• Nenhum resultado encontrado

6 – Marketing Operacional 6.1 – Marketing-M

2. Tarefas realizadas

2.1- Publicações no facebook e diretórios

A publicação de informação na página do facebook da empresa foi a atividades que desenvolvi durante mais tempo. Relativamente ao trabalho efetuado no facebook, promovi os seguintes eventos: diversas formações de formadores em múltiplos pontos do país, o Simpósio de Gerontologia em Viseu , a Pós-Graduação no Porto e em Lisboa e diversas Formações de Formadores.

Existem ferramentas que permitem segmentar o público-alvo segundo padrões como a naturalidade, sexo, faixa etária, residência entre outros. Para a Formação de Formadores segmentava tendo em conta padrões como a cidade atual, idade e, por vezes o género, pois geralmente as senhoras são mais predispostas a este género de formação. Tive sempre em consideração o número de empresas concorrentes na freguesia do evento, e nas freguesias periféricas, o número de habitantes e a distância entre a freguesia vizinha e o local da formação visto que a ação que promovia seria desenrolada durante a semana por 2 meses em regime pós-laboral. Na Pós-Graduação, ao nível das redes sociais, tentei sempre ir ao encontro do público-alvo: grupos da especialidade, grupos de estudantes de determinados cursos, e alunos das áreas visadas, como poderá verificar no anexo 1. Relativamente ao Simpósio de Gerontologia procurei grupos da especialidade da área da Psicologia, Geriatria, Gerontologia, Psicomotricidade, entre outros. Ao desenrolar estas atividades publicava uma imagem do cartaz do evento com a respetiva descrição. Esse texto podia ser realizado por mim ou por outro colega. A publicação era realizada em grupos, no perfil de cada indivíduo, pelo chat16, e também na página da internet da empresa. Ao realizar a publicação em determinado grupo, é possível aumentar a visibilidade da publicação, através da inserção de tag´s17 na imagem, com um máximo de 70 destinatários. Os perfis que apareciam na imagem com o tag só poderiam ser amigos da PsicoSoma ou então pertencer ao grupo onde era feita a publicação (anexo 1).

Ao trabalhar no facebook tinha que ter bastante cuidado com o envio de mensagens e número de tag´s a indivíduos que não são amigos da conta da PsicoSoma que utilizava,

16

conversa on-line entre dois ou mais perfis

36 sob o risco de bloquearem a conta da PsicoSoma pois consideram essas ações como spam18.

Quanto à utilização dos diretórios (websites onde se pode publicar anúncios) esta foi desempenhada em diversos websites de anúncios gratuitos como o “http://www.custojusto.pt; http://www.formacao.com.pt” entre muitos outros. Esta prática é bastante importante por dois motivos: o primeiro deve-se com o fato de ser um anúncio puro, havendo a possibilidade de algum cibernauta estar interessado na formação e o segundo motivo prende-se com o fato de que com a publicação de diversos anúncios, alguns websites como maior preponderância do que outros, acarretariam que, após uma pesquisa no motor de busca Google, o evento promovido apareceria na primeira página. Desta forma o evento ganha uma visibilidade muito maior. Não é uma tarefa de sonho trabalhar tanto no facebook como na publicação de diretórios, porém é uma ferramenta de comunicação com visibilidade que as empresas não devem descurar na sua estratégia de comunicação (anexo 1).

2.2 - Distribuição de flyers e afixação de cartazes

A distribuição de flyers e a afixação de cartazes (anexo 2) foram tarefas realizadas em dois dias específicos. Num deles divulgou-se o Simpósio de Gerontologia em que eu e o meu Orientador de Estágio afixamos cartazes em faculdades com cursos na área, no hospital, em clínicas, em lares e em entidades similares, em cafés e organismos públicos, alguns próximos destes locais, e em alguns pontos de Viseu com bastante circulação de pessoas. A distribuição e afixação de cartazes para a Pós-Graduação foi realizada de uma forma discreta nas faculdades do Porto e regiões periféricas, utilizando como critério a existência de cursos afins a esta área e cujos estudantes são o target da formação. Também foram selecionados outros locais frequentados por dos estudantes como cafés, pequenos restaurantes, casas de cópias próximo das faculdades foram locais que evidentemente não foram esquecidos

