• Nenhum resultado encontrado

Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário, de uma pesquisa educacional. Você está sendo consultado sobre a autorização, a título gratuito, para o uso das informações que serão fornecidas através de uma entrevista. Após ser esclarecido(a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar ser entrevistado, como parte desse estudo, assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é da pesquisadora responsável pela pesquisa.

Em caso de recusa você não será penalizado(a) de forma alguma. Você poderá retirar esse consentimento a qualquer momento sem qualquer penalidade. Em caso de dúvida você pode procurar o Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da Universidade Federal de Minas Gerais pelo telefone (31) 3499 4592 ou pelo endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627 – Unidade Administrativa II - 2º andar – Sala: 2005 - Campus Pampulha Belo Horizonte - MG - Cep: 31270 901. O COEP trata-se de um grupo de pessoas com conhecimentos científicos e não científicos que realizam a revisão ética inicial e continuada do estudo de pesquisa para o mantê-lo seguro e proteger seus direitos.

Título do Projeto: ENADE – CONTRIBUIÇÕES, AVANÇOS E LIMITES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Pesquisadora Responsável: Viviane Aparecida Rodrigues (Mestranda) Telefones para contato: (31) 3456-5467 – (31) 8614-4025

Orientadora da Pesquisa: Prof. Dra. Maria do Carmo de Lacerda Peixoto Telefones para contato: (31) 3499 5516

Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627, Reitoria/sala 5028 – Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG – Cep: 31270 901

Referências adicionais sobre os pesquisadores podem ser obtidas com o Prof. Dr. Antônio Tarciso Borges, coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, pelos telefones (31) 3499 4952/ (31) 3499 4947.

Como é do seu conhecimento, está sendo implementada no Brasil política de avaliação da educação superior, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Por meio desse sistema foi introduzida uma série de medidas, com o objetivo central de realizar de forma integrada a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES representa um marco importante na história da avaliação da educação superior brasileira, pois pela primeira vez a mesma adquiriu um caráter sistêmico, no qual se estabelece uma integração entre os espaços, os momentos e os diferentes instrumentos de avaliação e de informação em busca de uma concepção de avaliação global e única.

Por se tratar de um sistema amplo, com a adoção de vários instrumentos avaliativos, o presente estudo irá abordar especificamente o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que se constitui num instrumento de avaliação da formação dos estudantes de graduação. É importante a realização de um estudo que analise qual a sua contribuição para avaliar o impacto da passagem dos estudantes pelo curso de graduação. Assim sendo, o objetivo desse estudo é:

Analisar o ENADE como instrumento de avaliação da formação do estudante de graduação, tendo como referência os resultados obtidos em 2004,2005 e 2006 pelos cursos de graduação da UFMG.

Parte-se da hipótese que os indicadores/ dados disponíveis sobre o resultado do ENADE, permitem que as instituições de ensino superior avaliem a sua real contribuição para a formação dos estudantes. Tomando como referência os resultados obtidos pelos cursos de graduação, busca-se realizar uma análise do desempenho alcançado pelos cursos de graduação da UFMG, no intuito de mapear a contribuição do exame para o aperfeiçoamento dos mesmos. Visando atender ao objetivo definido no estudo foram selecionados treze cursos de graduação da UFMG que foram avaliados no ENADE 2004, 2005 e 2006.

Trata-se de um estudo em que a pesquisa documental caracteriza-se como um importante meio para a compreensão dos resultados. Será realizada uma análise dos documentos oficiais disponíveis sobre o resultado do ENADE, no intuito de analisar comparativamente o desempenho dos cursos da UFMG.

Visando ampliar a compreensão sobre a função e importância do ENADE para avaliação dos estudantes de graduação serão realizadas entrevistas com os coordenadores(as) dos cursos de graduação e com o coordenador do setor de avaliação da PROGRAD/UFMG, que se constituem como um instrumento complementar na coleta de dados sobre o ENADE.

Comprometemo-nos a manter todo cuidado em respeitar sempre a rotina do trabalho do local, a autonomia das instituições, a confiabilidade das informações recebidas, minimizando ao máximo tais interferências. Na análise do material coletado será assegurado o sigilo sobre a identidade dos participantes e a garantia de que as informações não serão utilizadas de modo a prejudicar pessoas, inclusive em termos de auto-estima e prestígio. É também por essa razão, que cada pessoa envolvida diretamente está sendo consultada e convidada a dar seu consentimento.

A participação, como em toda pesquisa, é totalmente voluntária, sendo total a liberdade para aceitar e, mesmo, desistir no correr do processo em colaborar na pesquisa ora proposta. Poderemos fazer gravações de imagens e de voz de algumas atividades, motivo pelo qual solicitaremos também autorização para isso.

A devolução dos resultados da pesquisa ocorrerá após a conclusão do trabalho e sua apresentação para a banca examinadora. A pesquisadora se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos antes e durante o processo.

O início previsto para as atividades dessa pesquisa é julho de 2007, estando as atividades de campo previstas para ocorrer entre os meses de outubro e novembro deste mesmo ano.

______________________________________

Assinatura da Orientadora da Pesquisa Prof. Dra. Maria do Carmo de Lacerda Peixoto E-mail: mcarmo@reitoria.ufmg.br

Telefone: (31) 3499 5516

Universidade Federal de Minas Gerais Reitoria – Sala 5028

Av Antônio Carlos, 6627 - Cep 31.710 180 Belo Horizonte - Minas Gerais

_________________________________________

Assinatura da Pesquisadora Responsável Viviane Aparecida Rodrigues

E-mail: vaprodrigues@yahoo.com.br Telefone: (31) 3499 5309

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação – Sala 405 Av Antônio Carlos, 6627 - Cep 31.710 180 Belo Horizonte - Minas Gerais

Documentos relacionados