• Nenhum resultado encontrado

Com as primeiras estruturas montadas e analisadas em testes de campo surgiram alguns problemas e falhas, que nas simulações estáticas não foram mostradas, como a baixa resistência das junções, sendo este um dos principais motivos da baixa resistência mecânica da estrutura em um primeiro momento.

Após algumas tentativas de reforço foi implementada as junções com entalhes em algumas barras, aumentando consideravelmente a resistência mecânica da estrutura. Então, foram realizados mais testes em campo, e desta vez, a estrutura se mostrou suficientemente rígida para pisos planos sem obstáculos, mas com alguns movimentos bruscos e pequenos impactos nota-se pequenas deformações na estrutura.

Para tentar resolver essa falha, adotou-se o reforço das conexões com entalhe onde era possível e onde não se poderia fazer entalhe foi colocado uma camada externa de massa epóxi, garantindo assim a rigidez esperada para pequenos impactos.

Com a estrutura em sua forma final e com as conexões suficientemente rígidas, constatou-se outro requisito de projeto que não havia sido atendido ainda, o conforto para o cão. Para resolver esse problema, optou- se por colocar na parte da frente uma peiteira pronta, a qual serviria de nivelação da estrutura pelos membros da frente. Para a sustentação dos membros posteriores, foram testados elásticos de 10 cm de largura, que apesar de serem de alta resistência, ainda assim, quando solto o peso dos membros posteriores, havia uma grande deformação, como pode ser visto na Figura 81. Como o nivelamento era dado através das patas da frente, esse tem uma altura ótima, sendo assim, os membros posteriores deveriam ficar numa dada altura em relação a parte da frente.

Figura 81: Utilização de elásticos 10 cm

Fonte: Autoria própria (2019).

Com o descarte da utilização do elástico, optou-se, então, por um tecido para sustentação dos membros posteriores, que não fosse tão elástico, como moletom, para isso utilizou-se um pedaço de tecido de 150 cm por 20 cm e no seu interior foi colocado fibra siliconada, as Figura 82 e 83 mostram como foi efetuada a costura, garantindo, assim, o conforto durante a sustentação. Desta forma, conseguiu-se atender a maioria dos requisitos de projeto.

Figura 82: Fibra mais tecido

Fonte: Autoria própria (2019).

Figura 83: Costura tecido de sustentação

Fonte: Autoria própria (2019).

Ao final, o tecido foi montado na estrutura em formato de x, visando um maior conforto e sustentação adequadas (Figura 84).

Figura 84: Formato em X para sustentação

Fonte: Autoria própria (2019).

Com a estrutura já adaptada as condições do ambiente e do animal foi colocado o cão, neste caso, Faísca, no auxiliador (Figura 85).

Figura 85: Ajuste de altura e balanço

Fonte: Autoria própria (2019).

Figura 86: Inspeção visual ergonomia

Seguindo a montagem das tiras de sustentação em formato de x pode-se notar visualmente na Figura 86 que se torna muito mais confortável que a maioria das auxiliadores de locomoção hoje disponível no mercado.

Figura 87: Equilíbrio sobre o auxiliador

Fonte: Autoria própria (2019).

Um dos principais problemas relatados desde o início deste trabalho era o centro de gravidade, ou seja, a maior parte do peso do cão era sustentado pelos membros da frente, nas Figuras 87 e 88 pode-se notar que a maior parte do peso traseiro do animal agora é sustentado pela estrutura, consequentemente sobre o eixo do auxiliador, aumentando consideravelmente o tempo que o cão pode ficar sobre o auxiliador de locomoção.

Figura 88: Centro de massa reestabelecido

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com as avaliações de necessidades dos animais e os materiais escolhidos para a fabricação dos protótipos surgiram várias dificuldades de execução. Para chegar ao resultado final, de baixo custo e fácil montagem, foi necessário a realização de vários protótipos, simulações e testes de campo.

Já para a estrutura, foram encontrados algumas restrições de projeto, como a baixa rigidez de conexões, as quais não foram levadas em conta na simulação numérica, mas sendo resolvidas após testes. Mesmo com as conexões mais rígidas, na simulação obteve-se resultados muito próximos dos reais.

Mesmo sendo um equipamento de baixo custo e construído com materiais alternativos, como o bambu, o auxiliador de locomoção de cães com algum tipo de deficiência motora mostrou-se resistente e adequado para uso, tanto em terrenos lisos como irregulares. Porém, para a correta montagem e utilização pelo animal deve ser levado em conta dados específicos de cada animal, como peso, altura e local onde reside.

