• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS PRIMEIRA VERSÃO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS PRIMEIRA VERSÃO 1"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS

PRIMEIRA VERSÃO

1

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

CURSO DE PSICOLOGIA

2016

1

PRIMEIRA VERSÃO: 1. Se submeterá a revisões de gramática e de conteúdo. 2. Versão teste, que tanto os orientadores, quanto os alunos podem contribuir enviando dúvidas e necessidades para o e-mail:

(2)

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGO NO CURSO DE PSICOLOGIA

A elaboração individual de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência para todos os cursos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O TCC consiste em redação de um texto sobre determinado tema em uma área de escolha do aluno(a). A atividade não deve ser considerada apenas como um exercício metodológico ou exigência formal. Trata-se de um trabalho da maior relevância que estimula o estudo aprofundado, a experiência prática, a observação cuidadosa, a análise, a reflexão, a habilidade de escrever textos profissionais e a interlocução sistemática com o orientador(a). Enfim, o TCC é uma oportunidade privilegiada para produzir e sistematizar um conhecimento científico que deverá ser útil para a formação de alunos(as) e para o trabalho de psicólogos e de outros profissionais da área. Portanto, deverá se ter o cuidado por parte do aluno com plágios, ou cópias que não atenda as normas estabelecidas pela APA, bem como uma atenção do orientador em verificar tal conduta, visto que ele se torna cúmplice e responsável, por não se atentar para tal fato.

O TCC é um trabalho original, que pode ser uma revisão integrativa, um relato de experiência ou intervenção profissional, ou ainda uma pesquisa.

Uma revisão integrativa desenvolve a:

a) capacidade de organização e integração de material já publicado, avaliando o progresso da pesquisa atual em direção à elucidação de um problema e posicionando-se criticamente em relação ao tema proposto e aos estudos citados;

b) habilidade em consultar variadas e atualizadas fontes sobre o tema, havendo uma interlocução entre a citação de artigos científicos e capítulos de livros;

(3)

c) articulação entre os autores, por exemplo, identificando semelhanças e diferenças, consenso/controvérsias nos conceitos teóricos ou resultados de pesquisas.

Uma revisão integrativa refere-se a uma busca a partir de bases eletrônicas de dados, como por exemplo: Index Psi Teses, Ibict, BVS, Scielo, Lilacs, Index Psi Periódicos, Banco de Teses da Capes, com base nos descritores (palavras-chave) que guiam a pesquisa (ex.: avaliação psicológica, ...).

Na revisão integrativa deverá ser apresentado o estabelecimento de critérios bem definidos sobre a coleta de dados, análise e apresentação dos resultados, desde o início do estudo, a partir de um protocolo de pesquisa previamente elaborado e validado nas seguintes etapas:

1) seleção de uma pergunta norteadora de pesquisa;

2) definição dos critérios de inclusão de estudos e seleção da amostra;

3) representação dos estudos selecionados em formato de tabelas, considerando todas as características em comum;

4) análise crítica dos achados, identificando diferenças e conflitos; 5) interpretação dos resultados;

6) reportar, de forma clara, a evidência encontrada;

7) deve-se conter a qualidade ou força da evidência categorizada em cinco níveis (nível 1, evidência forte de, pelo menos, uma revisão sistemática de múltiplos estudos randomizados, controlados, bem delineados; nível 2, evidência forte de, pelo menos, um estudo randomizado, controlado, de delineamento apropriado e tamanho adequado; nível 3, evidência de estudos bem delineados sem randomização, grupo único pré e pós-coorte, séries temporais ou caso-controle pareado; nível 4, evidência de estudos bem delineados não experimentais, realizados em mais de

(4)

um centro ou grupo de pesquisas; nível 5, opiniões de autoridades respeitadas, baseadas em evidências clínicas, estudos descritivos ou relatórios de comitês de especialistas).

Neste formato, a introdução é realizada com base na revisão crítica da literatura, nos objetivos, justificativa e metodologia do estudo. O método envolve a descrição de periódicos pesquisados, critérios de inclusão e exclusão de artigos pesquisados nas bases eletrônicas de dados. Contém também, os procedimentos de coleta e análise de dados. Os Resultados/Discussão referem-se ao desfecho dos procedimentos, embasando teoricamente os resultados, a partir da revisão da literatura realizada na introdução; respostas aos objetivos do estudo e a pergunta norteadora; a importância do trabalho desenvolvido; e a avaliação crítica sobre a metodologia utilizada no trabalho, tais como limitações das atividades/metodologia e sugestões para futuras investigações.

No relato de experiência ou intervenção profissional (estudo de caso de atendimento clínico, intervenção grupal, experiência multidisciplinar, aplicação de um projeto de intervenção, entre outros), deverá ser descrita a experiência e apresentar uma análise das implicações conceituais subjacentes ao trabalho realizado, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de resultados.

A introdução deve ser realizada com base na revisão crítica da literatura e nos objetivos do estudo, incluindo a justificativa e a metodologia. O método envolve a breve descrição dos participantes (ex: dados sócio-demográficos e clínicos); instrumentos utilizados (ex: questionários, entrevistas, protocolo de registro de observação, etc.) e procedimentos adotados para coleta e análise de dados (ex.: autorização dos participantes por meio da assinatura dos documentos necessários – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/TCLE e Termo de Assentimento, no caso de crianças, adolescentes ou adultos sem capacidade de discernimento –;

(5)

observação da interação em grupos, em díades, entre outros procedimentos); tipo de atividades propostas (sessões de artes, atividades lúdicas, entre outras); local, número e duração de observações, entre outros.

Nos Resultados/Discussão é apresentado o desfecho dos procedimentos, embasando teoricamente os resultados, a partir da revisão da literatura realizada na introdução; respostas aos objetivos do estudo; importância do trabalho desenvolvido; e avaliação crítica sobre a metodologia utilizada no trabalho, tais como limitações das atividades/metodologia e sugestões para futuras intervenções.

Em caso de realização de uma pesquisa, o projeto deverá ser previamente submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, por meio do cadastro do projeto na Plataforma Brasil, indicando, preferencialmente, a PUC Goiás como Instituição proponente e também deverá cumprir todos os procedimentos da ética em pesquisa com seres humanos recomendados pela Resolução 466, de 2012, ou pela Resolução 510, de 2016 do Conselho Nacional de Saúde, bem como todas as exigências estabelecidas pelo Comitê de Ética em que o projeto ficar submetido. É importante considerar que o projeto tem que ser postado na Plataforma Brasil, ainda no Estágio I.

As normas gerais são as vigentes no Manual de Publicação da APA2 (American

Psychological Association), aceitas internacionalmente. Destaca-se que, para o curso de

Psicologia, neste manual, algumas regras são específicas, uma vez que foram adaptadas para melhor formatar o TCC.

2 Adotam-se para a confecção do artigo do CEPSI as normas da APA (American Psychology Association, 4a e 6ª

(6)

1. Orientação do artigo

A orientação do artigo será realizada por um dos professores do curso, que deverá ser escolhido pelo aluno(a), de acordo com a linha de atuação e o tema a ser estudado e as disponibilidades de horário e carga horária do(a) professor(a). Caso o CEPSI entenda que deva interceder na distribuição dos alunos em relação ao orientador, ele tem autonomia para isto, no entanto, cabe ao professor à aceitação do aluno ou não. A coordenação do CEPSI divulgará a relação de professores orientadores e suas linhas de orientação. Alunos que são supervisionados por professores da PUC Goiás poderão ser orientados em seu TCC pelo mesmo professor, dependendo da disponibilidade de carga horária para tal. A periodicidade e horários para orientação devem ser combinados diretamente com o professor(a) orientador(a). O(A) professor(a) orientador(a) deverá ter um encontro semanal, com duração de uma hora, com seu orientando, durante o período de Estágios I e II.

