• Nenhum resultado encontrado

Um argumento de função possui um tipo que especifica que tipo de informação o ar-gumento pode conter. As funções também retornam um valor de um tipo particular.

Tipo de valor Descrição

Qualquer Se um argumento é especificado como

“qual-quer”, ele pode ser um valor booleano, um valor de data/hora, um valor de duração, um valor de número ou um valor de sequência.

Booleano Um valor booleano é um valor VERDADEIRO

(1) ou FALSO (0) lógico ou uma referência a uma célula que contém ou resulta em um valor VERDADEIRO ou FALSO lógico. Geralmente é o resultado da avaliação de uma expressão boolea-na, mas um valor booleano pode ser especificado diretamente como um argumento para uma função ou como o conteúdo de uma célula. Um uso comum do valor booleano é determinar que expressão deve ser retornada pela função SE.

Coleção Um argumento especificado como coleção pode

ser uma referência a um único intervalo de célu-las em uma tabela, a uma constante de matriz ou a uma matriz retornada por uma função matricial. Um argumento especificado como coleção terá um atributo adicional que definirá o tipo de valo-res que ele pode conter.

Tipo de valor Descrição

Data/hora Este é um valor de data/hora ou uma referência a uma célula que contém um valor de data/ hora em algum dos formatos compatíveis com o iWork. Se um valor de data/hora for digitado na função, ele será colocado entre aspas. Você pode escolher se deseja exibir apenas a data ou a hora em uma célula, mas todos os valores de data/ hora contém tanto a data quanto a hora. Embora as datas normalmente possam ser inseri-das diretamente como sequências (por exemplo, “12/31/2010”), o uso da função DATA garante que a data seja interpretada consistentemente não importando o formato de data selecionado em Preferências do Sistema (procure por “formato de data” na janela Preferências do Sistema).

Tipo de valor Descrição

Duração Uma duração é um período de tempo ou uma

referência a uma célula que contém um período de tempo. Os valores de duração consistem em semanas (sem. ou semanas), dias (d ou dias), horas (h ou horas), minutos (m ou minutos), se-gundos (s ou sese-gundos) e milissese-gundos (ms ou milissegundos). Um valor de duração pode ser inserido em um de dois formatos.

O primeiro formato é um número, seguido pelo período de tempo (como h para horas); opcio-nalmente seguido por um espaço e é repetido para outros períodos de tempo. Você pode usar a abreviação para especificar o período, como “h”, ou o nome completo, como “horas.” Por exemplo, 12h 5d 3m representa uma duração de 12 horas, 5 dias e 3 minutos. Os períodos de tempo não precisam ser inseridos em ordem e os espaços não são obrigatórios. 5d 5h é o mesmo que 5h5d. Se digitado diretamente na fórmula, a sequência deve ser colocada entre aspas, como em “12h 5d 3m”.

Uma duração também pode ser inserida como uma série de números delimitados por dois-pon-tos. Se este formato for utilizado, o argumento de segundos deve ser incluído e deve terminar por um decimal, seguido pelo número de milissegun-dos, que pode ser 0, se o valor de duração puder ficar confuso com o valor de data/hora. Por exem-plo, 12:15:30.0 representaria uma duração de 12 horas, 15 minutos e 30 segundos, em que 12:15:30 seria 12:15:30 a.m. 5:00.0 representaria uma dura-ção exata de 5 minutos. Se digitado diretamente em uma função, a sequência deve ser colocada entre aspas, como “12:15:30.0” ou “5:00.0”. Se a célula estiver formatada para exibir uma duração específica, as unidades de duração são aplicadas com relação àquela duração exibida e os milisse-gundos não precisam ser especificados.

Lista Uma lista é uma sequência de outros valores

se-parada por vírgulas. Por exemplo, =ESCOLHER(3, “1o.”, “segundo”, 7, “último”). Em alguns casos, a lis-ta é envolvida por um conjunto adicional de pa-râmetros. Por exemplo, =ÁREAS((B1:B5, C10:C12)).

Tipo de valor Descrição

Modal Um valor modal é um valor único, geralmente

um número, que representa um modo específico para um argumento modal. O “argumento modal” está definido em “Elementos e termos de sintaxe usados nas definições de funções” na página 33.

Número Um valor de número pode ser um número, uma

expressão numérica ou uma referência a uma célula que contém uma expressão numérica. Se os valores aceitos para um número são limitados (por exemplo, o número deve ser maior que 0), isso é incluso na descrição do argumento. Valor de intervalo Um valor de intervalo é uma referência a um

intervalo exclusivo de células (pode ser uma única célula). Um valor de intervalo terá atributos adicionais que definirão o tipo de valores que ele deve conter. Isso será incluso na descrição do argumento.

Tipo de valor Descrição

Referência É uma referência a uma única célula ou a um intervalo de células. Se o intervalo for mais de uma célula, a célula inicial e final são separadas por um único sinal de dois-pontos. Por exemplo, =CONTAR(A3:D7)

A menos que o nome da célula seja único dentro de todas as tabelas, a referência deve conter o nome da tabela se a referência for para uma cé-lula em uma outra tabela. Por exemplo, =Tabela 2::B2. Observe que o nome da tabela e a referên-cia à célula estão separados por um sinal duplo de dois-pontos (::).

Se a tabela está em outra folha, a folha também deve ser incluída, a menos que o nome da célula seja único dentro de todas as folhas. Por exemplo, =SOMA(Folha 2::Tabela 1::C2:G2). O nome da fo-lha, o nome da tabela e a referência à célula são separados por sinais duplos de dois-pontos. Algumas funções que aceitam intervalos podem operar em intervalos que se estendem por várias tabelas. Suponha que há um arquivo aberto que possui uma folha contendo três tabelas (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3). Suponha ainda que a célula C2 em cada tabela contém o número 1. A fórmula =SOMA(Tabela 1:Tabela 2 :: C2), que se estende pelas tabelas, somaria as células C2 em todas as tabelas entre a Tabela 1 e a Tabela 2. Então o resultado seria 2. Se você arrastar a Tabela 3 para que apareça entre a Tabela 1 e a Tabela 2 na bar-ra latebar-ral, a função retornará 3, já que agobar-ra está somando a célula C2 nas três tabelas (a Tabela 3 está entre a Tabela 1 e a Tabela 2).

sequência Uma sequência pode ter zero ou mais caracteres, ou pode ser uma referência de célula que con-tém um ou mais caracteres. Os caracteres podem ser quaisquer caracteres que podem ser imprimi-dos, incluindo números. Se um valor de sequên-cia for digitado na fórmula, ele deve ser colocado entre aspas. Se o valor de sequência é limitado de alguma forma (por exemplo, a sequência deve representar uma data), isso é incluso na descrição do argumento.