• Nenhum resultado encontrado

Tabelas Periódicas Interativas

No documento Relatório de atividade profissional (páginas 150-154)

As TPs das alíneas a), b) e c) são muito semelhantes, e as mais usadas, pois apresentam uma grande quantidade de informação específica sobre os elementos e são de fácil acesso e entendimento. Abordam todos os aspetos referidos nas Metas de Aprendizagem, para o 9.º ano de escolaridade, tais como: os grupos 1, 2, 13 até ao 18; a série de lantanídeos e actinídeos; os metais, semimetais e não metais; os estados físicos; os elementos artificiais e naturais; os isótopos e as configurações eletrónicas. Cada elemento tem uma ligação à Wikipédia quando se clica no seu símbolo, alargando a informação para a parte histórica, as suas aplicações, e outras propriedades de maior importância para os alunos do ensino secundário.

a) Ptable - www.ptable.com/

b)Tabela Periódica Completa - www.tabelaperiodicacompleta.com/

139

Não apresentam a variação do raio atómico, eletronegatividade, energia de ionização ou afinidade eletrónica, em termos gráficos, só valores numéricos. Não expõem vídeos com reações dos elementos. Mesmo assim, estas TPs continuam a ser as eleitas, neste grau de ensino.

Para a necessidade de outro tipo de dados, existem as seguintes TPs interativas:

d) Tabela Periódica.org - www.tabelaperiodica.org.com/

Não apresenta tanta informação como as tabelas anteriores. Esta TP é rica em informação no que toca à História da TP e, também, em vídeos sobre várias reações dos elementos. Esta TP permite a impressão da TP oficial da IUPAC, de 21 de janeiro de 2012, nos seguintes formatos: versão em português e colorida; a tabela sem elementos e dados, para preencher; a versão “estendida”; a versão somente com os símbolos dos elementos e a versão com símbolos e n.ºs atómicos. Estas versões poderão ser ideais para atividades na sala de aula, como: associar o símbolo ao n.º atómico; preencher a TP com os símbolos e n.º atómico e realizar as distribuições eletrónicas até o Z = 20.

e) Chemical Elements.com - www.chemicalelements.com/

Esta TP expõe a informação básica (nome, n.º atómico, isótopos, aspetos históricos e links externos) e destaca-se por apresentar as configurações eletrónicas, segundo o Modelo de Bohr. Esta TP em Inglês, poderá permitir, a elaboração de um trabalho de pesquisa ou jogo de palavras, em articulação com a disciplina de Inglês.

f) Jefferson Lab - www.education.jlab.org/

Esta TP agrupa todas as informações necessárias para os alunos do 9.º ano e, ainda vários jogos, puzzles e worksheets e vídeos adicionais. Este recurso poderá ser utilizado, em alturas da aula em que os alunos começam a dispersar a atenção. Será o momento ideal para incitá-los com desafios e curiosidades.

g) Tabela Periódica dos Elementos - www.invivo.fiocruz.br/

Esta TP é das mais apelativas em termos visuais e muito agradável num primeiro contacto. Poderá ser útil para a elaboração de uma atividade inicial, de uma forma lúdica, abordar os conteúdos inicias. Adequa-se a turmas com necessidade de um ensino com caráter mais prático - Apêndice B.

140

A referir que existem programas com TPs interativas muito completos em CD, como:

- OMNICIÊNCIA 98, a “Softciências” produziu e ofereceu a todas as escolas portuguesas, públicas e privadas, com ensino a partir do 8.º ano de escolaridade, o

CD-ROM “OMNICIÊNCIA 98”, que beneficiou de apoio específico do Ministério da

Ciência e Tecnologia. Trata-se de uma recolha de todos os programas de computador que a ação desenvolveu até então, assim como de algumas páginas "World Wide Web" (WWW) da Internet relativas ao ensino das Ciências, que assim se tornam acessíveis localmente e sem custos de comunicação. No entanto, não existe este CD na escola que leciono.

- Tabela Periódica - Manual, é uma base de dados muito completa, que contém informação sobre os elementos químicos. A informação baseia-se, na sua maioria, no livro "The elements" de J. Emsley, mas terá que ser adquirido pela escola, o que acarreta o custo.

Vídeos

Este recurso é importante, porque poderá ser o único de uma escola, caso não haja um laboratório devidamente apetrechado ou em incumprimento das regras de segurança. A exploração abrange todos os elementos químicos, não ficando nenhum de fora, como aconteceria num laboratório real. É um ótimo instrumento para introduzir novos temas, discutir assuntos/ conceitos, sensibilizar para uma situação problema, além de simular situações perigosas ou atividades muito demoradas. Estes vídeos podem ser descarregados para o computador e serem intercalados numa exposição em PowerPoint. Este recurso também tem uma função, como desafio de trabalho: completar o vídeo; modificar o vídeo; adaptar; editar ou inserir comentários.

Durante a sua exposição há que observar as reações dos alunos e tentar obter um feedback, fazendo perguntas rápidas de resposta curta. No final, pode-se reproduzir uma segunda vez, chamando a atenção para os aspetos mais importantes.

141

O vídeo permite a quebra da rotina, desperta o interesse dos alunos, permite ao professor ser mediador e não informador, a visualização permite uma melhor compreensão e permite a repetição.

a) PERIODIC VIDEOS - www.periodicvideos.com/

Este conjunto de vídeos, depois de explorado, verifica-se adequado ao nível etário e cognitivo, contextualizado com o quotidiano e/ ou com os conceitos a lecionar, marca as cenas mais relevantes e levanta questões motivadoras que permitem a melhor compreensão do assunto a estudar. Quanto à apresentação em inglês, terá que ser devidamente orientado pelo professor ou poderá ser uma atividade articulada com a disciplina de inglês. Tem boa qualidade de imagem e a duração adequada, até 10 minutos.

Os recursos identificados nas alíneas de b) a f) são explorações extensas sobre o estudo da TP, que poderão servir de apoio ao estudo dos alunos, ou para aqueles que pretendem adquirirem mais conhecimento, no caso do ensino secundário. Estes recursos têm a vantagem de o aluno os poder utilizar em casa, na altura que deseja e as vezes que entender. Os vídeos educativos com maior afluência são os de português do brasil, os de melhor entendimento. Quanto aos de língua inglesa, apesar de terem na generalidade qualidade superior, são uma barreira para os alunos do 3.º ciclo. Seguem-se:

b) Tabela periódica - http://youtu.be/mF_tZNMyksw; c) Tabela Periódica dos Elementos (Parte 1 e 2)

http://www.youtube.com/watch?v=eAq0FEbyKNI&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=OVYmKcupUyc&feature=related

142

e) La tabla periódica y la periodicidad: Las propiedades periódicas y la configuración electrónica de los átomos. (Partes 1 y 2 juntas) - http://youtu.be/z_SjCm-Tgjg;

f) Química - Universidade Federal do Ceará - http://www.quimica.ufc.br/videos.

No documento Relatório de atividade profissional (páginas 150-154)