• Nenhum resultado encontrado

4.1 FERRAMENTAS PARA MONITORAMENTO DO TWITTER

4.1.1 Twitter Counter

O Twitter Counter é um serviço que, além de mostrar algumas estatísticas de conta do usuário, também o deixa enviar tweets diretamente de seu e-mail e possui 90 mil visualizações diárias de perfil.

O selo vermelho ‘featured user’ mostrado na Figura 2, indica a contratação de um espaço de publicidade especializada no site que gera estatísticas sobre o Twitter.

Figura 2 - Tela Inicial do Twitter Counter

Fonte: Twitter Couter (2011)

A publicidade é cobrada a cada vez que um perfil featured é visualizado. Quanto maior a intenção de visualização de uma perfil, maior o custo com publicidade. O serviço garante crescimento do número de followers devido ao aumento da visibilidade do perfil.

Após informado o nome do usuário de interesse, é apresentado (Figura 3) um gráfico com o número de seguidores do usuário e dos tweets publicados. Fundamentada nessas

estatísticas, a ferramenta faz uma previsão de quantos seguidores o usuário terá em 15 dias se permanecer o cenário atual. Você pode clicar nas respectivas guias para ter uma visão individualizada, ou na guia ‘Mixed’ para ver uma combinação dos dados.

Figura 3 - Tela Inicial do Twitter Counter (Continuação)

Fonte: Twitter Counter (2011)

O perfil pode ser seguido: por hora, semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou semestralmente. Na aba 'Widget' pode-se ter conhecimento de quem visita o perfil; mas, para tanto, é necessário que o Twitter Widget tenha sido instalado. Clicando-se na funcionalidade 'Install the twitter widget' pode-se instalar o software e rastrear os visitantes.

O aplicativo que permite conhecer os visitantes é o Twitter Counter Widget. O Widget

Twitter dá a visão única de quem visita os perfis. Pode-se saber quem está envolvido no site e

podendo adicioná-los diretamente no Twitter sem sair do site. Este widget é um modo para se construir uma comunidade e conseguir mais amigos no Twitter.

Para colocá-lo no Twitter basta clicar no link 'put it on Twitter' e ele acessará o perfil no Twitter e o instalará. Após de sido instalado o código do widget, basta colocá-lo no Twitter e aguardar que os visitantes efetuem login no widget para que possam ser rastreados. Em seguida, conferir a página de histórico visitantes no Twitter para ver quem visitou o perfil e entrar em contato com os visitantes. É necessário ter acesso ao código fonte do site para instalar o widget.

4.1.2 Twitter Grader

Vários serviços de classificação de usuários apareceram devido à popularização do

Twitter. O mais famoso dentre eles era o Twitter Grader que considera o número total de

seguidores sem levar em conta se os perfis são reais ou não. Ele gradua as contas do Twitter estabelecendo um percentual de 0 a 100. Um grau de 83% significa que a nota de determinada conta é mais bem graduada que 83% das contas já avaliadas pelo Twitter Grader. Trata-se de uma ferramenta que classifica numericamente uma conta do Twitter de acordo com seu alcance e autoridade.

Dentro desse contexto, ganhou destaque o Twitter Grader que mede a importância e relevância dos perfis do Twitter.

Sua utilização é simples e suas funcionalidades são inovadoras. Um dos serviços apresentados é a classificação dos perfis por cidades.

A classificação dos perfis efetuada pelo Twitter Grader considera o grade (nota, grau) de cada perfil e é calculada da forma abaixo:

- Número de seguidores (followers): quanto mais seguidores um determinado perfil possui, maior sua nota ou grade. Um perfil bastante seguido e considerado de relevância maior;

- Força dos seguidores (influência da rede de followers): essa graduação está diretamente ligada ao grade dos seguidores de determinado perfil. Quanto maior o

grade dos seguidores, maior a nota de perfil que está sendo seguido;

- Atualizações (updates): baseia-se na quantidade total de atualizações que determinado perfil possui;

