• Nenhum resultado encontrado

Escala de 1 a 5 , em que o 1 co rrespo nde "N ula " e o 5 co rrespo nde a "E le v a do " . Co lo car uma cruz.

L

K

J

x

Avaliação Global da Oportunidade de Penetração no Mercado

Escala de 1 a 5 , em que o 1 co rrespo nde "G ra u de P e rt inê nc ia N ulo " e o 5 co rrespo nde a "G ra u de P e rt inê nc ia E le v a do " . Co lo car uma cruz.

V. AVALIAÇÃO GLOBAL DA OPORTUNIDADE

Encontrar Clientes Finais

( 1) ( 2) ( 3) ( 4) ( 5)

Encontrar Distribuidor / Agente Comercial

Encontrar Parceiro de Negócio

Instalação de Unidade

x x x x

L

K

J

x X ( 1) ( 2) ( 3) ( 4) ( 5)

IV. FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Escala de 1 a 5 , em que o 1 co rrespo nde "G ra u de Im po rt â nc ia N ulo " e o 5 co rrespo nde a "G ra u de Im po rt â nc ia E le v a do " . Co lo car uma cruz.

Qualidade do Produto

X X X X X

L

( 1) ( 2) ( 3) ( 4) ( 5)

K

L

Escala de 1 a 5 , em que o 1 co rrespo nde a "C o nt e xt o M uit o D e s f a v o rá v e l" e o 5 co rrespo nde a "C o nt e xt o M uit o F a v o rá v e l" . Co lo car uma cruz.

Grau de Diferenciação / Inovação dos Produto-Serviços Concorrentes

x

Intensidade Concorrencial no Sector

Valorização do Produto-Serviço no Mercado

x

2013 Valor Total das Importações (1)

Tendênci a X

156 978 000 000 €

K

J

Valor Total das Importações de serviços oriundas de Portugal (2) 101 900 000 € X

x

Capacidade Financeira dos Mercados

x

x

Níveis de Conhecimento do Produto

X x x

I. RELAÇÕES ECONÓMICAS

J

Preço

X

II. AVALIAÇÃO DO CONTEXTO COMPETITIVO DO MERCADO

III. FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO SECTOR

( 1) ( 2) ( 3) ( 4) ( 5) x

Dimensão do Mercado

36

I. ESTRATÉGIA

II. PRODUTO

III. PREÇO

IV. COMUNICAÇÃO

V. DISTRIBUIÇÃO

ÂMBITO 1 governamental 2 3 LOCAL | DATA 1 Innowacje-Technologie-Maszyny Poznan, 09 - 12.06 2 Cracovia, 12 - 13.02 3 Varsovia, 8 - 9.04 4 Varsovia, 25 - 27.03 SECTOR

TIPO DE PRODUTO / SERVIÇO MERCADO ALVO

Comércio e Serviços

Desenvolvimento de Software e Hardware Polónia

VI. CONDIÇÕES LEGAIS

E ADUANEIRAS DE

ACESSO AO MERCADO

A Pol óni a tem mui tos profi s s i ona i s qua l i fi ca dos e de boa forma çã o; oferece i ncenti vos a o i nves ti mento, e, como ta l , tornou-s e um l oca l popul a r pa ra des envol vi mento de s oftwa re outs hore, s oftwa res de

s egura nça e pl a nea mento empres a ri a l . Al i a da a es ta a i nforma çã o, temos que a s empres a s pol a ca s de TICs s ã o res pons á vei s por 60% dos s oftwa res vendi dos no pa ís , s endo a percenta gem res ta nte compl eta por empres a s es tra ngei ra s . Nes te contexto, é pos s ível que empres a s foca da s no merca do i nterno pol a co, deva m i nteres s a r-s e por es ta bel ecer pa rceri a s com empres a s l oca i s , a fi gura ndo-s e ma i s promi s s or no curto pra zo negóci os no s etor de s oftwa res .

