• Nenhum resultado encontrado

4 O TRABALHO DOCENTE REPRESENTADO EM UMA FALA DE UMA

4.1 Análise do contexto de produção

4.2.2 Tipos de discurso

Ainda no nível organizacional de análise, busquei identificar os tipos de discurso que aparecem no texto transcrito da entrevista. Retomo, assim, as categorias referentes aos tipos de discurso conforme foram apresentadas anteriormente nesta dissertação, e que foram baseadas em Bronckart (2009[1999], p. 154).

Os tipos de discurso correspondem a mundos discursivos construídos na produção textual a partir do conteúdo temático, que pode ser definido como o conjunto de informações que são explicitamente apresentadas no texto (cf. quadro 3). Ao mobilizar esses conhecimentos, o produtor/enunciador do texto pode construir um mundo discursivo distante ou coincidente ao mundo da situação de linguagem em curso. Esses tipos de discurso formam, então, segmentos textuais que podem ser identificáveis e diferenciados com base em suas características composicionais. Vale salientar que, não raro, os tipos de discurso se mesclam, formando segmentos de texto com características de mais de um tipo discursivo.

Assim temos quatro tipos básicos de discurso que apresentam as seguintes características:

a) O discurso interativo, que marca uma proximidade entre o mundo discursivo e o mundo da situação de produção do texto.

b) O discurso teórico, que é caracterizado pela ausência de marcas de referência aos participantes da interação.

c) O relato interativo, que marca a implicação dos participantes da interação, mas coloca os fatos narrados distantes temporalmente em relação ao momento de produção.

d) A narração, que se caracteriza pela ausência de qualquer referência aos participantes da interação e pelo deslocamento de um acontecimento verbalizado para um tempo separado do momento da interação.

No texto da entrevista há características de uma conversação oral marcada pelos turnos de fala, pelas referências aos participantes da interação (pronomes

pessoais e desinências verbais) e pelos dêiticos temporais e espaciais. Portanto,

essas marcas acabam estabelecendo uma relação de implicação entre o texto/discurso produzido e a situação de ação de linguagem. Neste caso, foi possível identificar uma predominância do discurso interativo no texto produzido:

150 E2 olha...eu tive bastante dificuldade...assim mas como eu trabalhava com os dois projetos no laboratório ali assim oh e o curso de extensão nós tínhamos mais material talvez que os outros colegas que não/ porque a gente tinha acesso a livros né? já tinha acesso a:: ao próprio laboratório ao tipo de aparelho de som ou seja o contato com outras outras com outras práticas antes mas eu vejo que alguns colegas não tinham porque a nossa biblioteca a questão de...livros da língua espanhola é é muito escassa...até hoje é muito escassa outro dia eu fui ali...e quase tive um infarto não tem livro pro pessoal manusear né? os estagiários vem pra escola sem conhecer o livro didático... ( linhas 150-158)

Neste excerto, pode-se observar a presença de elementos dêiticos que remetem à situação de produção, como os tempos verbais no presente (vejo, é,

vem) que colocam o conteúdo do texto como concomitantes ou conjunto ao

momento de produção. Também é possível identificar os dêiticos temporais (até

hoje, outro dia) e os dêiticos espaciais (ali) em que é possível identificar uma

referência à situação de produção. Além disso, a presença de dêiticos de pessoas

(eu, a gente, nós) indica que o enunciador se implica no texto, e busca, através do

88

Outro exemplo de discurso interativo encontrado no texto da entrevista, aparece quando a professora (E2) fala sobre o desconhecimento da realidade escolar pelo sistema estadual de ensino:

engatinhando pra isso né?...mas::: outras ainda não conseguiram...né? e a nossa escola aqui por exemplo né? porque tem o seminário integrado que é uma proposta 305 diferenciada que hoje eles tão tendo né? atividades de seminário de fazer pesquisa

com os alunos do primeiro ano do segundo ano do terceiro ano ((bate na mesa)) então o professor tem essa carga horária também...só que nós temos um diferencial aqui na escola né? nós temos alunos do interior...dos distritos...e algumas escolas fazem no contraturno pra ter tempo pra você poder fazer planejar e tudo nossos alunos não podem ficar porque eles não vão pagar o transporte da volta...ou nem 311 tem transporte ( linhas 303-311)

