• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÃO 2 – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

2.1. Projeto Pedagógico do Curso

2.1.12. Trabalho de Curso

Para a integralização da formação do Curso de Graduação em Fisioterapia, será exigida a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC), sob a orientação acadêmica de um docente qualificado de forma individual.

O Curso de Graduação em Fisioterapia apresenta o projeto pedagógico, construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.

Este projeto pedagógico busca a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência.

As Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico deverão orientar o currículo do Curso de Graduação em Fisioterapia para o perfil acadêmico e profissional do egresso. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural.

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I

Das Disposições Preliminares

Art. 1º. É finalidade do presente Regulamento normatizar as atividades de elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Graduação em Fisioterapia da IES.

Art. 2º. É requisito indispensável para a colação de grau no Curso de Graduação em Fisioterapia da IES, a elaboração e entrega individual do Trabalho de Conclusão de Curso como parte das atividades curriculares.

Art. 3º. O Trabalho de Conclusão de Curso consiste de uma pesquisa orientada e tem por objetivo aprofundar e enriquecer a cultura acadêmica inerente ao currículo de formação do acadêmico.

Art. 4º. Para se contemplar a ampla gama de conhecimentos que compõem as disciplinas do currículo do Curso, o TCC poderá versar sobre temas e práticas diversificados, desde que acadêmica e profissionalmente relevantes, a juízo dos Orientadores, do Supervisor dos TCCs.

Art. 5º. O TCC deverá ser desenvolvido individualmente.

Art. 6º. O Projeto de TCC será desenvolvido no 7º período; e a monografia e apresentação no 8º período.

CAPÍTULO II

Do Trabalho de Conclusão de Curso

Art. 7º. Na disciplina ministrada nos 7º e 8º períodos, conforme a matriz curricular do Curso, os alunos deverão eleger um orientador de acordo com a linha de pesquisa do tema escolhido.

Art. 8º. Nesta fase (7º período) os alunos deverão iniciar a pesquisa bibliográfica com apresentação dos primeiros manuscritos, o qual deverá ser entregue ao orientador.

Art. 9º. O aluno, juntamente com seu orientador, deverá desenvolver o projeto que será apresentado ao professor da disciplina de TCC ao final do 7º período, juntamente com o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário. Art. 10º. O Trabalho poderá ser proposto e desenvolvido sob a forma de uma monografia ou um artigo científico.

Parágrafo único: Para os fins deste Regulamento, entenda-se por:

I. Monografia: um trabalho acadêmico, normatizado conforme preconizado pela biblioteca setorial do campus, por meio do qual o(s) aluno(s) demonstre domínio em, pelo menos, uma das seguintes competências:

- organização de conhecimentos em torno de um eixo temático relevante;

- sistematização de ideias ou de problemas atinentes a aspectos teóricos e práticos da profissão;

- aprofundamento técnico-acadêmico de determinado tema ou questão;

- análise e discussão de questões conflitantes que caracterizam a teoria e a prática em Fisioterapia.

II. Artigo científico: trabalho de pesquisa, individual ou coletivo, elaborado em conformidade com as competências supracitadas, juntamente às normas da revista científica da IES.

Art. 11º. As monografias e os artigos científicos propostos e desenvolvidos como Trabalhos de Conclusão de Curso, uma vez concluídos, serão avaliados por uma Comissão Examinadora.

§ 1º. A avaliação final será por meio de apresentação de pôster dialogado ou aula expositiva, com a participação da mesma Banca Examinadora ao final do 8º período.

§ 2º. O custeio dos pôsteres será de responsabilidade dos alunos.

§ 3º. Será dispensado da defesa pública o artigo científico aceito em periódico com QUALIS.

§ 4º. Para aprovação, o aluno deve obter média igual ou superior a 7,0 (sete) como resultante da soma das notas individuais atribuídas pelos membros da Banca Examinadora.

CAPÍTULO IV

Dos professores orientadores

Art. 12º. Poderão ser orientadores de Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia os professores da IES com título mínimo de especialista. Art. 13º. São atribuições do professor orientador:

I. Assessorar os alunos na proposição do TCC em conformidade com as disposições deste Regulamento.

II. Desenvolver as atividades de orientação relacionadas aos Projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados.

III. Favorecer a divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Curso sob sua orientação no Curso de Graduação em Fisioterapia, promovendo oportunidades de acesso a alunos e professores em geral.

IV. Indicar os nomes que irão compor a Banca Examinadora do TCC do(s) seu(s) orientando(s).

Art. 14º. O orientador será autorizado a deixar a orientação dos alunos apenas quando observado o não cumprimento do disposto no Art. 16º, das atribuições do aluno orientado.

CAPÍTULO V

Dos alunos Orientandos

Art. 15º. São considerados orientandos todos os alunos regularmente matriculados nos 7º e 8º períodos do Curso de Graduação em Fisioterapia da IES.

Art. 16º. São atribuições do aluno orientando:

I. Escolher um orientador que preencha os requisitos elencados no Art. 12º deste documento.

III. Contribuir para a divulgação de seu Trabalho de Conclusão de Curso junto aos alunos e professores do Curso, promovendo oportunidades de conhecimento tanto do desenvolvimento como dos resultados.