- Atualizações recentes: atualizações efetuadas em determinado perfil nas últimas horas;

- Relação Seguidores/Seguidos: relação de proporção entre a quantidades de seguidores de determinado perfil e a quantidade de perfis que esse determinado perfil segue. Neste caso, quanto menor a quantidade de perfis que o perfil em questão seguir, maior será esta graduação;

- Compromisso: quando um tweet de um determinado usuário estiver sendo 'retweetado', mais vezes o usuário está sendo referenciado ou citado e maior seu grau Twitter. Além disso, o valor do compromisso é maior com base em quem está sendo compromissado. Se um usuário com um grau muito elevado 'retweeta', ele

conta mais do que se uma conta de spam com um grau muito baixo 'retweeta'. O valor máximo a ser atingido é 100 e todos os fatores descritos acima são levados em conta. Após o grade do perfil ter atingido 99.9, uma segunda casa decimal é adicionada à nota.

Acessando o aplicativo com o username utilizado no Twitter.

O ranking absoluto é exatamente o que parece. Baseado em todos os outros usuários verificados, informa qual é a sua ‘posição’ na referida lista. Um ranking de 5.000 significa que apenas 4.999 pessoas tinham uma pontuação mais elevada do que a do perfil pesquisado (naquele momento).

No caso apresentado, o valor do rank é 6.976.147 (Figura 4) significando que 6.976.146 perfis possuem pontuação mais elevada.

Figura 4 - Tela Inicial do Twitter Grader

Fonte: Twitter Grader (2011)

O grade calculado é 36 significando que a nota da conta é mais bem graduada que 36% das contas já avaliadas pelo Twitter Grader.

Lista de Elite: a lista de elite é simplesmente uma lista ordenada dos usuários top (com base no ranking) em um determinado ponto no tempo. Essa lista é atualizada várias vezes ao dia. Também são mantidas listas dos usuários top ranking baseadas em um estreito conjunto de usuários (como os de uma geografia específica, aqueles que correspondem a uma determinada palavra-chave, etc.)

4.1.3 Twitscoop

Twitscoop é uma ferramenta de visualização em tempo real provida pelo Twitter que

mostra as tags mais comentadas. Permite também verificar determinadas palavras-chave e nomes de usuários.

O algoritmo Twitscoop identifica as tags e palavras-chave no fluxo do Twitter e, em seguida, ordena-os pela frequência com que aparecem em relação ao uso normal.

Twitscoop detecta tendências crescentes em tempo real, identifica as últimas notícias e

monitora palavras-chave específicas juntamente com gráficos que mostram a atividade para qualquer palavra apresentada no Twitter.

Os resultados são exibidos em uma tag cloud, Figura 5 - atualizada instantaneamente - em que as tags mais 'quentes' são exibidas em letras aumentadas.

Figura 5 - Tela do Twitscoop mostrando a tag cloud

Fonte: Twitscoop (2011)

Eventualmente, durante eventos de notícias (terremotos, incêndios florestais, política, acidentes, mortes), como uma extensão da cultura popular (programas de TV, filmes de esportes, celebridades, moda) e para obter informações emergentes de qualquer tipo, Twitter aparece como uma poderosa forma de encontrar o que está acontecendo em tempo quase real.

Twitscoop é uma das muitas aplicações que mostra quais tendências estão emergindo e

caindo. Ele ajuda a rastrear palavras-chave e trending topics que podem ser realmente úteis e é obrigatório no caso de se estar usando o Twitter para manter o controle sobre determinada marca.

Twiscoop pode ser acessado clicando-se no botão com o ícone do pequeno pássaro na barra de ferramentas TweetDeck (uma fileira de ícones na parte superior esquerda da aplicação): uma nova coluna TweetDeck dedicada a trending topics e informações a ela relacionadas será carregada.

No site principal que está por trás do aplicativo TweetDeck, pode-se encontrar trending

topic e rastreamento de palavras-chave em uma interface de browser. A partir da página

inicial TwitScoop, podem-se ver tags, tag clouds, hashtags populares e outras palavras que são tendências no Twitter. Vários widgets podem ser utilizados para se inserir uma lista de

trending topics em sites ou blogs.

Trending topics permitem que se saiba quão popular é algo por rastreamento de

palavras-chave e hashtags.

O acesso ao Twitscoop pode-se dar por meio do usuário/e-mail e senha do Twitter; o aplicativo abre, então sua página. A Língua pode ser alterada: English, Indonesian, Japanese,

Spanish.

O propósito do Twitscoop é evidenciar as palavras mais citadas nos tweets. Isso ocorre com a palavra que, quando clicada no espaço 'Links relacionados', aparecem links citados nos

tweets relacionados com a palavra buscada.

Como exemplo, clica-se na palavra 'clarkson' numa tela de exibição, aparecem os

tweets que contêm a palavra selecionada. Na faixa laranja, o aplicativo mostra a quantidade de

novos resultados desde a primeira exibição dos tweets relacionados a 'clarkson'. No momento do início (17h33m28) da pesquisa, foram encontrados 234 novos resultados como mostra a faixa laranja (Figura 6).

Figura 6 - Resultado das atualizações online no Twitscoop

Fonte: Twitscoop (2011)

Clicando-se no link, o aplicativo direciona o usuário à matéria.

Clicando-se no link ‘Últimas tendências’, a tela da Figura 7 apresenta uma linha do tempo, minuto a minuto, mostrando a palavra mais exibida no minuto marcado na referida linha.

Figura 7 - Tela do Twitscoop mostrando incidência de tweets.

4.1.4 Twawzzup

Twazzup é uma feramenta que tenta fazer a ponte entre pesquisa do Twitter em tempo

real e um motor de busca mais tradicional. Enquanto a pesquisa do Twitter, em tempo real, é boa para manter a observação sobre a evolução atual, não é uma grande ferramenta para ver quais links, sobre um determinado assunto, são mais populares.

No Twazzup, pode-se seguir um fluxo em tempo real de atualizações incluindo uma determinada palavra-chave na esquerda enquanto a barra lateral direita mostra os top tweets e uma lista das histórias sobre o tema.

Um dos aspectos mais interessantes do Twazzup é que ele também exibe uma lista dos usuários de maior relevância no Twitter que 'twittaram' sobre um determinado assunto. Isso deve permitir que usuários Twazzup para encontrar rapidamente os usuários interessantes que talvez valham a pena ser seguidos.

Além disso, Twazzup também permite que se sejam facilmente restringidas as pesquisas através de listas de palavras-chave relacionadas e subtendências.

Graças à sua mistura inteligente de buscas em tempo real e top-tweets, Twazzup oferece uma série de funções não disponibilizadas pelos seus concorrentes atualmente.

Algumas funcionalidades do Twazzup:

- Tendências e Nuvens Hashtag: um resumo de uma visão rápida das palavras- chave associadas ao tema de pesquisa e uma maneira fácil de explorar ainda mais; - Tweets Populares: os tweets que repercutiram na comunidade;

- Top Trendmarkers : as vozes principais, quem pode se querer seguir porque seus

tweets repercutem na comunidade;

- Fotos Relevantes: porque, algumas vezes, uma imagem vale mais que os tweets; - Links mais Populares: as páginas web que repercutiram na comunidade;

- Algumas evidências: resultados para a palavra 'corrupção' em tempo real.

O Twazzup possibilita buscas por perfis com características de `Influenciadores` (Figura 8 e Figura 9), perfis `Mais Ativos` (Figura 10 e Figura 11) em relação ao argumento inserido na ferramenta (neste caso, `corrupção`) e aqueles perfis `Mais Recentes` (Figura 12 e Figura 13) em seus comentários sobre o argumento.

