• Nenhum resultado encontrado

Não podem ser realizadas entre empresas com raízes de CNPJ diferentes, ou seja, apenas entre matriz e filiais.

Outro motivo de erro: Por motivo de segurança, se o RT permanecer “logado” sem realizar ações no SNGPC,

aparecerá a seguinte tela e o acesso deve ser realizado novamente.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 58 de 75 2 - Com relação à escrituração dessas substâncias no SNGPC, esclarecemos que todas as empresas que já utilizam esse sistema bem como aquelas que não o possuem deverão realizar a escrituração somente a partir do dia 25 de abril de 2011 (180 dias contados da data de publicação da resolução). Informamos que antes deste prazo não é necessária a escrituração no SNGPC, apenas a retenção da receita (receita de controle especial – duas vias), a qual passará a ser obrigatória a partir do dia 28 de novembro de 2010.

3 - Informamos que antes do prazo para iniciar a escrituração (25/04/2011), esta coordenação irá publicar um informe técnico contendo todos os procedimentos que deverão ser adotados pelos estabelecimentos para inclusão dos medicamentos antimicrobianos no SNGPC.

4 - Esclarecemos ainda que as retenções e escriturações de receitas deverão ser realizadas em todas as farmácias e drogarias, públicas ou privadas, entretanto, somente realizarão a escrituração no SNGPC as farmácias e drogarias privadas. As farmácias e drogarias de natureza pública e aquelas de unidades hospitalares deverão realizar a escrituração em Livro de Registro Específico para medicamentos antimicrobianos ou por meio de sistema informatizado previamente avaliado e aprovado pela Autoridade Sanit ária competente. Esta escrituração também deverá ocorrer somente a partir do dia 25 de abril de 2011.

5 - Em relação à guarda dos medicamentos antimicrobianos, continua da forma com esta, ou seja, estes deverão continuar nas prateleiras. Diante disso, não será necessária a guarda destes em armários ou salas exclusivas, assim como, as farmácias e drogarias não terão que fazer nenhuma petição de alteração de AFE ou AE para comercializar os antimicrobianos.

Esclarecimentos aos Estabelecimentos

A RDC nº 44 de 2010 é válida para que tipos de medicamentos?

A resolução estabelece o controle para todos os antimicrobianos de uso sob prescrição. Todas as formas farmacêuticas comercializadas que possuem tarja vermelha e são de venda sob prescrição deverão obrigatoriamente ser escrituradas no SNGPC, incluindo antimicrobianos de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico.

Que estabelecimentos devem fazer a escrituração no SNGPC?

Todas as empresas que já utilizam esse sistema, bem como aquelas que não o possuem, deverão realizar a escrituração a partir do dia 25 de abril de 2011 (180 dias contados da data de publicação da resolução). Antes desse prazo não é necessária a escrituração no SNGPC, apenas a retenção da receita (receita de controle especi al – duas vias), que passará a ser obrigatória a partir do dia 28 de novembro de 2010.

Antes do prazo de início da escrituração (25/04/11), será publicado um informe técnico contendo todos os procedimentos que deverão ser adotados pelos estabelecimentos pa ra a inclusão desses medicamentos no SNGPC.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 59 de 75

O que muda no armazenamento?

Nada. A guarda dos medicamentos antimicrobianos continua da mesma forma, ou seja, estes deverão continuar nas prateleiras. Não será necessária a guarda destes em arm ários ou salas exclusivas. Do mesmo modo, as farmácias e drogarias não terão que fazer nenhuma petição de alteração de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para comercializar os antimicrobianos.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 60 de 75

Comum Brasileira), Produtos, Fornecedores, Usuários e Filiais.

Cadastro de Grupos

No SistemaBIG, vá ao menu Cadastros > Produtos > Grupos e cadastre um grupo para associar os medicamentos controlados. Clique no botão ou tecla de atalho F5, informe a descrição e o campo Controlado deve ficar com S, como mostra a Figura 81.

