• Nenhum resultado encontrado

4.4 Questionamentos humanísticos da administração

4.4.2 Teoria das relações humanas

A teoria originou da experiência de Hawthorne, concebida por Elton Mayo, os três pontos de base para a produção da Teoria das Relações Humanas foram:

40  Humanização e democratização da administração, colocando de lado a

severidade existente.

 Desenvolvimento das ciências humanas, notavelmente percebido pela psicologia.

Os resultados da experiência de Hawthorne deixaram duvidas de quanto é adequável a Teoria Clássica.

Com a Teoria das Relações Humanas foi imposto uma maior importância a natureza do homem. Foi notado que as características individuais de cada um influenciam no ambiente de trabalho. Percebe-se que as relações pessoais que existem dentro das organizações têm de receber um cuidado especial.

De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, porque esperam dele a mesma capacidade de influenciar seus liderados, para que os mesmos possam desempenhar suas funções, motivados e em busca de qualidade.

Outro fator importante é entender que os grupos sociais formados dentro das organizações possuem regras informais e próprias, sendo que tais mecanismos influenciam no desempenho dos colaboradores, não podendo, dessa forma, ser ignorados.

(Chiavenato, 2014, p. 104) A teoria Clássica pretendeu desenvolver uma nova filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho fossem as preocupações básicas do administrador. Todavia, apesar da hegemonia da Teoria Clássica e do fato de não ter sido questionada por nenhuma outra teoria administrativa durante as quatro primeiras décadas do século XX, seus princípios nem sempre foram aceitos, Em um pais democrático como os Estados Unidos, os trabalhadores e sindicatos passaram a visualizar e interpretar a Administração Cientifica como um meio sofisticado de exploração dos empregados a favor dos interesses patronais.

Com a Teoria das Relações Humanas uma nova perspectiva adentrou as organizações, porque agora falava-se em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo e etc.

O que tinha importância antes como autoridade, hierarquia, racionalização, do trabalho, departamentalização, princípios gerais da administração e etc. ficaram no passado ou começaram a ser questionados, é tipo o reverso de uma situação, agora o engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e também ao sociólogo. Os

41 métodos e as maquinas perdem seu posto de primeiro lugar para a dinâmica de grupo, porque na verdade torna-se uma era de preocupar-se com o ser humano, sabendo que ele está bem, tudo vai funcionar, se estiver satisfeito com o ambiente de trabalho, com as atividades que está exercendo, com os colegas, com o salário, as coisas começam a fluir, essa importância se fez necessária, porque muitas pessoas não gostam do que fazem no trabalho e com a ajuda de profissionais direcionados para atender este tipo de demanda, fica mais fácil selecionar e colocar os profissionais direcionados corretamente em seus lugares. Quando o colaborador trabalha satisfeito, tudo funciona, não precisa nem ter a preocupação com as metas, porque os próprios funcionários fazem questão de atingi-las no prazo certo.

Figura 4.4.2.1 – Funcionários felizes

Essa revolução na administração começou em meados da Segunda Guerra, onde ressaltava a democracia da administração, om destaque nas tarefas e na estrutura agora é voltada para a importância e o valor das pessoas nas organizações. Com a Teoria das relações humanas nasceu uma nova opinião sobre a natureza do homem, baseada em:

 Os trabalhadores são pessoas sociais, que tem sentimentos e precisam ser respeitados, a forma de comportar- se no trabalho resulta em fatores motivacionais.

 Pessoas são motivadas por necessidades humanas, algumas pessoas pelo fato de estarem trabalhando em um lugar com pessoas que lhe satisfazem, faz

42 com que trabalhem com afinco, outras não conseguem interagir com a equipe, prejudica seu trabalho e dos colegas também, porque nem um nem outro se sente à vontade.

 O comportamento dos grupos sociais é influenciado por um estilo de supervisão e liderança, os colaboradores quando sentem que existe uma parceria entre eles e seus superiores, o trabalho geralmente flui bem e quase nunca algum erro acontece, é o fator bem estar, se sentir bem, com o trabalho e com os demais colaboradores.

 Experiência de Hawthorne

Ele teve o mérito de apresentar uma recompensa salarial que mesmo sendo um valor justo e generoso, não é um fator decisivo para a que o colaborador trabalhe satisfeito, talvez porque não seja a atividade que sempre quis ter desde a infância. Elton Mayo classificou que o ser humano não trabalha por salários altos, mas por recompensas sejam elas sociais ou simbólicas.

 Necessidades humanas básicas

A teoria das relações humanas descobriu a existência das relações humanas básicas. O comportamento humano às vezes foge de seu controle e isso acontece por alguma causa ou motivo, certas atitudes acontecem de forma consciente ou inconsciente e são levadas a um determinado comportamento. Quando se sente motivada a pessoa tem um comportamento que irradia felicidade por onde passa, deixa um clima de alegria e satisfação, mesmo as vezes que o trabalho seja árduo e deixe a pessoa cansada, só o fato de sentir prazer no que está realizando, isso a faz feliz.

O homem sempre tem a necessidade de alguma coisa, quando satisfaz alguma coisa, logo surge outra em seu lugar, sempre. A necessidade faz parte do comportamento humano, talvez seja um pouco de adrenalina, ele busca sempre algo para estar a procura para ter uma realização, quando satisfaz uma, logo em seguida procura outra para se satisfazer.

 Necessidades Fisiológicas

São as necessidades primarias que todos nos seres humanos temos, e elas são vitais para a nossa sobrevivência, são inativas e instintivas, essas necessidades também são comuns aos animais, as principais necessidades são a alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, de um lar, se proteger contra possíveis

43 perigos. Se uma pessoa tem fome ela procura alimento, mas se come regularmente, ela deixa de ser uma motivação.

 Necessidades Psicológicas

São necessidades secundarias e exclusiva dos homens em geral, no decorrer da vida nós aprendemos que devemos nos resguardar de alguma forma, que respeitem o nosso espaço, nosso corpo e etc. As principais necessidades psicológicas são:

Figura 4.4.2.1 - Teoria das Necessidades.

- Necessidade de segurança intima: A pessoa se autodefende e procura proteção contra qualquer perigo que possa vir a ter, por ameaça ou algum tipo de privação. Tenta se conduzir a algum espaço que se sinta seguro e tranquilo.

- Necessidade de participação: É uma necessidade de interagir com outras pessoas, de fazer parte de um grupo, é onde vai ter oportunidade de conversar, trocar ideias, se divertir. A pessoa

44 sente essa necessidade do calor humano de se comunicar, de se expressar, de ouvir e ver outras pessoas.

- Necessidade de autoconfiança: Decorrente de auto avaliação e auto apreciação, é a forma de como a pessoa se vê, de como se avalia, de como ela considera a si mesma.

- Necessidade de afeição: É a necessidade de dar e receber carinho, afeto, atenção e amor.

- Necessidade de auto realização: São necessidades oriundas da educação e cultura, desde crianças aprendemos que temos de estudar para no futuro obter nossas conquistas, todos temos sonhos e um dia queremos realiza-lo.

 Ciclo Motivacional

O comportamento humano sempre tem algum tipo de motivação, seja ele na escola, seja no esporte, seja na sedução, seja no aspecto de conquista daquele emprego desejado. Nós precisamos dessas necessidades para que possamos ter motivação, é o que nos faz acordar todos os dias com a esperança de ter um belo dia, de ir para um trabalho que vai geral satisfação.

O conceito de ciclo motivacional é o seguinte: o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade. Então essa necessidade provoca um estado de tensão para substituir o estado de equilíbrio anterior.

 Frustação e compensação

A satisfação das necessidades não e sempre alcançada, por existir uma barreira ou algum obstáculo que impeça de alcançar seu objetivo, quando isso acontece ocorre a frustação da necessidade, o ciclo motivacional pode ter uma terceira solução.

Documentos relacionados