• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

7. ESTRUTURA CURRICULAR

7.2. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O trabalho de conclusão de Curso é parte integrante e um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo. Os trabalhos são desenvolvidos durante os três últimos períodos, nas disciplinas “Metodologia de Pesquisa em Jornalismo”, no 6º período, e TCC I e TCC II no 7º e 8º períodos, respectivamente.

Para direcionar os trabalhos, foram desenvolvidas normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (APÊNDICE D) que indicam duas modalidades a serem escolhidas pelos alunos:

I. Monografia: reflexão teórica e analítica sobre temas relacionados à atividade jornalística e ao campo da comunicação.

II. Produto Midiático: trabalho prático de cunho jornalístico, podendo ser nos formatos impresso, audiovisual, radiofônico, online, multimidiático ou transmidiático, que trabalhe com a convergência de mídias e sua mobilidade.

Os trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo da modalidade monografia são exclusivamente individuais.

Devido à natureza da profissão e à complexidade dos processos produtivos, os produtos midiáticos poderão ser realizados por mais de um aluno em conformidade com as normas estabelecidas no APÊNDICE D, sendo os grupos compostos por, no máximo, três alunos. Casos excepcionais, não previstos no PPC, deverão ser apresentados e avaliados pelo Colegiado de Curso.

O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso é feito em três etapas, do 6º ao 8º período.

No 6º período, na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Jornalismo, os alunos realizam a reflexão sobre o que é ciência, a epistemologia da comunicação e desenvolvem o projeto de pesquisa.

Nos dois períodos seguintes (7º e 8º) os discentes desenvolvem os projetos sob a orientação de um docente do Curso de Jornalismo que tenha afinidade com a proposta escolhida por eles, sendo que, quando houver necessidade, a orientação poderá ser feita por dois professores, devido à amplitude das propostas e das especialidades dos docentes. As orientações serão realizadas durante a carga horária das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e de Trabalho de Conclusão de Curso II, sendo, no máximo, quatro (04) projetos de TCC orientados, por professor, por semestre e comporão a jornada docente do professor, com carga horária de 02 horas semanais destinadas às orientações.

O projeto pedagógico prevê a seguinte avaliação:

No 6º período, além da avaliação do professor que ministrará a disciplina, haverá a apreciação do Pré-Projeto de TCC por um parecerista, que dialogue com o tema escolhido pelo discente. O parecerista deve, obrigatoriamente, compor o corpo docente do curso de Jornalismo da Unidade Divinópolis. Na sua apreciação, o parecerista pode atribuir uma nota de 0 a 100, considerando os itens de avaliação constantes no Apêndice D. A nota final da disciplina é resultado de média simples das notas do parecerista e do orientador, devendo essa ser maior do que 60 pontos para aprovação.

No 7º período os discentes serão avaliados por um ou, facultativamente, dois pareceristas que, preferencialmente, dialogue(m) com o tema escolhido. O(s) parecerista(s) deve(m), obrigatoriamente, compor o corpo docente do Curso de Jornalismo da Unidade Divinópolis. Na sua apreciação, o(s) parecerista(s) pode(m) atribuir uma nota de 0 a 100, considerando os itens de avaliação constantes no Apêndice D.

O professor orientador também faz a avaliação a partir da participação dos orientandos nas aulas/ orientações e da análise do projeto. A nota final da disciplina é resultado de média simples das notas do parecerista e do orientador, devendo essa ser maior do que 60 pontos para aprovação.

Facultativamente, orientando e orientador, em comum acordo, poderão enviar a mais de um parecerista para avaliação ou montar uma banca de avaliação de relatório de TCC, sendo que um dos pareceristas ou membro da banca de qualificação deve ser obrigatoriamente do corpo docente do Curso de Jornalismo.

Caso a opção seja por mais de um parecerista ou banca de qualificação, a nota final será feita pela média entre as notas do orientador e a média da somatória das notas dos pareceristas ou membros da banca, assim distribuídas:

A) 50% da nota composta pela média das notas dos pareceristas ou membros da banca;

B) 50% da nota atribuída pelo orientador.

No 8º período, o aluno passa por uma banca de defesa de TCC.

Para constituição da banca de defesa de TCC, ao menos um dos componentes da banca, além do professor-orientador, obrigatoriamente deverá ser do Quadro de Docentes do Curso de Jornalismo.

O outro membro poderá ser professor convidado ou profissional com reconhecida competência em sua jornada.

O aluno precisa alcançar a nota mínima de 60 pontos na avaliação das bancas para ser considerado aprovado. A nota final será atribuída tendo em vista a média das notas dos membros de banca de TCC. Todos os alunos deverão defender seus projetos em exposição oral diante de banca examinadora.

Na modalidade de “Monografia”, os alunos apresentam a reflexão teórica aprofundada sobre um tema do Jornalismo ou Comunicação Social, e na modalidade de

“Produto Midiático” o material produzido deve ser acompanhado por um memorial descritivo, contendo a reflexão crítica e teórica sobre sua execução, de forma que reúna e consolide a experiência do aluno com os diversos conteúdos estudados durante o curso. Caso o Produto Midiático seja produzido por mais de um aluno, cada membro da equipe deverá anexar ao memorial descritivo um relatório individual indicando as atividades que desenvolveu na execução do produto, bem como uma reflexão sobre as atividades e estratégias adotadas. Nesse caso, as avaliações da banca deverão levar em conta as contribuições individuais dos alunos.

As bancas de Trabalho de Conclusão de Curso II são compostas pelos professores orientadores e mais dois avaliadores, um dos quais deve ser, obrigatoriamente, do corpo docente do Curso de Jornalismo. O orientador pode convidar um docente externo ao Curso ou um profissional com notável experiência na sua área e tenha relação com o projeto desenvolvido pelos alunos. É recomendável que um dos examinadores seja o mesmo docente que avaliou o relatório de qualificação.

Há pré-requisito entre os conteúdos. Para cumprir o TCC I e II, o discente tem que ter sido aprovado na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Jornalismo, ofertada no 6º período. Para cumprir o TCC II, ele deve ser aprovado na disciplina de TCC I, ofertada no 7º período.