• Nenhum resultado encontrado

Análise de

Irregularidades

Sintom a Caus a Pr ováve l Ação

Dis play não mostra nada Termos tado ainda não ligado V erif ique por 24 V ac entre C e Rc.

V erif ique se as pilhas A A A es tão ins taladas c orretamentes e s e es tão c arregadas . Os limites de temperatura para baix o ou para

c ima f oram alcanç ados

V erif ique os s etpoints de temperatura. V erif ique os números 0600 e 0610 em c onf iguraç ões do instalador; modif ique s e nec es s ário.

O tec lado es tá totalmente bloqueado V erif ique o número 0670 em c onf iguraç ões do ins talador para mudar as opç ões de bloqueio do tec lado.

Minimum of f do termos tato es tá ativ ado A guarde por c inc o minutos por alguma res posta do s is tema

Seleção do sis tema não s elec ionada para ref rigeraç ão oi aquec imento

Seleção do tipo do s is tema es tá inc orreto O termos tato es tá pedido por

A quec imento (aquecimente ligado) ou ref rigeraç ão (ref rigeraç ão ligado) mas nem aquec imento ou ref rigeração

es tão rodando.

O equipamento de ref rigeraç ão ou

aquec imento não es tá operando.

V erif ique as ligaç ões. V erif ique pelo número 0170 e tenha c ertez a que o tipo de s istema f oi esc olhido corretamente. V erif ique a operaç ão do equipamento no modo de tes te do sistema.

Equipamento de aquec imento c om f alha. V erif ique por 24 V ac no equipamento no lado s ec undário do trans f ormador entre a energia e o c omum. Se a voltagem não es tá pres ente, v erif ique o equipamento de aquec imento para enc ontrar a c aus a do problema. V erif ique por 24 V ac entre o terminal de aquec im

Perda ou quebra do f io de c onex ão entre o termos tato e o equipamento de aquec imento.

V erif ique por 24 V ac entre o terminal de aquec imento (W) e o trans f ormador comum. Se a voltagem não es tá presente, v erif ique o f io de c onexão (perdido ou quebrado) entre o termos tato e o equipamento de aquec imento. O A quec imento elevado (Heat Pump)

c oloc ou ar gelado no modo de aquec imento e ar quente no modo de ref rigeraç ão.

V álv ula de mudanç a de trabalho (Número 0190 na c onf iguraç ão do ins talador) não es tá c onf igurado para ligar a mudanç a de trabalho requerida pelo aquec imento elev ado

ins talado.

Selecione a v álv ula de mudança de trabalho (número 0190 na c onf iguraç ão do ins talador) para ligar a mudanç a de trabalho requerida pelo aquec imento elevado ins talado.

O equipamento de aquec imento não é um de aquec imento elev ado mas o tipo de s is tema (número 0170 em conf iguraç ão do ins talador) está s elec ionado para aquec imento elevado.

Selecione o tipo de s is tema (número 0170 em c onf iguraç ões do instalador) para ligar o equipamento de aquec imento ins talado e/ou de ref rigeração.

V erif ique pelo número 0170 e tenha certez a que o tipo de s is tema f oi es c olhido c orretamente

Conf iguraç ões de temperatura não mudam

A quec imento ou ref rigeraç ão não es tão f uncionando

A quec imento não liga (aquec imento es tá f irme no display ).

A mbos os equipamentos de

aquec imento e ref rigeraç ão es tão f uncionando ao mes mo

Análise de

Irregularidades

Sintoma Causa Provável Ação

Equipamento de refrigeração com falha. Verifique por 24 Vac no equipamento no lado secundário do transformador entre a energia e o comum. Se a voltagem não está presente, verifique o equipamento de aquecimento para encontrar a causa do problema.

Verifique por 24 Vac entre o terminal de refrige

Perda ou quebra do fio de conexão entre o termostato e o equipamento de refrigeração.

Verifique por 24 Vac entre o terminal de aquecimento (Y) e o transformador comum. Se a voltagem não está presente, verifique o fio de conexão (perdido ou quebrado) entre o termostato e o equipamento de refrigeração. Ventilador não liga em um chamado por

aquecimento (forno elétrico)

Controle do ventilador em aquecimento está selecionado para forno a gás ou óleo.

Selecione o controle do ventilador em aquecimento para forno elétrico (C onfiguração 0180).

