• Nenhum resultado encontrado

Tipo: relato de experiência Nível de evidência: VII Objetivo

Descrever um dispositivo para o posicionamento cirúrgico do paciente submetido a procedimentos urológicos endoscópicos.

Síntese

Os autores descrevem as dificuldades para posicionar o paciente obeso em posição litotômica, depois da indução da anestesia. Ressaltam que foi necessário arrastar os pacientes para a parte inferior da mesa operatória para a colocação das perneiras, o que causou lesões ocupacionais em vários colaboradores devido ao peso excessivo destes. Para manter o paciente e os funcionários seguros utilizaram um dispositivo plástico, liso, com 91,44 cm de comprimento por 60,96cm de largura, barato, normalmente utilizado para brincadeiras de escorregar na neve, coberto por um campo para poder apoiar o paciente durante a anestesia e logo depois deslizá-lo para a parte inferior da mesa. Procedimento simples que facilitou o trabalho na sala operatória durante o posicionamento do paciente evitando lesões nos pacientes e na equipe e que pode ser utilizado em qualquer outro Centro Cirúrgico.

Quadro 11 - Síntese do estudo 8 do tipo relato de experiência

9. Tipo: relato de experiência Nível de evidência: VII Objetivo

Relatar três casos com decisões judiciais envolvendo lesões intra-operatórias decorrentes do posicionamento.

Síntese

O primeiro caso relata o reflexo simpático distrófico no braço e mão esquerdos de uma paciente que se submeteu a um procedimento cirúrgico de reconstrução mandibular que durou 7 horas. Ela permaneceu durante a cirurgia na posição supina com os braços ao lado do corpo e as palmas das mãos voltadas para este, acordou com dor e dormência dos membros citados. O diagnóstico foi de lesão causada por posicionamento. No segundo caso, outra reconstrução mandibular que durou 11 horas (inesperadamente prolongada) o paciente alegou que o fluxo sanguíneo do lado esquerdo de seu corpo ficou diminuído durante todo o tempo cirúrgico o que lhe causou lesões permanentes em todo o lado esquerdo (braço, antebraço, região esquerda das costas, nervo ciático esquerdo, dentre outros) devido à pressão exercida por alguma coisa que prejudicou o fluxo de sangue causando uma síndrome compartimental. No terceiro caso a paciente relatou que foi mal posicionada pelos enfermeiros perioperatórios durante um procedimento cirúrgico de descompressão medular, adquiriu uma lesão no joelho provavelmente causada pela rotação da mudança da posição supina da paciente na maca para a posição prona na mesa de cirurgia. Nos três casos não foi evidenciado negligência por parte da equipe perioperatória, porém é um alerta aos enfermeiros perioperatórias para que se atentem aos cuidados com o transporte, transferência e posicionamento do paciente na mesa operatória, com as devidas proteções e acolchoamentos. É importante documentar todas estas ações para que se tenha respaldo legal do cuidado prestado.

6 6 6

6 –––– ResultadosResultadosResultados Resultados 8585 8585

10. Tipo: relato de experiência Nível de evidência: VII Objetivo

Descrever uma técnica para o posicionamento do paciente queimado no intra-operatório, para permitir o livre acesso às estruturas deste sem a necessidade de equipamentos especiais.

Síntese

A técnica consiste em colocar duas barras altas cruzadas na mesa operatória, ligadas entre si, para suspender os membros superiores e inferiores do paciente por meio de compressas e pinças que podem ser apoiadas em qualquer parte destas estruturas (como por exemplo: as mãos ou cotovelos) dependendo do local em que se pretende debridar. A altura pode ser regulada para qualquer tipo de paciente já que o sistema consiste de encaixes comuns de suportes para mesas. Muitos sistemas têm sido descritos na literatura por centros especializados em pacientes queimados, mas a maioria destes depende de equipamento especial e pessoal extra. Os autores referem que têm usado este sistema a quatro anos sem dificuldades, já que os materiais podem ser encontrados em qualquer Centro Cirúrgico e são facilmente adaptados, relatam a eficácia na exposição dos membros, o que tem permitido o ótimo acesso às estruturas do paciente queimado para um debridamento mais efetivo. O correto posicionamento do paciente queimado proporciona um tempo cirúrgico menor e consequentemente diminuição do número de intervenções, redução do risco de complicações como hipotermia e perda de sangue.

Quadro 13 - Síntese do estudo 10 do tipo relato de experiência

A utilização de resultados de pesquisa é extremamente importante para nortear a prática clínica do enfermeiro. Os métodos de revisão, ou seja, a revisão integrativa, revisão sistemática ou meta-análise tem etapas metodológicas bem delimitadas e o objetivo geral de buscar, selecionar e analisar a melhor evidência disponível sobre o tópico estudado que poderá ser aplicada na tomada de decisão à saúde, identificar lacunas do conhecimento, como também indicar o desenvolvimento de novos estudos (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).

Algumas revisões mesmo com a descrição das etapas de seu desenvolvimento podem não ter rigor metodológico como no caso das revisões tradicionais da literatura, também chamadas de revisões narrativas da literatura. A revisão de literatura tradicional segundo Polit, Beck e Hungler (2004) é a etapa inicial da maioria das pesquisas e imprescindível aos pesquisadores, tem diversas finalidades, como o fornecimento de informações, contudo podem ter resultados

6 6 6

6 –––– ResultadosResultadosResultados Resultados 8686 8686

parciais e ou inconsistentes. Segundo Rother (2007) revisões narrativas são publicações amplas com o propósito de descrever e discutir assuntos.

Na presente revisão integrativa dez estudos foram classificados como revisões narrativas da literatura, pois não apresentam rigor metodológico. Esses estudos descrevem os cuidados de enfermagem durante o posicionamento cirúrgico do paciente e estão sintetizados nos Quadros 14 a 23.

11. Tipo: revisão narrativa da literatura Nível de evidência: --