Apesar de todas as dificuldades de projeto e fabricação envolvidas no decorrer do trabalho, conseguiu-se muitos dados experimentais e teóricos importantes para continuidade da pesquisa, para desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida desses animais.

Sugestões para trabalhos futuros:

● Propor um mecanismo que possibilite o animal deitar ou levantar sem ajuda externa;

● Melhorias nas junções;

● Um possível suporte mais confortável.

REFERÊNCIAS

ABINPET. Associação brasileira da indústria de produtos para animais de estimação. Disponível em: < http://abinpet.org.br/site/mercado/>. Acesso em: 26 mar. 2018.

ABINPET. Associação brasileira da indústria de produtos para animais de estimação. Disponível em <http://abinpet.org.br/site/faq>. Acesso em 20 mar. 2018

ANIMAL WELLNESS. Bem estar animal. Disponível

em:<https://animalwellnessmagazine.com/caring-for-a-paraplegic-canine>. Acesso em:02 abril.2018

Animals domestic . Evolução de animais selvagem para pets. Disponível em <http://www.pnas.org/content/106/Supplement_1/9971>. Acesso em 16 mar. 2018

metrojornal. Gerando um momento fletor na coluna do animal. Disponível em:< https://www.metrojornal.com.br/variedades/2017/07/28/eletricista-ja-fabricou- mais-de-2-400-cadeiras-de-rodas-para-caes-e-gatos.html>. Acesso em 09 Jun.2018.

Diego Voges. Animal arcado para frente. Disponível em:< http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/10/com-cadeira-de-rodas- improvisada-cao-chama-atencao-no-litoral-do-rs.html>. Acesso em 09 Jun.2018. APRENDACOMCÃES. Lições que um cão pode nos ensinar. Disponível em< https://www.agendor.com.br/blog/licoes-que-podemos-aprender-sobre-

felicidade-com-os-caes/>. Acesso em 14 mai.2018

AUXILIAR. Auxiliar de locomoção. Disponível em <http://www.doglocomotion.com/o-que-precisa-ter-em-conta.html>. Acesso em 08 Jun. 2018.

BAMBOO. 17 Amazing Health Benefits Of Bamboo Leaves. Disponível em:< http://the-benefits.com/bamboo-leaves/>. Aceso em 09 Jun 2018.

Bambu Conexões. Conexões e junções para bambu. Disponível em <https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/bambu-pode-suportar-carga-superior- a-do-proprio-aco_9455_0_1>.Acesso em 06 Jun. 2018.

BAMBU. Propriedades mecânicas do bambu. Disponível em<http://apuama.org/caracteristicas-mecanicas/>. Acesso em 06 Jun. 2018. BICHO MAPS. Cuidados para com animais deficientes. Disponível em:<http://blog.bichomaps.com.br/3-cuidados-voce-deve-ter-pet-

deficiente>.Acesso em: 26 mar. 2018

BLUPET. Cães sem mobilidade. Disponível em

<https://www.blupet.com.br/noticia/caes-paraplegicos>.Acesso em 14 mai.2018 CADEIRA. Cadeiras de rodas. Disponível em < https://casaeconstrucao.org/animais-domesticos/cadeira-de-rodas-para-

cachorro/>. Acesso em 14 mai.2018

CÃO DE RUA. Cinco considerações ao adotar um cão. Disponível em < https://www.petlove.com.br/dicas/cinco-consideracoes-ao-adotar-um-cachorro- de-rua>. Acesso em 14 mai. 2018

CARRAPATO. Podem causar paralisia em cães. Disponível em:< http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/paralisia-carrapato/>. Acesso em 10 Jun.2018.

COMO SE FAZ. Cadeira de rodas fabricadas de PVC. Disponível em<http://tudosobrecachorros.com.br/como-fazer-uma-cadeira-de-rodas/>. Acesso em 10 Jun. 2018.

CONFORTO. Cadeiras mal projetadas. Disponível em <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154153>.Acesso em 06 Jun.2018. DOENÇAS. Principais causas de paralisia de cães. Disponível em:< http://saudedomeupet.com.br/paralisia-em-caes/>. Acesso em 10 jun.2018. ENCAIXE. Encaixe em treliças feitas de bambu. Disponível em:< http://cachoeiradomacaco.blogspot.com/2012/10/manual-de-construcao-com- bambu-dicas-de.html#!/2012/10/manual-de-construcao-com-bambu-dicas- de.html>. Acesso em 09 Jun.2018.