2. Avaliação

O artigo será avaliado por uma banca contendo três avaliadores (o orientador e dois membros que tenham conhecimento sobre o assunto), com no mínimo pós-graduação em nível

lato sensu, com CRP ativo. Para ser aprovado, o aluno terá que ter nota mínima cinco (5,0) para

sua aprovação.

O professor juntamente com o(a) aluno(a) decidirá a data da defesa em consonância com o calendário estabelecido pela Instituição. Para apreciação e avaliação, deverá ser entregue pelo(a) aluno(a) a cada componente da banca: uma cópia do artigo com capa comum, em espiral, com o prazo mínimo de dez dias antes da defesa, de forma que os componentes da banca tenham

(7)

possibilidade de, em tempo hábil, fazer uma leitura cuidadosa, com as sugestões de melhoria. Os componentes da banca examinadora devem devolver os trabalhos para os alunos, com as sugestões de alterações, para que estas sejam realizadas juntamente com o(a) orientador(a), após a defesa.

Após as adequações realizadas a partir das sugestões propostas no ato da defesa pela banca examinadora em acordo com o (a) orientador, o artigo finalizado e aprovado deve se entregue ao orientador (a), gravado em pen drive. O pen drive deve conter as cópias do artigo e dos slides da apresentação (gravados em arquivo formato PDF).

3. Prazo e entrega

Após a defesa, o aluno (a) terá o prazo de no máximo de cinco dias para entregar o pen

drive contendo o artigo e os slides (em PDF) para o(a) orientador(a), e o(a) orientador(a) enviará

por e-mail para Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas (CEPSI), até o prazo máximo estipulado no calendário do mesmo. O (a) aluno (a) receberá do professor(a) a ata, no momento em que ele(a) entregar o pen drive com o artigo e os slides de apresentação.

4. Publicação e Co-autorias

Todos os artigos aprovados poderão se tornar públicos, por meio do evento Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, do Encontro de Produção Científica do CEPSI, da Jornada de Cidadania, entre outros meios de divulgação. Uma comissão editorial decidirá posteriormente se o artigo será submetido para disponibilização na biblioteca virtual do curso de psicologia, ou publicado (se possível) impresso, na forma de coletânea. Para isso, o (a) aluno(a) e o

(8)

orientador(a) deverão assinar um Termo de Autorização para Publicação, quando for entregue a versão final. É importante determinar que o artigo que está sendo entregue não contenha informações confidenciais ou materiais que não devem ser tornados públicos,

Ao iniciar o trabalho, é importante que todas as pessoas envolvidas discutam a questão de autoria e co-autoria e a ordem em que os autores aparecerão caso o artigo seja indicado para publicação. É importante ficar claro que o primeiro nome é do (a) aluno(a) e o segundo do(a) orientador(a). O artigo que venha a ser publicado deve conter também o nome do (a) supervisor(a) de campo, caso este tenha colaborado com o manuscrito e a informação de que este foi realizado durante o curso de Psicologia da PUC Goiás. Caso o (a) aluno(a) tenha tido ajuda de custo durante o curso, de alguma instituição financiadora do estudo, isto deve ser citado no trabalho. A discussão prévia destas questões previne problemas graves no futuro.

5. Redação: Orientações gerais

Os artigos deverão ser redigidos com a utilização do software Microsoft Word 2003 ou posterior. Deve ser adotado um estilo de redação científica, com sentenças curtas, claras e objetivas, evitando-se parágrafos com uma única sentença. Ainda que não seja consenso, recomenda-se que o texto seja escrito na terceira pessoa. Por questões editoriais, recomenda-se que o artigo tenha entre 20 e 25 páginas (incluindo folha de rosto, resumo, tabelas, figuras e anexos). Os descritores (palavras-chave) devem seguir as orientações da BVS, Scielo, ou seja, de acordo com as plataformas de revistas científicas.

(9)

6. Formatação do artigo (APA, 2012, pp. 262-263):

Folha: branca, no formato A4 (210X297 mm).

Tipo de letra: Times New Roman, com fonte tamanho 12, digitada na cor preta, exceto em ilustrações que podem ser coloridas.

Espaçamento entre linhas: deve ser duplo entre todas as linhas do texto (após toda linha do título, notas de rodapé, cabeçalhos, referências, citações e títulos de figuras). Somente em tabelas e figuras podem ser usados espaçamentos simples ou de um e meio. Outra exceção é quando se utiliza espaçamento triplo ou quádruplo, como por exemplo, imediatamente antes e depois de uma equação, de uma ilustração.

Margens: uniformes com pelo menos “2,54 cm” na parte superior, inferior, esquerda e direita de cada página.

Comprimento e alinhamento das linhas: a extensão de cada linha digitada deve ter no máximo “16,51cm”. Conforme o manual da APA (2012, p. 263), não se pode justificar o texto, estando escrito nas palavras “Não justifique o texto; use o recurso alinhamento à esquerda, e deixe a margem direita irregular. Não faça a separação das sílabas e nem use a função de hifenização para dividir as palavras ao final de uma linha”. No entanto, para o artigo a ser entregue no CEPSI o texto deve ser justificado, com exceção dos títulos e cabeçalhos.

Parágrafos e recuos: recue a primeira linha de todo parágrafo e de toda nota de rodapé. Para obter uniformidade, use o recuo de parágrafo especial do Word na medida de 1,27 cm que corresponde à meia polegada. As outras linhas do manuscrito terão a margem esquerda uniforme.

(10)

Atenção: De acordo com o estilo APA não terão recuo de parágrafo na primeira linha: o resumo, abstract, citações em bloco, títulos e cabeçalhos, títulos e notas de tabelas (legendas) e títulos de figuras.

7. Ordem das páginas do manuscrito (Estrutura do Artigo) (APA, 2012, pp. 264-265)

O estilo APA considera a forma de artigo científico como manuscrito, e determina que se organizem as páginas exatamente na seguinte ordem: uma página de título, uma segunda página contendo resumo na língua vernácula e resumo em língua estrangeira e o texto propriamente dito se iniciando na terceira página. O texto segue sem quebra de página e as referências vêm em uma página separada. Embora em um manuscrito as tabelas e figuras devam ser colocadas em uma página separada e na ordem em que foram citadas no texto, para o artigo de conclusão do curso de Psicologia da PUC Goiás, as figuras e tabelas deverão seguir no corpo do texto. Além disso, não é obrigatório para a graduação/licenciatura do curso de Psicologia o resumo em outra língua (figura 1).

(11)

Figura 1. Formatação da capa

A página de título, de acordo com a APA, inclui cinco elementos: título, título corrente, linha de autores, afiliação institucional e nota de autor. Desde a página de título o manuscrito é numerado, iniciando com o número 1, utilizando algarismos arábicos.

No título apresenta-se resumidamente a principal ideia do manuscrito e identifica se as variáveis ou questões teóricas sob investigação, demonstrando a relação existente entre elas, por meio de uma declaração concisa e explicativa do tema principal, deve-se evitar redundâncias e palavras abreviadas. Embora a função principal do título seja informar aos leitores sobre o estudo, este é também usado como uma declaração sobre o conteúdo do artigo, para fins de referência e busca em bancos de dados, como, por exemplo, o PsycINFO da APA.

