• Nenhum resultado encontrado

Os resultados podem ser apresentados através de figuras ou tabelas, mas não devem ser apresentados os mesmos resultados de duas formas, ou seja, o autor deve escolher se os dados ficam mais claros por meio de uma tabela ou gráfico. O modelo das figuras e tabelas deve ser

padronizado, conforme os modelos abaixo, e deve haver cuidado para que a tabela fique inteira na mesma página, ou seja, é necessário evitar que haja “quebra” de tabela. Caso a tabela não caiba na mesma página, é necessário escrever no canto direito da tabela, tanto no fim da página, quanto no começo da outra página, a palavra “continua”. Quando for uma tabela retirada de alguma fonte, esta deve ser informada. As Tabelas devem ser apresentadas em Preto e Branco. As Figuras podem aparecer coloridas, porém quando possível, em preto e branco. Ou seja, devem-se evitar cores em trabalho científico. São consideradas figuras: gráfico, fotos, quadros, ou seja, tudo que não for tabela. As tabelas não são fechadas, elas só possuem linhas horizontais, separando os nomes das variáveis apresentadas dos dados, conforme exemplo abaixo.

As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Todas as tabelas e figuras devem ser referidas no texto. A palavra Tabela ou Figura deve ter a inicial maiúscula, seguida do respectivo número. Elas devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Ex: A Tabela 1 apresenta...

Os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, sempre em letra minúscula (somente a primeira palavra da frase deve ser iniciada com letra maiúscula, excetuando-se nomes próprios). Título de figura deve ter ponto final. Nas Tabelas o título deve ser apresentado acima da mesma e em itálico. A primeira letra de cada palavra do título deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. Título de tabela não possui ponto final.

Modelo de Tabela

Tabela 1. Deficiências em Idosos com Idade Acima de 60 Anos

Tipo de deficiência N Pelo menos 1 deficiência enumerada 7.217.212 Deficiência mental permanente 573.312 Deficiência física (parte/total) 470.539 Deficiência visual 4.935.659 Deficiência auditiva 2.578.148 Incapacidade permanente para caminhar ou subir escadas 3.791.540 Fonte: IBGE/2003 – http://www1.ibge.gov.br

Modelo de Figura IDADE 17 16 15 14 13 12 M e a n o f F R E Q U E N C 22 20 18 16 14 12

Figura 1. Gráfico representativo da média de frequência dos eventos estressores por idade. Fonte: nnnnnnnnnnn (autor, ano).

Auxilio em outros pontos importantes a serem considerados no artigo:

Utilização de Aspas (“ ”).

a) Quando for apresentar citações de outros autores ou instruções apresentadas ao dos participantes do estudo.

b) Usar aspas no título de um artigo ou livro apresentado no texto.

Ex.: O estudo foi apresentado em “As palavras do Pai” de Moreno (1960).

c) Utilizar aspas simples (‘ ’) quando ocorrer um dos casos anteriores dentro de uma sentença onde já estão sendo utilizadas aspas.

Utilização do &

Utilizar o & nas citações de corpo do texto que aparecem dentro de parênteses e na lista de referências:

(Teixeira & Bueno, 2016).

Utilizar e nas citações dentro do texto, fora dos parênteses: Teixeira e Bueno (2016) afirmam que...

Utilização de Letras Maiúsculas

Utilizar letras maiúsculas em inicio de frases, em nomes próprios e na palavra inicial de um título de trabalho, livro, capítulo, tabelas, figuras ou subtítulo. Ao escrever títulos e subtítulos de seu artigo, escreva todas as palavras com letras maiúsculas e minúsculas (excetuando os artigos, conjunções e preposições). Não utilize letras minúsculas em nomes de leis, teorias e hipóteses.

Uso do ponto-e-vírgula

Dentro da mesma oração, use vírgulas para separar três ou mais elementos que não têm vírgulas internas; use ponto-e-vírgula para separar três ou mais elementos que tem vírgulas internas.

Itálico

Utilizar itálico quando apresentar uma palavra estrangeira no texto (on line), em nomes de espécies ou gêneros de animais (Macaco Prego), em letras usadas como símbolos estatísticos

ou variáveis algébricas (teste t), e em títulos de livro ou periódicos e volumes de periódicos na sessão de referências.

Números

Os números abaixo de 10 devem ser escritos por extenso no texto (quatro sessões, duas respostas) exceto: a) quando fizer referência a números de figuras, tabelas, capítulos (figura 3, Tabela 8, capítulo 5); b) quando se referir a uma medida ou porcentagem (3cm, 6%); c) quando for um número decimal ou ordinal (0,5;9° andar);d) quando o número representar tempo (2 semanas, 1 h e 30 min, 6 anos), Os números acima de 9 devem ser escritos com algarismos arábicos (Ex. 10 sessões, 22 testes).

