• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – O Catering

2.3 Tipos de Catering

De acordo com The Culinary Institute of América (2008), o Catering divide-se em duas categorias: Institucional e Social.

O Catering Institucional refere-se ao fornecimento de refeições para hospitais, estabelecimentos de ensino, companhias aéreas, hotéis e lares, proporcionando uma grande variedade de alimentos e bebidas para um grande número de pessoas numa base contínua de abastecimento, geralmente na própria instituição, que estabelece contratos com as empresas para o fornecimento destes serviços. Já o Catering Social fornece serviços de alimentação e bebidas para grupos de indivíduos em espaços criados para o efeito, realizados apenas de forma pontual, sobretudo no âmbito dos eventos.

Para Shiring, Jardine, & Milles (2001) o Catering encontra-se dividido em três tipos: comercial, não comercial e militar.

O Catering comercial, é o praticado pelos hotéis, restaurantes ou por qualquer empresa, cujo objetivo seja a obtenção de lucro, por oposição ao Catering não comercial praticado pelas escolas, lares e instituições sociais, cujo objetivo principal não é propriamente a obtenção do lucro. Por sua vez o Catering militar é o que presta serviços para as forças armadas ou no âmbito dos eventos diplomáticos.

Já para Shock, Sgovio, & Stefanelli (2011), o Catering pode ser dividido em: Social e Empresarial (Corporate). O Catering Social presta serviços destinados aos eventos sociais como

os casamentos, batizados e festas de aniversário. Por outro lado, o Catering Empresarial fornece os eventos direcionados para empresas, como convenções, meetings, apresentações de produtos, sessões de formação, entre outros. A figura 3 ilustra a forma como o Catering se encontra segmentado, salvaguardando que qualquer um dos tipos de Catering pode ser realizado on-premise (nas instalações do caterer) ou off-premise (fora das instalações do caterer), como passaremos a explicar no próximo ponto deste capítulo.

Figura 3: A segmentação do Catering

Fonte: Shiring et al. (2001, p.4).

Independentemente da forma como se encontra dividido, usufruem regularmente dos serviços de Catering, os centros de convenções, hospitais, escolas, lares de idosos, a indústria do entretenimento, o setor dos transportes, as empresas e os clientes particulares, que simplesmente pretendam por exemplo, organizar um evento social. Assim sendo, torna-se necessário recorrer a um fornecedor deste tipo de serviços, como é o caso dos hotéis, centros de congressos, centro de conferências, restaurantes, empresas de Catering, entre outros (Shock et al., 2011).

No caso dos hotéis, estes oferecem geralmente vantagens competitivas neste tipo de segmento de negócio, por conseguirem oferecer vários serviços no mesmo espaço, incluindo o alojamento, atraindo desta forma o cliente.

Alguns hotéis oferecem também a possibilidade de se realizarem eventos noutras áreas do mesmo, como na piscina, restaurantes, salas, entre outras.

No que concerne aos centros de convenções, estes atraem sobretudo o Catering comercial, devido às instalações, geralmente construídas para feiras, reuniões e eventos corporativos. Embora possam ser alvo de alguns eventos sociais sofisticados, o principal objetivo destas instalações é atrair grupos de pessoas que pertençam a empresas, contribuindo simultaneamente para a ocupação das unidades de alojamento e consequentemente, para o enriquecimento economia local (Shock et al., 2011).

Semelhantes aos centros de convenções, os centros de conferências podem dispor de uma variedade de espaços, inclusive salas destinadas à organização de banquetes. Diferem sobretudo dos centros de convenções por serem geralmente espaços com salas mais pequenas e sem auditório com tanta capacidade como nos centros de convenções (Shock et al., 2011). Relativamente aos restaurantes, alguns dispõe de salas de banquetes ou salas de refeições privadas, que podem ser utilizadas para o serviço de Catering. Em certas ocasiões um restaurante também pode fechar ao público para realizar um evento privado, mas é de salientar que de acordo Shock et al. (2011), este tipo de estratégia pode afetar as vendas pelo facto de poder ser transmitida a ideia de que o restaurante só fornece refeições em eventos.

Os clubes privados, ou coletividades podem organizar serviços de Catering para os seus membros. Neste tipo de espaços fornecem-se principalmente os eventos sociais, como casamentos e bailes.

Quanto ao local onde as refeições são servidas e preparadas, Shiring et al. (2001), afirmam que o Catering se pode dividir em dois tipos: On-Premise e Off-Premise.

No On-Premise Catering, as ações afetas a esta atividade, como a preparação, confeção e serviço, são realizadas exclusivamente nas instalações do Caterer, como é o caso do Catering fornecido pelos hotéis, nos próprios hotéis.

Por sua vez no Off-Premise Catering, as refeições podem ser preparadas nas instalações do caterer e entregues no local do evento, ou podem ser confecionadas no venue do evento, desde que este não seja propriedade do Caterer (Shiring et al., 2001).

Os Off-Premise Caterers21, distinguem-se em função do tipo de serviços prestados podendo desta

forma, enquadrarem-se em três categorias: Party Food Caterers, Hot Buffet Caterers e Full-Service Caterers.

Entendem-se por Party Food Caterers, os profissionais que apenas fornecem a alimentação, deixando a sua regeneração e respetivo serviço a cargo de outros.

Os Hot Buffet Caterers por sua vez, fornecem a comida em recipientes térmicos adequados, podendo o restante serviço ser prestado pelos mesmos, mas a um custo adicional.

Por fim os Full-Service Caterers, são os profissionais que para além de fornecerem a comida, podem cozinhá-la ou regenerá-la no local do evento, disponibilizando também o Staff, os equipamentos, utensílios e mobiliário necessários ao mesmo, como: baixela, copos, talheres, cadeiras, tendas, entre outros. Podem também contratar ou fornecer outros serviços, como decoração e música. Em suma, este tipo de profissional fornece todos os serviços agregados ao evento, planeando o mesmo, e não se limitando apenas ao serviço de comidas e bebidas. Um exemplo de Off-Premise Catering pode ser o serviço de lunch-boxes aos participantes de um congresso ou de uma atividade de Team Building.

De acordo com Hansen & Thomas (2005), o Off-Premise Catering, representa um grande desafio, devido a toda a sua logística, comparativamente com o On-Premise Catering, como passamos a analisar no próximo ponto.