• Nenhum resultado encontrado

PASSO 2: Gerar o documento final da pesquisa.

4 ANÁLISE DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

5.4 TRABALHOS FUTUROS

No que tange a elaboração de trabalhos futuros que podem ser desenvolvidos a partir deste trabalho pode-se citar os trabalhos que objetivam superar as limitações desta pesquisa. Bem como, podem ser desenvolvidas pesquisas com o objetivo de

expandir o estudo aqui apresentado, como expandir a pesquisa para outros professores, do ensino superior público, por exemplo, e comparar com os resultados em professores do ensino superior privado. Além disso, podem ser desenvolvidas pesquisas para avaliar a síndrome de burnout em estudantes e professores para comparar o nível da síndrome entre eles.

Além disso, é possível estudar com mais profundidade as causas e sintomas da síndrome de burnout. Ou ainda estudar técnicas de enfrentamento do estresse em professores do ensino superior privado, como forma de prevenção da síndrome de burnout.

Outra sugestão de trabalho futuro é verificar a presença da síndrome de burnout em professores do ensino superior por cursos, para que os resultados sejam mais específicos. Com isso, sendo possível traçar um perfil do profissional e definir linhas de combate a síndrome que sejam eficazes.

Concluindo, salienta-se que a partir deste estudo também podem ser desenvolvidos trabalhos futuros que abordem o mesmo tema, síndrome de burnout em professores do ensino superior privado, a fim de aprofundar os estudos dessa área.

REFERÊNCIAS

BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. Burnout, por quê? Uma Introdução. In: BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. (Org). Burnout: quando o trabalho

ameaça o bem-estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010a. BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. Encerramento o Presente e Mirando o

Futuro. Enfrentando o Desafio da Síndrome de Burnout. In: BENEVIDES

PEREIRA, Ana Maria Teresa. (Org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem- estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010b.

BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. Burnout: o processo de adoecer pelo

trabalho. In BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. (org.). Burnout: quando o

trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010c.

BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria Teresa. A Síndrome de Burnout. In: FERREIRA, Januário Justino (coord. geral); PENIDO, Laís de Oliveira (coord. científica). Saúde Mental no Trabalho: coletânea do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás. Goiânia: Cir Gráfica, 2013.

BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria Teresa; et al. Sintomas de estresse em educadores brasileiros. Aletheia, v. 17, 2003.

BIAZZI, Sideli. Estresse, Burnout e Estratégias de Enfrentamento: um estudo com professores de uma instituição educacional privada de São Paulo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.

BLAND, J. Martin; ALTMAN, Douglas G. Statistics Note: Cronbach’s alpha. British

Medical Journal. v. 314, n. 7080, p. 572. 1997.

BRASIL. Decreto Federal 3.048, de 06 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria 1.339, de 18 de novembro de 1999. Institui a Lista de Doenças relacionadas ao Trabalho.

BRESÓ, Edgar; SALANOVA, Marisa; SCHAUFELI, Wilmar B. In Search of the “Third Dimension” of Burnout: Efficacy or Inefficacy? Applied Psychology: an International Review, 2007, 56, pp. 460–478.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout e Satisfação no Trabalho: um estudo com professores universitários. In: BENEVIDES PEREIRA, Ana Maria T. (Org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; da SILVA, Roberto. Metodologia

CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. O Que é Burnout?. In: CODO, Wanderley (coord.). Educação: carinho e trabalho. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 2006.

CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône; VERDAN, Cláudia S. Importância

Social do Trabalho. In: CODO, Wanderley (coord.). Educação: carinho e trabalho. 4

ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 2006. COMPAS, Bruce E. Psychobiological Process of Stress in Coping: implications for resilience in children and adolescentes – comments on the Papers of Romeo & McEwen and Fisher et al. Annals New York Academy of Sciences. v. 1094, p. 226- 234, 2006.

CRONBACH, Lee J. Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests.

Psychometrika. v. 16, n. 3. p. 297-334. 1951.

COTRIN, Patrícia Souza; WAGNER, Luciane Carniel. Prevalência da Síndrome de Burnout em Professores de uma Instituição de Ensino Superior. Ciência em

Movimento. v. 14, n. 28. 2012.

DA BOA MORTE, Sandra Viana dos Reis; DEPS, Vera Lúcia. Prevenção e

Tratamento do Estresse e da Síndrome de Burnout em Professores da Rede Pública de Ensino. Revista Científica Interdisciplinar. Vol 2, janeiro/março 2015.

DA HORA, Henrique Rego Monteiro; MONTEIRO, Gina Torres Rego; ARICA, José. Confiabilidade em Questionários para Qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de Cronbach. Produto & Produção. v. 11, n. 2, p. 85-103. 2010.

DALAGASPERINA, Patrícia; MONTEIRO, Janine Kieling. Estresse e Docência: um estudo no ensino superior privado. Revista Subjetividades. Vol 16, pp. 37-51. 2016. DE ANDRADE, Patrícia Santos; CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Prazer e Dor na Docência: revisão bibliográfica sobre a síndrome de burnout. Saúde e

Sociedade. v. 21, n. 1, p. 129-140. 2012.

DE CASTRO, Fernando Gastral. Burnout e Complexidade Histórica. Revista

Psicologia: Organizações e Trabalho. jan-abr 2013.

DE LIMA, Carla Fernanda; et al. Avaliação Psicométrica do Maslach Burnout Inventory em Profissionais de Enfermagem. II Encontro de Gestão de Pessoas e

Relações de Trabalho, Curitiba. 2009.

DE MENDONÇA, ANA CAROLINA FERREIRA; BEZERRA JOSÉ AIRTON DE CASTRO. Síndrome de Burnout em Professores do Ensino Superior: possíveis relações entre a exaustão física e emocional com a atividade da docência. Revista PLUS FRJ: Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde da Faculdade Regional Jaguaribana, p. 35-8, no 1, ago/2016.

DE OLIVEIRA, Maria das Graças Marrocos. Stress, Síndrome do Burnout e

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2009. DE SOUSA, Juliana Carvalho; et al. Síndrome de Burnout na Docência: um estudo em instituições de ensino superior. Anais Congresso Internacional de

Administração – Gestão Estratégica: da crise à oportunidade. 2016.

DE SOUZA, Yonel Ricardo; MATOS, Luis Alberto Lourenço. Relação dos Níveis de Burnout entre Professores e Diversas Profissões no Brasil: um estudo comparativo.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida. v. 7, n. 1, jan./mar. 2015.

DELCOR, Núria Serre; et al. Condições de Trabalho e Saúde dos Professores da Rede Particular de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de

Saúde Pública. v. 20, n. 1, p. 187-196. 2004.

DHILLON, Hardip Kaur, et al. Exploratory and Confirmatory Factor Analyses for Testing Validity and Reliability of the Malay Language Questionnaire for Urinary Incontinence Diagnosis (QUID). Open Journal of Preventive Medicine. v. 04, n. 11, p. 844-851. 2014.

DO VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro. Estresse e Distúrbios do Sono no

Desempenho de Professores: saúde mental no trabalho. Tese apresentada ao

Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

ESPANHA. MINISTÉRIO DO TRABALHO E ASSUNTOS SOCIAIS DA

Documentos relacionados