Figura 81 - Cadastro de Grupos

Após informar estes campos salve o cadastro. Se desejar cadastrar o grupo de controlados dentro de outro já existente, por exemplo, do grupo MEDICAMENTOS - PSICOTROPICOS, então clique na aba Árvore e selecione o grupo do exemplo e clique no botão Incluir, conforme é exibido na Figura 82 abaixo:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 61 de 75

Figura 82 - Cadastro de Subgrupo

Após digitar o nome da descrição confirme e pressione a tecla F2 parar ser direcionado ao cadastro do subgrupo, assim como citado acima o campo Controlado do subgrupo deverá estar com a letra S também.

Cadastro de DCB's

No SistemaBIG vá ao menu Cadastros > Produtos > Código DCB e clique no botão ou atalho F5 e informe o código DCB e sua respectiva descrição no campo correspondente, salve clicando no botão conforme a

Figura 83.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 62 de 75

Figura 83 - Cadastro de DCB

Cadastro de Produtos

Aba Dados

No SistemaBIG vá ao menu Cadastros > Produtos > Produtos, informe o nome de um medicamento que seja controlado e clique em Pesquisar ou F3 para que sejam retornados os produtos, selecione o que desejar, clique na aba Edição (F2) e associe-o ao grupo criado anteriormente e à uma Classe Terapêutica que já deverá estar previamente cadastrada, como mostra a Figura 84.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 63 de 75

Figura 84 - Cadastro de Produtos

Obs.: A Classe Terapêutica não é necessária para gerar o arquivo do SNGPC, mas sim para a geração do Livro de Psicotrópicos.

Aba Outros Dados

Na aba Outros Dados existem algumas configurações importantes que devem ser preenchidas. Na seção Livro Psicotrópico, deve-se informar o Código DCB que já foi citado anteriormente selecionando-o pelos combos Código ou Descrição ou ainda clicando no botão , informe também o número do Registro MS e a Portaria do medicamento. Observe a Figura 85 abaixo:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 64 de 75

Figura 85 - Dados Livro Psicotrópico

Como se pode ver na Figura 85 há dois campos destacados: Controlar Validade/Lote e Pedir dados da receita na Venda, o primeiro refere-se à entrada desse medicamento, ou seja, toda vez que for dada a entrada desse medicamento no sistema, serão solicitadas essas duas informações, Vencimento e Lote do medicamento. Quanto à opção Pedir dados da receita na Venda, são dados pessoais do comprador, dados do médico que receitou o medicamento e dados do medicamento e da receita como: lote, validade, estoque, quantidade, número e data da receita.

Obs.: Este processo deverá ser feito com todos os medicamentos controlados.

Cadastro de Fornecedores

No SistemaBIG vá ao menu Cadastros > Fornecedores e clique no botão ou atalho F5 e informe corretamente todos os dados do fornecedor como mostra a Figura 86 abaixo. Salve clicando no botão ou atalho Ctrl + G.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 65 de 75

Figura 86 - Cadastro de Fornecedores

Obs.: Se os dados não forem preenchidos corretamente, assim que gerar o arquivo do SNGPC referente às entradas e saídas dos produtos, serão apresentados erros como: CNPJ inválido ou Inscrição Estadual inválida.

Cadastro de Usuários

No SistemaBIG vá ao menu Cadastros > Usuários > Usuários e clique no botão ou atalho F5 e informe corretamente todos os dados do usuário que terá permissão para gerar o arquivo do SNGPC. Salve clicando no botão ou atalho Ctrl + G. Observe a Figura 87 abaixo:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 66 de 75

Figura 87 - Cadastro de Usuários

Preencha todos os dados necessários, principalmente CPF e RG.

Cadastro de Filiais

No SistemaBIG vá ao menu Configurações > Filiais e selecione a filial que deseja configurar, após, vá à aba Livros Vigilância Sanitária e preencha todos os dados solicitados conforme mostra a Figura 88 abaixo:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 67 de 75

Figura 88 - Cadastro de Dados para o Livro de Vigilância Sanitária

Assim que inserir todos os dados, salve clicando no botão ou atalho Ctrl + G.