A a pres enta çã o de progra ma s i nova dores que s ol uci onem os probl ema s da s empres a s e mel horem o s eu funci ona mento, de ma nei ra a que s e pos s a cri a r uma pa rceri a , s eri a uma es tra tégi a a a dota r. Es tes terã o que s er produtos i nova dores , bem como a i mportâ nci a do s ervi ço. Da dos de 2010, demons tra que 70% da s empres a s vende os s eus s ervi ços , 20% a s ua progra ma çã o e 10% equi pa mento, a s s i s ti ndo a um a umento pa ra o es tra ngei ro.

Mui ta s vezes a res ol uçã o de probl ema s nã o tem preço. O preço va ri a do s egmento e da enti da de que a bre o concurs o.

Pa rti ci pa çã o em fei ra s s ectori a i s de modo a a pres enta çã o o s oftwa re ou o s ervi ço que pode pres ta r conti nua a s er a mel hor forma de entra r no merca do. Contudo, a tra vés de conta ctos com fi rma s i nformá ti ca s já exi s tentes , mos tra ndo a s ca pa ci da des , poderã o ta mbém s er uma porta .

A cri a çã o de uma l oja onl i ne pa rece i nevi tá vel pa ra a venda de um s oftwa re. A i nternet nã o pos s ui frontei ra s e exporta r s oftwa re a tra vés del a é s empre a mel hor forma . Mes mo pa ra da r conheci mento a pos s i vei s i mporta dores do progra ma s ou s ervi ços , é i mporta nte ter es ta es tra tégi a monta da . No enta nto, es te ta mbém poderá s er di s tri bui do a pos a s pa rceri a s es ta rem em funci ona mento. O própri o i mporta dor tra ta rá de o di s tri bui r dentro do mera do.

Contudo, s a l i enta -s e a i mporta nci a de vers ã o em Pol a co e Ingl ês .

Por s er membro da Uni ã o Europei a , a Pol óni a a ca ta a s norma s da s ua uni ã o a l fa ndegá ri a . Ou s eja , o comérci o de bens entre a Pol óni a e outros pa ís es da UE nã o es tá s ujei to a di rei tos a dua nei ros ou qua i s quer outros pa ga mentos e que a Pa uta Adua nei ra Comum é a pl i ca da a bens comerci a l i za dos com pa ís es que nã o fa zem pa rte da UE. Porta nto, a Pol óni a nã o tem uma frontei ra a dua nei ra com pa ís es vi zi nhos que s ã o membros da Uni ã o Europei a : Al ema nha , Repúbl i ca Checa , Es l ová qui a e Li tuâ ni a e toda s a s dema i s frontei ra s s ã o frontei ra s da UE ta mbém.

www.paiz.gov.pl

www.2015.mobiletrends.pl www.optonexpo.fairexpo.pl www.elektroinstalacje.pl

OPTNOexpo

XIII Miedzynarodowe Targi Sprzet i Systemow zabezp. Polish Agency for Enterprise Development

Mobile IT

http://en.parp.gov.pl/

Atenção para a língua do produto/serviço a ser vendido. Num mercado como o a da Polónia é importante ter tradução para a língua nativa.

Há uns anos atrás, devido aos apoios existentes do estado (devido aos fundos comunitários) houve um enorme crescimento no campo informático. Hoje em dia, as empresas começam a cortar fundos para a gestão e por isso escolhem sistemas ERP, CRM, C2C, B2C nas plataformas.

Também existe na Polónia - Outsorcing e integração, devido aos informáticos serem mais baratos. Mas se, por exemplo, uma empresa apresentar um sistema de gestão que faça o cliente poupar dinheiro e tempo, reduzindo gastos e aumentar os seus lucros - terá sempre as portas abertas para uma apresentação.

www.technologie.mtp.pl

VII. CONTACTOS COMERCIAIS UTEIS

VIII. FEIRAS E EVENTOS UTEIS

ENTIDADE WWW

EVENTO WWW

Polska Izba Gospodarcza zaawansowanych technologii www.iztech.pl

IX. INFORMAÇÃO UTIL

37

Documentos relacionados