• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2 ANÁLISE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

4.2.1 Dimensão cultural

4.2.1.1 Tema conhecimento

O tema conhecimento está representado pela infraestrutura disponível no município através dos instrumentos culturais necessários para o desenvolvimento intelectual de sua população, composto pelas bibliotecas públicas, museus, centros culturais e unidades de ensino superior.

Para o tema, o índice ponderado encontrado foi de 0,6528, sendo classificado como nível aceitável de sustentabilidade no presente estudo.

Quanto à hierarquização das prioridades do tema, os atores entrevistados elegeram a seguinte ordem: 1ª. “centros culturais” (peso 0,3161); 2ª. “museus” (peso 0,2767); 3ª. “bibliotecas públicas” (peso 0,2071); e 4ª. “unidades de ensino superior” (peso 0,2001).

A seguir, uma análise da situação de cada indicador na visão dos atores:

 Centros culturais

A disponibilidade de centros culturais propicia o envolvimento da população em atividades culturais e a definição de programas afins, constituindo importante elemento para a formação do cidadão com inserção social, visando à construção de uma sociedade com oportunidades para todos.

Na base de dados secundários, conforme APÊNDICE B, consta um centro cultural para o município de Fagundes, mas este equipamento não é reconhecida pelos atores sociais entrevistados, conforme pode ser percebido na fala do Ator T. Este indicador foi definido

como primeira prioridade para investimento de esforços entre os quatro indicadores do tema “conhecimento”.

“Seria muito importante um centro cultural para ocupar os jovens que por não terem o que fazer vão para os bares beber e até usar drogas” (Ator T).

 Museus

A existência de museus representa o resgate cultural e histórico de um povo, através de objetos e peças que fizeram parte da construção e desenvolvimento da localidade onde vivem. Este instrumento proporciona um link com a história, fortalecendo as bases da sociedade para a incorporação de práticas e comportamentos que valorizem a cultura local.

O indicador representa a segunda maior prioridade da temática conhecimento, denotando o interesse da população em preservar a sua história, necessitando, para tanto, de resgatar e conservar peças importantes.

Existência de museu é mais um indicador da dimensão cultural que aparece nos dados secundários, mas que não é reconhecido pelos atores entrevistados, conforme pode ser constatado nas falas dos entrevistados, sintetizadas na TABELA 2. Nesta tabela verifica-se que 75% dos entrevistados não reconhecem a existência do museu. No entanto, a importância deste instrumento cultural para o município de Fagundes é destacada por 91,7%, percebida nas falas dos entrevistados. Na realidade, o que existe é a “Casa da Cultura”, estabelecimento usado com outras funções, não sendo vista pela população como um museu.

TABELA 2 Percepção dos atores sobre o funcionamento e utilidade de um museu

Percepção dos atores Frequência %

Considera importante para a cultura local 22 91,7

Não reconhece a existência de museu 18 75,0

Sabe que existe o prédio, mas que não funciona 6 25,0

Total de entrevistados 24

Fonte: Pesquisa de campo (2010) - extraído das falas dos atores através da técnica Análise de Conteúdo

Nas falas dos entrevistados percebe-se o descontentamento de alguns atores sobre a reforma de um dos prédios antigos da cidade que deveria abrigar o museu, hoje utilizado como a casa da cultura.

“Já existiu museu aqui, mas modernizaram o prédio deturpando a cultura existente, hoje não tem nada” (Ator D);

[...] modernizaram um prédio antigo que representava a antiguidade da cidade para funcionamento da Casa da Cultura” (Ator E);

 Bibliotecas públicas

O contato com os livros possibilita o acesso a diferentes tipos de informações e conhecimentos, recursos importantes para a formação profissional e pessoal de todo cidadão. A disseminação dessas informações e conhecimentos resulta em benefícios, como o senso crítico da realidade vivenciada e a consciência dos direitos e deveres na sociedade. Com isso, mais oportunidades no mercado de trabalho e maior facilidade para integração e participação na vida em sociedade, o que justifica o relevante papel das bibliotecas públicas como veiculadoras de conteúdos culturais na sociedade.

Ao analisar os equipamentos culturais representados pelos indicadores do tema conhecimento, verifica-se que “bibliotecas públicas” é o único que efetivamente é reconhecido pela comunidade como em funcionamento. Por essa razão o indicador é colocado em terceira prioridade entre os quatro indicadores do tema “conhecimento”. Porém, há preocupação quanto à infraestrutura e à forma de funcionamento, conforme pode ser observado no conteúdo das falas sintetizadas na TABELA 3, contendo alguns pontos que podem servir de sugestões para o aprimoramento deste instrumento por parte dos gestores públicos.

TABELA 3 Contribuições dos atores sociais para a implementação de melhorias nas bibliotecas públicas

Percepção dos atores Frequência %

Pouca frequência por falta de conscientização e/ou incentivo à população para a

leitura 11 45,8

Infraestrutura deficiente ou inadequada 10 41,7

Acervo pequeno ou desatualizado 6 25,0

Quantidade de bibliotecas insuficiente para o lugar 3 12,5

Deficiência de gestão e acompanhamento 3 12,5

Carência de pessoal capacitado para orientação 3 12,5

Total de entrevistados 24

Fonte: Pesquisa de campo (2010) - extraído das falas dos atores através da técnica Análise de Conteúdo

Através dos discursos verifica-se que a providência mais urgente relaciona-se à melhoria funcional do que já existe

“precisa melhorar espaço, qualidade e infraestrutura” (Ator B);

“não tem um trabalho adequado, é muito falho, não é só ler e contar histórias, é preciso ter uma atividade antes e outra depois, ter um acervo bom” (Ator H);

“não está atendendo o suficiente [...] o funcionário acumula atividades [...] uma biblioteca tem que funcionar três expedientes com qualidade e o funcionário tem que gostar do que faz e contribuir com as pessoas que precisam” (Ator O).

 Unidades de Ensino Superior

O acesso da população ao ensino superior é uma das formas mais eficientes de inserção social por proporcionar ao cidadão as condições adequadas para uma projeção de futuro embasada na perspectiva de melhor qualidade de vida.

Apesar do reconhecimento da necessidade de se ter cursos superiores, os atores apontam este indicador como a última prioridade da temática conhecimento. Esta decisão pode ser justificada pela proximidade de Campina Grande, cerca de 30 km em estrada asfaltada, e a disponibilidade de transportes para os estudantes, pela prefeitura. Em Campina Grande existem três universidades públicas e várias faculdades de iniciativa privada.