ENSUS. O que é elementos finitos. Disponível em: <http://ensus.com.br/elementos-finitos-quais-os-beneficios/>. Acesso em 10 jun.2019

EUTANÁSIA. Eutanásia o que é preciso saber. Disponível em:<http://tudosobrecachorros.com.br/eutanasia-quando-e-preciso-sacrificar-o- cachorro/>. Acesso em 05 Jun 2018.

ESSS. Elementos finitos. disponível em <https://www.esss.co/blog/metodo-dos- elementos-finitos-o-que-e/>. Acesso em 10 Jun 2019.

Evolução dos cães. Animais selvagem para animais dóceis. Disponível em < http://www.caesonline.com/origem-e-evolucao-dos-caes/>. Acesso em 16 mar.2018

GRANDE. Cadeira de rodas cão Grande porte. Disponível em:< http://guiapetecia.com.br/noticia_2402-

walkin_wheels:_nova_geracao_de_cadeira_de_rodas_para_caes.htm>. Acesso em 09 jun.2018.

HIDALGO LOPEZ, O. %DPERR7KH JLIW RI WKH JRGV. Oscar Hidalgo Lopez, 2003.

IDADE. Perde de mobilidade com a idade. Disponível em:< https://www.clubeparacachorros.com.br/saude/doencas/paralisia-em-caes- causas-e-tratamentos/>. Acesso em 09 Jun.2018.

IN HUMAN HEALTH. Improves human health. Disponível em:<

http://mentalfloss.com/article/51153/10-benefits-being-dog-owner>. Acesso em 05 Jun.2018.

INFARTO. Menos infartos com a companhia de cães. Disponivel em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7502998>.Acesso em 05 jun 2018. INTERAÇÃO. Hospital fornece cadeiras de rodas para cães. Disponível em:<http://historiascomvalor.com/hospital-veterinario-da-cadeiras-de-rodas- para-todos-os-cachorros-deficientes>. Acesso em 09 Jun.2018.

LAST RESOURCE. Save pet ailing Disponível em

:<https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2017/sep/05/dog-owner-puts- everything-she-owns-up-for-sale-save-ailing-pet>.Acesso em 05 Jun 2018. MAIS UMA CHANCE. Última esperança de animais deficientes. Disponível em:<https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2014/04/19/noticias-

saude,192565/pets-com-necessidades-especiais-sao-licao-diaria-de-vida-e- merecem-uma.shtml>. Acesso em 06 jun.2018.

MAUS TRATOS. Cão de rua resgatado. Disponível em:< http://cachorrosfofos.com.br/cao-paralitico-de-rua-e-resgatado-e-ganha-uma- nova-vida-com-cadeira-de-rodas/>. Acesso em 10 Jun. 2018.

MOBILIDADE. Adaptação e novas tecnologias. Disponível em<http://www.caes- e-cia.com.br/materias/ler-materia/579/animais-com-deficiencia-fisica-podem- ter-qualidade-de-vida>.Acesso em 06 Jun. 2018.

MOVDOG. Cadeira de rodas marca MovDog. Disponível em:< https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705748748-cadeira-de-rodas-para- cachorros-de-medio-porte-de-15-a-25-kg-_JM>. Acesso em 10 Jun.2018.

PEQUENO. Cadeira de Rodas cão pequeno porte. Disponivel em:< http://vanufsj.blogspot.com/2013/05/marlon-de-paula-foto-reproducao-

nesta.html>. Acesso em 09 Jun.2018

PESSOAS. Necessidade dos humanos com relação a cães paraplégicos. Disponível em:< https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar- animal/cuidados-com-caes-que-nao-andam/>. Acesso em 10 Jun.2018.

PETS. História por trás da relação Homem X cachorro. Disponível em:< https://www.britannica.com/animal/pet>. Acesso em:09 mar. 2018

RECANTO. Qualidade de vida de cães paraplégicos. Disponível em <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/3002506>.Acesso em 08 Jun. 2018.

RESISTENCIA BAMBU. Superando até mesmo o aço. Disponivel em<https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/bambu-pode-suportar-carga-

superior-a-do-proprio-aco_9455_0_1>.Acesso em 06 Jun.2018.

SACRIFICE. When you love a dog You’re willing to sacrifice. Disponível em:<sacrificehttps://thatsmydog.com/when-you-love-a-dog-youre-willing-to- sacrifice/>. Acesso em 05 Jun.2018.

