• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICO EM SISTEMAS A GÁS

horas

Perfil profissional de conclusão

Auxiliar de Biotecnologia. Instalador de Sistemas de Geração de Energias Renováveis. Montador de Sistemas de Geração de Energias Renováveis. Operador de Sistemas de Geração de Energias Renováveis. Instalador de Sistemas de Transmissão de Energias Renováveis. Montador de Sistemas de Transmissão de Energias Renováveis. Operador de Sistemas de Transmissão de Energias Renováveis. Instalador de Sistemas de Distribuição de Energias Renováveis. Montador de Sistemas de Distribuição de Energias Renováveis.

Biblioteca e videoteca incluindo acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas dedicados. Laboratório de eletrotécnica e eletrônica. Laboratório de Instalações Elétricas. Laboratório de Máquinas e Acionamentos Elétricos. Laboratório de Máquinas Elétricas. Laboratório de Sistemas de Geração de Energia Elétrica. Laboratório de Segurança do Trabalho. Laboratório de Qualidade de Energia. Laboratório de Ensaios Elétricos. Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência.

313110-Eletrotécnico (produção de energia).

Empresas de instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas baseados em energia renovável. Pesquisa e projetos na área de sistemas de energia renovável. Órgãos da administração pública que utilizem energia renovável. Concessionárias e prestadores de serviços na área de transmissão e distribuição de energia elétrica. Concessionárias e prestadores de serviços na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Lei nº 5.524/1968.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em supervisão de operação e manutenção de aerogeradores. Especialização técnica em supervisão de operação e manutenção de painéis solares. Especialização técnica em supervisão de manutenção elétrica industrial.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em eletrônica industrial. Curso superior de tecnologia em eletrotécnica industrial. Curso superior de tecnologia em sistemas elétricos. Bacharelado em engenharia elétrica.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

Realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia. Coordena atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica). Segue especificações técnicas e de segurança, e realiza montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica. Desenvolve novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética. Identifica problemas de gestão energética e ambiental. Projeta soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.

horas

Perfil profissional de conclusão

1200

Planeja e coordena a execução de atividades de soldagem em estruturas metálicas e tubulações industriais, de acordo com a programação da produção. Executa elaboração de projetos. Seleciona processos de soldagem, metais de base e consumíveis. Executa ensaios para garantir a qualidade dos produtos soldados. Executa automatização dos processos de soldagem. Calibra equipamentos e máquinas de soldagem e corte. Utiliza processos de soldagem e corte com eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Aplica procedimentos de soldagem. Inspeciona processos de fabricação.

Operador de Solda por Arco Submerso. Operador e Programador de Sistemas Automatizados de Soldagem. Soldador de Arame Tubular Naval. Soldador de Estruturas e Tubulação em Aço Carbono no Processo MAG. Soldador de Estruturas e Tubulação em Aço Carbono no Processo TIG. Soldador Eletrodo Revestido Naval. Soldador MAG Naval. Soldador Manual de Solda Branca. Soldador no Processo Arame Tubular em Aço. Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga. Soldador no Processo MIG/MAG. Soldador no Processo TIG em Aço. Soldador Oxiacetilênico. Soldador TIG Naval.

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas dedicados. Laboratório de eletrodo revestido. Laboratório de MIG/MAG e Arame Tubular. Laboratório de TIG. Laboratório de Arco Submerso. Laboratório de soldagem oxicombustível, oxicorte e brasagem. Laboratório de soldagem e corte a plasma. Laboratório de ensaios mecânicos. Laboratório de ensaios metalográficos. Laboratório de simulação de soldagem.

314620-Técnico em soldagem. 314605-Inspetor de soldagem.

Indústria petrolífera e petroquímica, caldeiraria, indústria de papel e celulose, indústria metalúrgica, indústria metalmecânica, indústria naval, construção civil, indústria automobilística e indústria de transformação.

Lei nº 5.524/1968.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Infraestrutura mínima requerida

Ocupações CBO associadas

Campo de atuação

Normas associadas ao exercício profissional

Especialização técnica em materiais metálicos. Especialização técnica em inspeção de equipamentos. Especialização técnica em tratamentos térmicos. Especialização técnica em processos de soldagem.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em fabricação mecânica. Curso superior de tecnologia em processos metalúrgicos. Bacharelado em engenharia mecânica. Bacharelado em engenharia metalúrgica. Bacharelado em engenharia de materiais.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo