• Nenhum resultado encontrado

4.1 FERRAMENTAS UTILIZADAS

4.1.3 TRANSMISSÕES AO VIVO

A premissa “se o fiel não vai ao templo, o templo vai até o fiel” é verdadei- ra, em se tratando da utilidade das transmissões ao vivo de cultos, missas, palestras e outras manifestações religiosas cristãs.

Com o advento da banda larga, a taxa de transmissão de dados aumen- tou consideravelmente e, consequentemente, o envio de informação multimídia.

Multimídia pode ser entendida como “combinação de dois ou mais meios contínuos, ou seja, meios que têm de ser reproduzidos durante um intervalo de tem-

20Figura disponível em:

https://play.google.com/store/apps/details?id=io.cordova.tercodigitalapp&hl=pt_BR, acesso em 02/11/2017

muito utilizadas atualmente no âmbito religioso.

As aplicações multimídias são divididas em três classes: áudio e vídeo de fluxo contínuo armazenados, áudio e vídeo de fluxo contínuo ao vivo e áudio e vídeo interativos em tempo real [38, pág.429].

• Áudio e vídeo de fluxo contínuo armazenados – Neste modo de aplicação os clientes requisitam arquivos de áudio e vídeo previa- mente armazenados em servidores. Sendo assim, o usuário pode pausar, retroceder ou avançar seu vídeo. Nesta classe, a transmis- são só acontecerá sob a ação do usuário, podendo haver vários usuários conectados simultaneamente ao servidor, cada um visua- lizando um conteúdo distinto. Conforme ilustrado na Figura 9 [46], quando requisitado pelo cliente, o vídeo vai sendo transmitido, mesmo não tendo sido gravado totalmente (linha preta), e sua apresentação inicia-se após uma espera para armazenamento do conteúdo em um buffer (armazenamento temporário) [39, p.17]. Desta forma, o vídeo, para ser exibido, não precisa estar totalmen- te armazenado e o cliente vai recebendo a transmissão continua- mente (linha vermelha), á medida que o conteúdo é baixado.

40

Figura 9: Exemplo de Streaming Áudio e Vídeo Armazenados.

• Áudio e vídeo de fluxo contínuo ao vivo – Classe onde trans- missões parecidas com as de televisão e rádio são realizadas pela Internet. Nesta aplicação o fluxo contínuo de áudio e vídeo (stream) não é armazenado, portanto ao cliente não é possível avançar com o arquivo que está recebendo. Porém, ações de pausa e retroces- so são permitidas, visto que os dados recebidos são armazenados localmente. Nesta transmissão, pode haver vários clientes rece- bendo o mesmo conteúdo de forma simultânea utilizando unicast (conexão ponto-a-ponto entre o cliente e o servidor, onde cada cli- ente recebe seu próprio stream do servidor) ou multicast (todos os clientes na rede compartilham o mesmo stream) [39].

• Áudio e vídeo interativos em tempo real – Aplicação que permi- tem a comunicação utilizando áudio e vídeo em tempo real, onde as pessoas podem se comunicar de forma oral e visual, permitindo uma interação entre os usuários.

Notavelmente, é grande a utilização de aplicações multimídia nas esferas religiosas. Cultos, missas, palestras, eventos cristãos, são exibidos, seja em tempo real ou em aplicações armazenadas. O aplicativo Facebook possui essa ferramenta de transmissão ao vivo. Cita-se como exemplo as transmissões das missas presidi-

42

CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

A Internet tornou-se, ao longo das últimas décadas, uma poderosa e efici- ente ferramenta de comunicação. Faz-se evidente sua utilização nas mais variadas áreas, facilitando o acesso a informações em qualquer tempo e lugar, permitindo uma interação da sociedade de forma rápida e eficaz.

A proposta desta monografia foi apresentar e preconizar a utilização da In- ternet, bem como seus mais variados mecanismos, na disseminação da fé cristã, salientando sua relevância para propiciar uma ambiência de fé ao alcance de todos.

Ao longo do desenvolvimento do presente trabalho, foi possível verificar como se deu o surgimento da Internet e como ela se transformou, de um simples instrumento de pesquisa militar em um potente dispositivo de comunicação ampla- mente utilizado nos dias atuais; como é o funcionamento da rede e de suas variadas ferramentas que nos permitem acesso a um novo ambiente de fé, uma espécie de templo virtual. Através da Web tornou-se mais fácil espalhar o evangelho de Jesus Cristo e alcançar e/ou conquistar adeptos cristãos no mundo inteiro.

