• Nenhum resultado encontrado

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

No documento FORD FOCUS Manual do proprietário (páginas 128-134)

CUIDADOS

Sempre acione completamente o freio de estacionamento e

certifique-se de colocar a alavanca de câmbio na posição de estacionamento (P). Desligue a ignição e remova

totalmente a chave sempre que deixar seu veículo.

Não pise no pedal do freio e no pedal do acelerador simultaneamente. Pisar em ambos os pedais simultaneamente durante mais de três segundos limita as rotações do motor, o que pode resultar em dificuldades para manter a velocidade no trânsito e causar ferimentos graves.

Algumas características de som e das marchas são exclusivas da transmissão PowerShift de seu veículo e serão sentidas durante a operação da transmissão. Estas operações são normais e não afetam a durabilidade da transmissão. Talvez você observe as seguintes características dessa tecnologia:

• Embora a mudança de marchas seja automática, a sensação e o som que você experimenta com a transmissão PowerShift são semelhantes aos de uma transmissão manual, o que é normal.

• A transmissão PowerShift faz ajustes eletrônicos continuamente para otimizar a qualidade da mudança. Durante o período inicial, você pode sentir pequenas vibrações ao acelerar o veículo a partir de velocidades baixas.

Posições da alavanca seletora Estacionamento P Ré R Neutro N Marcha normal D Modo esportivo S CUIDADO

Acione os freios antes de trocar a alavanca de câmbio para uma marcha para frente ou para a marcha à ré. Mantenha os freios acionados até que esteja pronto para sair.

Pressione o botão na frente da alavanca de câmbio para mudar para cada posição. A posição da alavanca de câmbio será mostrada no painel de instrumentos. Estacionamento (P)

CUIDADOS

Coloque a alavanca de câmbio na posição de estacionamento (P) somente quando o veículo estiver parado.

CUIDADOS

Acione o freio de estacionamento e coloque a alavanca de câmbio na posição de estacionamento (P) antes de deixar o veículo. Verifique se a alavanca de câmbio está travada na posição.

Nessa posição, a potência não é transmitida para as rodas motrizes e a transmissão é bloqueada. Você pode dar partida no motor com a alavanca de câmbio nessa posição.

Nota: Um aviso sonoro soará se você abrir a porta do motorista sem colocar a alavanca de câmbio na posição de estacionamento (P).

Marcha a ré (R)

CUIDADOS

Mova a alavanca de câmbio para a posição de marcha a ré (R) somente quando o veículo estiver parado e o motor estiver em marcha lenta.

Sempre pare completamente antes de tirar a alavanca de câmbio da posição de marcha a ré (R). Coloque a alavanca de câmbio na posição de marcha a ré (R) para que o veículo se mova para trás.

Neutro (N)

Nessa posição, a potência não é

transmitida para as rodas motrizes, mas a transmissão não é bloqueada. Você pode dar partida no motor com a alavanca de câmbio nessa posição.

Condução (D)

Condução (D) é a posição normal de condução para melhor economia de combustível e suavidade. Coloque a alavanca de câmbio na posição condução (D) para que o veículo siga em frente e troque automaticamente as marchas para frente.

A transmissão trocará para a marcha apropriada para o melhor desempenho com base na temperatura ambiente, na inclinação da estrada, na carga do veículo e em seu comando.

Modo sport (S)

Troque para o modo sport colocando a alavanca de câmbio na posição sport (S).

Transmissão automática função SelectShift™

O veículo está equipado com uma alavanca de câmbio de transmissão automática SelectShift. A transmissão automática SelectShift permite a troca de marchas para cima ou para baixo, conforme o desejado.

Para evitar que o regime de giros do motor fique muito baixo, o que pode apagar o motor, o SelectShift ainda faz

automaticamente algumas reduções de marcha se considerar que você não reduziu a marcha no momento adequado. Embora o SelectShift faça algumas reduções de marcha para você, ele ainda permite que você reduza as marchas a qualquer momento, desde que ele determine que não haverá danos ao motor por causa de rotação excessiva.

Nota: Pode haver danos no motor se o motor for mantido em um regime de giros excessivo sem troca de marchas.

O SelectShift não aumentará as marchas automaticamente, mesmo se o motor estiver se aproximando do limite de RPM. Elas devem ser mudadas manualmente com o botão +.

Se estiver equipado com o botão na alavanca de câmbio, pressione o botão + ao lado da alavanca de câmbio para ativar o SelectShift.

• Pressione o botão (+) para engrenar a próxima marcha acima.

• Pressione o botão (-) para engrenar a próxima marcha abaixo.

Se estiver equipado com paletas localizadas no volante, puxe a paleta + no volante para ativar o SelectShift. • Puxe a paleta direita (+) para a

próxima marcha acima.

• Puxe a paleta esquerda (–) para a próxima marcha abaixo.

O painel de instrumentos exibe a marcha selecionada no momento. Se uma marcha for solicitada, mas não estiver disponível devido às condições do veículo (baixa velocidade, velocidade do motor muito alta para a marcha solicitada), a marcha atual piscará três vezes.

Alavanca de Liberação da Posição de Estacionamento

CUIDADOS

Não dirija o veículo sem confirmar que as luzes de freio estão funcionando.

