• Nenhum resultado encontrado

RESUMO O novo modelo de avaliação do BPC. Um estudo sobre seu impacto na concessão a pessoa com deficiência. INSS/Gerência Executiva de Juiz de Fora/GEXJF BPC, Novo modelo de avaliação, deficiência, acesso, direitos. O BPC desde sua implantação em 1993, sempre foi permeado apenas de dois tipos de avaliação: renda com per capita inferior a ¼ do salário mínimo; e médica. O prisma médico biológico de avaliação pautado no conceito restrito de deficiência perdurou durante dezesseis anos como único viés de referência, tornando-se um processo

perverso/excludente uma vez que não levava em

consideração os

determinantes sociais. Apenas em 2009 com o Novo Modelo de Avaliação é que este panorama começou a mudar, adaptando-se o conceito ampliado de deficiência, avaliando o social promovendo maior acesso.

Fonte: Dados extraídos do CD-ROM: ENPESS 2012. Elaboração da autora.

No CBAS realizado em 2013 nos artigos publicados sobre o Serviço Social e Previdência Social, observou-se que sete trabalhos analisam o BPC e o novo modelo de avaliação social para a concessão do benefício, o que corresponde a 29,16%. O quadro a seguir apresenta os artigos publicados.

Quadro 6 – Identificação dos trabalhos que abordam o BPC e o novo modelo de avaliação no CBAS (2013)

TITULO INSTITUIÇÃO PALAVRAS-

CHAVE

RESUMO

Reconhecimento do Direito das pessoas com deficiência ao benefício de prestação continuada BPC/ LOAS: Impacto do novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de impedimento no âmbito de Gerência Executiva de do INSS em Petrolina

INSS BPC, Avaliação

Social, inclusão social.

A mudança no reconhecimento do direito das pessoas com deficiência para o acesso ao BPC motivou esta pesquisa. Foram comparados os índices de concessão e indeferimento antes e depois do novo modelo de avaliação implantado. Verificou-se aumento do índice de concessão e redução do indeferimento, demonstrando a importância da valorização biopsicossocial para efetivação de um direito social. Contribuições e limites do novo

modelo de avaliação do BPC para pessoa com deficiência

INSS Benefício de Prestação Continuada; Avaliação social; médico pericial; seguridade social.

Análise do BPC como materialização do direito à assistência social, embora de forma focalizada naqueles em situação de extrema pobreza. O novo modelo de avaliação para concessão do BPC à pessoa com deficiência, com a introdução da avaliação social como instrumento de trabalho do Assistente Social, deve ser direcionado no sentido de ampliação do acesso.

A contribuição do Assistente Social do INSS no acesso de pessoas com deficiência ao benefício de prestação continuada da assistência social BPC INSS Benefício de Prestação Continuada, Deficiência, Serviço Social, Avaliação Social, Instituto Nacional do Seguro Social.

O assistente social do INSS contribuiu na ampliação do acesso de pessoas com deficiência ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. A inclusão da avaliação social em fase anterior à avaliação médica teve impacto no resultado final dos benefícios pelas características do novo modelo de avaliação da deficiência.

A avaliação social da pessoa com deficiência: uma análise do processo de trabalho do serviço

INSS Avaliação Social,

Instrumentalidade, Serviço Social.

Reflete sobre a avaliação social como um instrumento utilizado pelo assistente social do INSS em sua intervenção. Visa contribuir para o fortalecimento da

social no INSS de Ouro Preto do Oeste/RO

profissão na política previdenciária em busca da garantia de direito do usuário. Utilizou-se o estudo de caso, e como técnicas para coleta de dados a entrevista e a observação; como método de análise recorreu-se ao dialético.

A avaliação social como caracterizadora do novo modelo de avaliação do BPC a pessoa com deficiência

INSS BPC, novo modelo

de avaliação, pessoa com deficiência, avaliação social.

Traz o novo modelo de avaliação para a concessão do BPC à pessoa com deficiência, tendo a avaliação social como caracterizadora deste, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e legislações correlatas.

A avaliação social do BPC e a atuação do assistente social no INSS.

UFPB BPC, avaliação

social, prática profissional.

Analisa a Avaliação Social do BPC com vistas a apreender sua repercussão na prática profissional do assistente social na previdência e nas condições de proteção à pessoa com deficiência. Recorreu-se à consulta bibliográfica e documental e, como fonte primária, os depoimentos de assistentes sociais da Gerência Executiva do INSS, em João Pessoa/PB. O Serviço Social do INSS:

período pós-implantação da avaliação social do benefício de prestação continuada da assistência social para pessoa com deficiência

INSS Serviço Social,

Previdência Social, Assistência Social e Benefício de Prestação

Continuada.

Analisa as alterações ocorridas no desenvolvimento das atividades profissionais do Serviço Social Previdenciário, particularmente, no INSS, com a inclusão do instrumento de avaliação social no requerimento do BPC da Assistência Social para Pessoas com Deficiência. Analisa as ações desenvolvidas pelo Serviço Social no período de 2008 a 2012, principalmente após a implantação do novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de incapacidade, normatizado pelo Decreto 6.214/2007.

No ENPESS de 2014 encontramos apenas um trabalho que aborda o BPC e o novo modelo de avaliação social, que corresponde a 16,66%. Como descreve o Quadro 7, a seguir.

Quadro 7 – Identificação dos trabalhos que abordam o BPC e o novo modelo de avaliação no ENPESS (2014)

TITULO INSTITUIÇÃO PALAVRAS- CHAVE

RESUMO