Digitação de Lotes na Venda

A partir desse momento, em toda venda de medicamentos controlados efetuada deverão ser informados os dados necessários para a geração do arquivo do SNGPC. Ao finalizar a venda será exibida a seguinte tela:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 68 de 75

Figura 89 - Dados da Receita para o SNGPC

Todos os campos da tela deverão ser preenchidos, onde: Dados do Comprador

Nome / Razão do Comprador: insira o nome ou razão social do comprador; Tipo Doc.: escolha qual tipo de documento será utilizado;

Nº Doc.: insira o número do tipo de documento escolhido; Órgão Exp.: escolha o órgão expedidor do documento; UF Exp.: escolha o Estado expedidor;

Telefone: informe o telefone do comprador; Dados do Médico

Conselho: escolha entre CRM, CRO e CRMV;

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 69 de 75 Endereço Médico

Os campos CEP, Endereço, Número, Bairro e Cidade são automaticamente preenchidos quando se insere o número do conselho na seção Dados do Médico. O endereço do médico poderá ser cadastrado neste momento, bastando para isso informar um novo CEP e clicar no botão ou pressionar Enter para que seja aberta a tela de cadastro, então informe os dados do novo endereço e salve.

Dados da Receita e do Medicamento

Tipo de Receituário utilizado para prescrição: informe o tipo de receita ou notificação que o médico receitou que

poderá ser diferenciada pela cor.

Tipo de uso do medicamento: este campo será preenchido automaticamente com a opção 1 - Humano; Num. Receita: informe o número da receita;

Data da Receita: informe a data da receita;

Qtde Receitada: informe a quantidade do produto que está sendo vendida.

Ao clicar em OK ou F3 será exibida a seguinte tela:

Figura 90 - Informação de Lote

Informe a quantidade de produtos que está sendo vendida no(s) respectivo(s) lote(s) que podem ou não estar previamente cadastrados. Se não estiverem cadastrados, os mesmos poderão ser informados no momento da venda, desde que, o usuário tenha permissão para tal tarefa (Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários > aba Edição > seção Controle de Lotes / Validade) e a edição manual dos lotes de produtos controlados e que controlam

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 70 de 75

Figura 91 - Lote Sem Cadastro

Obs. 1: Para não informar os Dados do Comprador, Dados do Médico e Endereço Médico no momento da venda, existe uma configuração que pode ser marcada para que a tela de preenchimento dos dados não seja solicitada, apenas o(s) lote(s). Para isso vá ao menu Configurações > Filiais > aba Venda > aba Configurações Gerais e Impressão, então desmarque a opção Informar Dados para o SNGPC no ato da venda.

Obs. 2: O preenchimento dos dados para o SNGPC não é obrigatório no momento da venda, entretanto, esses dados deverão ser informados no momento da geração do arquivo SNGPC, por isso, as receitas deverão ficar retidas junto ao farmacêutico responsável, para que os dados informados sejam reais.

Certifique-se de que todos os dados estão corretos e clique em OK ou atalho F3 e feche a cesta ou finalize a venda confirmando o valor a ser pago.

Digitação de Lotes na Entrada

Normalmente a digitação dos lotes será efetuada na Entrada de Mercadorias, e poderá ser feita no começo ou no final do processo. Para esta configuração vá ao menu Configurações > Filiais > Entrada > Validade Produto e escolha entre Entrada do Produto e Fechamento da Entrada. Em qualquer uma das duas escolhas será exibida a seguinte tela para digitação dos lotes:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 71 de 75

Figura 92 - Digitação de Lotes na Entrada

Caso seja o mesmo produto, porém, possua lotes, fabricação e validade diferentes, informe o outro lote na linha de baixo, conforme explicado no momento da venda, mais acima.

Digitação de Lotes no Cadastro de Produtos

Os lotes também poderão ser digitados no cadastro do próprio produto, para isso vá ao Cadastro de Produtos, selecione o produto desejado e com o atalho F10 ou menu Manutenção > Acertar estoque de lotes inclua o novo lote ou altere um já existente, desde que tenha permissão de usuário, conforme citado no início, observe a Figura 93

abaixo:

Figura 93 - Digitação de Lotes no Cadastro do Produto

Obs. 1: A totalização do estoque de lotes deve ser correspondente ao estoque total, conforme destacado na Figura 93 acima. Quaisquer divergências impedirão que o processo seja finalizado antes da correção.

