• Nenhum resultado encontrado

2. Breve história da Lei Seca

2.1.1 Temperance Movement

A Revolução Americana se aproximava e mudanças econômicas e de urbanização eram acompanhadas pelo aumento da pobreza. Havia certo relaxamento na fiscalização da aplicação das leis e aumentavam os problemas associados ao consumo de álcool. Por este motivo, em 1789 um grupo de cerca de duzentos fazendeiros de uma comunidade em Connecticut fundaram uma associação de moderação no uso do álcool. Outras associações similares foram fundadas no Estado da Virgínia, em 1800, e em Nova Iorque, em 1808. A partir da década seguinte outras organizações de moderação foram fundadas em oito estados, algumas de dimensões estaduais. Nascia assim o movimento de moderação, ou temperance movement.

42 A vigilância exercida pelos movimentos sociais, “significa uma adaptação e harmonia dos instrumentos que se encarregam de vigiar o comportamento cotidiano das pessoas, sua identidade, atividade, gestos aparentemente sem importância” Foucault (2004, p.66). Desta forma, nos Estados Unidos os indivíduos se organizaram em sociedades para exercer uma vigilância sobre o comportamento dos demais de forma a evitar a imprevisibilidade das condutas possibilitada pelo uso do álcool. Imprevisibilidade percebida como um mal a ser evitado, posto que um risco para a sociedade.

O temperance movement defendia a moderação, ou limites no uso do álcool, ao invés de abstinência. O movimento ganhava força, porém os líderes superestimaram sua força. Expandiram suas atividades e se posicionaram para defender a observância do Shabat16, e de outros assuntos relacionados à moral. Envolveram-se em lutas políticas internas ao movimento e no início da década de 1820 o movimento não se sustentava mais.

Alguns líderes perseveraram em empurrar a causa para diante. Estes, em 1825, começaram a criticar seus companheiros e cidadãos para que se abstivessem completamente de consumirem bebidas alcoólicas. Em 1826 foi fundada a The American Temperance Society favorecida por um interesse renovado pela religião e pela moralidade. Em 1839, o movimento estimava ter mais de oito mil grupos e um milhão e meio de membros. Em 1839, havia dezoito jornais do movimento de moderação sendo publicados, simultaneamente muitas igrejas protestantes começaram a promover a moderação.

16

A Bíblia menciona em diversas passagens o dever do fiel observar o dia do descanso, o sábado. Segundo a Sagrada Escritura de Judeus, Católicos e Cristãos, o sábado foi o dia em que Deus descansou após criar o mundo físico e por esse motivo os fiéis devem descansar em recordação da obra da criação. Contudo, a Igreja Católica e diversas denominações protestantes guardam o domingo ao invés do sábado.

43 Em 1880 a Women‟s Christian Temperance Union (WCTU) estabeleceu nas escolas e colégios o Departamento de Instrução Científica em Moderação, e estabeleceu uma Superintendente Nacional, Mary Hunt. Ela acreditava que muitos eleitores “devem primeiro ser convencidos que o álcool e outros narcóticos semelhantes são por natureza ilegais, antes deles os declararem ilegal”. Outra mulher, Elizabeth D. Gelok, que ensinava Instrução Científica da Moderação nas escolas e colégios e que era também membro da WCTU junto com Mary Hunt, resolveu usar a legislação para exercer uma coerção moral sobre os estudantes, os quais seriam a próxima geração de eleitores. Este fato fez nascer a idéia de tornar compulsório o ensino de Scientific Temperance Instruction Movement. Próximo do final do século, os esforços de Mary Hunt e Elizabeth e de outros professores provaram ser muito bem sucedidos. Virtualmente todos os Estados Unidos da América tinham aprovado forte legislação ordenando que todos os estudantes recebessem educação contra o álcool. Além disso, a implementação da legislação era fiscalizada de perto por membros determinados e vigilantes do WCTU espalhados por toda a nação.

Escritores sobre o movimento viam o programa compulsório e educação da WCTU como o principal fator que levaria ao estabelecimento da proibição nacional (National Prohibition) com a aprovação da décima oitava emenda à Constituição dos Estados Unidos.

Devido a correlação entre consumo de álcool e violência doméstica – muitos maridos embriagados abusavam dos membros da família – o temperance movemement existia ao lado de vários outros movimentos, especialmente os ligados à defesa dos direitos da mulher. Freqüentemente os mesmos ativistas participavam de vários movimentos.

44 Por décadas a proibição foi vista pelos fanáticos do temperance movement e seus seguidores como uma solução quase mágica para a pobreza das nações, crime, violência, e outros males. Às vésperas do início da prohibition o convite de uma igreja em Nova Iorque dizia: “Deixem os sinos da igreja soar, e sintam o grande regozijo, pois um inimigo foi destruído e a vitória coroa as forças da justiça.” Em júbilo pela vitória, alguns membros do WCTU, anunciavam que tendo trazido à existência a prohibition nos Estados Unidos da América, agora deviam continuar para levar as bênçãos da abstinência para o resto do mundo. O famoso evangelista Billy Sunday dirigindo um funeral simulado para John Barleycorn pregou sobre os benefícios da prohibition. Disse ele: “O reino das lágrimas acabou. As favelas em breve serão apenas uma lembrança na memória. Nós transformaremos nossas prisões em fábricas e nossas cadeias em armazéns e depósitos de milho.”

A Anti-Saloon League sob a liderança de Wayne Wheeler pressiona por resultados políticos e utiliza pressão contra os políticos. Ele não solicitava que políticos mudassem seus hábitos, apenas seus votos na hora de votar a nova legislação. Outras organizações como o Prohibition Party e a WCTU perderam influência para a Anti-Saloon League. Esta mobilizou sua coalizão religiosa para aprovar leis locais e estaduais. Motivada pelo sentimento anti-alemão durante a I Guerra Mundial, em 1918 ela alcançou seu objetivo principal a aprovação da Décima Oitava Emenda Constitucional que estabeleceu a proibição nacional.

Diversas organizações de moderação tiveram um papel essencial na luta pela aprovação da Décima Oitava Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América. Estavam incluídas entre elas: The American Issue Publishing House; The American Temperance Society; The Anti-Saloon League; The British Women‟s Temperance Association; The Catholic Total Abstinence Union of América; The Committee of Fifty; The Daughters of Temperance; The Department of Scientific Temperance Instruction; The Flying Esquadron of America; The Independent Order of Good Templars; The Knights of Father Matthew; The Lincoln Lee Legion; The

45 Methodist Board of Temperance, Prohibition, and Public Morals; The National Temperance Society and Publishing House; The Prohibition Party; The Scientific Temperance Federation; The Sons of Temperance; The Templars of Honor and Temperance; The Abstinence Society; The Woman‟s Christian Temperance Union; The National Temperance Council; The World League Against Alcoholism.

Documentos relacionados