• Nenhum resultado encontrado

Para terminar, clique em OK na caixa de diálogo Keyboard Shortcuts e, de pois, novamente em OK na caixa de diálogo Options.

L OCALIZAR UM ITEM NO E XPLORADOR DE PROJETO

8) Para terminar, clique em OK na caixa de diálogo Keyboard Shortcuts e, de pois, novamente em OK na caixa de diálogo Options.

1.4.12 RREEPPEETTIIRR AA ÚÚLLTTIIMMAAAAÇÇÃÃOO

Para repetir a última ação, pressione Enter ou escolha a opção Repeat no menu do rato. Contudo, é necessário ter em conta que nem todas as funções podem ser assim repetidas. No menu do rato, observe que a opção Repeat indica, ente parênteses retos, a função que será repetida (figura 1.28), podendo esta não ser a última acionada. As fun- ções de edição que dependem do contexto da seleção de objetos, as funções de gestão de ficheiros e as funções de visualização, entre outras, não podem ser repetidas da forma descrita.

F

A

APPRREESSEENNTTAAÇÇÃÃOODDOOPPRROOGGRRAAMMAA 35

1.5

RREECCOORRRREERRÀÀ

AAJJUUDDAA

A ajuda prestada pelo REVIT, diretamente no ecrã, constitui o método mais

rápido de obter informação sobre o seu funcionamento enquanto trabalha com o pro- grama e pode revelar-se útil a todos os utilizadores, mesmo aos mais experientes.

Para localizar ajuda sobre um tema específico, digite uma palavra ou frase (em inglês, no pressuposto de que a versão do programa que utiliza tem por base essa língua) no campo de pesquisa da barra InfoCenter (ver figura 1.18) e, em seguida, clique no ícone dos binóculos situado imediatamente à direita ou pressione Enter.

Para obter ajuda sobre a função correspondente a uma caixa de diálogo que se encontra aberta, pressione a tecla F1. Nas caixas de diálogo que apresentam um botão

Help (Ajuda), terá de clicar nesse botão para obter ajuda adaptada ao contexto.

Em alternativa, para abrir a janela de ajuda e aí procurar o tópico que deseja consultar, pressione a tecla F1 ou clique no ícone situado na barra InfoCenter, que apresenta um ponto de interrogação (?).

Qualquer que seja o modo como recorre à ajuda do programa, será acionado automaticamente o Explorador Web que estiver a ser usado por omissão, pois a ajuda predefinida do REVIT tem por base conteúdos localizados na Web.

Caso não possua uma ligação à Internet, a ajuda terá por base a documentação arquivada no seu computador aquando da instalação do programa, sem acesso a atua- lizações posteriores introduzidas pelos utilizadores, mas, dado o formato dessa docu- mentação, a sua consulta será igualmente realizada através do uso de um Explorador

Web.

A janela de ajuda (figura 1.29) terá um aspeto diferente consoante seja online ou

offline, mas, em qualquer dos casos, pode aceder aos diferentes temas através da seleção

de um tópico numa estrutura em árvore ou usar o campo de pesquisa para localizar mais rapidamente todos os tópicos relativos à palavra ou frase que serve de base a essa pesquisa.

Quando já não necessitar da ajuda, poderá fechar a respetiva janela ou mantê-la minimizada, de modo a poder consultá-la rapidamente e em qualquer momento. Como a apresentação da ajuda depende de uma aplicação externa, o encerramento do REVIT não

R

REEVVIITT2200115 5& &REREVVIITTLLTT 22001155 –– CUCURRSSOOCCOOMMPPLLEETTOO

36

F

FIIGGUURRAA11..2299––Janela de ajuda online

1.6

CCOONNFFIIGGUURRAARROOAAMMBBIIEENNTTEE

DDEE

TTRRAABBAALLHHOO

A configuração do ambiente de trabalho refere-se ao controlo de um conjunto de opções que afetam o funcionamento do programa e que são independentes do projeto que se encontra ativo.

Para aceder a essa configuração, clique no botão Options situado na base do menu da aplicação (ver figura 1.6), sendo aberta a caixa de diálogo com o mesmo nome. Aí, proceda às regulações necessárias e, para terminar, clique em OK.

Nos próximos tópicos descrevem-se as regulações mais importantes a ter em conta. A configuração do cubo de visualização (separador ViewCube) e a da roda de

navegação (separador SteeringWheels) são abordadas no capítulo Manipular Vistas.

1.6.1 AAVVIISSOODDAANNEECCEESSSSIIDDAADDEEDDEEGGRRAAVVAAÇÇÃÃOODDEEFFIICCHHEEIIRROOSS

No campo Save reminder interval do separador General da caixa de diálogo da função Options (figura 1.30), pode regular o intervalo correspondente ao aviso da necessidade de gravação dos ficheiros de trabalho, entre 15 minutos a 4 horas (sendo o valor predefinido correspondente a 30 minutos), ou optar por desligar a apresentação do

A

APPRREESSEENNTTAAÇÇÃÃOODDOOPPRROOGGRRAAMMAA 37

aviso (None). Tenha presente que, em qualquer dos casos, o programa não procede à gravação automática, tratando-se apenas de um aviso. Assim, o utilizador necessita sempre de acionar manualmente a gravação.

F

FIIGGUURRAA11..3300–– Regulação do intervalo correspondente ao aviso da necessidade de gravação dos ficheiros de trabalho

1.6.2 EESSCCOOLLHHAADDAA DDIISSCCIIPPLLIINNAA PPRREEDDEEFFIINNIIDDAAEEMMNNOOVVAASSVVIISSTTAASS

No campo Default view discipline da área View Options do separador General da caixa de diálogo da função Options (figura 1.31), altere, quando necessário, a disci- plina a ser atribuída a novas vistas (o valor predefinido é escolhido aquando da instala- ção do REVIT).

F

FIIGGUURRAA11..3311––Escolha da disciplina predefinida em novas vistas

Qualquer que seja a escolha indicada neste campo, a disciplina de uma vista pode ser alterada em qualquer momento a partir das suas propriedades individuais (para mais informações sobre este assunto, consulte o tópico Regular a disciplina de uma vista no capítulo Manipular Vistas).

1.6.3 IINNTTEERRFFAACCEE

No separador User Interface da caixa de diálogo Options, pode regular diversas opções relativas à interface do programa, tal como se descreve nas figuras 1.32 e 1.33.

R

REEVVIITT2200115 5& &REREVVIITTLLTT 22001155 –– CUCURRSSOOCCOOMMPPLLEETTOO

38

F

FIIGGUURRAA11..3322–– Opções de configuração da interface do programa

F

FIIGGUURRAA11..3333–– Configuração do comportamento dos separadores da Ribbon

1.6.4 GGRRÁÁFFIICCOOSS

Caso a placa gráfica do seu computador não conste da lista de placas gráficas testadas com o programa, o separador Graphics da caixa de diálogo Options afixa um aviso nesse sentido, como se ilustra na figura 1.34.

Tal não significa que a sua placa gráfica não suporta o funcionamento do REVIT,

mas apenas que não é reconhecida.

O separador Graphics da caixa de diálogo Options afixa igualmente diversas opções de configuração do comportamento gráfico do programa, tal como se descreve na figura 1.35.

Tema ativo (influencia a cor das seguinte barras: títulos dos separadores da Ribbon, Quick

Access Toolbar e InfoCenter)

Escolha da ação a realizar quando é efetuado um duplo clique com o cursor do rato por cada género de objeto

Controlo da apresentação de legendas identificadoras de ícones e de objetos Apresentação da janela dos

ficheiros recentemente abertos (ver figura 1.4) Escolha das ferramentas a

ocultar da Ribbon (não disponível no RE V I T L T )

Na seleção de objetos, colocar ativo automaticamente o separador Modify Comportamento dos separadores

da Ribbon depois de desselecionar objetos ou terminar uma função num projeto (In the

project environment) ou no

editor de famílias (In the family

editor): manter o separador Modify ativo (Stay…) ou repor o

separador que se encontrava ativo antes da ação (Return…)

A

APPRREESSEENNTTAAÇÇÃÃOODDOOPPRROOGGRRAAMMAA 39

F

FIIGGUURRAA11..3344–– Aviso sobre o não reconhecimento da placa gráfica do computador

F

FIIGGUURRAA11..3355––Opções de configuração do comportamento gráfico do programa

Por predefinição, a cor de destaque dos objetos selecionados (azul escuro), definida no parâmetro Selection, é igual à cor de destaque dos objetos apontados, definida no parâmetro Pre-selection, o que dificulta a diferenciação entre os dois estados, quando se trata de linhas ou de textos.

Aceleração gráfica por hardware

Inverter a cor (branco/preto) do fundo da área gráfica Cor dos objetos selecionados

Otimização da representação gráfica aquando do uso de operações de navegação numa vista (exemplos: Zoom e Pan)

Tamanho do texto das cotas afixadas temporariamente Fundo das cotas afixadas

temporariamente (transparente ou opaco) Cor dos objetos apontados

Cor dos objetos assinalados em alertas

Aplicação de transparência aos objetos selecionados Melhoramento da definição de linhas oblíquas

Controlo da definição de linhas oblíquas por vista ou com efeito global em todas as vistas

R

REEVVIITT2200115 5& &REREVVIITTLLTT 22001155 –– CUCURRSSOOCCOOMMPPLLEETTOO

40

Assim, recomenda-se a escolha de outra cor (como o vermelho, que se distingue bem do preto e do azul) para o destaque dos objetos selecionados (ver figura 1.35). A opção por outra cor, que não o azul, para esse efeito, permite ainda a fácil identificação do texto, que pode ser diretamente editado pelo utilizador em famílias de etiquetas ou de folhas de desenho (sempre apresentado na cor azul) aquando da seleção de um objeto de uma dessas categorias.

No que se refere ao tamanho do texto das cotas afixadas temporariamente (parâmetro Size), recomenda-se alterar a altura predefinida (8) para 10 ou 11 pontos, de forma a facilitar a leitura dos valores deste género de cotas.

1.6.5 LLOOCCAALLIIZZAAÇÇÃÃOODDOOSSFFIICCHHEEIIRROOSS

No separador File Locations da caixa de diálogo Options, pode definir os mode- los de projeto (Project Templates) predefinidos (ficheiros do tipo RTE), bem como o caminho das pastas que o programa usa para determinados fins, tal como se descreve na figura 1.36.

F

FIIGGUURRAA11..3366–– Especificação dos caminhos dos locais mais usados pelo programa

Recomenda-se vivamente que edite a lista de Templates de projeto predefinidos, de forma a poder rapidamente iniciar cada novo projeto segundo uma base ajustada ao tipo de projeto em questão, o que lhe permitirá otimizar o tempo despendido em cada

Lista dos modelos de projeto (Project

Templates) predefinidos

Pasta predefinida nas caixas de diálogo de gestão de ficheiros Localização da pasta onde se encontram arquivados os Templates de famílias (ficheiros do tipo RFT)

Pasta predefinida nas caixas de diálogo de importação de nuvens de pontos (assunto não abordado neste livro) Acrescentar um novo Template à lista

Alterar a ordem de listagem dos Templates quando esta é apresentada ao utilizador (ver figura 1.4)

A

APPRREESSEENNTTAAÇÇÃÃOODDOOPPRROOGGRRAAMMAA 41

trabalho. O Template que prevê ser o mais utilizado deverá ocupar o primeiro da lista, pois será o proposto pelo programa sempre que utilizar a função New para iniciar um novo projeto (mais informações sobre o assunto no capítulo Iniciar um Novo Projeto).

A utilização de mais do que um Template pode depender de várias razões, nome- adamente a necessidade de personalizar esse modelo em função do tipo de projeto (habitacional, comercial, fabril, etc.) ou da disciplina correspondente (Arquitetura, Estru- turas, etc.).

Documentos relacionados