• Nenhum resultado encontrado

6.2. Estrutura técnica em obra

6.4.1. Pavimentos térreos industriais

6.4.1.3. Tipos de pavimentos industriais

Existem vários tipos de pavimentos industriais térreos que são utilizados nos diversos projetos construtivos, e quando adequados, garantem uma maior durabilidade e qualidade do pavimento. De seguida, apresentar-se-á uma análise sobre cada tipo de pavimento.

Pavimentos de betão simples

Este tipo de pavimentos de betão simples são caracterizados por numa camada de betão que não possuí qualquer tipo de reforço, sendo esta camada de betão responsável por resistir, principalmente, aos esforços de flexão. Trata-se da solução mais simples no que diz respeito a pavimentos térreos industriais, e é utilizada quando os requisitos do pavimento não carecem de cargas industriais elevadas e situações de desgaste extremas, (João, 2014).

A espessura deste tipo de pavimentos é necessariamente elevada, tendo em consideração a inexistência de reforço e o facto da camada de betão apresentar uma fraca resistência aos esforços de tração, (Passos, 2011).

Torna-se necessário, além da elevada espessura da camada de betão, utilizar um maior número de juntas para controlar a fendilhação, aumentar a quantidade de cimento e colocar elementos de transferência de carga em locais onde existe uma maior probabilidade de passagem de veículos ou contacto com cargas, (João, 2014).

Pavimentos de betão armado com armadura convencional ou malha eletrossoldada

Este tipo de pavimentos de betão armado são caracterizados por numa camada de betão simples e uma ou duas armaduras ou malhas eletrossoldadas. Ao contrário dos pavimentos de betão simples, este tipo de pavimento agora mencionado, necessita de um menor número de juntas, dada a utilização de malhas, que permite a construção de placas retangulares, (João, 2014).

A incorporação de armadura neste tipo de pavimentos permite o dimensionamento de lajes mais delgadas, devido ao aumento de resistência completada com o uso dos dois materiais. A diminuição da necessidade de juntas deve-se à resistência à tração incutida pelo uso de armadura, diminuindo os esforços de tração à superfície e consecutivamente diminuindo a probabilidade de existir fendilhação.

Os pavimentos de betão com armadura distribuída continuamente devem possuir, em determinadas zonas, interrupções na armadura para a disposição de juntas serradas no pavimento para o controlo de fendilhação, devido aos fenómenos de retração. Nestas zonas, onde são executadas estas juntas serradas, são instalados elementos de transferência de carga na camada de betão e um selante de juntas apropriado, (João, 2014).

Pavimento de betão pré-esforçado com armadura pós-tencionada

Nos pavimentos de betão pré-esforçado são embebidas malhas de cordões de aço plastificados, as quais posteriormente serão alvo de tensionamento.

O pré-esforço consiste em conferir um estado de compressão no betão, antes deste ser sujeito a cargas exteriores. Esta ação vai incrementar a resistência à tração do betão pois o carregamento necessário para fendilhar o betão terá de ser a soma do valor da compressão imposta mais a resistência à tração do betão. Em termos de tecnologia, um betão pré-esforçado pode ser executado deixando uma bainha no eixo da camada de betão, durante a betonagem. Nessa bainha será inserido um cabo, fixado às extremidades da placa por meio de uma placa de ancoragem. O cabo será posteriormente tracionado por meio de um macaco hidráulico. De seguida retira-se o macaco fixando o cabo tracionado nas extremidades, comprimindo, assim, o betão, (Passos, 2011).

Este processo incrementa a resistência à tração, proporcionada pelo seu pós- tensionamento, permitindo reduzir o número de juntas, a sua manutenção e a espessura da laje. Não obstante, este pavimento requer um custo muito elevado, (João, 2014).

Pavimentos de betão reforçado com fibras

Este tipo de pavimento de betão reforçado com fibras provém de um processo no qual há a junção do betão, com fibras dispersas de forma aleatória, adicionadas na central de betão ou na autobetoneira. As fibras são elementos finos, com diâmetros inferiores a 1 mm, e longos, com comprimentos máximos até 76mm, e existem vários tipos de fibras utilizadas na mistura com o betão, as que são mais utilizadas são as fibras de aço, não obstante, existem outras,

designadamente, fibras de vidro, de polipropileno, de carbono, de celulose ou de amianto, (João, 2014).

Além das fibras adicionadas concederem características diferentes ao betão, designadamente, no controlo de fendas, também proporcionam benefícios, tais como, aumento da resistência às ações de fadiga e de impacto, aumento da resistência à flexão, o que permite diminuir a espessura dos pavimentos ou aumentar o ciclo de vida destes, supressão da etapa de colocação de armaduras e correspondente redução do número de horas de trabalho e de mão- de-obra, aumento e otimização do espaço em estaleiro, simplificação do processo de betonagem devido ao acesso facilitado dos equipamentos de betonagem, sem a presença de armaduras, entre outros, (João, 2014).

Tal como os pavimentos de betão armado, também este tipo de pavimentos não necessita de um maior número de juntas, como carece o betão simples. De notar que, este tipo de pavimento requer uma boa mistura do composto, de modo a garantir uma homogeneidade de fibras no betão, caso contrário, ocorrerá a formação de “ouriços”, (Passos, 2011).

Tabela 4. Características dos tipos de pavimentos industriais térreos.

Fonte: Elaborada pelo Estagiário.

Segundo (Cristelli, 2010), os tipos de pavimento mais benéficos são os que utilizam a menor quantidade de matéria-prima e os pavimentos que não carecem de um elevado número de juntas, uma vez que a utilização de juntas é responsável por várias patologias quando se verifica o mau funcionamento.

Tipo de pavimento Características

Betão Simples

Maior número de juntas Menor Custo

Menor Complexidade na Execução Maior Manutenção

Maior Consumo de Betão

Betão Armado Betão Pré-Esforçado Betão Reforçado com Fibras

Menor número de juntas Maior Custo

Maior Complexidade na Execução Menor Manutenção

Documentos relacionados