• Nenhum resultado encontrado

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – professora

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Ilmo(a). Sr(a). Professor (a): ____________________________________________________ Instituição: __________________________________________________________________

Você está sendo convidado/a para participar da pesquisa “JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)”, que será realizada por mim, Jéssica de Brito, como parte dos estudos do curso de Mestrado em Educação em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob orientação da Professora Dra. Cármen Lucia Brancaglion Passos. O objetivo da pesquisa é analisar se os jogos poderão contribuir (ou não) no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos no primeiro segmento da EJA.

Você foi selecionado para participar dessa pesquisa porque atende aos seguintes critérios de seleção: É professor/a que ministra aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no primeiro segmento do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade onde será realizada a pesquisa. Sua participação não é obrigatória e qualquer momento você poderá desistir e retirar o seu consentimento. A recusa na participação não trará nenhum prejuízo em sua relação com a pesquisadora ou com a escola na qual você trabalha.

O processo de coleta de dados envolverá as seguintes etapas:

a) Observações de suas aulas para acompanhar a sua prática quanto ensino de Matemática;

b) Audiogravações de Entrevistas semi-estruturadas com você durante o período de acompanhamento das aulas com o objetivo de compreender as opções didáticas empreendidas. Essas entrevistas serão posteriormente transcritas pela própria pesquisadora;

c) Filmagens das aplicações de jogos – juntamente com você - para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos a partir de um trabalho colaborativo a fim de verificar se os jogos poderão (ou não) ser um potencializador e facilitador do processo de ensino e de aprendizagem aos alunos dessa modalidade de ensino. Além disso, você, como docente, será convidado/a para participar de encontros reflexivos com a pesquisadora. Pretendemos nesses encontros analisar as situações filmadas durante as aulas em relação aos jogos, buscando identificar as aprendizagens matemáticas dos estudantes. Será discutida a viabilidade da utilização dos jogos para o ensino de conteúdos matemáticos aos alunos dessa modalidade de ensino. Essas discussões serão registradas no diário de campo da pesquisadora, além de serem gravadas em vídeo e áudio para posterior análise.

Quanto ao sigilo da pesquisa, nenhuma outra pessoa além dos pesquisadores poderá conhecer qualquer informação que temos sobre você como professor/a sem sua autorização. As gravações e informações podem ser usadas para a avaliação da pesquisa, membros do Comitê de Ética podem revisá-las. Você terá o direito de acesso a seus dados a qualquer momento. Pretendemos arquivar esses dados em um banco de dados protegido sob responsabilidade do

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

126 pesquisador principal para que possam ser utilizados em outras pesquisas que sejam registradas no Comitê de Ética em Pesquisa (COEP). Caso você queira que os dados coletados sejam destruídos ao final da pesquisa, a pesquisadora tratará de cumprir essa ação.

Esclareço ainda que todo material coletado será utilizado única e exclusivamente para fins dessa pesquisa. As identidades pessoais do(a) entrevistado(a) serão mantidas em sigilo, não sendo reveladas em momento algum, inclusive, nos documentos de divulgação dos resultados da pesquisa.

Benefícios: O estudo implica em benefícios aos participantes e demais envolvidos com

a área da educação, pois busca a compreensão sobre a possibilidade (ou não) do jogo ser um tipo de metodologia de ensino para que o/a docente da EJA possa ensinar Matemática a seus alunos. Além disso, os benefícios, em participar, das aulas filmadas é individual e difuso para os seus alunos. O benefício individual ocorre porque os participantes observados realizam as atividades com maior empenho e dedicação. O benefício difuso ocorre porque a turma como um todo se torna mais bem comportada e dedicada às aulas e esse comportamento favorece a aprendizagem. O benefício em participar das entrevistas atinge você, como entrevistado, que participará também durante as aplicações das atividades. Você também assistirá aos vídeos produzidos durante as aplicações de jogos para o ensino de Matemática na EJA juntamente com a pesquisadora. Você, ao assistir as gravações em vídeo junto com a pesquisadora, poderão discutir as estratégias desenvolvidas e os elementos observados nesses vídeos que serão discutidos em encontros reflexivos conforme sua disponibilidade. Há a oportunidade de reflexão: sobre suas ações e da pesquisadora a partir das aplicações dos jogos aos alunos da EJA, e das entrevistas com você, como docente, dessa modalidade de ensino.

Riscos: os riscos que envolvem a realização de gravações em vídeo de aulas regulares

se caracterizam pelo incômodo e constrangimento de que os participantes (você e seus alunos) se sintam tensos e vigiados. Para que não se sinta vigiado/a ou incomodado/a com a presença de câmeras e gravadores em sala de aula, procurar-se-á instalar e operar os equipamentos de modo discreto. Caso haja perturbação no ambiente natural em que se encontra lhe comprometa e também interfira na aprendizagem de seus alunos, seu relacionamento com os pares ou os coloque em situação de constragimento, a pesquisa ou alguns dos procedimentos metodológicos serão interrompidos. Isso inclui até mesmo desligar os equipamentos e apagar gravações em audio vídeo já realizadas. Também assumimos o compromisso de restringir acesso aos dados de pesquisa.

Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para ampliar a visão que temos hoje com relação a esse tema e fomentar novas reflexões a respeito de diferentes processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Os resultados da pesquisa poderão tornar-se públicos por meio de dissertação (produto final da pesquisa), artigos científicos divulgados em congressos, encontros, simpósios e revistas especializadas. Ao término da pesquisa, uma versão da dissertação de Mestrado será entregue na escola e, se for de conveniente, serão apresentados os principais resultados a todo corpo docente.

Você receberá uma cópia deste termo onde consta o telefone e o endereço dos pesquisadores, podendo tirar suas dúvidas sobre o projeto e participação, agora ou a qualquer momento.

_____________________________________ Professora Doutora Cármen Lúcia Brancaglion Passos

Orientadora da Pesquisa Telefone: (16) 3351-8662 e-mail: carmen@ufscar.br _____________________________________ Jessica de Brito Mestranda em Educação Telefone: (16) 3372-9208 ou (16) 8809-81902 e-mail: debrito_jessica@yahoo.com.br

O pesquisador me informou que o projeto foi aprovado pelo comitê de ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar que funciona na Pró-Reitoria de Pós-Graduação em

127 Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada naRodovia Washington Luiz, Km 235 – Caixa Postal 676 – CEP 13.565 – São Carlos – Brasil

Telefone (16) 3351-8110. Endereço eletrônico:cephumano@power.ufscar.br

Eu, __________________________________________, declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios de minha participação e concordo em participar.

São Carlos, ____de_______________de_______.

_____________________________________________ Assinatura do Participante da Pesquisa

128