O título corrente é um título abreviado que é impresso no alto das páginas de um manuscrito ou artigo publicado para identificar o artigo para os leitores. Ele deve

(12)

conter no máximo 50 caracteres, contando as letras, a pontuação e os espaços entre as palavras. Ele deve iniciar junto à margem esquerda e ser digitado somente com letras maiúsculas no alto da página de título e em todas as páginas subsequentes (APA, 2012, p.264).

Os títulos devem ter um propósito útil, pois eles são indexados e compilados em numerosas obras de referência. Palavras como método e resultados não aparecem normalmente em um título, assim como termos como “um estudo” ou “uma investigação experimental”. Evita-se usar abreviações em um título, devendo escrever por extenso, os termos.

Recomenda-se que o título tenha no máximo 12 palavras, em letras maiúsculas e minúsculas, centralizado entre as margens esquerda e direita e posicionado na parte superior da página (APA, 2012, p.41).

Na linha para autores (APA, 2012, p. 42), deve-se incluir o nome de cada autor e a instituição à qual eles estavam filiados no momento em que a pesquisa foi realizada: devem aparecer em ordem de contribuições e centralizados. Preferencialmente, os nomes dos autores devem seguir: o primeiro nome e o último sobrenome por extenso, o(s) sobrenome(s) do meio abreviado. Ex.: Maria R. Leitão. Já para nomes com sufixos, deve-se deve-separar o sufixo do resto do nome. Ex.: John O. Foster II e Roy R. Davis Jr. Deve-deve-se omitir todos os títulos, ex.: Dr., Professor, PhD, PsyD, EdD.

Na parte de afiliação institucional (APA, 2012, p. 42) identifica-se o local/instituição onde o(s) autor(es) estavam quando a pesquisa foi desenvolvida. Inclua no máximo duas filiações por autor. A afiliação institucional deve ser escrita centralizada abaixo do nome do autor, na linha seguinte.

(13)

Ex.:

Maria R. Moreira e Judity M. de Moura

Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, Goiânia, Goiás.

O resumo é a síntese breve e abrangente do artigo, permite que os leitores apresentem de forma rápida o conteúdo de um artigo. Assim como um título, o resumo permite que as pessoas interessadas no documento possam recuperá-lo por meio de sua indexação em bancos de dados. É o momento que se vende o interesse pelo estudo desenvolvido. Nele deve estar contido, em um parágrafo único com as informações densas (objetivo, método, resultados e importância do estudo). O resumo deve vir em uma nova página (n° 2). A palavra “Resumo” deve aparecer em letras maiúsculas e minúsculas, centralizadas, na parte superior da página como um único parágrafo. O resumo não deve exceder o número de 150 a 250 palavras. Logo abaixo do resumo colocam-se as palavras-chave ou descritores, pois elas reforçam a possibilidade do usuário encontrar seu artigo nas bases de dados eletrônicas, quando publicado (APA, 2012, pp. 44-46) (Figura 2).

(14)

Figura 2. Modelo de resumo

Um resumo bem estruturado é (APA, 2012, pp. 44-46):

Preciso: o resumo deve refletir corretamente a finalidade e o conteúdo do manuscrito. Incluir somente as informações presentes no texto do manuscrito. Se o estudo replicar pesquisa anterior, indique isso no resumo e cite o sobrenome do autor e o ano do estudo pertinente.

Não avaliativo: descrever é melhor do que avaliar. Não adicione ou comente sobre o que está no corpo do manuscrito.

Coerente e Legível: utilize linguagem clara e concisa. Use verbos (e não substantivos) equivalentes e a voz ativa (e nã o passiva). Use o tempo presente para descrever resultados e conclusões contínuas. Use o passado para descrever variáveis específicas manipuladas ou testes aplicados.

Conciso: de forma breve em cada frase informe o máximo possível sobre o estudo. Inicie o resumo com os pontos mais importantes. Não desperdice espaço repetindo o título. Incluir no

(15)

resumo de quatro a cinco conceitos, as conclusões ou implicações mais importantes.

Regra para resumo de revisão de literatura ou meta-análise (revisão integrativa) Deve descrever:

a) o problema ou relação(ões) sob investigação (pergunta norteadora); b) os critérios de inclusão e exclusão dos textos selecionados;

c) os tipos de participantes incluídos em estudos primários;

d) os principais resultados (incluindo as dimensões mais importantes dos efeitos causados pelo estudo) e qualquer moderador dessas dimensões;

e) as conclusões (incluindo limitações);

f) as implicações para a teoria, política, e/ou prática.

Regra para resumo de um estudo de caso Deve descrever:

a) o assunto e as características relevantes do indivíduo, grupo, comunidade ou organização apresentada;

b) a natureza ou solução para o problema ilustrado no estudo de caso; c) as questões levantadas por pesquisas adicionais ou teoria.

Regra para resumo de estudo empírico Deve descrever:

(16)

b) os participantes, especificando as características pertinentes, tais como idade, sexo e etnia e/ou grupo racial; em pesquisas com animais, especificando o gênero e espécie;

c) as características essenciais do método de estudo - você tem um número limitado de palavras, portanto, é preciso restringir sua descrição focando nas características essenciais e interessantes do estudo;

d) as conclusões básicas, incluindo tamanhos de efeito e intervalos de confiança e/ou estatístico, níveis de significado;

e) as recomendações e as implicações ou aplicações do estudo.

Introdução

Quando se prepara o manuscrito, deve-se iniciar em nova página, identificando-a com título corrente e o número de página 3. Digite o título do manuscrito com letras maiúsculas e minúsculas, centralizado e no alto da página, e depois digite o texto (APA, 2012, p. 47). Na introdução não tem um título que o rotule. Nela, apresenta-se o problema específico estudado, assim como as estratégias de pesquisa. Antes de escrever faça as seguintes perguntas (APA, 2012, p. 46):

a) por que esse problema é importante?

b) como o estudo se relaciona aos trabalhos anteriores produzidos na área de

conhecimento? Se outros aspectos deste estudo foram relatados anteriormente, de que forma este estudo diverge ou acrescenta aos estudos anteriores?

c) se houver, quais são as hipóteses primárias e secundárias do estudo? Quais são os objetivos do estudo? Quais são as ligações com a teoria existente?

(17)

d) como as hipóteses e o projeto de pesquisa se relacionam? e) quais são as implicações teóricas e práticas do estudo?

Uma introdução estruturada adequadamente responde a essas perguntas em poucas páginas, e procura resumir os argumentos relevantes, explicitando os últimos achados e fornecendo ao leitor uma consistência sobre o quê e o porquê foi feito.

Explorar a importância do problema (APA, 2012, pp. 46-47).

Descreva o porquê que o problema merece uma nova pesquisa. Em relação à pesquisa básica, a importância envolve a necessidade de resolver inconsistências de resultados anteriores ou ampliação da formulação teórica. Na investigação aplicada, isso pode envolver a necessidade de solucionar quaisquer inconsistências nos resultados de trabalhos anteriores e/ou ampliar o alcance de uma formulação teórica. Finalize a introdução com uma declaração breve, mas formal, do propósito de pesquisa que resuma o conteúdo que a precede.

Quando a pesquisa é impulsionada pelo desejo de resolver problemas controversos, deve ser apresentado, na introdução, de forma equilibrada, todos os lados que compõem o debate. Evite animosidade e argumentos ad hominem ao apresentar a controvérsia. Encerre a explicitação do problema com uma breve, mas formal, declaração da finalidade da pesquisa.

Descrever o conhecimento relevante (APA, 2012, p. 47).

