• Nenhum resultado encontrado

Tecnologia de produção do sucesso escolar: o “Núcleo”

3 DIFERENÇA DE DESEMPENHO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A

3.5 Tecnologia de produção do sucesso escolar: o “Núcleo”

A secretaria de educação do estado do Ceará contribui com o discurso do mérito escolar em sala de aula exatamente no momento em que institui o NTPPS como um projeto cuja atenção e amplitude nos seus referencias teóricos está voltada para o mérito.

Este projeto obtém uma carga horária de 4 horas/aulas por semana, além de material disponível, capacitação para os professores e mais ainda a atenção e prioridade que foi dada a toda esta disciplina, com a sua ampliação em outras escolas. O discurso dominante da importância das aulas de “Núcleo” na escola pesquisada, acaba por gerar uma consciência que regula as outras consciências, é a forma mais local de produzir as consciências, como afirma Bernstein (1990).

Esse projeto está ancorado nos seguintes pressupostos:

Figura 1 – Competências Socioemocionais

Com relação à finalidade e impacto que o “núcleo” pode ter na construção da ideia de sucesso escolar ou contribuir para isto, cabe entender, como afirma Mota (2016. p. 34), que o núcleo trataria de temáticas relacionadas ao cotidiano dos estudantes, incentivando na prática com a leitura, como as regras da ABNT, e mais ainda com outras ferramentas próprias de seu projeto didático, como é o caso do acesso às músicas e suas letras, aos filmes, entrevistas e outros recursos didáticos.

Então, observa-se como as atividades com o Núcleo detém as disposições para gerar uma crença no sucesso escolar, não à toa que nas entrevistas todos os atores sociais apontam este projeto como tendo uma participação na geração dos resultados internos obtidos pela escola. Nos manuais de professor e aluno do Núcleo, as frases a os planos de aula são visivelmente voltados para o mérito nos estudos e no mundo do trabalho. Neste sentido, as competências socioemocionais trabalhadas pelo projeto estariam na base, ou como “pedagogia” (Bernstein, 1990), que é o Núcleo, ou a menor parte de uma pedagogia ou pedagogema, como aquele que poderá proporcionar aos estudantes uma forma de alcançar o mérito nos estudos e no mundo do trabalho. Ambos os projetos, Núcleo e PDT, são capazes de produzir texto legítimo, uma vez que:

Em relação ao objetivo do NTPPS, o chamado núcleo, incluiria em seu plano curricular alguns princípios e objetivos pedagógicos, tais como a interdisciplinaridade, o exercício da pesquisa científica como ferramenta pedagógica, o trato com as competências socioemocionais, a busca pela elaboração de projetos de vida, bem como a orientação para o mundo do trabalho.(...) a reivindicação e proposição da pesquisa científica escolar como ferramenta pedagógica e, finalmente, a abordagem sobre as diversas dimensões inerentes ao mundo do trabalho são algumas das ações pedagógicas que impactam positivamente no cotidiano escolar e no desempenho dos alunos da Escola. (Simões, 2018, p. 38-39).

Essa relação é possível uma vez que estão ancorados em outro texto legitimado pelo espaço social, isto é o Projeto Político Pedagógico da escola, como ilustra o trecho seguinte:

o que queremos é promover a abertura e sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e das situações de aprendizagem com os muitos contextos de vida social e pessoal, de modo a estabelecer uma relação ativa entre o aluno e o objeto do conhecimento e a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, o conteúdo, suas consequências e aplicações práticas. (apud idem, 2018, p. 35-36, p. 53)

A metodologia do Núcleo e sua base estão voltadas para o mundo do trabalho. Então, quanto a isso, é possível entender a relação apontada por Bernstein (1990) ao falar sobre como esse discurso, ou esse texto, que é o produzido e gerado pelos estudantes, fornece as condições para submissão à crença do mérito, como uma regra embutida num discurso que gera práticas e eventos escolares. De acordo com Bernstein:

a produção textual num dado contexto depende da posse da orientação de codificação específica para esse contexto. Isto significa que os sujeitos têm que ter quer as regras de reconhecimento, isto é têm que ser capazes de reconhecer o contexto, que as regras de realização, isto é têm que ser capazes de produzir o texto adequado àquele contexto. As regras de realização dizem respeito não só à seleção, mas também produção de significados. Os sujeitos têm que selecionar os significados adequados e produzir os textos de acordo com esses significados, mostrando assim um desempenho correto no contexto e demonstrando possuir regras de reconhecimento e de realização. (...)Contudo, para que se verifique a produção do texto, os sujeitos têm também que possuir as disposições socioafetivas específicas do contexto, isto é, têm que ter as aspirações, motivações e valores apropriados. (Morais, Neves; 2007 p. 119)

Ao tratar do sucesso escolar para crianças oriundas das camadas populares, o que também pode ser aplicado para os estudantes em geral dos meios populares, Lahire (2008) mostra que aquele estaria diretamente ligado às configurações familiares e com práticas domésticas de leitura nas quais a organização do meio familiar direcionaria essas práticas de leitura para o sucesso. Ao estabelecer a conexão com as várias áreas do conhecimento e com temas diversos, a metodologia do Núcleo poderia contribuir para a produção do “sucesso escolar” como discurso que ele permite elaborar, mas também como prática reverberados no social, como por exemplo a crença de que as oportunidades são as mesmas para todos e por tanto só dependeria do indivíduo seu êxito na vida social.

No capítulo seguinte, é discutida a forma como os estudantes internalizam as práticas pedagógicas e os discursos pedagógicos produzidos e reproduzidos pela disciplina do Núcleo, uma vez que eles são apropriados pelos estudantes de um modo geral e permitem elaborar um texto, no sentido de Bernstein (1990), palatável de “sucesso individual”, de “sucesso coletivo”, e de “sucesso escolar”.

4 PERCURSOS DISCURSIVOS DO “SUCESSO ESCOLAR” E SUAS FORMAS DE