SOS ANIMAL. Breve historia. Disponível em

:<http://www.sosanimal.com.br/informativo/exibir/?id=89>. Acesso em: 04 jun.2018

TCONEXÕES. Tipos de amarração com bambu. Disponível em:< http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/manual-de-construcao-com- bambu/>. Acesso em 09 jun. 2018.

TICK. Carrapatos. Disponível em:< http://nepr.net/post/preventing-lyme-and- new-disease-ticks-spread#stream/0>. Acesso em 10 Jun.2018.

TRELIÇAS. Projetos com treliças, igual a mais resistência mecânica. Disponível em:< http://comoprojetar.com.br/como-utilizar-trelicas-em-seus-projetos/>. Acesso em 09 Jun 2018.

VARIEDADES. Imensa quantidade de animais de diferentes portes. Disponível em:< http://www.dgabc.com.br/Noticia/1711330/quantas-especies-de-caes- existem>. Acesso em 10 Jun.2018.

VERDE. Construções ecologicamente corretas. Disponível em <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-

sustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel>. Acesso em 08 Jun.2018.

VIDA DE CÃO. Uso de cadeira de rodas. Disponível em:<https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/vida-de- caes-em-cadeiras-de-rodas/>.Acesso em 02 abril. 2018

VINCULO. Entendendo melhor. Disponível

me:<https://www.anda.jor.br/2009/09/o-vinculo-entre-seres-humanos-e- animais/>. Acesso em 05 Jun.2018

WALKIN’WHEELS. Cadeira de rodas da marca Walkin’Wheels. Disponível em:< https://www.handicappedpets.com/adjustable-dog-wheelchairs/>. Acesso em 10 Jun.2018.

WHEELCHAIR K9. Cadeira de rodas da marca K9. Disponível em:< https://www.k9carts.com/rear-wheelchair>. Acesso em 10 Jun.2018.

ANEXO A – ESPECIFICAÇÕES DO ROLAMENTO 628-Z.

APÊNDICE A -Entrevista 1

Nome: Roseli Forceline Tutora de cão com paralisia.

● No que a cadeira de rodas ajudaria você como tutor e seu animal? R: Ajudaria na locomoção, nos passeios, que são muito importantes para o bem- estar do animal.

● Qual a importância da cadeira de rodas para seu animal? R: Locomoção, com a cadeira de rodas ele pode correr, brincar, etc.

● Uma cadeira de rodas mais confortável e que você poderia deixá-lo mais tempo, ajudaria na sua e na rotina de seu animal?

R: Ajudaria, sendo mais confortável não o machucaria.

● A cadeira de rodas poderia ajudar seu animal evitar a obesidade e ansiedade até mesmo depressão por ficar tanto tempo sem movimentos?

R: Sim, pois com a cadeira, apesar de ficar poucas horas por dia, movimentar- se ajudará, e trará muitos benefícios ajudando na depressão que é uma consequência da deficiência.

● A cadeira de rodas terá benefícios psicológicos, para seu animal quando ele recuperar e liberdade de locomoção?

R: Com certeza trará benefícios, principalmente psicológico, correr e brincar é o que eles mais gostam.

● Como é ter um animal com deficiência? E quais são os cuidados com ele?

R: Ter um animal com deficiência demanda muito tempo e cuidados especiais, como limpeza algumas vezes ao dia, troca de fraldas, ele depende totalmente de você, muda sua vida totalmente.

● Mudou sua vida depois que seu animal perdeu os movimentos, e como foi sua aceitação com a atual situação?

R: Encontrei o animal já com a paralisia, abandonado na rua, eu aceitei cuidar dela até o final da vida dela.

● Depois do evento que causou a paralisia o que motivou você a cuidar do animal ao invés sacrificá-lo?

R: Já encontrei o animal com a paralisia, minha motivação foi pela vida dela. Sempre pensei que iria se recuperar e que eu não tinha o direito de tirar a vida dela.

● Seu animal mudou seu comportamento depois do acidente ou continua um animal feliz e brincalhão?

R: Não sei como era o comportamento dela antes do acidente e nem sei como foi, pois, encontrei ela já com a deficiência e abandonada.

● Qual a idade de seu animal? E o que causou a paralisia?

R: Aproximadamente 10 anos, sem histórico, encontrei na rua abandonada. ● Seu animal vive dentro de casa ou no quintal?

APÊNDICE B – Entrevista 2

Nome: Isamara Fantinel

Tutora de cão com problemas de locomoção.

Entrevista 2: Isamara Fantinel (Tutora)

● No que a cadeira de rodas ajudaria você como tutor e seu animal? R: Ajudaria na melhora da qualidade de vida.

● Qual a importância da cadeira de rodas para seu animal? R: A reabilitação do meu animal.

● Uma cadeira de rodas mais confortável e que você poderia deixá-lo mais tempo, ajudaria na sua e na rotina de seu animal?

R: Com certeza, porque imaginem ficar se arrastando todos os dias para se locomover.

● A cadeira de rodas poderia ajudar seu animal evitar a obesidade e ansiedade até mesmo depressão por ficar tanto tempo sem movimentos?

R: Depende do caso, pois o Faísca é feliz e muito ativo apesar da sua limitação física.

● A cadeira de rodas terá benefícios psicológicos, para seu animal quando ele recuperar e liberdade de locomoção?

R: Acredito que sim.

● Como é ter um animal com deficiência? E quais são os cuidados com ele?

R: Ter uma animal com deficiência é cuidados constantes, com a higiene e estímulos diários, só quem ama sabe o quanto nos doamos em prol de uma vida. Os cuidados são com a higiene no local de atrito, pois o Faísca desenvolveu uma ferida na parte traseira devido ao fato de se arrastar. Todos os dias recebe banhos diários para desinfetar o local e de noite (quando ele deixa é claro...) usa uma fralda juntamente com uma medicação para auxiliar na sua cicatrização.

● Mudou sua vida depois que seu animal perdeu os movimentos, e como foi sua aceitação com a atual situação?

R: O Faísca já foi resgatado paralítico, sem os movimentos nas patas traseiras, devido a um trauma na coluna vertebral. Estava condenado à morte em um lixão. ● Depois do evento que causou a paralisia o que motivou você a cuidar

do animal ao invés sacrificá-lo?

R: O que me motivou foi a comoção diante de uma vida, que se provavelmente eu não tivesse resgatado estaria morto. Jamais sobreviveria naquelas condições.

● Seu animal mudou seu comportamento depois do acidente ou continua um animal feliz e brincalhão?

R: Mudou muito, porque antes tinha muita dor e desconforto devido ao trauma causado. Após a cirurgia para tentar a correção da fratura ele se mostrou feliz, sendo que um ano após a cirurgia, seu corpo começou a rejeitar os pinos implantados e realizamos outro procedimento para a retirada. Hoje ele vive feliz.

● Qual a idade de seu animal? E o que causou a paralisia?

R: Aproximadamente 4 anos. O Faísca foi atropelado em via pública no litoral do Paraná.

● Seu animal vive dentro de casa ou no quintal?

APÊNDICE C – Entrevista 3

Nome: Dr. Caroline Cattani Profissional

● É a favor da utilização de cadeiras de rodas? Por que? R: Não, porém em últimos casos é recomendado.

● Em quais casos não é aconselhável a cadeira de rodas?

R: Logo após o trauma que o levou ao estado atual e em animais em processo de reabilitação.

● No que a cadeira de rodas ajudaria no bem-estar desse animal? R: Ajudaria na questão emocional, evitando depressão.

● A cadeira de rodas pode evitar depressão e estresse no animal? R:Sim, pois devolve mesmo que por algumas horas por dia a liberdade de correr, brincar.

● O equipamento pode ser usado por animais com perda parcial ou total de membros?

R: Em perdas parciais de membros é utilizado outras técnicas. É indicada para perdas total de membros.

● O equipamento deve ter medidas certas para evitar que o animal se machuque?

R:Com certeza, para evitar maiores danos ao animal.

● Quanto tempo eu poderia deixar por dia meu animal na cadeira de rodas? E se fosse uma cadeira que atendesse todas as necessidades dele?

R: Para uma cadeira de rodas que atende todas as necessidades do animal, pode-se deixar algumas horas por dia.

● O animal sofreu um trauma físico ou doença, e de uma hora para outra perde a mobilidade isso causa um estresse no animal, desencadeando novas patologias?

R: É mais prejudicial para o lado emocional e pode provocar algumas patologias sim, entre elas problemas de pele causadas pelo stress.

● Pode ser recomendada a cadeira de rodas logo após a constatação da paralisia?

R: Não, a cadeira é considerada com o último recurso, depois de todas as tentativas, como cirurgia, acupuntura, fisioterapias, etc.

Documentos relacionados