Este procedimento exige que você tire a alavanca de câmbio da posição de estacionamento (P), fazendo o veículo rodar. Sempre acione

completamente o freio de estacionamento antes de tentar liberar a alavanca de câmbio.

Se você liberar o freio de estacionamento e a luz de advertência do freio permanecer iluminada, pode ser que os freios não estejam funcionando corretamente. O sistema detectou uma falha que exige manutenção.

Nota: Este recurso é desativado para alguns mercados.

O veículo está equipado com um recurso de trava do freio-câmbio que impede que a alavanca de câmbio da posição de estacionamento (P) seja mudada quando a ignição está na posição ON e o pedal do freio não está pressionado.

Se você não conseguir tirar a alavanca de câmbio da posição de estacionamento (P) com a ignição na posição ON e o pedal do freio pressionado, pode haver um defeito. É possível que um fusível tenha queimado ou que as lâmpadas de freio do veículo não estejam funcionando corretamente. Consulte Tabela de especificações dos fusíveis (página 163).

Se nenhum fusível estiver queimado e as lâmpadas de freio estiverem funcionando corretamente, o procedimento a seguir permitirá que você tire a alavanca de câmbio da posição de estacionamento (P):

1. Remova o painel lateral do lado direito da alavanca do eixo de transmissão.

2. Localize o orifício de acesso.

3. Insira a chave de fenda (ou ferramenta similar) no orifício de acesso e pressione a alavanca para frente enquanto puxa a alavanca de câmbio para fora da posição de

estacionamento (P) e para a posição neutra (N).

4. Remova a ferramenta e reinstale o painel.

5. Dê a partida no veículo e solte o freio de estacionamento.

Reconhecimento adaptável da transmissão automática

Este recurso pode aumentar a durabilidade e proporcionar sensação consistente na troca de marchas ao longo da vida útil do veículo. Uma transmissão ou um veículo novo pode ter mudanças de marcha suaves, firmes ou os dois tipos. Essa operação é considerada normal e não afeta a função ou a durabilidade da transmissão. Com o tempo, o processo de reconhecimento adaptável atualiza completamente o funcionamento da transmissão.

Se o veículo ficar preso em lama ou neve

Nota: Não balance o veículo se o motor não estiver na temperatura de operação normal ou poderá danificar a transmissão.

Nota: Não balance o veículo durante mais de um minuto ou poderá danificar a transmissão e os pneus ou sobreaquecer o motor.

Se o veículo ficar atolado em lama ou neve, ele pode ser desencalhado alternando entre as marchas à frente e à ré, e parando entre as trocas de marchas conforme um padrão fixo.

Pressione ligeiramente o acelerador em cada marcha.

INFORMAÇÕES GERAIS

CUIDADO

Uma distração ao dirigir pode resultar em perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos. Recomendamos veementemente que você tome muito cuidado ao usar qualquer dispositivo que possa tirar sua atenção da estrada. Sua principal responsabilidade é a operação segura de seu veículo. Não recomendamos o uso de qualquer dispositivo portátil ao dirigir e incentivamos o uso de sistemas operados por voz quando possível. Procure informar-se sobre as leis locais aplicáveis relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos ao conduzir.

Nota: Ruído de freio ocasional é normal. Se houver um atrito metal com metal ou som agudo contínuo, as lonas podem estar desgastadas. Se o veículo apresentar vibração ou estremecimento contínuo no volante durante a frenagem, leve-o para inspeção em um Distribuidor Ford. Nota: O pó do freio pode acumular-se sobre as rodas, mesmo sob condições normais de condução. Um pouco de poeira é inevitável à medida que os freios são gastos. Consulte Limpeza das rodas de

liga leve (página 198).

Nota: Dependendo das leis e dos

regulamentos aplicáveis no país para o qual o veículo foi originalmente construído, as luzes de freio poderão piscar durante frenagens fortes. Depois disso, o

pisca-alerta também poderá piscar quando o veículo parar.

Freios úmidos resultam em eficiência de frenagem reduzida. Pressione suavemente o pedal de freio algumas vezes ao dirigir depois da lavagem do carro ou de passar

Frenagem e aceleração simultâneas

No caso do pedal do acelerador emperrar ou ficar preso aplique uma pressão firme e constante ao pedal de freio para desacelerar o veículo e reduzir a potência do motor. Se isso ocorrer, aplique os freios e traga o veículo para uma parada segura. Desloque a transmissão para a posição estacionamento (P) (transmissão automática) ou para uma marcha inferior (transmissão manual), desligue o motor e acione o freio de estacionamento. Inspecione o pedal do acelerador e a área em torno dele para verificar se há algum item ou detrito que possa estar obstruindo seu movimento. Se nenhuma

anormalidade for encontrada e a condição persistir, reboque o veículo até Distribuidor para fins de reparo.

Assistência de frenagem

A assistência de frenagem detecta quando o freio é aplicado fortemente, medindo a taxa com que o pedal do freio é

pressionado. Ela fornece eficiência máxima de frenagem contanto que você pressione o pedal. A assistência de frenagem pode reduzir distâncias de parada em situações críticas.

Sistema de freio antitravamento

O sistema ajuda você a manter o controle da direção e a estabilidade do veículo durante paradas de emergência evitando o travamento dos freios.

SUGESTÕES SOBRE

No documento FORD FOCUS Manual do proprietário (páginas 128-134)