IV. Relatar, com intervalos pré-estabelecidos pelo orientador as atividades acadêmicas cumpridas que integrarão o texto até a finalização do Trabalho.

V. Cumprir o calendário estipulado pela disciplina de TCC, conforme agenda divulgada no início do semestre.

VI. Elaborar o TCC de acordo diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponíveis na Biblioteca da IES, ou no formato de uma revista científica, desde que o orientador esteja ciente e de acordo.

VII. Entregar três (3) cópias do TCC, em mídia digital, aos membros da banca examinadora no prazo de, no mínimo, 15 dias antes da data de defesa.

VIII. Realizar as correções sugeridas no parecer emitido pelos professores da banca examinadora do Projeto de TCC.

Art. 17º. Os orientandos serão autorizados a mudar de orientador apenas quando o não cumprimento do disposto no Art. 13º. Neste caso os orientandos ficarão responsáveis por elegerem um substituto e comunicar imediatamente ao professor da disciplina responsável pelo TCC. O mesmo se aplica quando for necessária a substituição do orientador por outros motivos, de ordem profissional ou pessoal. CAPÍTULO VI

Do Projeto de TCC

Art. 18º. O aluno deve elaborar seu Projeto de TCC de acordo com o presente regulamento e com as diretrizes do seu professor orientador, para que seja analisado, quando necessário, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da IES.

Parágrafo Único: A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios estabelecidos pelas normas da ABNT e da IES, no que for aplicável sobre documentação.

Art. 19º. O Projeto de TCC deverá estar estruturado segundo o seguinte roteiro: I. Título do Projeto;

II. Delimitação do tema e do problema; III. Apresentação das hipóteses;

IV. Explicitação do quadro teórico;

V. Indicação dos procedimentos metodológicos e técnicos; VI. Cronograma de desenvolvimento;

VII. Referências bibliográficas básicas. CAPÍTULO VII

Do TCC

Art. 20º. A formatação e a apresentação do TCC poderão seguir as normas da ABNT ou o formato de uma revista científica, desde que as regras da mesma constem nos anexos do TCC.

CAPÍTULO VIII

Da Banca Examinadora

Art. 21º. O Projeto de TCC será apresentado pelo aluno perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que a preside, e por outros dois membros, indicados pelo orientador ao Supervisor de TCC.

§ 1º A instituição isenta-se da responsabilidade das despesas de transporte e estadia dos professores externos convidados a participar como membro da Banca Examinadora.

§ 2º Quando da designação da banca examinadora, também deve ser indicado um membro suplente, encarregado de substituir qualquer dos titulares em caso de impedimento.

CAPÍTULO IX

Da Apresentação do TCC

Art. 22º As sessões de apresentação do Projeto do TCC são públicas.

Parágrafo Único: Não é permitido aos membros das bancas examinadoras tornar públicos os conteúdos dos trabalhos antes de sua apresentação.

Art. 23º O professor responsável da disciplina deve elaborar calendário semestral, fixando prazos para a entrega dos trabalhos, designação das bancas examinadoras dos Projetos de TCC e realização das apresentações.

Art. 24º Ao término da data limite para a entrega dos projetos, o professor responsável da disciplina deve divulgar a composição das bancas examinadoras, os horários e as salas destinadas às suas apresentações.

Art. 25º O aluno tem até 20 minutos para apresentação inicial de seu projeto. Cada componente da banca examinadora tem 05 minutos para suas considerações e perguntas, e o aluno tem mais 10 minutos para respostas às arguições.

Art. 26º A atribuição das notas se dará após o encerramento da etapa de arguição, quando o projeto poderá ser aprovado ou reprovado, e, será divulgado no ato da apresentação transformado em nota de zero a dez, levando em consideração o texto escrito, a exposição oral e a arguição da banca examinadora.

§ 1º A nota final do aluno é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.

§ 2º Para aprovação do projeto, este deve obter média igual ou superior a 7,0 (sete) como resultante da soma das notas individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora.

§ 3º A nota individual de cada aluno será atribuída pelo professor responsável da Disciplina de TCC de acordo com a média da apresentação, a avaliação da participação do aluno pelo orientador e pelos critérios pré-estabelecidos pela disciplina durante o semestre letivo.

Art. 27º A banca examinadora, por maioria, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos de seu trabalho.

§ 1º. A nota do projeto ficará suspensa até a entrega do conteúdo reformulado. § 2º. Quando as cópias dos TCCs forem entregues, já com as alterações realizadas, será liberado o documento referente à defesa pública do projeto.

§ 3º. Casos omissos no presente documento serão tratados individualmente pelos membros do Colegiado de Curso de Graduação em Fisioterapia da IES.

Art. 28º A avaliação final, assinada por todos os membros da banca examinadora, deve ser registrada em ata.

CAPÍTULO XII

Da Entrega da Versão Definitiva do TCC

Art. 29º A aprovação da versão definitiva do TCC é requisito para a conclusão do curso.

§ 1º Serão catalogadas na Biblioteca Central da IES apenas os TCCs aprovados com média final maior ou igual a 7,0 (sete).

§ 2º A versão definitiva do trabalho a ser entregue na Biblioteca deverá ser na forma impressa com capa dura e em mídia digital, incluindo os anexos, respeitando os padrões metodológicos da ABNT.

Documentos relacionados