• Nenhum resultado encontrado

1.3 Exigências e Restrições do Veículo Formula Student

1.3.5 Transmissão

1.3.5.1

Motor e Transmissão

1.3.5.1.1 Limitações do Motor

Os motores não podem exceder os 610cc, nem pode haver qualquer outra fonte motora eléctrica.

1.3.5.1.2 Inspecção do Motor

A organização pode inspeccionar o motor, para tal utiliza uma ferramenta com 1% de erro e convém desenhar o veículo de modo a deixar o motor com livre 381mm em altura, 30 mm de diâmetro na zona das velas, reduzindo assim o tempo de inspecção.

1.3.5.1.3 Transmissão e Diferencial

Qualquer tipo de transmissão e diferencial podem ser usados. Tendo apenas de os proteger com protecções em plástico, incluindo os parafusos da polia movida.

1.3.5.1.4 Limitações da Lubrificação e Refrigeração

A lubrificação do motor tem de ter o reservatório correcto e este tem de estar bem selado para evitar manchas de óleo na competição. A lubrificação do diferencial também tem de estar bem vedada e a lubrificação da transmissão, quando necessária, deve ser protegida, evitando assim o problema mencionado anteriormente.

Quanto aos fluidos de refrigeração do motor, só se pode utilizar água, água destilada ou 0,015 litros de liquido de refrigeração por cada litro de água.

1.3.5.1.5 Motor de Arranque

O motor do veículo tem de ter motor de arranque incorporado, sem assistência de alguém situado no exterior do veículo.

1.3.5.2

Combustível

O combustível é fornecido pelos organizadores da prova. É proibido a utilização de óxido nitroso ou qualquer outro aditivo.

A temperatura do combustível não pode ser alterada, para melhorar a economia do combustível.

1.3.5.3

Sistema de Combustível

1.3.5.3.1 Depósito de Combustível

Qualquer volume de depósito de combustível é permitido, deve ter um dispositivo para vazar o combustível do depósito.

1.3.5.3.2 Garganta e Nível no Depósito

Todos os tanques de combustível devem ter uma garganta de enchimento com diâmetro de pelo menos 38mm e altura de pelo menos 125mm, posicionado na vertical ou com um ângulo máximo de até 45 graus. Deve ter na garganta um nível com pelo menos 75mm e de diâmetro 6mm no mínimo.

1.3.5.3.3 Linha Nivelada do Combustível

Uma linha permanente e não móvel do nível de combustível deve se situar entre os 12,7mm e os 25,4 mm abaixo da garganta. Esta linha será usada como a linha para o teste da inclinação. E serve também para na prova de resistência medir o consumo de combustível.

1.3.5.3.4 Exigência para Atestar o Depósito de Combustível

O combustível tem de ser colocado no depósito sem remover o depósito de combustível.

1.3.5.3.5 Prevenção de Derrame de Combustível

O sistema de combustível deve ser projectado de modo a prevenir o derrame de combustível durante o reabastecimento.

1.3.5.3.6 Sistema de Ventilação

O tanque de combustível e os carburadores devem estar projectados para suportar acelerações laterais, sem derramar combustível.

Todos os tubos de respiradores de combustível devem ter uma válvula, para quando o tanque for invertido não saia qualquer combustível.

1.3.5.3.6.1 Teste de Inclinação a Nível de Todos os Fluidos

Durante a inspecção técnica o veículo tem de passar num teste em que é inclinado a um ângulo de 45º e não pode verter qualquer líquido. Todos os reservatórios têm de estar completamente cheios.

1.3.5.3.7 Circuitos de Combustível, Acessórios e Protecções

Não se podem utilizar circuitos de combustível de plástico entre o motor e o reservatório de combustível, apenas tubos de borracha próprios para fazer a transferência segura do combustível sem qualquer perigo, deve-se também prender as extremidades com abraçadeiras. Todos os circuitos devem estar protegidos contra as colisões, aquecimentos e elementos rotativos que possam romper os tubos, provocando derrame de combustível.

1.3.5.3.8 Exigências do Sistema de Injecção do Combustível

A injecção do combustível deve preencher os seguintes requisitos:

Os Circuitos de combustível devem ser feitos de mangueira flexível (de borracha) e resistente.

Se os circuitos de combustível forem de metal não pode haver sítios dobrados que possam danificar o metal exterior.

O distribuidor de entrada de combustível deve estar bem fixo ao motor.

1.3.5.3.9 Exigências da Posição de Entrada de Ar e do Sistema de

Combustível

Todas as entradas de ar para o motor devem estar dentro de uma área limitada por um tipo de envelope que na traseira do veiculo vai do limite exterior dos pneus até ao topo e na lateral da parte mais alta dos pneus até ao topo, fazendo um tipo de envelope.

1.3.5.4

Acelerador

1.3.5.4.1 Carburador

O motor do veículo deve estar equipado com carburador e este carburador pode ter qualquer geometria.

1.3.5.4.2 Sistema de Acelerador

O acelerador deve ser actuado mecanicamente através de um cabo. ETC (controlo do acelerador electronicamente) não é permitido.

O cabo do acelerador deve estar protegido por uma malha ou guia de cabos para não sofrer perfurações e deve ter associado pelo menos duas molas para recuperar o curso normal.

Os cabos devem de estar a pelo menos uma distância de segurança de pelo menos 50,8mm de fontes de calor com o sistema de escape.

Um batente deve ser colocado no pedal para não forçar o cabo.

1.3.5.4.3 Entrada de Ar

Para se limitar a potência do motor, deve-se utilizar um limitador circular na entrada de ar, ou seja todo o ar que entra no motor tem de passar por esse orifício.

O tamanho máximo dessa entrada é de 20mm caso o veículo utilize gasolina normal e de 19mm caso o veículo utilize o combustível E-85.

Para fins de verificação técnica esta entrada tem de estar visível.

Se tivermos mais de um motor a entrada de ar dos dois motores deve passar por uma única entrada com o diâmetro acima referido.

1.3.5.4.4 Turbos e Compressores Volumétricos

Turbos e compressores volumétricos são permitidos, quando estes são desenhados pelas equipas. Os motores que são comprados já com compressor não são permitidos.

1.3.5.5

Sistema de Escape

1.3.5.5.1 Panela de Escape (Silenciador)

O veículo deve estar equipado com panela de escape ligado aos colectores para reduzir o ruído para um nível aceitável.

1.3.5.5.2 Saída de Escape

A saída de escape não deve prejudicar o condutor. E não deve sair mais de 60 cm do eixo traseiro e a elevação não deve ser superior a 60cm do chão.

Deve ainda estar protegido para ninguém se queimar.

1.3.5.5.3 Nível de Som

As medições são feitas com um sensor colocado a 0,5 m a 45º de ângulo. O motor deve estar com uma velocidade média do pistão de 914,4 m/min. O nível máximo de som permitido é de 110dBA.

Documentos relacionados