• Nenhum resultado encontrado

4 NA TRILHA DA METODOLOGIA

4.1 TRILHAS METODOLÓGICAS

Esta seção tem como objetivo apresentar a trilha metodológica do presente trabalho. Trilha porque permitiu encontrar o método adequado para atingir os objetivos propostos nesta pesquisa e os caminhos percorridos após questionamentos e incertezas próprias de quem se entremeia no mundo da pesquisa na perspectiva de chegar a resultados positivos através do método de investigação e dos instrumentos utilizados a fim de possibilitar à comunidade e à instituição do IF Sertão-PE, caso queira, a aplicabilidade do objeto desta pesquisa, colaborando no cumprimento mais eficiente do seu papel social.

A definição do método investigativo relaciona-se diretamente com a natureza e os objetivos da pesquisa, como também as condições de estrutura de que dispõe a pesquisadora para responder aos diversos questionamentos próprios do ato de pesquisar/investigar a fim de apreender o seu objeto de estudo, mesmo que o planejado seja diferente do executado, pois na trilha se vai encontrando o melhor caminho.

O que se pretendia ao final desta trilha era corroborar com a hipótese de que o monitoramento de metas e ações que foram firmadas entre o IF Sertão-PE e o MEC/SETEC, peça fundamental para se alcançar os índices estabelecidos, não em função dos números por si sós, mas pelos resultados esperados ao se implantar uma política pública, cujo objetivo deve ser a promoção e o desenvolvimento de uma comunidade, equacionando problemas sociais, econômicos para garantir os direitos sociais. Responsabilidade, essa, atribuída, de acordo com o regimento interno do IF Sertão-PE, à Pró-Reitoria de Ensino, a quem compete:

Planejar, coordenar, executar e avaliar as ações e políticas do ensino, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC, acompanhando a implementação destas políticas e avaliando o seu desenvolvimento; responsabilizar-se pela gestão das atividades e serviços de apoio ao ensino, especialmente os voltados aos docentes e discentes (BRASIL, 2012, p. 697). Como se vê, à gestão acadêmica compete garantir a qualidade da educação, atribuição bem definida, por isso deve propor medidas para acompanhar o desenvolvimento das ações planejadas, de forma a contribuir efetivamente para a

formação integral dos alunos, conforme previsto no Art. 5º da Resolução CNE/CEB nº 06 de setembro de 2012, que delibera sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio- históricos e culturais (BRASIL, 2012).

O presente estudo caracteriza-se como pesquisa aplicada, pois pretende produzir conhecimento sobre uma realidade específica para apresentar resultados embasados em fundamentos teóricos e com uma proposta de intervenção, afinal uma das razões de ser do Mestrado Profissional em Educação é a “instrumentalização dos profissionais para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas e práticas educacionais locais e nacionais” (UFBA, 2017).

O caminho trilhado na pesquisa documental possibilitou adentrar na problemática da falta de avaliação e monitoramento das metas estabelecidas nos documentos oficiais para efetivação das políticas públicas de ensino no IF Sertão-PE, interferindo nos resultados dos indicadores de gestão. Ao escolher a pesquisa documental surgiu um questionamento: por se tratar de pesquisa documental não haverá nenhuma abordagem qualitativa? Aparentemente sim. A pesquisa documental, assim como a bibliográfica, é empregada com a finalidade de aproximar a realidade social, tendo como objeto documentos. Porém, a bibliográfica utiliza-se de contribuições de diversos autores. Oliveira (2011, p. 40)reafirma que

A pesquisa documental é a coleta de dados em fontes primárias, como documentos escritos ou não pertencentes a arquivos públicos, arquivos particulares de instituições e domicílios e fontes estatísticas.

Sabe-se que há uma relação intrínseca entre pesquisa, método e análise. Embora não sejam a mesma coisa apresentam elementos que estarão presentes na pesquisa documental cuja finalidade é a resolução de uma situação ou objeto, a partir da aferição de dados na busca de conferir se há confiabilidade das hipóteses produzidas. Para que isso aconteça é preciso escolher um método que indique o procedimento de investigação que seja confiável e garanta a obtenção de resultados válidos. Portanto, pesquisa, método e análise serão elementos presentes em toda

pesquisa documental. O mais importante é saber o caminho a seguir. E,

Quando um pesquisador utiliza documentos objetivando extrair dele informações, ele o faz investigando, examinando, usando técnicas apropriadas para seu manuseio e análise, segue etapas e procedimentos; organiza informações a serem categorizadas e posteriormente analisadas; por fim elabora sínteses, ou seja, na realidade as ações dos investigadores - cujos objetos são documentos – estão impregnadas de aspectos metodológicos, técnicos e analíticos (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANE, 2009, p. 104).

Gaio, Carvalho e Simões corroboram com esse pensamento, pois

Para pesquisar precisamos de métodos e técnicas que nos levem criteriosamente a resolver problema [...] é pertinente que a pesquisa científica esteja alicerçada pelo método, o que significa elucidar a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os caminhos que devem ser percorridos para que a investigação se concretize (GAIO; CARVALHO; SIMÕES, 2008, p. 148).

Quem ajuda a compreender e a perceber que não há uma distinção conceitual entre pesquisa, técnica e método ou análise quando se trata de pesquisa documental é Minayo (2007, p. 22), que assim se posiciona: “a metodologia inclui as concepções teóricas que possibilitam a apreensão da realidade, como também o potencial criativo do pesquisador”. Nesse sentido a pesquisa documental possibilita a investigação de uma determinada problemática a partir da coleta de dados e da análise desses, seguindo o método específico para este tipo de pesquisa que visa à apreensão, compreensão e análise de documentos de diversas modalidades, uma vez que se entende que a pesquisa documental não é uma técnica ou procedimento de coleta de dados, mas um método de pesquisa, que de acordo com Ludke e André (2011) o método leva em si a influência da interpretação pessoal.

Não se pode esquecer também de que o documento é a única fonte de estudo de análise e interpretação da produção do conhecimento no método da pesquisa documental.