Por tudo exposto, foi notório perceber que, com o avanço tecnológico e da Internet, tornou-se mais abrangente o uso da rede para disseminação do evangelho entre as religiões do Cristianismo. Evidencia-se ainda, a notável contribuição que a Internet, juntamente com suas ferramentas, propicia para a difusão da fé cristã na sociedade.

Como proposta de futuros projetos, e como forma de demonstrar na práti- ca como essa evangelização virtual acontece, pretende-se promover uma pesquisa a fim de apurar como é a aceitação e a utilização da web pelos fiéis, através da apli- cação de questionários fechados. E ainda, realizar um estudo de campo sobre a co- munidade católica Canção Nova, que utiliza a Internet para evangelizar há 21 (vinte e um) anos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Só História. Guerra Fria. <http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/> Aces- so em 14 set. 2017.

2. STILBEN, Liana Guterman. O Papel do MSN Messenger, 2005. Monografia de Conclusão do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, FASA-UniCEUB, Brasília, DF.

3. FILIPPO, Denise Del Re. SZTAJNBERG, Alexandre. Bem-vindo à Internet. Rio de Janeiro: Brasport, 1996.

4. BENIN, Laura Carniel. Engajamento e Mobilização Social no Facebook:

Uma Análise da Página “Defesa Pública da Alegria”, 2013. Faculdade de

Biblioteconomia e Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

5. BRUNO, Marcio Roberto. A Influência da Internet no Setor Bancário do

Brasil, 2006. Monografia de Conclusão de Curso de Especialização MBIS

Master Business Information Systems (MBIS) Executivo em Ciência da Com- putação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

6. Terra. Mosaic: há 20 anos, era lançado o 1° navegador gráfico da web. <https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/internet/mosaic-ha-20-anos-era- lancado-o-1-navegador-grafico-da-

web,6f3289d31f13e310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html> Acesso em 16 ago. 2017.

7. VALIN,Allan.A história e a evolução dos navegadores.

<https://www.tecmundo.com.br/web/2063-a-historia-e-a-evolucao-dos- navegadores.htm> Acesso em 16 ago. 2017.

8. Brasil Escola. Internet Explorer. <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/ Internet-explorer.htm> Acesso em 16 ago. 2017.

44

9. SANTOS, Adriana Peres Marques dos. O Direito Fundamental à Internet, 2013. Monografia de Conclusão do Curso Pós-Graduação. Escola da Magis- tradura do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

10. CARVALHO, Marcelo Sávio Revoredo Menezes de. A Trajetória da Internet

no Brasil: do Surgimento das Redes de Computadores à Instituição dos Mecanismos de Governança, 2006. Dissertação – Ciências e Engenharia de

Sistemas de Computação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, RJ.

11. Portalpadom, Informação e Conteúdo Cristão. Transmissão do Primeiro

Programa Cristão de Rádio – 1921 | História Cristã.

<https://www.portalpadom.com.br/ transmissao-programa-cristao-radio-1921- Historia-crista/> Acesso em 19 ago. 2017.

12. CORAZZA, Ir. Helena, fsp. A Missão das Rádios Católicas.

<https://www.paulinas.org.br/ sepac/?system=paginas&action=read&id=1675> Acesso em 19 ago. 2017.

13. HOTHON, Mairon, Equipe ASN. Programa Histórico da TV Brasileira Volta

a Ser Exibido Hoje (07) na Novo Tempo. <http://noticias.adventistas.

org/pt/noticia/comunicacao/programa-historico-da-tv-brasileira-volta-a-ser- exibido- hoje-07-na-novo-tempo/> Acesso em 19 ago. 2017.

14. FACHINI, Fabiano. Primeiro Programa Católico da TV Brasileira Celebra

33 Anos no Ar. https://www.rs21.com.br/noticias/primeiro-programa-catolico-

da-tv-brasileira-celebra-33-anos-no-ar/ Acesso em 19 ago. 2017.

15. G1. Mundo tem 3,2 Bilhões de Pessoas Conectadas à Internet, diz UIT. < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/mundo-tem-32-bilhoes-de- pessoas-conectadas-internet-diz-uit.html> Acesso em 23 ago. 2017.