Esse exemplo de discurso interativo é bem marcado pela presença do dêitico espacial aqui fazendo referência ao contexto de produção, e pela utilização do marcador conversacional né, que busca a adesão do interlocutor à interação. Outra característica que chama a atenção neste excerto é a utilização, pelo enunciador(E2), de locuções verbais no tempo presente (tão tendo, podem ficar) indicando, novamente, uma concomitância temporal do conteúdo textual ao momento de produção.

Conforme comentei anteriormente, no texto da entrevista é possível identificar tipos de discurso que se relacionam no desenvolvimento do conteúdo temático. Por vezes, esses discursos se intercalam em um mesmo tópico, neste caso, pelas marcas linguísticas é possível identificar a predominância de um tipo sobre o outro no segmento textual. No exemplo a seguir, apresento um fragmento de relato

interativo:

na::...na Universidade Federal de Santa Maria né? então eu fiz o curso de Letras até noventa e seis...letras português e:: as literaturas...em:: noventa 35 e:::...sete...é?::...foi em agosto de noventa e sete se não me engano...eu entrei

no:: na na turma de língua espanhola daí no curso de espanhol do noturno...e aí assim como eu tinha tempo né? eu fui me envolvendo com o projeto no caso de língua espanhola eu trabalhava de dia no na secretaria do CELS né? no curso de extensão eu tinha o nível um e dois...foi quando eu comecei a atuar assim...depois 40 disso eu também continuava sem emprego... né? aí surgiu uma vaga pra trabalhar

Nesse excerto, ao comentar sobre sua formação docente, a professora (E2) encaixa em seu discurso interativo segmentos que acabam se configurando como um relato interativo. Esse tipo discursivo se caracteriza pela distância dos fatos narrados em relação à situação de produção do texto, marcado sobretudo pelo uso de verbos no pretérito perfeito e imperfeito.

Em outro momento, é possível perceber um encaixamento do discurso teórico na interação:

olha:::...os alunos em si eles não dão valor a língua estrangeira:::principalmente 255 na rede estadual onde agora nós temos o ensino médio politécnico com a avaliação

por área de conhecimento que agora são seis disciplinas na área né?...inglês espanhol português e literatura arte e::...educação física na área de conhecimento... o que é que eles visualizam? Que eles precisam estudar português e literatura...eles fazem educação física porque a prática é uma coisa boa...e a área das línguas/ das das let/ da língua estrangeira eles deixam de lado...né? essa avaliação ( linhas 254-260)

Neste caso, conforme o excerto acima, a professora (E2) inicia o discurso interativo com a presença de um dêitico de pessoa (nós) e um marcador conversacional (né?), no entanto, em determinado momento, essas marcas se perdem, e a professora assume um discurso teórico, marcado pelos verbos no presente (visualizam, precisam, fazem, é, deixam) e pela ausência de dêiticos espaciais. Vale salientar que, no final do segmento, o marcador discursivo né emerge para que não se perca o caráter interativo do texto.

Assim, a identificação dos tipos de discurso encaixados e inter-relacionados no gênero entrevista, bem como suas características linguístico-discursivas, foi necessária para reconhecer a predominância e/ou alternância de determinados tópicos temáticos. Essa análise permitiu, também, inferir que o texto/discurso da professora dá indícios de uma representação do trabalho docente.

Não obstante, essas características possibilitaram visualizar, a partir das sequências textuais, certas representações expressas pelo produtor (E2) sobre o objeto do texto/discurso, e sobre seu interlocutor (E1), conforme apresentarei na seção seguinte.

90

Documentos relacionados