2.3 - Banca de livros

Por três vezes tive a tarefa de estar numa banca de livros na Escola Superior de Educação, no IPV e no Instituto Piaget. A PsicoSoma, editora de livros técnicos de diversas áreas, teve sempre a preocupação de enquadrar a temática dos livros existentes

37 aos cursos das escolas de ensino superior onde está presente. No sentido de me preparar melhor para a tarefa, procurei ler alguns excertos dos livros, bem como alguns resumos, de forma a conhecer o produto que estava a vender. Sempre tive consciência que não seria uma tarefa fácil em virtude de estar a vender um produto a estudantes que, supostamente, não têm muito dinheiro disponível para adquirirem esse tipo de bens. Esta abordagem também serviu para estabelecer contacto com o público e difundir a marca PsicoSoma junto de muitos que estão no target PsicoSoma. Tentei sempre ser o mais profissional possível não abordar assuntos de grande sensibilidade social como desporto, politica e religião. Em torno da venda, frequentemente estabelecia diálogos com clientes durante 5 ou 10 minutos em que acabávamos por falar de assuntos que não tinham propriamente a ver com o intuito da minha presença. De salientar que não tive a oportunidade de vender muitos livros, todavia dei sempre o meu melhor em prol da PsicoSoma.

2.4 - Pesquisa de contactos e envio de informação

Tendo o meu trabalho recaído em tarefas relacionadas com a segmentação e posterior comunicação aos targets, tive de pesquisar diversos contactos, especificamente para a Pós-Graduação e para o Simpósio de Gerontologia. Quanto à primeira, inicialmente foi feita na internet uma pesquisa de contatos de grandes empresas a operar em Portugal, e depois todos os meus esforços recaíram, em grande parte, na busca de empresas de consultadoria, marketing, gestão, design, e também alguns laboratórios de biologia, consultórios de psicologia e algumas lojas de informática. Relativamente à segunda, foram feitas pesquisas em diretórios de forma a conseguir o contacto de lares e estruturas similares, clínicas de psicologia e ainda serviços vocacionados para o apoio à terceira idade. Depois de conseguido o e-mail de todas essas instituições era enviado uma newsletter com a promoção do evento em questão. De realçar o facto de existirem inúmeras instituições, no âmbito social, que apenas têm disponível a morada e número de telefone, o que dificultou um pouco a minha tarefa. Como existem muitas instituições, e o prazo era reduzido, continuava a pesquisa (anexo 3).

2.5 – Apoio na Organização do Simpósio de Gerontologia

O Simpósio de Gerontologia decorreu na Escola Superior de Educação, tendo tido a presença de uma centena de pessoas, uma subida de 40% comparativamente ao ano anterior. Contou com um cartaz convidativo, com oradores de renome como Daniel

38 Serrão, um guru em anatomia patológica, tendo feito uma extraordinária dissertação sobre o plano neurológico na terceira idade, e Ruy de Carvalho, como ator conhecido, estabeleceu um ótimo dialogo com a plateia acerca da vida na terceira idade. Na minha ótica, foi uma excelente estratégia por parte da PsicoSoma pois Ruy de Carvalho serviu de “âncora”, arrastando inúmeros admiradores ao evento. O auditório esteve cheio, tendo inclusive a PsicoSoma, declinado nos últimos dias, inscrições sob pena de comprometer a qualidade do evento.

Durante este dia prestei o devido apoio à banca de livros, por sinal um dia em que se vendeu muito bem, ajudei na preparação dos coffee-breaks, estive durante algum tempo de sentinela no auditório para prestar apoio em qualquer situação como levar o microfone a algum participante que quisesse colocar questões ao orador, desligar e acender luzes, recebi alguns oradores, entre outras tarefas.

