• Nenhum resultado encontrado

4.1- Passos para Elaboração da Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional vai além de um simples produto ou um procedimento técnico. Assim como outros pesquisadores, entendemos esta tecnologia como o resultado de processos concretizados a partir da experiência cotidiana e da pesquisa, cooperando para o aumento de conhecimentos científicos na construção de produtos materiais, ou não, com a finalidade de provocar intervenções sobre uma determinada situação prática, ou seja, em uma determinada realidade.75

As tecnologias podem se apresentar de diversos tipos, tais como as Tecnologias Educacionais compreendidas como dispositivos utilizados nos processos de ensinar e aprender por educadores e educandos, nos vários processos de educação formal e acadêmica, e Tecnologias Assistenciais que são dispositivos utilizados nos processos de cuidar, aplicadas por profissionais com os usuários dos sistemas de saúde, podendo ser na atenção primária, secundária e terciária.

Alguns autores apontam para o fato de que são realizadas pesquisas em enfermagem que abordam esses tipos de tecnologia fazendo referência quanto à elaboração e validação ou até mesmo avaliação, no entanto ainda não alcançaram um número expressivo (87) na área da enfermagem.76, 77

Optou-se pela elaboração de uma tecnologia educacional (TE) impressa em forma de Manual e um Vídeo tendo o mesmo conteúdo como uma estratégia de ensino- aprendizagem com ênfase na orientação de idosos submetidos à angioplastia e voltada para o autocuidado continuado após tal procedimento.

As tecnologias impressas produzidas, como folders, cartazes, cartilhas, manuais, cadernos de orientação ou apostilas, quase nunca são submetidas a um processo de validação.59

Apesar de estudos que promovem essas iniciativas ainda estejam sendo desenvolvidos sobre tais práticas de validação,1 esta pesquisa ousou em entregar aos idosos submetidos à angioplastia uma TE testada e validada por juízes especialistas e pelos próprios idosos.

91

Na elaboração devida ocorreu o envolvimento, e a integração do enfermeiro com o idoso favoreceu e possibilitou este processo.

A TE produzida terá registro de autoria porque representou a materialidade de ideias e o conhecimento prévio dos idosos sobre o assunto em questão, tendo como resultado a transferência desse conhecimento para outros idosos e quem sabe em outros cenários.

A TE elaborada em forma de manual tem como proposta ser um guia para que os idosos alcancem, de maneira organizada, o conhecimento necessário para o autocuidado após o procedimento de angioplastia. Tem a forma de um livro, não sendo, desta forma, fácil de ser descartada, ficando, assim, guardada com os idosos e sua família para serem consultadas e compartilhadas sempre que for necessário. Este material será distribuído gratuitamente, cooperando no processo de educação em saúde e disseminação do conhecimento.

Nesse sentido, esta TE foi elaborada a partir do conhecimento prévio dos idosos identificados nas entrevistas que ocorreram na 1ª etapa deste estudo.

A tabela 3 pode de forma clara contribuir na identificação desses resultados, visto que foram as falas dos idosos que subsidiaram a elaboração da TE.

Identificamos na pesquisa que 35% dos idosos entrevistados desconhecem os motivos que os levaram a realizar o procedimento de Angioplastia, 25% dizem que a veia está entupida e os restantes relacionam a alguns hábitos não saudáveis que envolvem o uso do cigarro, dietas inadequadas, estresse e o trabalho que exercem.

Identificamos também o desconhecimento sobre a doença que os acometem, já que não sabem de que forma a adquiriram, embora atribuam a causa a alguns fatores de risco, e não conseguem articular tal situação ao somatório dos diversos fatores de risco para a doença cardiovascular.

Fato constrangedor para a equipe de saúde foi este achado: 90% dos idosos entrevistados afirmaram desconhecer o procedimento a que foram submetidos, apenas 10% disseram conhecer.

A falta de informação sobre a angioplastia é um achado relevante para refletirmos em relação à atuação do enfermeiro. Apenas alguns idosos conseguiram falar um pouco sobre o procedimento, porém de forma superficial, mesmo após o idoso ter passado por vários profissionais e ter realizado cateterismo cardíaco antes da angioplastia, ainda assim afirmaram não terem sido informados sobre o procedimento.

92

Referente ao autocuidado, um número significante de idosos relata não saber o que fazer, outros referem cuidados com relação a dietas, medicação. Logo, ficou evidente que os idosos realizam seu autocuidado de diversas formas fazendo dietas com restrições de gordura e sal, sem nenhuma orientação nutricional ou dietética. Alguns continuam fumando ou bebendo mesmo após terem passado pela angioplastia. Tivemos idosos que acreditam que após terem sido submetidos à angioplastia e recebido um stent ficaram curados para sempre, até mesmo de outras doenças crônicas.

Durante a entrevista, pudemos detectar que os idosos desconheciam a indicação dos medicamentos prescritos após a angioplastia, os quais são primordiais o seu uso contínuo, ou até o prazo estabelecido pelo médico da hemodinâmica e o cardiologista que acompanha o idoso. Sendo assim, alguns idosos não faziam uso do clopidogrel ou suspendiam antes do prazo prescrito.

Os idosos acreditam que estilo de vida está relacionado a coisas boas que realizam em benefício próprio e à vida saudável; uns não sabem o que significa; outros percebem como ter acesso à saúde, transporte e lazer.

93

INFORMAÇÕES PARA O AUTOCUIDADO DO IDOSO SUBMETIDO À ANGIOPLASTIA NO HUAP

Os itens eleitos para serem elucidados nesta TE relacionados ao déficit para o autocuidado dos idosos seguiram as seguintes orientações:

1- Que problema de saúde eu tenho para ter que fazer a Angioplastia? 2- O que são Fatores de Risco para Doença Cardíaca?

3- O que é Angioplastia?

4- O que é um stent e como se coloca? 5- Quais são os riscos envolvidos?

6- Orientações para realizar a Angioplastia no HUAP. 7- Cuidados após a Angioplastia.

8- Medicamentos prescritos após a Angioplastia.

9- Na Alta hospitalar - Cuidados com a saúde após a Angioplastia. 10- É possível viver de maneira saudável após a Angioplastia? 11- Quais os cuidados que devo ter após a Angioplastia?

A TE em forma de manual foi elaborada pela pesquisadora com a com o auxílio computacional no programa Word 2003. Após a avaliação da orientadora, o material foi encaminhado para uma gráfica da Universidade Federal Fluminense para ser impresso a fim de que todos os 13 juízes especialistas e os 9 idosos que participaram da 3ª Etapa da pesquisa tivessem cada um o seu exemplar para ser julgado e, posteriormente, validado. Depois da impressão da Tecnologia Educativa, iniciou-se a 3ª Etapa da pesquisa.

94