Seriação

Utilize letra ou número, quando quiser relacionar objetos, características, pessoas, etc. Dentro de um mesmo parágrafo ou oração, identifique elementos numa série de letras minúsculas entre parênteses.

Exemplo:

Testam-se quatro grupos:

(a) indivíduos com escores baixos, com menos de 20 pontos; b) indivíduos com escore intermediário, entre 30 e 50 pontos e c) indivíduos com escore alto, acima de 50 pontos.

No início da cada parágrafo, numa série, utilize números seguidos de pontos. Exemplo:

Utilizando a teoria do psicodrama aprendida, previmos que os participantes deprimidos e não deprimidos fariam os seguintes julgamentos ao responder questionamentos:

1- Indivíduos que apresentaram índices de depressão grave... (paragrafo continua). 2- Pessoas não deprimidas....(parágrafo continua).

Utilização de espaço entre caracteres e pontuação.

Coloque um espaço após vírgulas, dois-pontos, ponto e vírgula, sinais de pontuações no final de frases e pontos em iniciais de nomes pessoais. Exemplo: Félix, I. (2016). Coloque ponto final após os parênteses que se seguem uma citação, como no exemplo a seguir:

“O papel do psicodrama no processo terapêutico é a liberação da espontaneidade/criatividade e tomada de consciência do indivíduo através da ação dramática”. (Moreno, 1975/2009, p.35).

Notas de rodapé

A utilização da nota de rodapé deve ser evitada. Utiliza-se uma nota de rodapé quando se quer fazer esclarecimentos sobre algo, sem interromper o fluxo do texto, como traduzir citações em língua estrangeira, inserir considerações complementares, entre outros. As notas de rodapé devem ser breves e enumeradas em algarismos arábicos (1, 2,3, 4, ...). Iniciando a contagem na primeira nota do trabalho.

Uso de crase

A crase é usada quando a se refere à combinação de uma preposição com artigos definidos ou pronomes demonstrativos: a, as, aquele, aquela, aquilo. Ex.: Eles entregaram a petição à advogada; (para a) advogada. Elas foram à balada; (na) balada.

Quando se refere a palavras masculinas não se utiliza a crase. Exs.: 1. Eles entregaram a petição ao advogado. 2. Esta caneta pertence a Pedro.

Uso de verbos na voz ativa

Verbos são comunicadores vigorosos e diretos. Use voz ativa do verbo em vez de voz passiva.

Exemplos: • Voz ativa:

Os pesquisadores atualizaram suas referências em banco de dados. • Voz passiva:

Modelo da ficha de avaliação dos principais itens a serem observados quanto às normas da APA para construção do artigo científico.

Critérios

Aspectos formais do texto Apresentação formal do texto 1 Título com máximo 12 palavras

2 Página de Título e Avaliação de acordo com o manual do aluno.

3 Resumo com no máximo 120 palavras, digitado em bloco, justificado, com espaçamento interlinear simples.

4 Três a cinco palavras-chave apresentadas na mesma página do resumo. 5 Espaçamento interlinear duplo em todo o texto com exceção do resumo,

tabelas, figuras e referências.

6 Margem: superior, inferior e direita com 2,54cm. Margem esquerda com 3 cm. 7 Parágrafos justificados e com tabulação de 1,3cm (com exceção do resumo,

tabelas e lista de referências).

8 Correspondência entre as referências citadas no texto e a lista de referências. 9 Referências organizadas alfabeticamente e com recuo apropriado.

10 Extensão total do artigo entre 15 e 25 páginas. Conteúdo do texto

1 Resumo contendo o objetivo geral e síntese de conceitos essenciais, método, resultados e principais conclusões.

2 Introdução com citações atualizadas e pertinentes ao assunto estudado. 3 Final da introdução contendo justificativa e objetivos.

4 Método completo (participantes, instrumentos/materiais e procedimentos. 5 Resultados contendo dados obtidos no estudo e sua análise, sem discutir

implicações.

6 Discussão comparando os resultados alcançados comas citações apresentadas na introdução.

7 Referências completas.

Escrita do texto

1 Estilo de escrita: organização na apresentação de ideias, fluência de expressão, economia de expressão (capacidade de síntese), precisão e clareza.

2 Gramática: concordância entre sujeito e verbo, uso de voz ativa do verbo. Evitar o uso de rimas, expressões poéticas e clichês. Evitar gerundismo.

3 Pontuação 4 Ortografia

REFERÊNCIAS

American Psychological Association. Manual de publicação da APA. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 304p. (Série Métodos de Pesquisa).

Luisa, I. C., Lopes, L. D., & Mouro, C. (2016, agosto 20). Guião para o Estilo de Escrita da APA. (versão para a 6ª edição). ISCTE - IUL, Lisboa. Retirado de

https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/file.php/5034/Guilhermina_Revisao_Literatura12_ Marco_2011/APA_6a_Edicao.pdf

Manual de Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos e trabalhos de conclusão do Curso de Psicologia. 2011/2012.

Documentos relacionados