2.6 - Correção de erros nos manuais

Uma prática comum no que concerne à edição de livros é o envio do manual escrito pelo autor ou autora do livro em formato pdf para a PsicoSoma de forma a realizar-se uma inspeção criteriosa sobre qualquer erro que o ficheiro contenha. Podem ser erros ortográficos, de formatação de texto, paginação, a falta de uma ilustração, entre outros erros, de certa forma usuais neste contexto. Foi uma tarefa que realizei pouquíssimas vezes, tendo ocorrido apenas 1 ou 2 dias, pois na época, os meus colegas estavam com bastante trabalho. Depois de assinalados os erros, fazia um printscreen19 do erro, copiava-o para um ficheiro Word para posteriormente ser enviado para o autor do manual (anexo 4).

2.7 - Alterações no back-office do website

Trabalhei bastante no back-office do website nas primeiras semanas de estágio, na medida em que se estava a fazer a transição para o novo website. Numa primeira fase verifiquei todas as hiperligações, erros ortográficos e implementação de botões de desconto. Sem qualquer dúvida que é uma função que dá imenso trabalho. Numa segunda fase trabalhei na loja online do website atualizando o catálogo da loja pois faltavam imensos livros. Esta tarefa consistia em procurar e posteriormente copiar para o back-office todas as informações desde a capa do manual, a sinopse, o autor, o ano de

39 publicação, o preço, o preço com desconto, entre outros parâmetros. Já nos últimos dias do estágio cheguei a publicar no website a abertura de alguns cursos relacionados com a Formação de Formadores (anexo 5).

40

Conclusa o

Com a minha inclusão na esfera psicosomática, e consequente elaboração deste relatório queimou-se um dos poucos cartuxos existentes com vista à finalização da Licenciatura em Marketing. Não há margem para dúvidas que a minha passagem pela PsicoSoma foi bastante benéfica para mim na medida em que pude aplicar alguns conceitos aprendidos na faculdade, como aprender diversos aspetos em que só na prática é que os poderia assimilar.

Com esta passagem pela PsicoSoma, procurei ser sempre útil, empenhando-me para conseguir cumprir, numa primeira fase, os objetivos da empresa e, numa segunda fase os meus objetivos pessoais.

Em função do estágio, penso que a PsicoSoma tem tudo para continuar a crescer uma vez que tem um vasto número de clientes, aborda um sem número de temas de valor, e atuais e tem um posicionamento muito bom no mercado. A sua equipa é composta por criativos, por gente que veste a “camisola” da PsicoSoma. A aplicação da componente neuromarketing parece-me uma ótima tática a relacionar com as suas estratégias vigentes.

A aposta em produtos e serviços de qualidade é a melhor forma de distinção em mercados cada vez mais concorrenciais, criando assim características diferenciadoras. É isto que o seu target exige, por isso, é aquilo que a PsicoSoma oferece, indo sempre ao encontro dos gostos e necessidades dos seus clientes.

Em suma, acabei por estar em contato com áreas as quais não tinha qualquer conhecimento como é o caso do sector livreiro, ou áreas que tinha um conhecimento diminuto como trabalhar no back-office do website, tendo sido sem qualquer dúvida uma mais-valia para mim, levando esses conhecimentos para a vida.

41

Bibliografia

Manuais consultados:

 Gedeão, António (1956). Pedra Filosofal, in Movimento Perpétuo

 Rodrigues, Fernando (2011). Influência do Neuromarketing – Nos Processos de Tomada de Decisão; Editora PsicoSoma

 Rodrigues, Joaquim Vicente (2011). Mercator XXI; Publicações Dom Quixote, XIV edição

Websites consultados:

 Faria, Carlos Alberto “segmentação de mercado”; em Merkatus; <http://www.merkatus.com.br/10_boletim/209.htm> disponível em: 15 de Dezembro de 2013

Apontamentos consultados:

