• Nenhum resultado encontrado

Título, sumário, listas de tabelas e de figuras

No documento Introducao ao uso do LaTeX.pdf (páginas 39-41)

“openright” na chamada da classe. No entanto, para que este comando seja ativado, é necessário que seja usada a opção “twoside” para a classe do documento, pois os desenvolvedores das classes entenderam que somente os documentos projetados para serem impressos em frente e verso tem a necessidade de forçar que o início de cada capítulo seja na página que se situa no lado direito do livro/tese/dissertação/apostila. Na Seção 2.3 é apresentado exemplo do uso desta opção.

O(s) apêndice(s) tem uma estrutura similar aos capítulos, apenas com uma forma de numeração diferente (geralmente letras maiúsculas) . Para incluir um ou mais apêndice(s) no LATEX deve-se usar o comando\appendix, para indicar o início dos apêndices e, a seguir, incluir os apêndices como se fossem capítulos usando o comando\chapter.

As classes “article” e similares, que são usadas para escrever artigos para revistas, não possuem capítulos e, portanto, o comando\chapternão se aplica. O comando equivalente é\section. A inclusão de apêndice(s) pode ser feita de forma análoga, usando o comando\appendixe, a seguir, os comandos\section.

Tem-se diversos outros comandos similares ao comando \chapterpara definir partes, seções, subseções etc. O seu uso é completamente análogo ao do comando\chaptere serão citados aqui somente os nomes dos comandos. Para inserir uma parte de um livro usa-se o comando\part, para inserir uma seção de um livro, monografia, dissertação, artigo pode-se usar o comando\section. Analogamente tem-se os comandos\subsection,\subsubsection,\paragraphe\subparagraph. Tipicamente, um capítulo pode ter várias seções e cada uma desta pode ter várias subseções e assim por diante.

2.8 Título, sumário, listas de tabelas e de figuras

O LATEX possui comandos específicos para inserir, de forma automática, diversos componentes de livros, teses, dissertações e até mesmo artigos. A forma de apresentação destes componentes depende da classe escolhida. Por exemplo, o título em um livro deverá ocupar uma página, enquanto que em um artigo deverá ocupar a(s) primeira(s) linha(s) do texto. No entanto os comandos para definir e inserir estes componentes (onde for cabível) são os mesmos, o que facilita sobremaneira a conversão de uma classe para outra, respeitando-se o objetivo de cada uma.

A inclusão do título de um trabalho se faz em duas etapas: na primeira são definidos o título, autores, data etc e na outra indica-se ao LATEX que o título deverá ser incluído naquele ponto. Normalmente é o primeiro texto a ser incluído, mas isto não é obrigatório.

Para fornecer as informações para o título tem-se os comandos\title,\authore\date. Usualmente estes comandos são incluídos no preâmbulo, isto é, antes do comando\begin{document}. Por exemplo, neste trabalho seriam usados os seguintes comandos para definir o título, autores e data, respectivamente

\title{Introdução ao uso do LaTeX } \date{Outubro de 2013 - Versão 1.2a}

Se não desejar incluir a data no título, basta usar o comando\date{}. Se o comando\datenão for incluído, a data que será inserida será o dia em que foi feita a compilação. O mesmo se usar o comando\date{\today}.

O comando\and utilizado na definição dos autores serve para separar os autores do trabalho. Pode-se, também, inserir uma nota de rodapé relativa aos autores, que é útil, por exemplo, para incluir o endereço de correio da cada autor ou a instituição em que cada um trabalha. Para isto basta acrescentar o comando\thanksdentro do comando\authorcomo, por exemplo, em

\author{Ivo Lopez \thanks{il@gmail.com} \and M. da Silva \thanks{da@gmail.com}}

Para incluir o título do trabalho propriamente dito, basta usar o comando\maketitlena posição do texto desejada. Em geral, este é o primeiro comando após o\begin{document}.

O formato do título adotado pela classe pode ser excessivamente simples e alguns autores preferem gerar o seu próprio formato do título. Neste caso, pode ser usado o ambiente “titlepage” que permite grande liberdade na formatação da página do título. No WikiBooks [Contribuidores do Wikibooks, Latex/Title] tem um bom exemplo do uso deste ambiente.

Da mesma forma que o título, o sumário (isto é, a(s) página(s) que contém os nomes dos capítulos, seções e indica a página do trabalho em que cada um destes se inicia) pode ser incluído de forma muito simples no LATEX. Para isto basta acrescentar o comando\tableofcontentsno local desejado, usualmente imediatamente antes da introdução ou do primeiro capítulo, caso não haja introdução. Muitas vezes a introdução do texto não é definida como um capítulo e, por isso, não está incluída no sumário. Uma solução para isto é utilizar o comando\addcontentsline.

Por exemplo, para incluir uma introdução de um livro com formato similar ao de um capítulo sem numeração usa-se o comando\chapter*. No entanto, capítulos não numerados não aparecem no sumário. Para incluir a introdução no sumário deve-se fazer algo similar a

\documentclass ... ... \begin{document} ... \tableofcontents ... \chapter*{Introdução} \addcontentsline{toc}{chapter}{Introdução} ...

\chapter{Noções Básicas} ...

\end{document}

Uma estrutura com comandos similares a este exemplo está sendo usada neste trabalho. Observe que a Introdução tem o mesmo formato de um capítulo mas não está numerada e que no sumário deste trabalho aparece uma linha correspondente à Introdução, inserida pelo comando\addcontentsline. A inserção de listas de tabelas e listas de figuras é feita pelos comandos\listoftablese\listoffigures.

No documento Introducao ao uso do LaTeX.pdf (páginas 39-41)