• Nenhum resultado encontrado

O seriado The Big Bang Theory (doravante TBBT) teve seu primeiro episódio no ar em 22 de dezembro de 2007, pela emissora CBS. Produzido por Chuck Lorre e Bill Prady, a série é exibida no Brasil pela Warner Channel e pelo SBT. Neste último, com o título de Big Bang: a teoria, a série começou a ser exibida em 20 de agosto de 2011 e vai ao ar atualmente aos sábados, às 2h15 (SBT, 2016). Na Warner, a temporada atual é exibida às segundas, às 20h, mas reprises das temporadas anteriores podem ser assistidas todos os dias da semana, pela manhã, e em alguns dias à tarde (WARNER CHANNEL, 2016). Além disso, também é possível assisti-la através de downloads dos episódios em sites de compartilhamento de arquivos. Atualmente, a série está na nona temporada nos Estados Unidos e já ganhou importantes prêmios da indústria televisiva americana, como o Emmy Awards (2010 e 2011) e o Golden Globe Awards (2011).

Esta é a definição oficial da série fornecida pela emissora CBS:

Leonard e Sheldon são físicos brilhantes – gênios no laboratório, mas socialmente desafiados em qualquer lugar. Surge a bonita, vizinha com esperteza adquirida na rua, Penny, que tenta ensinar-lhes uma coisa ou duas sobre a vida. […] Em seu tempo livre, Leonard e Sheldon desfrutam de jogos de role-playing de fantasia com seu sempre crescente universo de amigos, incluindo colegas cientistas Koothrappali, Wolowitz e a mulher microbiologista adorável de Wolowitz, Bernadette. (CBS, 2016)9

A história de TBBT se passa na cidade de Pasadena, na Califórnia, e começa quando os protagonistas, os físicos Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter (interpretados, respectivamente, pelos atores Jim Parsons e Johnny Galecki), conhecem a aspirante a atriz Penny, que se muda para o apartamento vizinho ao deles. Os dois trabalham na universidade Caltech e Penny é garçonete na lanchonete Cheesecake Factory. A personagem se insere no

9

Texto original: Leonard and Sheldon are brilliant physicists – geniuses in the laboratory, but socially challenged everywhere else. Enter beautiful, street-smart neighbor, Penny, who aims to teach them a thing or two about life. [...] In their free time, Leonard and Sheldon enjoy fantasy role-playing games with their ever- expanding universe of friends, including fellow scientists Koothrappali, Wolowitz and Wolowitz’s adorable microbiologist wife, Bernadette.

cotidiano e círculo de amizade dos dois físicos, composto, principalmente, pelo astrofísico Rajesh Koothrapali (interpretado pelo ator Kunal Nayyar) e pelo engenheiro Howard Wolowitz (interpretado pelo ator Simon Helberg).

Flores, Rocha Filho e Samuel (2014) apontam que o sucesso da série se dá pela representação do cotidiano de maneira descontraída, mostrando a união dos personagens apesar de suas diferenças e divergências.

Em conjunto, os personagens compõem um quadro em miniatura dos principais aspectos da vida contemporânea, o que justifica o sucesso da série: o trabalho, as relações frágeis, as ilusões, a sexualidade, a infância estendida, as neuroses, as fobias, a alta tecnologia e o profundo autodesconhecimento. Cada um dos apaixonados pela série se vê projetado nas atitudes dos personagens, aqui e ali, e esse é o segredo de sucesso de qualquer sitcom. (FLORES; ROCHA FILHO; SAMUEL, 2014, p. 64-65).

Os personagens estão quase sempre juntos, compartilhando suas horas de lazer e fortalecendo sua amizade. Seu tempo livre divide-se em idas ao cinema, assistir filmes e séries em casa, jogos de videogame, de RPG, de cartas ou de tabuleiro, visitas à loja de quadrinhos e idas a convenções sobre cultura nerd em geral. Essas interações expõem suas personalidades, com suas fraquezas e ansiedades, tornando os personagens mais interessantes e mostrando que seu comportamento é semelhante ao de várias pessoas que assistem à série, pois o que “se constata, em conversas com adolescentes fãs do programa é que, na verdade, se identificam com os personagens, já que vivem ansiedades e dúvidas parecidas com as deles” (FLORES; ROCHA FILHO; SAMUEL, 2014, p. 61). Como iremos demonstrar no próximo capítulo, esta identificação é verdadeira, não só com personagens de TBBT, mas também de outras séries.

É possível perceber, ao longo dos episódios, que os personagens têm em comum uma história baseada fortemente no que vimos no capítulo anterior sobre os nerds: foram alvo de práticas de bullying e de rejeição, que os deixaram profundamente marcados e presos ao passado, ao mesmo tempo em que suas profissões o projetam para o futuro e são sua fonte adulta de autoestima (HIME, 2014). Todos os personagens apresentam problemas maternos, como veremos adiante, que também são responsáveis pelo seu comportamento como adultos. Este traço comum aos personagens pode indicar uma tendência destes de permanecer na adolescência, prendendo-os em uma eterna juventude (HIME, 2014).

Ao longo das nove temporadas, novos personagens foram apresentados e ficaram permanentemente na série, como o dono da loja de quadrinhos, Stuart Bloom (ator Kevin

Sussman), a microbiologista Bernadette Rostenkowski (atriz Melissa Rauch), esposa de Howard, e a neurocientista Amy Farrah Fowler (atriz Mayim Bialik), namorada de Sheldon. Essas inserções deram um novo rumo à história, que deixou de ser centrada na vida dos cinco personagens iniciais e passou a observar as relações deles com seus respectivos pares. Podemos observar, então, uma perda relativa do caráter mais nerd do início da série e um aumento das questões de relacionamento entre os personagens.

Os episódios têm duração média de 20 minutos, sem contar os intervalos comerciais. São estruturados de acordo com a narrativa de episódios seriados de Machado (2014) ou de séries imóveis, segundo Esquenazi (2010), porém misturados com a narrativa em forma de capítulos e com as séries evolutivas. Ou seja, os acontecimentos da trama obedecem ao avanço do tempo e há um amadurecimento dos personagens, ainda que isso só seja percebido pelos telespectadores que acompanham a série com regularidade. Para os telespectadores de ocasião, a recepção dos episódios não é prejudicada, uma vez que cada capítulo possui uma estrutura própria, principal, e os acontecimentos que perpetuam as temporadas são, geralmente, apresentados em segundo plano.

Assim, a série é assistida por um vasto público10 e ganhou uma legião plural de

fãs, que se identificam ou não com os personagens e riem deles ou com eles. No próximo tópico, saberemos os conceitos por trás da criação de personagens e, em seguida, mergulharemos no universo de Sheldon, Leonard, Howard, Raj e Penny, os protagonistas de TBBT, para entender mais sobre suas personalidades, motivações, história e pontos de conexão e identificação entre eles e o público.