• Nenhum resultado encontrado

TABELA 5.3.54 – ACESSO A TERRA E TERRITÓRIOS DA CIDADANIA NA AII TOCANTINENSE

No documento REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (páginas 88-91)

Ponte Alta do Bom Jesus

TABELA 5.3.54 – ACESSO A TERRA E TERRITÓRIOS DA CIDADANIA NA AII TOCANTINENSE

MUNICÍPIO PAs/ PRB CRQ UCs TC

Alvorada

Arraias 02 Sudeste do Tocantins Aurora do Tocantins Sudeste do Tocantins Campos Belos

Combinado Sudeste do Tocantins Conceição do Tocantins Sudeste do Tocantins Figueirópolis 04

Gurupi 01

Lavandeira Sudeste do Tocantins Novo Alegre Sudeste do Tocantins Paranã 01 01 02 Sudeste do Tocantins

Peixe 03 01

Ponte Alta do Bom Jesus Sudeste do Tocantins

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DAS OBRAS DA FERROVIA OESTE LESTE– EF 334

VOLUME 2L – MEIO SOCIOECONÔMICO

83 Sucupira

Taguatinga 01 Sudeste do Tocantins Taipas do Tocantins Sudeste do Tocantins Legenda: Projetos de Assentamento da Reforma Agrária / Projeto de Reassentamento de Barragem -PAs/ PRB; Comunidade Remanescente de Barragem - CRQ; Unidades de Conservação - UCs; Território da Cidadania - TC.

Fonte: INCRA e MMA, 2008.

Embora os dados da Tabela apontem diferentes formas de acesso e propriedade das terras para a região, o grau de tensão e conflito social, tanto no que diz respeito à questão agrária quanto ambiental, é diminuto se comparado a outras regiões do estado. Isso se deve especialmente à intensa disseminação do agronegócio, especialmente da pecuária bovina e da produção de commodities para exportação.

A região do sul tocantinense tem como característica marcante, do ponto de vista socioeconômico, a centralidade do município de Gurupi. Gurupi concentra a produção agropecuária dos municípios de seu entorno, que são ali processadas e distribuídas, além de exercer atração de grande contingente populacional em busca de sua rede de comércio e serviços.

Do ponto de vista do poder estadual, os órgãos centrais relacionados à questão agrária no estado do Tocantins são:

9 A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seagro, que promove o planejamento, o gerenciamento e a coordenação geral das políticas voltadas para o setor agropecuário e de abastecimento do estado do Tocantins.

9 O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins - Ruraltins, vinculado à Seagro, órgão de assistência técnica e extensão rural do estado.

9 A Agência de Defesa Agropecuária do estado do Tocantins - Adapec, autarquia vinculada à Seagro, responsável pelo planejamento, coordenação e execução da Política Estadual de Defesa Agropecuária.

Em concomitância a esses órgãos do poder público, vários agentes da sociedade civil organizada atuam e têm forte influência na dinâmica social estadual, no que se refere à questão agrária. Os agentes com destaque, em nível estadual, são, especialmente:

9 A APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins), criada por lideranças sindicais dos trabalhadores rurais do Tocantins e agentes da Comissão Pastoral da Terra – CPT, para promover a articulação dos movimentos sociais do campo, consolidar a reforma agrária e fortalecer a agricultura familiar.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DAS OBRAS DA FERROVIA OESTE LESTE– EF 334

VOLUME 2L – MEIO SOCIOECONÔMICO

84

9 A Federação de Trabalhadores na Agricultura do Tocantins - Fetaet, entidade sindical filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag.

9 A Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural - COOPTER, entidade criada por iniciativa de Fetaet, para ser uma das executoras da Política Nacional de Assessoria Técnica Social e Ambiental - ATES a famílias assentadas.

9 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins - FAET, entidade privada que representa os produtores rurais tocantinenses, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, e formada por 52 sindicatos municipais patronais.

9 a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto, que faz parte da Confederação Nacional da Indústria - CNI, e que, embora represente a indústria, tem constante presença nas questões agrárias, dada à interligação direta entre a indústria e o setor rural no estado (vide, por exemplo, a participação de sindicatos, como o Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Tocantins - SIA/TO, o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins - Simam/TO, o Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins - Sindia/TO e o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovina, Suína, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins Sindicarnes/TO.

9 A Universidade Federal do Tocantins - UFT, por meio de projetos de pesquisa e extensão.

Na questão ambiental, são atores governamentais, em nível estadual:

9 O Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, órgão executor da política ambiental do estado.

9 A Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - SRHMA, gestor responsável pela condução das políticas de recursos hídricos e meio ambiente no estado.

9 A Secretaria do Planejamento - Seplan, órgão encarregado da coordenação e do gerenciamento dos planos de Governo do Estado do Tocantins.

Do ponto de vista da sociedade civil organizada, várias entidades, especialmente Organizações Não Governamentais, têm presença marcante em todo o estado, seja atuando em conjunto com órgãos do poder público ou com as demais entidades da sociedade civil citadas. Destacam-se, em especial: a Conservation Internacional - CI, ou, mais especificamente, sua “sucursal” no Brasil, a CI-Brasil, organização internacional com forte atuação nas questões ambientalistas no Brasil e no estado; a Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia - GAIA-TO, sediada em Palmas, uma das

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DAS OBRAS DA FERROVIA OESTE LESTE– EF 334

VOLUME 2L – MEIO SOCIOECONÔMICO

85

ONGs ambientalistas mais atuantes no estado, acumulando a função de secretaria executiva do Grupo de Trabalho Amazônico - GTA no estado.

Por sua centralidade, Gurupi concentra em seu território uma série de atores sociais, dentre os quais:

9 Uma das três Coordenadorias Regionais do Estado do Naturatins, e uma de suas 15 (quinze) Unidades Regionais.

9 Um dos sete Escritórios Regionais do Ruraltins.

9 Um dos onze Escritórios Regionais da Adapec.

9 Uma das trezes Diretorias Regionais de Ensino - DRE da Secretaria de Educação e Cultura - SEDUC do estado.

9 Uma das três Unidades Avançadas do INCRA no Estado.

9 Um dos três Pelotões da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental - Cipama.

9 Uma das duas Administrações Executivas Regionais - AERs da Fundação Nacional do Índio - Funai.

9 Um dos três Escritórios do Conselho Indigenista Missionário - CIMI no Estado, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

9 Um dos campi da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Além dessas representações, estão sediados no município, possuindo forte atuação:

9 Instituto Tecnológico, Ambiental e Cultural Ádamo - ITAC Ádamo, ONG que tem como objetivo a promoção de atividades na área tecnológica, ambiental, cultural e social.

9 Tocantins Verde, ONG que desenvolve ações relacionadas a questões sociais e ambientais.

No documento REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (páginas 88-91)

Documentos relacionados