Discuta a literatura relevante e não de forma exaustiva. Fazer referências e citações de trabalhos pertinentes para a questão específica indica responsabilidade acadêmica e científica, que são essenciais para o crescimento científico cumulativo. Evite citar detalhes irrelevantes de

(18)

outros trabalhos. Enfatize as conclusões pertinentes, as relevantes para as questões metodológicas.

Demonstre a continuidade lógica entre o trabalho anterior e o atual. Desenvolva o problema de forma ampla e clara, de forma suficiente para torná-lo compreensível para uma audiência profissional tão ampla quanto possível. Não deixe que o objetivo de brevidade o leve a escrever uma introdução só compreensível por especialistas.

Método (APA, 2012, p. 48)

Na seção de método é o momento em que se descreve em detalhes como foi realizado o estudo, incluindo os conceitos e as definições operacionais das variáveis utilizadas. Diferentes tipos de estudos usam diferentes metodologias. É a descrição completa dos métodos utilizados que permite ao leitor avaliar a adequação de seus métodos, a confiabilidade e a validade dos seus resultados. Além disso, possibilita que outros investigadores reapliquem o estudo.

Se o artigo é uma atualização de um estudo anterior e o método foi publicado em detalhes em outra pesquisa, pode-se citar a fonte da publicação e apresentar uma breve sinopse do método nessa seção.

É convencional dividir o método em subseções. As subseções mais comuns são: participantes envolvidos na pesquisa; materiais, instrumentação ou aparelhos específicos e procedimento(s) de coleta e análise de dados.

a) Participantes (quem): Como regra geral, devem-se descrever os grupos detalhadamente, com especial ênfase nas características que podem ter influência sobre a interpretação dos resultados. Muitas vezes, as características dos participantes podem ser importantes para a compreensão da natureza da amostra e o grau a que os resultados podem ser

(19)

generalizados. Neste espaço devem ser informados os critérios de inclusão e de exclusão dos participantes. Também, devem-sedetalhar ao máximo as principais características demográficas da amostra, idade cronológica; sexo; grupo étnico ou racial; nível de ensino; socioeconômico, geracional, ou a condição de imigrante; estado de deficiência; orientação sexual; gênero, identidade; e idioma predominante. É importante descrever: (a) o método de amostragem; (b) quais os critérios para definir a percentagem da amostra; e (c) o número de participantes selecionados para a amostra. Estudos qualitativos não trabalham com amostras, portanto devem apresentar o número de participantes, com sua respectiva descrição, de forma a deixar explícitas todas as informações que permitam ao leitor compreender a inserção histórica e social dos participantes.

b) Materiais (o quê você utilizou para coletar seus dados): Neste espaço devem ser descritos os materiais usados para coletar os dados (questionários, entrevistas, observações, escalas, entre outros), incluindo as suas qualidades psicométricas e/ou biométricas e validade cultural.

c) Procedimentos (como, quando e onde). Incluir nesta seção a informação essencial para compreender e reaplicar o estudo. Detalhes insuficientes deixam perguntas ao leitor; demasiados detalhes sobrecarregam o leitor com informações desnecessárias. Descrever as configurações e os locais nos quais os dados foram coletados, assim como os acordos estabelecidos entre participantes, pesquisador e os aspectos éticos, como as normas éticas e de segurança de procedimentos de monitorização. Descrever também, como foram analisados e interpretados os dados.

(20)

Apresentar de forma resumida os dados coletados e as análises efetuadas sobre eles, mostrando os resultados relevantes para o estudo, para responder aos objetivos e questões norteadoras. Todos os resultados relevantes, incluindo os que são inesperados devem ser apresentados. Portanto, os detalhes dos resultados devem ser suficientes para justificar as conclusões que são apresentadas. Lembre-se que o leitor tem conhecimento profissional de métodos estatísticos. Não reveja conceitos e procedimentos básicos, nem faça citações dos procedimentos estatísticos mais comuns.

Discussão (APA, 2012, p. 55)

Nesta etapa do trabalho o aluno deverá apresentar os resultados: avaliação e interpretação das implicações, respondendo aos objetivos, pergunta norteadora e às hipóteses originais, dependendo do caso. No caso de haver hipótese, a discussão deve ser iniciada com afirmação clara da confirmação ou não das suas hipóteses primárias e secundárias e, caso não sejam confirmadas, deve-se propor explicações para tal achado. Devem-se ser discutidas levantando os resultados semelhantes e/ou diferentes entre este estudo e o de outros autores de forma a fortalecer as conclusões. Devem ser consideradas, na interpretação dos resultados, limitações ou fraquezas do estudo, de forma que possibilite apontar novos estudos que poderão ser realizados a partir deste.

7. Citações e Referências

A citação de autores deve ser realizada segundo as normas da APA (American

(21)

texto como na lista de referências. A lista de referências deve aparecer em nova folha, com o título centralizado. Devem ser utilizados os termos em inglês, de acordo com o Publication

Manual da APA: in, et al., retrieved from, entre outras.

Inicie as referências em uma página separada.

a) A lista de referências deve constar no final do trabalho.

b) As referências devem ser alinhadas à margem esquerda do texto, com espaço duplo entre linhas e entre referências.

c) A segunda linha e as subsequentes devem iniciar embaixo do sexto caractere que corresponde a um parágrafo de 1,27 cm (ou meia polegada).

d) Organize em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguidas pelas iniciais dos nomes e data de publicação.

e) A grafia deve seguir a sua originalidade (acentos, sinais especiais e outros)

f) Para os artigos de periódicos é obrigatório citar ano, volume, número de edição e dados de recuperação eletrônica, nos casos de documentos on-line.

g) Todo documento utilizado e citado no trabalho deve constar na lista de referências, exceto documentos irrecuperáveis como correspondências e e-mails.

Obs. 1: Nas referências devem constar apenas as obras efetivamente citadas no corpo do trabalho.

Obs. 2: Todo material retirado da internet deve ser acompanhado da respectiva referência. O uso de textos na íntegra, ou de partes de textos de outros autores, ou retirados de

(22)

Orientações sobre como fazer Citações e Referências AUTOR

Um autor O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independentemente de estarem fora ou dentro dos parênteses:

No texto (Bardin, 2011). Badin (2011). Nas

referências Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Dois autores Quando um trabalho tem dois autores, citar os sobrenomes seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.

No texto Moody e White (2003). (Moody & White, 2003) Nas

referências

Moody, J., & White, D. R. (2003) Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American Sociological Review,

68(1), 103- 127.

Três a cinco autores

Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas

subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação

No texto 1ª citação

Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto e Bonadio (2004) (Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto, & Bonadio, 2004)

Citações subsequentes

Alves Filho et al. (2004) (Alves Filho et al., 2004) Nas

referências

Alves Filho, A. G., Cerra, A. L., Maia, J. L., Sacomano Neto, M., & Bonadio, P. V. G. (2004). Pressupostos do gerenciamento da cadeia de suprimentos: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Gestão &

Produção, 11(3), 275-288.

Exceção Se duas referências com o mesmo ano ficarem idênticas quando abreviadas, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos autores quanto forem necessários para distinguir as duas referências, seguidos por vírgula e et al. Exemplo 1ª citação

tanto Bradley, Ramirez e Sôo (1994) quanto Bradley, Sôo, Ramirez e Brown, (1994).

Citações subsequentes

Bradley, Ramirez e Sôo (1994) e Bradley, Sôo et al. (1994).

Seis ou mais autores

Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação, e nas referências acrescentar todos os autores.