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 72 de 75

Figura 94 - Geração do Arquivo SNGPC

A geração do arquivo SNGPC deverá ser feita após a carga do inventário no site da ANVISA onde devem ser informados o estoque e o lote de cada produto controlado com seu respectivo Registro MS (Ministério da Saúde). O estoque da ANVISA precisa conter a mesma quantidade dos produtos em estoque no SistemaBIG. Lembrando que, não é necessário que no SistemaBIG sejam inseridos novamente os lotes que já existiam, apenas no inventário da ANVISA.

Nota! O limite máximo de geração e envio do arquivo ao SNGPC é de 7 dias, entretanto, é recomendável que

essa operação seja feita diariamente.

Obs.: Não poderão ser efetuadas nem entradas e nem saídas no mesmo dia da carga do inventário no site da ANVISA, somente a partir do dia seguinte será possível realizar essas operações.

Se desejar visualizar os arquivos gerados anteriormente clique em Arquivos Gerados. Para gerar um novo arquivo, informe a data inicial e final, ressaltando que o período ideal não deve ultrapassar 7 dias. O arquivo gerado em formato XML normalmente é salvo em (C:\SNGPC + a data da geração.xml), por exemplo,

C:\SNGPC_28_06_2011.xml, mas, se quiser salvar em outro local ou com outro nome, poderá fazê-lo normalmente.

Após informar as datas para geração, clique no botão Gerar.

Se houver registros de entradas, saídas, transferências, entre outras operações no período selecionado serão exibidos na sequência as telas referentes a cada operação, conforme abaixo:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 73 de 75

Figura 95 - Validação das Entradas por Compra

Pode acontecer de algum dado do registro estar errado, assim, estes serão listados na seção Erro(s) do

Registro, então corrija todos os erros nos Campos Alteráveis (amarelos) e todas as informações referentes

aos lotes pelo atalho F9 - Editar Lotes.

Se houver necessidade, marque com o atalho F5 os registros que NÃO deseja exportar e clique em OK ou F3. Logo será aberta a tela com a próxima operação conforme mostra a Figura 96:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 74 de 75

Figura 96 - Validação das Saídas por Venda

Assim como no processo de validação das entradas, se houver algum registro com dados errados, estes serão exibidos na seção Erro(s) do Registro. Observe os campos alteráveis que poderão ser corrigidos nessa tela. Após corrigir todos os registros com erro clique em OK ou F3. Se houver mais alguma validação, siga os mesmos passos citados. Estando tudo correto, acesse o link destacado em azul (http://www.anvisa.gov.br/sngpc/) na Figura 94 e envie o arquivo gerado. Contém todos os atributos.

Obs.: Os erros sempre serão detalhados, facilitando o processo de correção dos mesmos e em grande parte dos casos, será possível efetuar as correções na própria tela de validação.

Mesclando Arquivos Sistema de Manipulação e SistemaBIG

Caso a loja possua sistema de manipulação, o arquivo gerado por esse sistema poderá ser mesclado com o arquivo gerado pelo SistemaBIG, para isso, deve-se gerar os dois arquivos respectivamente, em seguida escolha a opção F3 - Mesclar Arquivos existente na Figura 94. Será aberta a seguinte tela:

Todos os direitos autorais reservados à BIG AUTOMAÇÃO

®

2012 Página 75 de 75

Figura 97 - Mesclar Arquivos Sistema de Manipulação e SistemaBIG

Conforme destacado na figura acima, o arquivo será gerado mantendo o formato do SistemaBIG, apenas será inclusa a palavra Mesclado.

Após confirmar os arquivos que serão mesclados, clique no botão Mesclar Arquivos e o arquivo será gerado se tudo estiver correto.

Documentos relacionados