O equipamento de

aquecimento está rodando no modo refrigeração.

O equipamento de aquecimento não é de Aquecimento Elevado mas o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) está selecionado para Aquecimento Elevado.

Selecione o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) para ligar o equipamento refrigeração e/ou aquecimento instalado.

Equipamento de aquecimento não desliga e a temperatura deaquecimento selecionada está abaixo da temperatura da sala

(Aquecimento ligado não está no display).

O equipamento de aquecimento não é de Aquecimento Elevado mas o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) está selecionado para Aquecimento Elevado.

Selecione o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) para ligar o equipamento refrigeração e/ou aquecimento instalado.

Não consegue selecionar a configuração do sistema para aquecimento.

Tipo do Sistema (número de configuração do instalador 0170) está selecionado para somente refrigeração

Selecione o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) para ligar o equipamento refrigeração e/ou aquecimento instalado.

Não consegue selecionar a configuração do sistema para refrigeração.

Tipo do Sistema (número de configuração do instalador 0170) está selecionado para somente aquecimento ou somente aquecimento com ventilador

Selecione o tipo de sistema (número de configuração do instalador 0170) para ligar o equipamento refrigeração e/ou aquecimento instalado

Aquecimento ligado não está no display. A configuração do sistema não está selecionada para aquecimento e/ou a configuração da temperatura não está selecionada para acima da temperatura da sala.

Selecione a configuração do sistema para aquecimento e selecione a configuração da temperatura para acima da temperatura da sala.

Refrigeração ligado não está no display.

A configuração do sistema não está selecionada para refrigeração e/ou a configuração da temperatura não está selecionada para abaixo da temperatura da sala.

Selecione a configuração do sistema para refrigeração e selecione a configuração da temperatura para abaixo da temperatura da sala. Espere (Wait) está no display Minimum off timer (tempo mínimo de desligado)

do compressor está ativo

Aguarde por cinco minutos pelo equipamento de refrigeração ou de aquecimento (Heat Pump Refrigeração não liga (refrigeração está

firme no display).

Análise de Irregularidades - Termostato Programável - Parte 2

Termostato Programável

Opcional

Sequência de Controle

Nas próximas páginas, colocamos os esquemas elétricos das unidades Condi- cionadoras de ar Genius e Diamond. Para efeito didático, explicamos o es- quema dos equipamentos

SRVE-100/125/150.

O condicionador é ligado através da cha- ve ON-OFF existente na parte inferior do termostato. Ligado este, teremos força no terminal G (Esquema elétrico do SRVD 100/125/150 ) e se o relé de so- brecarga RS1 estiver fechado, ligará a contatora C1 que alimenta a contatora do ventilador do evaporador. Dois conta- tos auxiliares, um para cada compres- sor, energizam os circuitos destes. Se o termostato pedir, um estágio de re- frigeração alimentará o terminal Y1 com o qual ligará a contatora C3 que alimen- ta o primeiro compressor. Este

funcionará se os pressostatos de alta e baixa estiverem fechados.

Ao mesmo tempo, ao fechar a contatora C3, fecha os contatos auxiliares C3 (em paralelo com os contatos auxiliares C4), que liga a contatora C2 do ventilador do condensador.

XIII-Esquemas

Elétricos

Alimenta também o relé de tempo RT, que tem um contato em série com a contatora do segundo compressor C4 (retardo de 15 s), para evitar que os dois compressores entrem ao mesmo tem- po, evitando assim o pico de partida. Se o termostato pedir, mais frio alimen- tará também o terminal Y2, o que faz com que o segundo compressor entre em funcionamento caso os pressostatos de alta e baixa deste esti- verem fechados.

O desligamento dos compressores pro- cessa-se de forma inversa, ou seja, di- minuindo a temperatura desliga o segun- do estágio do termostato, deixando de fornecer energia no terminal Y2 desligan- do este.

Diminuindo mais a temperatura até al- cançar a desejada, o termostato corta a alimentação no terminal Y1, com o qual desliga o compressor.

Desligando, este abre o seu contato au- xiliar e também desliga o ventilador do condensador, ficando a funcionar o venti- lador do evaporador, que somente parará quando desligar a chave ON-OFF (Liga - Desliga).

Esquemas

Elétricos

Fig. XIII-01- Esquema elétrico Força e Comando SAVE 050/075 - Com aquecimento de 1 ou 2 estágios

Documentos relacionados