 Felgueira, Teresa (2011/2012) – Dossier de apontamentos da unidade curricular de Gestão de Produtos e Marcas, Instituto Politécnico da Guarda

42

ANEXOS

43

ANEXO 1 - PUBLICAÇÃO NO FACEBOOK E

DIRETÓRIOS

44

46 Bom dia !!

V Simpósio Gerontologia PsicoSoma 12 de Outubro 2013 em Viseu

Veja os oradores presentes neste evento:

- Daniel Serrão - professor de Bioética com “Plasticidade cerebral e protecção do envelhecimento”;

- Ruy de Carvalho, ator, com “Envelhecer de forma ativa e com sucesso”;

- Jacques Houart, Prof. do Dep. de Antropologia da FCT da Universidade de Coimbra com “Pesquisas recentes em dançaterapia: o exemplo do tango e da sua aplicação na gerontologia”;

- Ricardo Pocinho, Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social com “O papel do gerontologo numa sociedade envelhecida”;

47 - Isabel Amorim, Responsável do Núcleo de Braga da Rede Europeia Anti-Pobreza e Filipa Roupar - Município de Terras de Bouro com “Projeto Bem Envelhecer”;

- Inês Carollo com o projeto “Vassouras e Companhias” da JF de São José – Lisboa; - Samuel Lemos e Daniela Gapo com o projeto “Chat Analógico”;

- Joaquim Marujo - professor de Gerontologia com o projeto “Smart Skirting Board®”. Valores Inscrição: 20€ Estudantes:::30€ Profissionais

Infos e Inscrições em

http://simposiogerontologiapsicosoma.wordpress.com/

3.º EDIÇÃO::MAIA::- Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores B- Learning::Apenas 36h Presenciais::Só 99,5*2 Prestações

11 de Outubro...A nossa rede de formadores de TOPO está a crescer...Formadores altamente capacitados e inovadores que irão deixar a sua pisada no Sistema de Formação Profissional Português.

Faça já a sua pré-inscrição em http://www.psicosoma.pt/index.php/formacao/2013-09- 13-14-54-47/item/80-formacao-de-formadores-maia

::MAIA::Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning

Dia 24 Inicia já mais uma corrida ao "Formador de TOPO"...Criatividade e Inovação ao Rubro.

MEGA PROMOÇÃO: Inscreve 3 pessoas e tem 50% desc na tua inscrição. Só 36H Presenciais e por um preço Unico de 99,5Eur*2

Não perca mais tempo e reserve já o seu lugar em

http://www.psicosoma.pt/index.php/formacao/2013-09-13-14-54-47/item/80-formacao- de-formadores-maia

48 ÚLTIMAS Vagas a preço reduzido... Após Novembro o preço aumenta 100 Eur. :: Apenas no PORTO e LISBOA ::

Porquê inscrever-se?

- Uma oportunidade ÚNICA que junta os melhores especialistas nacionais na área... - Aulas presenciais com prática e conhecimento dos equipamentos (Eye Tracking, Facedetect, EEG, EMG, entre outros) explicados pelos especialistas;

- 8 manuais e vídeos EXCLUSIVOS e 3 livros GRÁTIS - Pack de artigos científicos ATUALIZADOS

- Aulas em Laboratório e Observação de experiências reais - Treino de Focus Group Emocionais

- Além de ser "O" tema do futuro no Marketing... tem muitas vantagens de formação!

Dêem um passo para a V. felicidade... arrisquem e sejam felizes! Uma formação à séria com gente séria! Inscrevam-se e partilhem em http://www.psicosoma.pt/index.php/index.php/pos-graduacoes

49

ANEXO 2 – DISTRIBUIÇÃO DE CARTAZES E

FLYERS

51

ANEXO 3 – ARQUIVO DE CONTATOS

53

ANEXO 4 – CORREÇÃO DE ERROS NOS

55

ANEXO 5 – BACK OFFICE DO WEBSITE

Documentos relacionados