• Nenhum resultado encontrado

Testes diários

No documento PDF completo (páginas 73-76)

São testes com a finalidade de verificar a funcionalidade dos equipamentos, entre os quais pode-se destacar: verificação de luz de campo, verificação de tama- nho de campo, movimento da mesa, luz de irradiação, funcionamento dos lasers, escala óptica, sistema de visualização e interrupção de radiação ao abrir a porta.

Para garantir que os valores comissionados sejam verificados, são realizados testes mecânicos, radioativos e dosimétricos.

Testes mecânicos: com periodicidade mensal, tem o objetivo de verificar os parâmetros dos equipamentos de teleterapia. Os principais testes mecânicos são: verificação da escala óptica (telêmetro), lasers, isocentro mecânico, tamanho de campo e coincidência entre campo de luz e campo de radiação.

4.8. Garantia da qualidade

O Programa de Garantia da Qualidade tem como finalidade aferir os parâ- metros mecânicos, radioativos e dosimétricos dos equipamentos, com o objetivo de verificar que não existem discrepâncias entre os dados medidos e os dados do comissionamento, a fim de garantir a eficácia do tratamento (Figura 14).

Região anatômica Efeitos adversos Cuidados

Crânio

Edema cerebral, cefaleia, convulsão, náusea e vômito,

parestesia, alopécia, perda auditiva e visual, otalgia.

Evitar operar máquinas ou dirigir veículos, evitar o excesso de lumi- nosidade, utilizar chapéu ou lenço

na cabeça.

Cabeça e pescoço

Disfagia, odinofagia, mucosite oral, afonia, estomatite, infec- ções orais, diminuição na pro- dução de saliva, xerostomia, alterações gustativas e olfati- vas, ulcerações orofaríngeas, trismo, osteonecrose, ano- rexia, perda auditiva e visual,

rouquidão e radiodermite.

Os cuidados para radiodermite são hidratação da pele com produtos à base de ácidos graxos conforme

prescrição médica, utilização de creme barreira, fazer compressas

com chá de camomila e utilizar protetor solar sempre que ficar exposto ao sol; fazer bochechos diários com nistatina, bicarbonato de sódio ou chá de camomila, au- mentar a ingesta de água, realizar

adequada higiene oral, utilizar protetores labiais e dar preferência

a alimentos pastosos, pacientes traqueostomizados devem atentar para os cuidados de higiene com a

mesma.

Testes radioativos: os principais testes realizados nos serviços de teleterapia são − isocentro radioativo do colimador, do gantry e da mesa. São de periodicidade mensal com o objetivo de verificar o isocentro da máquina.

Testes dosimétricos: tem como finalidade verificar o fator de calibração da máquina em relação ao valor definido durante o comissionamento, admite-se um desvio máximo de 2% em relação ao valor comissionado, com periodicidade men- sal.

Os valores de tolerância aplicados aos testes acima podem ser 2 mm quando se tratar de distância e 1º quando envolver angulações.

Todos os testes referentes à garantia da qualidade podem ser encontrados no TecDoc 1151 − Aspectos físicos da garantia de qualidade em radioterapia.

4.9 Efeitos colaterais da radioterapia

Os efeitos adversos ocasionados pela radioterapia variam de acordo com a área a ser irradiada, o volume e a sensibilidade do tecido irradiado, tipo de fra- cionamento das aplicações, tipo de radiação utilizada, dose acumulada na região exposta, concomitância de outros tipos de tratamentos, bem como com as indivi- dualidades de cada paciente.

O Quadro 04 apresenta as principais toxicidades relacionadas ao tratamento radioterápico, divididas por região anatômica, incluindo os cuidados que devem ser tomados pelo paciente.

Pulmão ou desconforto respiratório e Pneumonite, tosse, dispneia fibrose pulmonar.

Avaliar a necessidade de oxigenio- terapia e parar de fumar.

Esôfago

Radiodermite, esofagite, disfagia, náusea e vômito, inapetência, anorexia e fibrose

esofágica.

Avaliar a necessidade do uso de sonda nasoenteral ou gastrosto- mia e orientar sobre os cuidados com as mesmas, atentar para os sinais de radiodermite (eritema, calor, rubor, dor) e realizar os cui- dados adequados para o grau de

evolução..

Mama Eritema e radiodermite.

Atentar para ocorrência de ede- ma em membros superiores, para

possíveis cuidados fisioterápicos, evitar carregar peso excessivo e, em casos de radiodermite, realizar

os cuidados necessários e utilizar roupas mais leves e soltas para

evitar o atrito com a pele. Abdome

Náusea e vômito, inapetência, saciedade precoce, mucosite peritoneal, anorexia e desidra-

tação.

Alimentar-se a cada 3 horas, dar preferência a alimentos leves, aumentar a ingesta de água e manter uma dieta rica em fibras.

Pelve

Alteração do padrão intestinal (diarreia ou constipação), cisti-

te actínica, disúria hematúria, retite actínica, alterações na mucosa vaginal, metrorragia, leucorreia, disfunção sexual e

infertilidade.

Avaliar a frequência e o aspec- to das eliminações fisiológicas, pacientes em uso de urostomia, cistostomia, cateter vesical, colos- tomia e ileostomia devem receber

orientações sobre os cuidados com as mesmas; orientar sobre

a necessidade de utilização de preservativos durante as relações

sexuais. Coluna/medula espinal

e membros superiores e inferiores

Alterações neurológicas, pa- restesias, atrofia muscular e

mielossupressão.

Avaliar o nível de dor do pacien- te e oferecer suporte adequado (posições confortáveis, coxins, an- dadores, muletas, medicamentos,

etc.) para amenizar as algias.

Quadro 04 − Principais toxicidades do tratamento radioterápico. Fonte: Arquivo de imagens dos autores.

Dentro do grande número de efeitos colaterais que pode resultar do trata- mento radioterápico, achamos relevante apresentar as definições daqueles que são considerados mais comuns, tais como:

• Radiodermite: inflamação da derme ocasionada pela exposição à radiação ionizante. A radiodermite pode ser classificada em graus que vão de 0 a 4, a de- pender da gravidade de cada caso.

• Mucosite: reação inflamatória da mucosa oral e caracteriza-se por eritema e edema na mucosa.

• Xerostomia: cavidade oral seca.

• Trismo: espasmo prolongado dos músculos da mastigação. • Disfagia: dificuldade em deglutir os alimentos.

• Constipação intestinal: dificuldade em evacuar. • Inapetência: perda do apetite.

• Anorexia: perda de peso.

• Náuseas e êmese: desconforto gástrico acompanhado de vômito. • Disúria: dor ou ardência ao urinar.

• Hematúria: presença de sangue na urina. • Metrorragia: sangramento vaginal.

De uma maneira geral, os pacientes devem estar atentos para alguns cuida- dos que devem ser tomados nas fases pré e pós-tratamento.

No documento PDF completo (páginas 73-76)

Documentos relacionados