16. SCHULTZ, E.J., do Advertising Age. Internet Terá Mais de 168 Milhões de

Pessoas em 2017. < http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/

2017/01/03/conheca-as-tendencias-globais-de-consumo-previstas-para- 2017.html> Acesso em 23 ago. 2017.

17. Portal Brasil. Pesquisa Revela que mais de 100 Milhões de Brasileiros

Acessam a Internet. < http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2016/09/

18. G1. TV é o Meio Preferido de 63% dos Brasileiros para se Informar, e In-

ternet de 26%, diz Pesquisa. http://g1.globo.com/economia/midia-e-

marketing/noticia/tv-e-o-meio-preferido-por-63-dos-brasileiros-para-se- informar-e-internet- por-26-diz-pesquisa.ghtml Acesso em 23 Ago. 2017. 19. MÜLLER, Paula Alice Dodó. Comunicação da Fé: Uma Análise do Ambien-

te do Facebook Como Instrumento Para Evangelização. Revista Científica

Interdisciplinar. Nº 2, Volume 1, Artigo nº 10, Outubro/Dezembro 2014. Pro- grama de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem – Universidade Estadu- al do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ.

20. BRESSAN, Renato Teixeira. Dilemas da Rede: Web 2.0, Conceitos, Tecno-

logias e Modificações. Revista Anagrama - Revista Interdisciplinar da Gra-

duação. Ano 1 – Edição 2. Dezembro/2007 – Fevereiro/2008. Graduação em Comunicação Social – Universidade Federal de Juiz de Fora.

21. FONTOURA, Wagner. A hora e a vez das Mídias Sociais. < http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/2008/02/29/a-hora- e-a- vez-das-midias-sociais/> Acesso em 23 Ago. 2017.

22. SILVA, Cristiomar da. NALINI, Lauro Eugênio Guimarães. Religião E Mídias Sociais: A Disseminação Do Discurso Religioso No Facebook. Artigo Acadê- mico – Revista Panorama, Edição On Line – v.5, n. 1, Jan/Dez.2015. Pontifí- cia Universidade Católica de Goiás.

23. HALT, Glauber. O que são Redes Sociais? <https://www.campograndenews. com.br/marketing-pessoal/o-que-sao-redes-sociais> Acesso em 23 Ago. 2017.

24. Significados. Significado de Blog. < https://www.significados.com.br/blog/> Acesso em 23 Ago. 2017.

25. Just Ask Gemalto Security to be Free. O que é Microblog? < https://www. justaskgemalto.com/br/o-que-e-microblog/> Acesso em 23 Ago. 2017.

26. Significados. Significado de Twitter. <https://www.significados.com.br/ twitter/> Acesso em 23 Ago. 2017.

27. Significados. Significado de Facebook. < https://www.significados.com.br/ Facebook/> Acesso em 23 Ago. 2017.

46

28. REUTERS. Facebook chega a 1,94 bilhão de usuários em todo o mundo

no 1º trimestre de 2017. < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/facebook-

chega-a-194-bilhao-de-usuarios-em-todo-o-mundo-no-1-trimestre-de- 2017.ghtml> Acesso em 23 Ago. 2017.

29. OLIVEIRA, Pâmella Cristina Albuquerque de. Compartilhamento e reprodu-

ção de conteúdos da Tv Canção Nova e o site Youtube. Intercom – Socie-

dade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XVII Congres- so de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto – MG – 28 a 30/06/2012. Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

30. LORO, Tarcisio Justino. Espaço Virtual, Um Desafio Para A Igreja. Revista de Cultura Teológica – v. 17 – N.66 – JAN/MAR 2009.

31. MOURA, Dado. Internet, tecnologia a serviço da evangelização no meio

virtual. <http://www.paroquiasantanadelavras.com.br/internet-tecnologia-a- servico-da-evangelizacao-no-meio-virtual/> Acesso em 16 Set. 2017.

32. HERNANDES, Padre Roni. Sacerdote Paulino. Ambiente virtual: um novo

estilo de vida. < http://www.paulinos.org.br/home/blog/atualidade/ambiente-

virtual-um-novo-estilo-de-vida/> Acesso em 18 Ago. 2017.

33. ZANON, Darlei. O Mistério Da Fé No Fenômeno da Cibercultura, 2002. Pesrp. Teol. 34 (2002) 351-375. Notas e Comentários. Belo Horizonte – MG. 34. Priberam Dicionário. Site. <https://www.priberam.pt/dlpo/site> Acesso em 19

Set. 2017.

35. AGRELA, Lucas. 5 bilhões de pessoas têm smartphones. < http://exame.abril.com.br/tecnologia/5-bilhoes-de-pessoas-tem-smartphones/> Acesso em 23 Set 2017.

36. RIBEIRO, Rafael Galdino apud THEOHARIDOU, MYLONAS, GRITZALDIS, 2012. Conexões do Sagrado: Aplicativos Móveis e as Novas Estratégias

de Disseminação Religiosa, 2017. Artigo Científico do Curso de Comunica-

ção Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Estadual da Pa- raíba, Campina Grande – PB.

37. TANENBAUM, Andrew S..Redes de Computadores Quarta Edição. Editora Campus. Amsterdam, Holanda.

sil.

39. TSCHÖKE, Clodoaldo. Criação de Streaming de Vídeo Para Transmissão

de Sinais de Vídeo em Tempo Real Pela Internet, 2001. Trabalho de Con-

clusão de Curso, Curso de Ciências da Computação, Centro de Ciências Exa- tas, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau – SC.

40. ROSSI, Padre Marcelo. Philia, 2015. Editora Globo S.A. 1ª Edição. São Paulo – SP.

41. Bíblia Sagrada Ave Maria, 2014. Editora Ave Maria. 94ª Edição. São Paulo – SP.

42. GERHARDT, Dra. Tatiana Engel, SILVEIRA, Dra. Denise Tolfo. Métodos de

Pesquisa. Disciplina DERAD 05, 2008. Curso de Graduação Tecnológica a

Distância. Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural. Rio Grande do Sul.

43. GOOGLE PLAY. Terço Digital. <https://play.google.com/store/apps/details?id =io.cordova.tercodigitalapp&hl=pt_BR> Acesso em 03 dez. 2017.

44. Padre Marcelo Rossi. <http://www.padremarcelorossi.com.br/>, acesso em 19/09/2017.

45. Portal Gospel+. <https://gospelmais.com.br/>, acesso em 19/09/2017.

46. FIGUEIREDO, Daniel R., LEÃO, Rosa M.M.. Aula 16, da disciplina Redes II, Curso Tecnologia em Sistemas de Computação, Universidade Federal Flumi- nense, Fundação CECIERJ, Consórcio Cederj.

MARTINS, Mario Roberto de Mesquita. A Evangelização na Cultura Digital, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso Teologia, Faculdade de São Bento. São Paulo - SP.

HARA, Viviane Tenório de Macedo. Webfé: Religiões nas mídias sociais e pro-

posta de aplicativo para os ciber-fieis, 2015. Pós-Graduação Mídia, Infor-

mação e Cultura. Escola de Comunicações e Artes, Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, Universidade de São Paulo. São Paulo – SP.

48

CARVALHO, Luana Rodrigues de. Mídia Espetacular: As Transformações no

Campo das Religiões, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharel em

Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR.

FLORES, Ana Cássia Pandolfo. Práticas Midiatizadas da Canção Nova na In-

ternet: Afetação de Lógicas Comunicacionais católicas e Midiáticas,

2010. Dissertação, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, Área de Concentração em Mídia e Estratégias Co- municacionais, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS. SBARDELOTTO, MOISÉS. “E o Verbo se Fez Bit” Uma Análise de Sites Cató-

licos Brasileiros Como Ambiente Para a Experiência Religiosa, 2011.

Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS.

RIBEIRO, Rafael Galdino, NETO, João Saraiva da Silva, NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A Fé Se Faz Móvel: Uma Análise Dos Aplicativos Religio-

sos, 2015. Trabalho apresentado na Divisão Temática Interfaces Comunica-

cionais da Intercom Júnior – XI Jornada da Iniciação Científica em Comunica- ção. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande – PB.

ABREU, Estela dos Santos, TEIXEIRA, José Carlos Abreu. Apresentação de

Trabalhos Monográficos de Conclusão de Curso, 2012. 10ª Edição Revi-

Documentos relacionados