• Nenhum resultado encontrado

Na data, hora e local estipulado, a pesquisadora aguardou e se apresentou ao sujeito da pesquisa. Após a apresentação, descreveu o procedimento de pesquisa e o

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ver anexo 2) foi entregue ao sujeito em

duas vias de igual teor, assinadas pelo pesquisador e pelo responsável institucional da pesquisa. Cada ponto desse documento foi lido, explicado e discutido, com o objetivo de esclarecer todas as questões e dúvidas do sujeito. Caso o estudante aceitasse participar da pesquisa, ele assinava o documento indicando estar de acordo com o procedimento descrito no corpo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este documento incluiu as informações necessárias e requeridas como objetivos, procedimentos, sigilo e formas de proteção da identidade, riscos, possibilidade de desistência posterior, formas de contato com o pesquisador, conforme aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, processo no. 68/2005 (ver anexo 3).

Mesmo depois que o sujeito assinasse o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a pesquisa, era respeitado, caso apresentasse o desejo de retirar o registro do estudo. Para isto, foi utilizado o Termo de Desistência de Participação em Pesquisa conforme aprovação citada anteriormente (ver anexo 4).

Entrevista

As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro semi-estruturado. A duração da entrevista foi em média de uma hora. Por último foi realizado o debriefing11.

A constituição do roteiro da entrevista para esse estudo se deu a partir de outras três entrevistas. Duas realizadas em dois estudos sobre evasão na Universidade, por pesquisadores da psicologia da educação (Rodrigues, 2004; Cunha e cols., 2001). Os itens escolhidos e adaptados para essa entrevista foram os que estiveram relacionados à: contextualização da escola anterior e atual, escolha do curso e trabalho. Os itens sobre a evasão foram adaptados para o tema dessa pesquisa: o Trancamento Geral de Matrícula. A terceira entrevista é utilizada pelo Serviço de Apoio Psicológico (SAP/PSIU/DAC) e identifica fatores de risco e de proteção aos estudantes universitários em vários aspectos. Os itens inseridos e adaptados foram: ambiente acadêmico, rede social de apoio, self, perspectivas futuras e formas de enfrentamento de situações.

O roteiro semi-estruturado para a entrevista foi constituído por dez temas baseados em quatro áreas da vida do estudante universitário: pessoal, social, trabalho (se houver) e acadêmica. Os temas foram: (1) Trabalho, (2) Escola Pregressa, (3) Ingresso na UnB, (4) Ambiente Acadêmico, (5) Decisão de Trancar o Curso, (6) Relacionamentos, (7) Self, (8) Enfrentamento, (9) Perspectivas Futuras e, (10) Rede Social de Apoio.

A Tabela 6 apresenta os temas baseados nas quatro áreas da vida do sujeito. O tema trabalho foi inserido por constar em duas das três entrevistas em que o roteiro semi-estruturado desse estudo foi baseado. Foi prevista a possibilidade de estudantes

11

O termo debriefing refere-se a avaliação da reação do sujeito ao estudo ao qual ele foi submetido. Suas reações à pesquisa e orientações de encaminhamento conforme necessidade.

que trabalhavam ou não. Por isso, o trabalho foi dividido em duas seções: caso trabalhe, caso não trabalhe.

Tabela 6. Temas baseados em quatro áreas da vida do Estudante Universitário

Áreas da vida Temas Subtemas

Pessoal

Self

PS1. Características pessoais PS2. Como gostaria de ser

PS3. Administração da vida pessoal, familiar, acadêmica e profissional (se houver) na perspectiva do estudante. PS4. Aspectos Psicológicos-Emocionais e de Saúde Enfrentamento

PE1. Principais dificuldades que vem enfrentando PE2. Pressões que as áreas: pessoal, social, acadêmica e profissional (se houver) podem exercer na perspectiva do estudante.

Perspectivas Futuras PP1. Expectativas quanto ao futuro Rede Social de Apoio Relacionamentos SR1. Amigos SR2. Parceiros SR3. Familiares SR4. Apoio

Apoio Especializado SRA. Ajuda Profissional

Trabalho Trabalho

Caso trabalhe:

TT1. Motivos para trabalhar

TT2. Satisfação/identificação no trabalho TT3. Problemas citados no trabalho TT4. Interferência nos estudos Caso não trabalhe:

TT5. Como se mantém

TT6. Se já trabalhou, motivo da saída TT7. Repercussão da saída

TT8. Relação com o curso que faz na UnB TT9. Satisfação/identificação no trabalho

Acadêmico

Escola Pregressa AE1. Vida escolar anterior à faculdade Ingresso na UnB

AI1. Escolha do curso

AI2. Expectativas quanto ao curso AI3. Expectativas quanto à profissão Ambiente Acadêmico

AA1. Experiências negativas durante o curso AA2. Relacionamento com professores e colegas AA3. Motivação no início do curso

AA4. Motivação no último semestre cursado

Decisão de Trancar o Curso

AD1. Motivos para o TGM AD2. Repercussão na vida pessoal AD3. Repercussão na vida profissional

AD4. O que a UnB pode fazer para evitar TGM na perspectiva do estudante

AD5. Estratégia usada para evitar o TGM

A ordem foi de questões mais gerais para questões mais específicas e pessoais como, por exemplo, moradia, trabalho, contextualização acadêmica, decisão de trancamento, relacionamentos em geral, relacionamentos íntimos, características

A Figura 2 ilustra o processo de construção da entrevista em direção a sua finalidade para atingir os objetivos mencionados anteriormente. Contempla as áreas pessoal, social, acadêmica e profissional (quando houver) que podem contribuir para o aumento ou não de fatores de estresse pessoal, relacional, acadêmico e ambiental que estarão influenciando na decisão de Trancamento Geral do Curso. Trabalho e fator de estresse ambiental não são sinônimos. O fator de estresse ambiental pode estar presente na área profissional, mas também na área social, acadêmica e pessoal, pelos efeitos do ambiente no sujeito. Assim, a entrevista foi construída com o olhar voltado para o levantamento de fatores de estresse que interferem na vida do estudante.

Figura 2. Estruturação da entrevista: áreas, temas, subtemas para levantar fatores de estresse em estudantes universitários.

Decisão de pedir Trancamento Geral de Matrícula Identifica ÁREAS

(Pessoal - Social - Acadêmica -Profissional)

TEMAS (Baseados nas Áreas)

SUBTEMAS (A partir dos temas)

FATORES DE ESTRESSE

(Pessoal - Relacional - Ambiental -Acadêmico)

Entrevista