• Nenhum resultado encontrado

Textos, livro para Educação Básica de Jovens e Adultos, cursos de atualização,

CAPÍTULO 5 ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO

5.5 Textos, livro para Educação Básica de Jovens e Adultos, cursos de atualização,

Apoiada nessa investigação, também no dizer de Orlandi (2009, p. 19) ao colocar que ao reunir estrutura e acontecimento a forma material é vista como o acontecimento do significante (língua) em um sujeito afetado pela história, e ainda que o texto traz em sua materialidade marcas da história vivida pelos sujeitos, o Teimosia Proposta Curricular apresenta sua materialidade nos textos curriculares, no Livro Para Educação Básica de Jovens

e Adultos - TEIMOSIA e no Curso de Atualização em Educação de Adultos promovido pelo Coletivo Metropolitano de Dirigentes de Educação de Adultos, Encontros de Capacitação com os Professores, e nas oficinas de capacitação em artesanato, teatro, dança, pintura e outras formas de arte a alunos da Comissão Municipal para EJA da SEC-PCR.

Em relação aos textos curriculares, a apresentação da proposta evidencia não apenas o conteúdo, mas também a forma da construção, a história do momento vivido: “Cara (o) Professora (or) (...) o sacrifício que fez no final do ano passado, para participar do debate sobre uma Proposta Curricular de adultos no Município do Recife (...) debateu sugerindo retiradas e acréscimos.

No que se refere ao Livro Para Educação Básica de Jovens e adultos - TEIMOSIA, as palavras dos instrutores, assessores e coordenadores da Educação Básica, no ato da entrega do livro no final do ano de 1988, como também as produções dos (as) alunos (as) evidenciam a prática discursiva do Teimosia Proposta Curricular: “ Entregamos hoje a vocês esta última página do livro Teimosia Proposta Curricular. De uma ou de outra forma, no ano que vem a teimosia continuará. Há de continuar. Foi apenas um começo. Vocês sabem "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” (LPEBJA, 1988, p. 3) (...) Este livro ajuda a reivindicar nossos direitos apesar que nosso Brasil está mudado, mas vamos a luta. Estudando que a gente chega lá" (Sulamita Alves da Silva - Módulo II - Escola Municipal do Córrego da Bica).

Reconhecendo a importância do livro nas aulas e na sua vida, Marly, aluna do Módulo III da Escola do Leão, faz referências e recomendações sobre o mesmo:

É um livro que nos ensina a fazer muitas pesquisas. Para seguir bem os deveres, tenho que estar em dia com as notícias, os preços, a inflação, etc. Estou gostando muito, pois aprendi a prestar mais atenção em tudo. Agora posso dizer que sou uma pessoa bem informada, graças ao livro. Por falar nisso, você já sabe de quanto foi a inflação de julho?

Foi de 20,04%%.

Peça a sua professora para adotar também esse livro.

No Curso de Atualização em Educação de Adultos promovido pelo Coletivo Metropolitano de Dirigentes de Educação de Adultos Encontros de Capacitação com os Professores, identificamos a terceira materialidade da proposta curricular do Teimosia Proposta Curricular, substanciando que “o dizer não é propriedade particular. As palavras não são só nossas. Elas significam pela história e pela língua”. Nesse sentido, “Tivemos (...) acalorados debates sobre a questão de um currículo para a Educação de Adultos. A assessoria pedagógica (...) fez uma primeira redação da proposta baseada nos debates do curso e nas sugestões (...) durante as capacitações de 1987”.

Ampliando as possibilidades, com as oficinas de capacitação, através dos grupos artísticos, lúdicos e de artesanato dos bairros, o Teimosia Proposta Curricular buscava estreitar as relações da escola com a população e também “re-inventar parte da cultura trazida por ele a escola”, com a máxima da socialização dos saberes, e a preocupação com o mundo do trabalho logo: “os alunos inscritos assumem o compromisso de exercer a função de multiplicadores, partilhando os conhecimentos adquiridos com os companheiros de turma” (TEIMOSIA, 1988, p. 38) (...) A pintura em tecidos, a tapeçaria, a serigrafia, a montagem de espetáculos de dança e de teatro podem se transformar em mais um meio de ganha-pão para muitos alunos desejosos de se profissionalizar (idem).

Síntese da Especificidade da EJA está apresentada no quadro abaixo:

Categorias que indicam a Especificidade da EJA no

currículo

Enunciados do Teimosia Proposta Curricular

Educação de Jovens e Adultos Educação de qualidade/ educação para emancipação/ Educação Popular/ Educação para o Oprimido/ Educação que busca Hegemonia/ especificidade pela cultura.

Sujeito da Educação de Jovens e Adultos

Sujeitos específicos/ aqueles que foram expulsos da escola/ trabalhador/ da classe trabalhadores/ sujeitos das camadas populares/ sujeito com competência adquirida no mundo do trabalhado.

Objetos de saber do currículo da Educação de Jovens e Adultos

Saberes populares/ saberes científicos/ intersubjetividade/ gênero e étnicas.

Metodologia especifica

Educação dialógica/ popular/ diálogo cultural (saberes populares e científicos)

Perfil do professor da Educação de Jovens e Adultos

Com formação especifica para trabalhar com esses sujeitos específicos/ com os saberes específicos (articulação do saber popular e cientifico)/ capacitados e sensíveis aos interesses populares.

Lugar da Educação de Jovens e Adultos

Sistema Educacional - Escola

Currículo Transformador

Quadro 2 - síntese dos temas sobre especificidade da EJA no discurso do Teimosia Proposta Curricular

CAPÍTULO 6 ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISCURSO CURRICULAR - PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA PCR NOS ANOS 2003

Nesta seção apresentamos a análise do discurso sobre a Especificidade da Educação de Jovens e Adultos no discurso curricular Proposições para o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos da PCR nos anos 2003. A análise do discurso curricular no âmbito desta proposta foi possível a partir do documento intitulado: Proposições para o Ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (Versão preliminar) da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. No decorrer desta dissertação este texto será denominado pela sigla PEFEJA. Faz-se necessário ainda, justificarmos o uso da mesma para análise, pois, é o único documento-síntese existente sobre proposta curricular da EJA na instituição em tela no período do levantamento do material de análise.

Construída em 2003, essa Proposta Curricular, foi organizada por uma comissão de elaboração da equipe técnico-pedagógica do DGE (Diretoria Geral de Ensino), pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos e por um grupo de assessores. Essa proposição tem como fundamento “a construção de uma escola democrática (...) uma meta que vem sendo perseguida sistematicamente pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife desde 2001” (PEFEJA, 2003, p. 7).

Em seu discurso curricular, não se refere ao processo de construção da mesma, ou seja, se houve participação dos professores, embora afirme a importância da participação como uma exigência básica para a garantia dos direitos gerais da cidadania. Defende a “participação política dos indivíduos e grupos sociais nas decisões públicas que tenham impacto sobre a formação da cidadania e a opção incondicional por programas voltados para inclusão social” (PEFEJA, 2003, p. 7)4.