• Nenhum resultado encontrado

3 MISSÃO CONSTITUCIONAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

3.3 TIPOS DE OPERAÇÕES DE GLO

Visando ao enriquecimento da Pesquisa, apresenta-se abaixo, alguns tipos de Operações de GLO e suas finalidades, segundo o Caderno da Seção de Instrução Especial da AMAN - Operações de Garantia da Lei e da Ordem (2007):

• Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Posto de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU): “O PBCE e o PBCVU fazem parte das operações tipo polícia, que em geral, são executadas sob condições de normalidade.” São então, operações que buscam, através do bloqueio de vias, controlar o movimento da população e capturar material e pessoal suspeito, etc.

• Posto de Segurança Estático (PSE): São postos ocupados pelas forças legais em áreas críticas a fim de guardar tais localidades, impedindo o acesso de forças inimigas a esses locais.

• Reintegração de Posse: tem a finalidade de, pela ação direta da tropa, afastar elementos que ocupam ilegalmente uma área ou instalação, com base em um mandado judicial.

• Operações de Busca e Apreensão (OBA): exigem grande preparo da tropa e liderança por parte de seu comandante. Visam aprisionar elementos suspeitos, material e armamento.

• Operações de Controle de Distúrbios (OCD): possuem missões como interditar uma área urbana ou rural, controlando a atuação de manifestantes; e restabelecer a ordem pública em meio ao vandalismo. Requer grande preparo técnico e emocional da tropa encarregada.

3.3.1 Principais Ações

Segundo BRASIL (2014, p. 29/64) as ações realizadas nas Operações de GLO podem possuir caráter preventivo ou repressivo. Dentre as principais ações, pode-se destacar:

a) assegurar o funcionamento dos serviços essenciais sob a responsabilidade do órgão paralisado;

b) controlar vias de circulação;

c) desocupar ou proteger as instalações de infraestrutura crítica, garantindo o seu funcionamento;

d) garantir a segurança de autoridades e de comboios; e) garantir o direito de ir e vir da população;

f) impedir a ocupação de instalações de serviços essenciais;

g) impedir o bloqueio de vias vitais para a circulação de pessoas e cargas; h) permitir a realização de pleitos eleitorais;

i) prestar apoio logístico aos OSP ou outras agências; j) proteger locais de votação;

k) realizar a busca e apreensão de armas, explosivos, etc.; e

l) realizar policiamento ostensivo, estabelecendo patrulhamento a pé e motorizado. (BRASIL, 2014, p. 29/64)

3.3.2 Emprego em Operações de GLO

Conforme visto acima, o conceito da Garantia da Lei e da Ordem está presente no ordenamento jurídico desde a primeira Constituição do período republicano no Brasil, exceção feita a Constituição outorgada por Getúlio Vargas em 1937. Desde então, coube às Forças Armadas, também, a missão constitucional de, em último caso, garantir a lei e a ordem e os direitos e garantias individuais.

Após obter sucesso e experiência em operações internas e externas, como no Complexo do Alemão e na da Força de Paz no Haiti, respectivamente, o Exército já não está mais tão receoso em protagonizar as ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em seu próprio território, uma vez superado o desconforto dos militares, que muitas vezes não se sentiam respaldados juridicamente para atuar com tal finalidade. (GOMIDE, 2017)

A decisão sobre o emprego excepcional das tropas é feita pela Presidência da República, por motivação ou não dos governadores ou dos presidentes dos demais Poderes constitucionais. O exemplo de uso das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem foi o emprego de tropas em operações de pacificação do Governo estadual em diferentes comunidades do Rio de Janeiro. Também, recentemente, o uso de tropas federais nos estados do Rio Grande Norte e do Espírito Santo, devido ao esgotamento dos meios de segurança pública, para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

As Forças Armadas também atuaram nos limites legais da GLO durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Rio + 20), em 2012; na Copa das Confederações da FIFA e na visita do Papa Francisco a Aparecida (SP) e ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; na Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos no Brasil (MINISTÉRIO DA DEFESA, 2020).

Além disso, operações de GLO são adotadas para assegurar a tranquilidade e lisura de processos eleitorais em município sob-risco de perturbação da ordem. No início de 2014, o Ministério da Defesa, por meio da Portaria Normativa nº 186/MD, aprovou e publicou o manual de “Garantia da Lei e da Ordem / MD33-M-10 (2ª Edição/2014)”, confeccionado por assessores civis e militares, com o objetivo de padronizar as rotinas e servir de instrumento educativo e de doutrinação para as forças preparadas para atuar nesse tipo de ação.

Essa atribuição constitucional tem por finalidade estabelecer orientações para o planejamento e o emprego das Forças Armadas (FA) em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) e determinou, por diversas vezes, o emprego do Exército Brasileiro dentro do território nacional. A seguir demonstraremos um breve histórico de operações de GLO onde a F Ter esteve envolvida desde junho de 1992 até 10 de março de 2020, onde cada

planilha foi analisada isoladamente, fazendo-se as seguintes considerações (MINISTÉRIO DA DEFESA, 2020):

a) A metodologia aplicada para contabilizar o número de vezes ou operações em que as Forças Armadas foram empregadas em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi analisada duas relações, uma originária da Marinha do Brasil (MB), contendo 46 operações e outra do Exército brasileiro (EB), contendo 183 operações. Outra relação analisada foi a do próprio Ministério da Defesa (MD), onde constavam 95 operações. O ano de início da contagem foi o de 1992 para o Exército e para a Marinha. Já para o MD, o ano 2000 foi o marco inicial.

b) Cabe ressaltar que o Ministério da Defesa foi criado no dia 10 de junho de 1999 e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no dia 25 de agosto de 2010 e, por fim, foram retiradas aquelas operações que estavam replicadas nas citadas listas.