Concessionárias e revendas. Oficinas mecânicas. Empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis, implementos e máquinas agrícolas. Setor de manutenção de empresas da área agrícola em geral. Setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Empresas de vistorias e certificação veicular.

Lei nº 5.524/1968.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em eletrônica embarcada em veículos automotores e máquinas agrícolas. Especialização técnica em manutenção de viatura blindada. Especialização técnica em manutenção de viatura. Especialização técnica em manutenção de torre de viatura blindada.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em eletrônica industrial. Curso superior de tecnologia em Automação industrial. Curso superior de tecnologia em eletrotécnica industrial. Bacharelado em engenharia mecânica.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

*

horas

1200

Perfil profissional de conclusão

Prepara, documenta e executa manutenção preventiva e corretiva dos sistemas elétricos e eletrônicos de navegação, comunicação, monitoramento e controle de aeronaves. Aplica procedimentos expressos em manuais de fabricantes, publicações técnicas e normas nacionais e internacionais do setor aeronáutico. Diagnostica as condições dos instrumentos que compõem uma aeronave. Indica os processos de manutenção a serem executados na revisão de aeronaves. Orienta o balizamento de aeronaves.

Agente de Peso e Balanceamento de Aeronaves. Operador de Abastecimento de Aeronaves. Eletricista de Instalações de Aeronaves. Mecânico montador de motores de aeronaves.

Biblioteca e videoteca incluindo acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de línguas. Laboratório de eletricidade e eletrônica. Laboratório de treinamento básico em aeronáutica. Laboratório de instrumentos de aeronaves.

314310-Técnico mecânico (aeronaves). 341115-Mecânico de voo. 914105-Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral. 314405-Técnico de manutenção de sistemas e instrumentos.

Empresas aéreas e oficinas de manutenção aeronáuticas. Forças armadas. Indústrias de produtos aeronáuticos. Montadoras de aeronaves. Escolas e centros de instrução de aviação. Empresas que prestam serviços aéreos especializados, aviação offshore, agrícola e outros.

Lei nº 5.524/1968. Lei nº 7183/1988. Decreto nº 1.232/1962.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em sistemas analógicos e digitais. Especialização técnica em reparação de circuitos eletrônicos. Especialização técnica em logística e gestão. Especialização técnica em regulamentações aeronáuticas.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em manutenção de aeronaves. Bacharelado em engenharia aeronáutica. Bacharelado em engenharia elétrica. Bacharelado em engenharia de telecomunicações. Bacharelado em engenharia mecatrônica. Bacharelado em engenharia da computação.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo