• Nenhum resultado encontrado

4.1 Conceitos

Diante de tantas mídias interessantes a serem estudadas, a serem medidas, diante de tantas novas ferramentas que vêm e permanecem por tempo limitado, o blog foi justamente o escolhido por se acreditar ser uma das mídias que realmente veio para ficar e se manter fiel a sua funcionalidade que é a de trazer para perto seguidores ou clientes e mercado, deixando todo e qualquer relacionamento mais humano.

Um blog, conforme conceituado por Cipriani (2013, p. 31),

[...] é uma ferramenta de poder de comunicação bidirecional instantâneo, devido a sua alta interatividade e poder de divulgação. É o canal de comunicação mais veloz nas interações e com maior valor agregado, porque possui leitura agradável e cronológica, é fácil de fazer e manter, custa pouco, possui navegação intuitiva e simples, abre espaço para comentários, disponibiliza a troca de links, é personalizado, faz parte de um nicho e é especialista, demonstra o conhecimento da sua empresa, permite a criação de uma comunidade.

Nosso estudo se foca no blog corporativo e pensar em blog corporativo nos remete muitas vezes a pensar em um blog de negócios, pensar em retorno, em lucratividade, porém também devemos ter em mente questões como imagem institucional e relacionamento. Mas, para chegar até o monetário, existem algumas etapas intermediárias: o levantamento de custos, a criação de uma campanha de marketing eficiente aumentando assim a consciência dos usuários pela marca, uma prestação de suporte eficiente para satisfazer as dúvidas dos clientes, entre outras situações que iremos abordar na sequência.

4.2 Tipos de blogs de negócio

Os blogs, no contexto de negócios, podem ser classificados segundo as funcionalidades que são aplicáveis a uma empresa. Para entender como os

blogs podem ser utilizados para a comunicação de marketing é importante

compreender onde a comunicação de marketing pode se encaixar nesse contexto, conforme apontado por Cipriani (2013, p. 34):

- Estratégia de marketing - definição das estratégias de marketing para cumprir os resultados esperados ou exigidos pelas diretrizes estratégicas da empresa como um todo. Dentro da estratégia de marketing tem-se o mapeamento de alto nível das futuras ações, a análise de mercado por meio de pesquisas, a criação de perfis e segmentação de clientes e a análise dos concorrentes;

- Planejamento de marketing - planejamento vai desde a preparação da equipe até a própria execução das campanhas com o auxílio da comunicação de marketing. Nesse ponto são analisadas três perguntas básicas antes de se criar uma campanha: Quem eu quero atingir? O que eu vou utilizar para isso? E como vou fazer isso? Alguns pontos importantes nesse processo são: aprovações de campanhas pela diretoria da empresa, estimativa de gastos e obtenção de fundos, envolvimento e alinhamento organizacional, execução das campanhas e análise dos resultados obtidos. O uso de

blogs de negócios para campanhas deve também passar por esta

etapa antes de ser colocado em operação. Citamos ainda:

- Gestão de relacionamento com clientes - esta área cuida da aquisição, retenção e desenvolvimento de clientes. Aqui ficam agrupados os dados de cada cliente ou possível cliente, bem como seu histórico de interações com a empresa. Os blogs podem ser uma das interfaces que alimentam essa base de dados de contatos do seu negócio;

- Comunicação de marketing - todo tipo de mensagens ou comunicações entre a empresa e o mercado passa pela área da comunicação de marketing. Essas mensagens podem ter como alvo a mídia em geral, outras empresas ou clientes e são preparadas pelos responsáveis de publicidade da empresa. Sua intenção é fazer com que os clientes conheçam sua marca, tenham uma boa impressão do seu produto ou serviço, e tenham vontade de comprá-lo.

32

Visto que o blog pode ser considerado uma extensão da empresa, através da forma como aborda os assuntos ao público, como responde às dúvidas, como se relaciona verdadeiramente com o cliente, para a comunicação de marketing acreditamos ser importante ele trazer a opinião e ter como responsável um profissional que realmente acredite na marca e consiga transpor isso ao conteúdo.

O blog pra comunicação de marketing é a principal maneira de se introduzir os blogs em seus negócios. Uma campanha de marketing que seja baseada no lançamento de um blog como canal de comunicação pode trazer muitos benefícios para a empresa sob a forma de aumento nas vendas, facilidade para se medir os resultados ou a propagação e valorização da sua marca (CIPRIANI, 2013, p. 35).

Segue-se exemplificando alguns tipos de blogs corporativos, empresas que acreditam na ferramenta como canal de divulgação da sua marca (figura 1), como construção de confiança com o cliente (figura 2) e como retorno para o seu negócio.Cada um dos blogs possui conteúdo específico, dicas, trocas de experiências, promoções (figura 3), curiosidades, notícias sobre seus produtos (figura 4) e determinado segmento de público. A abordagem de ambos desperta curiosidade e vontade de interagir (figura 5 e 5a), prevalecendo textos escritos informalmente. O layout moderno, as cores vivas, mantendo sempre os seus produtos e serviços como pano de fundo, despertam o interesse do cliente. Algo que grande parte do público leva em conta é a frequência com que são realizadas as atualizações (figura 6) de notícias, postagens, respostas às dúvidas, pois uma vez criado, o blog deve estar sempre ativo, caso contrário uma página na web resolve a situação.

Figura 1 – Blog da Tecnisa: primeiro blog corporativo do mercado imobiliário10

.

Figura 2 – Blog Pensando Grande da Microsoft: assuntos direcionados ao cliente, neste caso,

empresas11.

10

Blog da Tecnisa. Retirado de: <http://www.blogtecnisa.com.br/>. Acesso em: 10/12/2013.

11

Blog Pensando Grande da Microsoft. Retirado de: <http://www.pensandogrande.com.br/>. Acesso em: 10/12/2013.

34

Figura 3 – Blog Voe Azul da Companhia Aérea Azul: promoções e campanhas para uma comunicação de marketing12.

Figura 4 – Blog da 3M: divulgação de novos produtos13

.

12

Blog Voe Azul da Companhia Aérea Azul. Retirado de: <http://blog.voeazul.com.br/>. Acesso em: 10/12/2013.

13

Blog da 3M Inovação. Retirado de: <http://www.3minovacao.com.br/vitrine-3m/>. Acesso em: 10/12/2013.

Figura 5 – Blog 3M: ação interativa proporcionada ao público14

.

Figura 5a – Blog da 3M: retorno imediato do público à ação da empresa.

14

Blog 3M Inovação. Retirado de: <http://www.3minovacao.com.br/vitrine-3m/>. Acesso em:

36

Figura 6 – Blog da Tecnisa: exemplo de blog ativo e organizado com arquivo de postagens desde 200615.

Como citado anteriormente, o uso de textos informais proporcionam ao

blog mais intimidade com seu público, pois a sua dinâmica é baseada em uma

relação pessoa para pessoa e não pessoa para empresa, o que possibilita deixar os diálogos mais abertos, sinceros e confiáveis com o cliente, mantendo um relacionamento mais duradouro.

4.3 Gestão de relacionamento

4.3.1 Blog como fonte de cliente

A gestão de relacionamento com o cliente é uma função administrada pela parte do marketing da empresa, mas que depende de toda a companhia para o seu correto funcionamento. Toda a gestão de relacionamento é fundamentada em uma base de dados dos clientes, que deve ser mantida sempre atualizada. Sendo assim, todo e qualquer contato com o cliente deve ser registrado e mantido em uma base de dados junto com outras informações, como endereço, idade, profissão, preferências, etc. (CIPRIANI, 2013, p. 47).

O blog é uma ótima fonte de informação sobre os clientes de uma empresa, pois ao comentar um texto escrito, deixam pistas importantes sobre os seus gostos e suas opiniões, e em muitas vezes esses comentários são acompanhados do nome, e-mail, cidade, país da pessoa que está

15

Documentos relacionados