• Nenhum resultado encontrado

TABELA 12 – Fórum do PREZEIS do Recife

SEGMENTO POPULAR e ONG – Intensidade da Participação

período: ABR – NOV.2002

NOME COMUL/ONG INTENSIDADE DA PARTICIPAÇÃO

BISMARCK SARAIVA Beirinha 232

HEUNAR SANTOS Greve Geral 182

JOÃO JOSÉ FCMA 110

DEGENILDO TRAJANO Campo Grande 106

CLÓVIS MÁRIO Coelhos 85

ADELMO BARROS FASE 75

ARAGUACY PAULA Alto da Jaqueira 72

FERNANDO LIMA Torrões 71

JOSÉ CARLOS CENDHEC 71

ISABELA VALENÇA ETAPAS 58

PENHA GOUVEIA Jardim Uchôa 36

NOEL GOMES Prado 31

SOCORRO LEITE FASE 30

SAMUEL COSTA Pina 26

SEVERINA PEREIRA UR5/Três Carneiros 26

ALDEMAR FREITAS UR5/Três Carneiros 25

EUFRÁSIO ELIAS Mustardinha 25

RONALDO CENDHEC 24

RAIMUNDO ALVES Torrões 23

JONATAS SANTOS Mangueira da Torre 21

ROSALVO LIMA Afogados 21

LUILA BEZERRA Apipucos 20

ROSÂNGELA BORGES Sítio Grande 19

PAULO IVALDO Caçote 18

ADENÍSIO PEREIRA Rosa Selvagem 17

ELAINE FARIAS Tamarineira 17

ELIDES QUEIROZ Brasília Teimosa 17

CREONICE LIMA Aritana 16

ANTONIO FLÁVIO Jardim Uchôa 15

HELENA JOSEFA Mustardinha 15

MANOEL MENDES Sítio do Berardo 15

LUCAS MARTINS Coelhos 14

EUDA SOUZA Campo do Banco 13

EVERALDO NUNES Sítio do Cardoso 13

IRANILDA NASCIMENTO Beirinha 13

VERA LÚCIA Entra Apulso 13

MARIA LUZINETE Caranguejo/Tabaiares 12

ANDRÉA LOPES SJP 9

JAIRO ANTONIO UR5/Três Carneiros 9

ANTONIO JOSÉ Campo do Banco 8

JANAÍNA LOPES CENDHEC 8

JOSÉ FERNANDES Pina 8

NATANAEL FERREIRA Vila Felicidade 7

ELIJAH CAMPELO SJP 6

GLÁUCIA PEREIRA CJC 6

De acordo com a tabela 12, Bismarck Saraiva (Beirinha) teve 44 intervenções registradas no Livro de Atas do Fórum que, multiplicado pelo peso 5, valor definido para todas as intervenções registradas e somado às 12 freqüências do período, atinge 232 de intensidade de participação. Por sua vez, Heunar Santos (Greve Geral) teve 34 registros no Livro de Atas do Fórum que, multiplicado pelo peso 5 e somado às 12 freqüências do período, alcança 182 de intensidade da participação. São os dois representantes do segmento popular e membros da Coordenação do Fórum, que tiveram participação mais intensa.

No campo das ONGs, os dois representantes mais participativos foram Adelmo Barros (FASE) e José Carlos (CENDHEC). Adelmo Barros teve 14 intervenções registradas no Livro de Atas do Fórum que, multiplicado pelo peso 5 e somado às 5 freqüências do período, atinge 75 de intensidade de participação. Por seu turno, José Carlos teve 13 registros no Livro de Atas do Fórum que, multiplicado pelo peso 5 e somado às 6 freqüências do período, alcança 71 de intensidade da participação.

Neste contexto, constata-se que os representantes do segmento popular alcançaram índices mais significativos que àqueles obtidos pelos membros das ONGs. Confirmando a conclusão de que o interesse em participar ativamente está mais evidente entre os representantes do segmento popular do que entre os representantes das ONGs. Esse interesse ocorre provavelmente em razão dos representantes do segmento popular terem dedicação exclusiva ao Fórum, uma vez que são remunerados pela Fundo do PREZEIS, com um jeton mensal no valor de R$ 100,58. Ao passo que os membros das ONGs tem outras responsabilidades técnicas e profissionais, dentro e fora da sua entidade.

4.2 Qualidade da Participação

A qualidade da participação será analisada pela aferição da moda e mediana do grau e nível, em relação às intervenções das lideranças populares e dos membros das ONGs, registradas nas Atas das Assembléias do Fórum do PREZEIS, (conforme tabela 1, em anexo).

Conceituamos MODA como a medida estatística de tendência central que indica qual a categoria que concentra o maior número de ocorrências de um determinado fato e definimos MEDIANA como a medida de tendência central que nos permite identificar em qual categoria de uma distribuição de freqüência se concentra a primeira metade dos casos.

Ademais, levamos em consideração a quantidade e o nível das decisões, aprovadas pela assembléia do Fórum, a fim de que nos propiciasse detectar qual dos dois grupos (segmento popular ou ONGs) participou de forma mais efetiva do processo decisório, exercendo o papel hegemônico e protagonístico das instâncias do Fórum, detendo assim o controle sobre o funcionamento do mesmo.

Segundo De la Mora, para melhor analisar a qualidade da participação deve-se utilizar os indicadores de grau e nível, (conforme tabela 13, em anexo).

No que se refere ao grau, este pode ser aferido através da análise do conteúdo dos discursos, quando das intervenções, constantes nos registros das atas das sessões das instâncias decisórias de caráter interinstitucional, partindo-se do pressuposto de que as atas devem registrar as mensagens consideradas pelo secretário da assembléia como importantes e pertinentes. Para o referido autor, o mérito dessas mensagens é atribuído pelo secretário e, portanto, membro do grupo,

e não pelo pesquisador, isentando-o de incorrer num julgamento subjetivo, o que poderia distorcer ou desviar a direção da pesquisa, decorrente do seu interesse e/ou da sua postura político-ideológica.

Para De la Mora, “o membro avaliado pode fazer uso da palavra para

reclamar, protestar, denunciar, informar ou pedir uma informação, formular uma opinião, expressar uma proposta ou recomendação, ou ainda para exigir o acatamento da sua proposta porque está fundamentada legal, técnica ou politicamente, e finalmente, se a sua intervenção foi objeto de deliberação do pleno, e uma decisão é tomada a partir da sua proposta, podemos dizer que esse membro atingiu o mais alto grau de participação” (DE LA MORA: 1997, 13).

Porém, mais importante do que conhecer a quantidade das decisões tomadas e o autor delas, é imprescindível detectar o conteúdo destas, ou seja a sua relevância, a sua importância, enfim a sua qualidade. Para proceder a essa análise, definimos o indicador nível da participação, o qual, da mesma forma que o grau, pode ser captado através dos registros das atas das assembléias, verificando, por exemplo, a importância e a pertinência dos assuntos discutidos, questionados, propostos, deliberados ou não.

4.2.1 Grau

O grau das intervenções registradas no Livro de Atas do Fórum do PREZEIS é um indicador da qualidade da participação de cada integrante, tanto do segmento popular quanto das ONGs.