(23)

Nas

referências

Alves Filho, A. G., Rachid, A., Nogueira, E., Donadone, J. C., Martins, M. F., Truzzi, O. M. S., Bento, P. E. G., Martins, R. A., & Vanalle, R. M. (2001). O consórcio modular e seus impactos na cadeia de suprimentos

da fábrica de motores VW-São Carlos (Relatório Final, Projeto Temático,

Processo FAPESP 97/13071-9). São Carlos, SP, Universidade Federal de São Carlos.

Exceção Se duas referências com o mesmo ano ficarem idênticas quando abreviadas, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos autores quanto forem necessários para distinguir as duas referências, seguidos por vírgula e et al. Exemplo 1ª citação

Tanto Kossylyn, Koenig, Barret, Cave, Tang and Gabrieli (1992) quanto Kossylyn, Koenig, Gabrieli, Tang, Marsolek and Daly (1992).

Citações subsequentes

Kossylyn, Koenig, Barret et al. (1992) e Kossylyn, Koenig, Gabrieli et al. (1992)

Uso do ‘e’ - ‘&’

Quando os autores estiverem entre parênteses, acrescentar ‘&’ antes do último autor.

No texto (Moody & White, 2003). (Charnes, Cooper, & Rodhers, 1978). Nas

referências

Quando os autores estiverem fora dos parênteses, acrescentar antes do último autor ‘e’, quando o artigo estiver em português e ‘and’ quando o artigo estiver em inglês.

Moody e White (2003) Charnes, Cooper and Rodhers (1978).

Moody, J., & White, D. R. (2003). Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103-127.

Charnes, A., Cooper, W., & Rodhers, E. (1978). Measuring the efficiency of decision marking units. European Journal of Operational Research. 2(6), 429-444.

Autor entidade Corporações, associações, órgãos governamentais, entre outros, deverá ser escrito por extenso na primeira citação e abreviado a partir de então.

No texto 1ª citação

Banco Central do Brasil [BACEN] (2003). Citações subsequentes

BACEN (2003). (BACEN, 2003) Nas

referências

Banco Central do Brasil. (2003). Anuário de crédito rural. Recuperado em 10 novembro, 2003, de

http://www.bcb.gov.br/htms/CreditoRural/2001/rel53211.pdf Exceção Se o nome do autor for curto ou se a abreviatura não for facilmente

reconhecida, escreva-o por extenso toda vez que ele aparecer no texto.

Autor editor Quando o autor também é a Editora, colocar no lugar da editora a palavra ‘Autor’ quando o artigo estiver em português e ‘Author’ quando o artigo estiver em inglês

No texto Editora Abril (2002). (Editora Abril, 2002).

(24)

referências Autor.

Sem autor Inclusive materiais legais, citar no texto as primeiras palavras do título, ou o título inteiro se ele for curto, e o ano. Na lista de referências coloque o título na posição do autor.

No texto Lei n. 9.984 (2000). Constituição (1988). O título passa a ocupar a posição do autor

Nas

referências

Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000 (2000). Dispõe sobre a criação da Agência

Nacional de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e dá outras providências. Brasília. 2000. Recuperado em 10 abril, 2007 de

http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9984.htm

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília.

Recuperado em 10 abril, 2007 de

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7a o.htm

Autor anônimo Citação de um trabalho discutido em fonte secundária, indicar o autor da obra original e o ano (se possível), logo após acrescentar ‘como citado em’ (artigo em português) e ‘as cited in’ (artigo em inglês), o autor, ano e página da obra utilizada para consulta. Na lista de referências indicar apenas os dados da obra secundária (material que foi utilizado como meio de consulta para a citação). No caso de citação direta é obrigatório a indicação da página. No texto Den Dulk et al. (1999 como citado em Rego & Souto, 2004, p. 32). Nas

referências

Rego, A., & Souto, S. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. Revista de

Administração de Empresas, 44(3), 30-43.

Citações do mesmo autor no mesmo ano

Diversos documentos do mesmo autor, publicados num mesmo ano, devem ser identificados após o ano pelos sufixos a, b e c, sem espacejamento. Na lista de referências são ordenados alfabeticamente pelo título

No texto Pettigrew (1992a). Pettigrew (1992b). Pettigrew (1992a, 1992b). Nas

referências

Pettigrew, A. M. (1992a). On studying managerial elites. Strategic

Management Journal, 13(Special Issue), 163-182.

Pettigrew, A. M. (1992b). The character and significance of strategy process research. Strategic Management Journal, 13(Special Issue), 5-16.

Autor com Jr., Filho, etc. no nome

Não incluir na citação sufixos como Jr., Filho, Neto, II, III etc. Na lista de referências incluí-los após o último nome abreviado. Acrescentar vírgula antes do sufixo.

No texto Manzoni (2002). Manzoni, 2002 Nas

referências Manzoni, R., Jr. (2002). 25 Melhores serviços de internet banking. Revista Business Standard, 13, 12-20.

(25)

Sobrenomes com artigos e

proposições

Sobrenome de autores que contêm artigos e preposições de, do, dos, von, van, vu, la, etc., caso seja parte do sobrenome (Ex. DeNooy), trate o prefixo como parte do sobrenome e ordene na lista de referências pelo prefixo. Caso contrário (Exs. de Meyer, von Winterfeldt), desconsidere o prefixo e trate-o como parte do nome do meio

No texto DeNooy, 2003 Meyer (1993) Winterfeldt e Edwards (1986). Nas

referências

DeNooy, W. (2003). Fields and networks: correspondence analysis and social network analysis in the framework of field theory. Poetics, 31(5-6), 305-327.

Meyer, A. de (1993). Management of an international network of industrial R&D laboratories. R&D Management, 23(2), 109-127.

Winterfeldt, D. von, & Edwards, W. (1986). Decision analysis and behavioral

research. Cambridge: Cambridge University Press

Data de Publicação Livros Colocar o ano de publicação No texto Pozo (1999). (Pozo, 1999). Nas referências

Pozo, J. (1999). Aprendizes e mestres: a nova cultura de da

aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Pôsteres, revistas mensais e boletins

Pôsteres apresentados em congressos, revistas mensais e boletins informativos, acrescentar o mês de publicação após o ano. Exemplo (2007, janeiro) (2007, January)

Publicações semanais e

diárias Acrescentar o ano, mês e dia.

Exemplo (2006, março 25). (2006, March 25).

Aguardando publicação

Trabalhos aceitos para publicação, mas ainda não publicado, colocar no local da data a expressão no prelo para artigos em português e in press para artigos em inglês. Não indicar a data até que o trabalho tenha realmente sido publicado.

Exemplo (no prelo). (in press).

Não publicado Deve ser utilizado o ano do copyright, este é o ano de produção do trabalho

(26)

Casos Específicos de Citações e Referências

Citações

Páginas No caso de citação direta usar “pp.” se a fonte é mais de uma página OU “p.” se a fonte é uma página.

Exemplo Giddens, 1989, p. 270 Giddens, 1989, pp. 270-271

Trabalho dentro dos parentheses

Citação de dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parênteses, devem ser apresentados na mesma ordem que aparecem na lista de referências:

Organizar dois ou mais trabalhos do(s) mesmos autor(es) na ordem (crescente) por ano de publicação.

Exemplo (Edeline & Weinberger, 1991, 1993)

Organizar dois ou mais trabalhos do(s) mesmos autor(es) na ordem

(crescente) por ano de publicação. As citações em produção (in press) devem ser colocadas por último.

Exemplo (Edeline & Weinberger, 1991, 1993, in press);

Citações de diversos autores no mesmo parênteses devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Separar as citações por ponto e vírgula.

Exemplo (Balda, 1980; Kamil, 1988; Pepperberg & Funk, 1990).

Comunicações pessoais

Citação de comunicações pessoais (cartas, memorandos, comunicações eletrônicas [correio eletrônico, grupos de discussão, mensagens de quadros de avisos eletrônicos], conversas telefônicas e assemelhados). Como elas não fornecem dados recuperáveis, não são incluídas na lista de referências. Citar as comunicações pessoais apenas no texto. Forneça as iniciais, o sobrenome do comunicador e uma data o mais exata possível.

Exemplo J. I. P. Costa (2005).

Citações em notas

Quando o autor não foi em momento algum citado no corpo do texto, e estiver presente nas notas, acrescentar todas as informações da referência apenas no corpo da nota.

Autores com o mesmo

sobrenome

Citação de diversos autores com o mesmo sobrenome, deve ser incluída as iniciais do primeiro autor em todas as citações do texto, mesmo que o ano de publicação seja diferente.

Exemplo R. O. Luce (1959) e P. A. Luce (1986) também colocam que ...

(27)

Referências

Autores Na lista de referência todos os autores devem ser incluídos, independentemente da quantidade.

Uso da vírgula Para separar os sobrenomes dos autores, utiliza-se vírgula.

Apresentação do ano O ano apresenta-se entre parênteses logo após o(s) autor(es) seguido de ponto final. Ex. Oliveira, M. (2007).

Títulos de livros, artigos e trabalhos acadêmicos

Utilizar a inicial maiúscula apenas na primeira palavra, com exceção de nomes próprios, nomes comerciais e universitários.

Recurso tipográfico O recurso tipográfico utilizado para destacar o título da publicação deverá ser em itálico.

Páginas As páginas na lista de referências devem ser apresentadas das seguintes formas: ‘p.’ para a indicação de uma página e ‘pp.’ para indicação acima de duas páginas.

Informações adicionais

Indicar, logo após o título e entre parênteses, informações adicionais fornecidas na publicação para a identificação e acesso (edição, número de relatório, número de volume, número de Work Paper etc.). Não use ponto entre o título e o parênteses.

Caso a publicação possua uma descrição que seja de suma importância na identificação e acesso além das apresentadas entre parênteses, inclua-a entre colchetes.

Exemplo [tradução inglesa] [folheto] [filme]

Edições

A primeira edição não precisa ser mencionada, apenas se faz necessário a partir da segunda. As edições devem ser apresentadas entre parênteses com sua simbologia colocada ao lado do nº. e não sobrescrito. Artigos em português (2a ed.), e artigos em inglês (2nd ed.).

Período de publicação

Os meses devem ser indicados de forma extensa, no idioma original da publicação. A escrita dos meses e ou estações do ano, em português deverá ser por extenso em minúsculo (janeiro), e em inglês deverá ser por extenso em maiúsculo (January).

Números Número em algarismo romano que não pertençam a títulos deverão ser substituídos por números ordinais

Abreviaturas

referenciais Uso de pontos em abreviaturas referenciais (Vol. 1, 2nd ed., p. 6).

Organização da lista

de referências Trabalhos do mesmo autor

por ano de publicação, o mais antigo primeiro. Exemplo Porter, M. (1986)

(28)

Trabalhos de um autor precedem trabalhos de autores múltiplos que iniciam pelo mesmo sobrenome

Exemplo Jensen, M. C. (1986).

Jensen, M. C., & Meckling, W. (1976).

Trabalhos do mesmo primeiro autor com diferentes segundo e terceiros autores, devem ser colocados por ordem alfabética pelo sobrenome do segundo autor.

Exemplo Lambert, D. M. (1992).

Lambert, D. M., & Harrington, T. C. (1989). Lambert, D. M., Stock, J. R., & Ellram, L. M. (1998).

Trabalhos de diversos autores com o mesmo sobrenome, devem ser ordenados alfabeticamente pela primeira inicial.

Exemplo Thursby, J. G., & Thursby, M. C. (2000). Thursby, M., Jensen, R., & Thursby, J. (1991).

Modelos de Referências de Livros

Obra complete

Caso a cidade onde se localiza a Editora não seja uma cidade conhecida, acrescente o Estado ou País (usar abreviaturas para o Estado). Coloque dois pontos após a

localização. Se duas ou mais localidades de publicação são apresentadas, indicar a localidade primeiramente listada no livro ou, caso especificado, a localização da matriz da editora.

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo. Local de Publicação: Editora.

Exemplo Toffler, A. (1994). O choque do futuro (5a ed.). Rio de Janeiro: Record

Obras com informações adicionais

Informações adicionais importantes fornecidas na publicação para a identificação e acesso da obra (edição, número de relatório, volume, etc.), devem ser indicada entre parênteses logo após o título, e anteceder os números de páginas (Vol. 1, 2nd ed., p. 6). Não usar ponto entre o título e os parênteses.

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo (Vol., ed., pp.). Local de Publicação: Editora.

Exemplo Castells, M. (2002). O poder da identidade. A era da informação: economia,

sociedade e cultura (Vol. 2, 3a ed.). São Paulo: Paz e Terra

Obras com

editores Sobrenome, Nome abreviado. (Ed. OU Coord. OU Org.). (ano de publicação).

Título: subtítulo (Vol., ed., pp.). Local de Publicação: Editora.

Exemplo Ackroyd, S., & Fleetwood, S. (Eds.). (2000). Realist perspectives on management and

organizations. London: Routledge.

(29)

Coleção Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo (Vol., ed., pp.). (Coleção tal). Local de Publicação: Editora.

Exemplo

ECR Brasil (1998). ECR Brasil visão geral: potencial de redução de custos e

otimização de processos. (Coleção ECR Brasil). SãoPaulo: Associação ECR

Brasil.

Capítulo ou artigo

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do capítulo. In Nome abreviado. Sobrenome (Ed. OU Coord. OU Org.). Título: subtítulo (Vol., ed., pp.). Local de Publicação: Editora.

Exemplo

Watson, M. W. (1994). Vector autoregressions and cointegration. In R. F. Engle, & D. L. McFadden (Ed.). Handbook of Econometrics (Vol. 4, Chap. 47, pp. 2843-2915). Amsterdam: Elsevier.

Capítulo (livro editado)

Indicar as iniciais e o sobrenome de todos os editores precedido de In. No caso de existir dois autores, coloque o ‘&’ entre os autores sem a vírgula. (para obras de referências volumosas com amplo conselho editorial, a identificação do editor chefe seguida de et al. é suficiente).

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do capítulo. In Nome abreviado. Sobrenome (Ed. OU Coord. OU Org.). Título: subtítulo. Local de Publicação: Editora.

Exemplo

Tanguy, L. (1997). Competências e integração social na empresa. In F. Ropé & L. Tanguy (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus.

Obra traduzida

Na lista de referências indicar entre parênteses, após o título, o nome do(s)

tradutor(es), (usar Trad. para artigos em português e Trans. para artigos em inglês) seguida de local de publicação, editora e entre parênteses e o ano de publicação da obra original.

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo (Nome abreviado. Sobrenome, Trad.). Local de Publicação: Editora. (Obra original publicada em ano de publicação).

Exemplo Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). São Paulo: Edições 70, Livraria Martins Fontes (Obra original publicada em 1977).

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo (Vol., ed., pp.). (Nome abreviado. Sobrenome, Trad.). Local de Publicação: Editora. (Obra original publicada em ano de publicação).

Exemplo Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2a ed.). (D. Grassi, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 1984).

Edição revisada

Acrescentar entre parênteses logo após o Título (Ed. rev.), artigos em português e (Rev. ed.), para artigos em inglês.

(30)

Exemplo Bryson, J. (1995). Strategic planning for public and non-profit organization (Rev. Ed.). San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Periódicos Periódicos científicos, revistas e boletins

Indicar o número do volume (em itálico) e número da edição (quando houver) para periódicos científicos, revistas e boletins informativos.

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo. Nome do Periódico,

volume (número), páginas.

Exemplo Peci, A. (2007). Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento. Revista de Administração Contemporânea, 11(1), 11-30.

Suplemento de periódico

Indicar entre parênteses após o número do volume, que é um suplemento, e se houver número do suplemento, colocá-lo também dentro do parênteses.

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo. Nome do Periódico,

volume (supl.nº), páginas.

Exemplo

Easton, P. D. (1998). Discussion of revalued financial, tangible, and intangible assets: association with share prices and non market-based value estimates. Journal of

Accounting Research, 36(supl.), 235-247.

Periódicos com editores

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação, mês de publicação). Título do artigo. In Nome abreviado, Sobrenome (Ed.). Nome do Periódico, (Dados complementares: volume, número, páginas). Editora.

Exemplo

Reis, E. (2000, August). Análise de clusters e as aplicações às ciências empresariais: uma visão crítica da teoria dos grupos estratégicos In E. Reis & M. A. M. Ferreira (Eds.). Temas em Métodos Quantitativos (Vol.1, pp. 205–238). Edições Silabo.

Periódico eletrônico

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo. Nome do Periódico,

volume(número), páginas. Recuperado em dia mês, ano, de endereço eletrônico

complete Exemplo

Santos, C. P. dos, & Fernandes, D. H. von der (2007). A recuperação de serviços e seu

efeito na confiança e lealdade do cliente. RAC-Eletrônica, 1(3), 35-51. Recuperado em 5 dezembro, 2007, de

http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

Porter, M. (1981). The contributions of industrial organization to strategic management.

The Academy of Management Review, 6(4), 609-620. Retrieved November 12, 2002,

from http://www.jstor.org/journals/aom.html Versão eletrônica de periódico impresso

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo [Versão eletrônica],

(31)

Exemplo

Rodrigues, A. L., & Malo, M. C. (2007). Estruturas de governança e empreendedorismo coletivo: o caso dos doutores da alegria [Versão eletrônica], Revista de

Administração Contemporânea, 10(3), 29-50.

Vandenbos, G. Knapp, S., & Doe, J. (2001). Role of reference elements in the selection of resources by psychology undergrsduates [Eletronic version], Journal of

Bibliographic Research, 5, 117-123.

Artigo de periódico com DOI

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo, Nome do Periódico,

volume (número), páginas. doi: número.

Exemplo

Souza, Luciane Albuquerque Sá, Torres, Ana Raquel Rosas, Barbosa, Genário Alves, Lima, Tiago Jessé Souza de, & Souza, Luana Elayne Cunha de. (2015). Bem-Estar Subjetivo e Burnout em Cadetes Militares: O Papel Mediador da

Autoeficácia.Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 744-752. https://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528412

Artigo de revista

Indicar a data apresentada na publicação – ano e mês para publicações mensais ou ano, mês e dia para publicações semanais e/ou diárias, acrescentar o volume o número, se houver, e páginas (número de páginas [p. ou pp.]).

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação, mês dia). Título do artigo. Nome da Revista Periódico, volume (número), páginas.

Schwartz, J. (1993, September 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp A1, A4.

Outros Casos de Referências

Anais / proceedings

Ayres, K. (2000, setembro). Tecno-stress: um estudo em operadores de caixa de supermercado. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-

Graduação e Pesquisa em Administração, Florianópolis, SC, Brasil, 24.

Exemplo

Junglas, I., & Watson, R. (2003, December). U-commerce: a conceptual extension of e-commerce and m-e-commerce. Proceedings of the International Conference on

Information Systems, Seattle, WA, USA, 24.

Tese e dissertação

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do Trabalho. Tipo do documento, Instituição, cidade, estado, país.

Exemplo

Ariffin, N. (2000). The internationalisation of innovative capabilities: the Malaysian

electronics industry. Tese de doutorado, Science and Technology Policy Research

(SPRU), University of Sussex, Brighton, England.

Torres, C. V. (1999). Leadership style norms among americans and brazilians:

assessing differences using jackson's return potential model. Doctoral dissertation,

(32)

Nogueira, E. E. S. (2000). Identidade organizacional – um estudo de caso do sistema

aduaneiro brasileiro. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná,

Curitiba, PR, Brasil.

Manual, mimeo, folheto

Lohmöller, J. B. (1984). LVPLS program manual: latent variables path analysis with

Partial Least Squares estimation [Manual]. Köln: Zentralarchiv fur Empirische

Sozialforschung, Universitst zu Köln.

Exemplo Pizolotto, M. (1997). Conversas de corredor [Mimeo]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC. (2002). Modelo colaborativo. Experiência e

aprendizados do desenvolvimento comunitário em Curitiba [Folheto]. Curitiba: Instituto

Municipal de Administração Pública.

Lima, E. C. P. (1997). Privatização e desempenho econômico: teoria e evidência

empírica (Texto para discussão, Nº 532). Brasília, DF: IPEA

Apostila de disciplina

Gonzalez, R. S. (2001). Balanço social – um disclosure necessário [Apostila do Seminário Mercado de Capitais e Balanço Social]. São Paulo: ABAMEC.

Working Paper

Bebchuk, L. (1999). A rent-protection theory of corporate ownership and control

[Working Paper Nº 7203]. National Bureau of Economic Research, Cambridge, MA

Relatórios técnicos e de pesquisa

Caso a organização responsável tenha atribuído um número ao relatório, indicá-lo entre parênteses após o título. Acrescente a cidade e estado de publicação, o nome exato do departamento, repartição agência ou instituto específico que publicou ou produziu o relatório.

Exemplo

Marques, E. V. (2003). Uma análise das novas formas de participação dos bancos no

ambiente de negócios na era digital (Relatório de Pesquisa/2003), São Paulo SP,

Centro de Excelência Bancária, Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas.

Documentos eletrônicos

Documentos eletrônicos devem indicar o ano de publicação ou, caso a fonte seja atualizada regularmente, a data de atualização mais recente. Indicar após o título, informações suficientes para a localização do material. Usar os termos ‘recuperado’ e ‘de’ para a língua portuguesa e ‘Retrieved’ e ‘from’ para a língua estrangeira. O endereço eletrônico deve ser completo, permitindo o acesso imediato ao documento. Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título: subtítulo. Cidade, outros

(33)

Exemplo

Gambetta, D. (2000). Can we trust trust? In D. Gambetta (Ed.). Trust: making and breaking cooperative relations (Chap. 13, pp. 213-237). Oxford: Department of Sociology, University of Oxford. Retrieved May 01, 2003, from

http://www.sociology.ox.ac.uk/papers/gambetta213-237.pdf

Famá, R., & Melher, S. (1999). Estrutura de capital na América Latina: existiria uma

correlação com o lucro das empresas? Recuperado em 15 abril, 2004, de

http://www.fia.com.br/labfin/ pesquisa/artigos/arquivos/1.pdf

Citação de Web site inteiro deve ser apresentada no texto com o endereço do sitio completo, e não precisa estar na lista de referências.

A Figura 1 mostra uma parte do portão global do sistema da Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância (http://www.unicef.com) que apresenta as entradas para as páginas de cada país, ...

Leis/

Constituição

Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000 (2000). Dispõe sobre a criação da Agência Nacional

de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 10 abril, 2007 de http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9984.htm

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado

em 10 abril, 2007 de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm Dados ou Base de dados eletrônica

Se o nome completo do autor estiver disponível, liste o último nome primeiro seguido pelas iniciais. Se somente um pseudônimo estiver disponível, use-o. Indique a data exata da postagem. Depois da data, indique a linha de assunto da mensagem (também conhecida como “thread”); não use itálico. Ofereça uma descrição da mensagem entre colchetes depois do título. Inclua a informação “Retrieved from” seguida pelo URL onde a mensagem pode ser acessada. Inclua o nome da lista onde a mensagem foi postada, se esta É informação não for parte do URL. Informe o endereço para a versão de arquivo da mensagem.

Exemplo

Smith, S. (2006, January 5). Re: Disputed estimates of IQ [Electronic mail: Iing list message]. Retrieved from http:/ltech.groups.yahoo.com

lgroup/ForensicNetwork/message/67O

8. Tabelas e Figuras

Os resultados podem ser apresentados através de figuras ou tabelas, mas não devem ser apresentados os mesmos resultados de duas formas, ou seja, o autor deve escolher se os dados ficam mais claros por meio de uma tabela ou gráfico. O modelo das figuras e tabelas deve ser

(34)

padronizado, conforme os modelos abaixo, e deve haver cuidado para que a tabela fique inteira na mesma página, ou seja, é necessário evitar que haja “quebra” de tabela. Caso a tabela não caiba na mesma página, é necessário escrever no canto direito da tabela, tanto no fim da página, quanto no começo da outra página, a palavra “continua”. Quando for uma tabela retirada de alguma fonte, esta deve ser informada. As Tabelas devem ser apresentadas em Preto e Branco. As Figuras podem aparecer coloridas, porém quando possível, em preto e branco. Ou seja, devem-se evitar cores em trabalho científico. São consideradas figuras: gráfico, fotos, quadros, ou seja, tudo que não for tabela. As tabelas não são fechadas, elas só possuem linhas horizontais, separando os nomes das variáveis apresentadas dos dados, conforme exemplo abaixo.

As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Todas as tabelas e figuras devem ser referidas no texto. A palavra Tabela ou Figura deve ter a inicial maiúscula, seguida do respectivo número. Elas devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Ex: A Tabela 1 apresenta...

Os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, sempre em letra minúscula (somente a primeira palavra da frase deve ser iniciada com letra maiúscula, excetuando-se nomes próprios). Título de figura deve ter ponto final. Nas Tabelas o título deve ser apresentado acima da mesma e em itálico. A primeira letra de cada palavra do título deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. Título de tabela não possui ponto final.

(35)

Modelo de Tabela

Tabela 1. Deficiências em Idosos com Idade Acima de 60 Anos

Tipo de deficiência N Pelo menos 1 deficiência enumerada 7.217.212 Deficiência mental permanente 573.312 Deficiência física (parte/total) 470.539 Deficiência visual 4.935.659 Deficiência auditiva 2.578.148 Incapacidade permanente para caminhar ou subir escadas 3.791.540 Fonte: IBGE/2003 – http://www1.ibge.gov.br

Modelo de Figura IDADE 17 16 15 14 13 12 M e a n o f F R E Q U E N C 22 20 18 16 14 12

Figura 1. Gráfico representativo da média de frequência dos eventos estressores por idade. Fonte: nnnnnnnnnnn (autor, ano).

Auxilio em outros pontos importantes a serem considerados no artigo:

Utilização de Aspas (“ ”).

a) Quando for apresentar citações de outros autores ou instruções apresentadas ao dos participantes do estudo.

(36)

b) Usar aspas no título de um artigo ou livro apresentado no texto.

Ex.: O estudo foi apresentado em “As palavras do Pai” de Moreno (1960).

c) Utilizar aspas simples (‘ ’) quando ocorrer um dos casos anteriores dentro de uma sentença onde já estão sendo utilizadas aspas.

Utilização do &

Utilizar o & nas citações de corpo do texto que aparecem dentro de parênteses e na lista de referências:

(Teixeira & Bueno, 2016).

Utilizar e nas citações dentro do texto, fora dos parênteses: Teixeira e Bueno (2016) afirmam que...

Utilização de Letras Maiúsculas

Utilizar letras maiúsculas em inicio de frases, em nomes próprios e na palavra inicial de um título de trabalho, livro, capítulo, tabelas, figuras ou subtítulo. Ao escrever títulos e subtítulos de seu artigo, escreva todas as palavras com letras maiúsculas e minúsculas (excetuando os artigos, conjunções e preposições). Não utilize letras minúsculas em nomes de leis, teorias e hipóteses.

Uso do ponto-e-vírgula

Dentro da mesma oração, use vírgulas para separar três ou mais elementos que não têm vírgulas internas; use ponto-e-vírgula para separar três ou mais elementos que tem vírgulas internas.

Itálico

Utilizar itálico quando apresentar uma palavra estrangeira no texto (on line), em nomes de espécies ou gêneros de animais (Macaco Prego), em letras usadas como símbolos estatísticos

(37)

ou variáveis algébricas (teste t), e em títulos de livro ou periódicos e volumes de periódicos na sessão de referências.

Números

Os números abaixo de 10 devem ser escritos por extenso no texto (quatro sessões, duas respostas) exceto: a) quando fizer referência a números de figuras, tabelas, capítulos (figura 3, Tabela 8, capítulo 5); b) quando se referir a uma medida ou porcentagem (3cm, 6%); c) quando for um número decimal ou ordinal (0,5;9° andar);d) quando o número representar tempo (2 semanas, 1 h e 30 min, 6 anos), Os números acima de 9 devem ser escritos com algarismos arábicos (Ex. 10 sessões, 22 testes).

Seriação

Utilize letra ou número, quando quiser relacionar objetos, características, pessoas, etc. Dentro de um mesmo parágrafo ou oração, identifique elementos numa série de letras minúsculas entre parênteses.

Exemplo:

Testam-se quatro grupos:

(a) indivíduos com escores baixos, com menos de 20 pontos; b) indivíduos com escore intermediário, entre 30 e 50 pontos e c) indivíduos com escore alto, acima de 50 pontos.

No início da cada parágrafo, numa série, utilize números seguidos de pontos. Exemplo:

Utilizando a teoria do psicodrama aprendida, previmos que os participantes deprimidos e não deprimidos fariam os seguintes julgamentos ao responder questionamentos:

1- Indivíduos que apresentaram índices de depressão grave... (paragrafo continua). 2- Pessoas não deprimidas....(parágrafo continua).

Referências

Documentos relacionados

A avaliação será feita em dois momentos: uma ao final do primeiro bimestre e ao final do semestre a partir dos resultados dos projetos desenvolvidos em aula, seminários ou

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética de acessos de Saccharum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e caracterizá-los in

1) O sujeito que viveu a experiência real, ou seja, sobreviveu ao cárcere, relacionou-se com outros presos, teve a saúde debilitada, entre outras consequências geradas em

polimorfismo e amplitude de bases, gerados pelas reações de PCR para estudo da diversidade genética entre indivíduos de população de cambuizeiro (Myrciaria tenella O.

O levantamento dos dípteros califorídeos no município de Itaboraí se destinou a identificar as espécies existentes na área, quantificar as predominantes,

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a seleção do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Nesse sentido, Healy (1996) sugere que existe relação entre o estágio de ciclo de vida da empresa e os accruals, enquanto Nagar e Radhakrishnan (2017) apontam que as