Figura 8 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Influenciadores`

Fonte: Twazzup (2011)

Figura 9 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Influenciadores` (Continuação)

Figura 10 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Mais Ativos`

Fonte: Twazzup (2011)

Figura 11 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Mais Ativos` (Continuação)

Figura 12 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Mais Recentes`

Fonte: Twazzup (2011)

Figura 13 - Tela do Twazzup – Resultado para a pesquisa por perfis `Mais Recentes` (Continuação)

4.1.5 TweetStats

É uma aplicação utilizada para mensuração e monitoramento de dados e da comunicação pelo Twitter. Tais dados publicados em ambientes digitais (sites e mídias sociais) podem oferecer informações estratégicas para organizações e pessoas. Pode também ser utilizado para avaliar os padrões de clientes e concorrentes.

No contexto corporativo, a mensuração da comunicação digital e o monitoramento de marcas e conversações são duas práticas que estão ganhando mais destaque e importância.

O TweetStats é um aplicativo de análise dos dados básicos de um perfil. Pode coletar dados públicos de qualquer perfil.

Dentro da ferramenta, verificam-se modos de acompanhamento desses dados impostados no Twitter. É possível, por exemplo, ver a tweet timeline e outros dados segmentados por mês.

Tweet Timeline Mensal é um gráfico que acompanha os tweets ao longo de

determinados meses.

Neste exemplo (Figura 14), em específico, a ferramenta mostrou a quantidade de

tweets emitidos por determinado perfil (NASA) ao longo dos meses de julho de 2008 a julho

de 2011.

Figura 14 - Tela do TweetStats – Tweet Timeline Mensal

A Tweet Density (Figura 15) mostra como um perfil distribui, em média, seus tweets ao longo das horas do dia. É possível identificar momentos de inatividade nos concorrentes.

Figura 15 - Tela do TweetStats – Tweet Density

Fonte: TweetStats (2011)

A tweet timeline (Figura 16) mostra a quantidade de tweets do perfil que foram replies (replies to - @'s) e retweets (who you re tweet - RT's).

Figura 16 - Tela do TweetStats – Tweet Timeline

Uma aplicação do Who You Retweet na análise de fontes de conteúdo de uma rede é observar quem são os perfis mais ‘retuitados’ por vários perfis influentes de determinado tema, empresa ou local. Dessa forma, pode-se ir além do óbvio na análise dos influenciadores. De forma semelhante, a distribuição de Replies To pode gerar insights. Depois de mapear e categorizar o público-alvo em alguns tipos típicos, pode-se analisar os padrões de interação destas pessoas e otimizar as táticas de produção de conteúdo. Analisar a quantidade de replies de determinados perfis permite avaliar o quanto estão engajados em relação a outros perfis e temáticas. Pode-se coletar os dados de diversos stakeholders de determinada empresa ou político, por exemplo, para identificar padrões de conversação. A quantidade de replies e RTs de um determinado perfil também tem implicações, por exemplo:

Porcentagem alta de replies pode indicar um perfil ativo que responde muitas dúvidas e/ou que parte das mensagens não estão sendo vistas pela maioria dos seguidores;

Porcentagem alta de RTs pode significar um perfil que apenas repassa conteúdo, sem adicionar valor Estas taxas podem ser indicadores de diferentes fatores, a depender dos objetivos do produtor e analista de conteúdo.

4.1.6 Hashtag

'Hashtags.org' é o padrão de fato para obter informações hashtag. O símbolo #, chamado de hashtag, é usado para marcar palavra-chave ou tópico em um tweet. Qualquer usuário do Twitter pode categorizar ou seguir tópicos com hashtags: #Exemplo.

Elas designam um assunto abordado e acessível para qualquer usuário. .

No site oficial 'Hashtags.org', podem-se ver os grupos que já foram criados. É lá onde são criados, organizados e apresentados esses grupos. Utiliza-se a caixa de pesquisa para ver se o nome do grupo já está disponível.

Se não estiver, você pode criá-lo simplesmente 'twitando' e incluindo o hashtag (#) na sua postagem. No mesmo site é possível ver os tweets que levaram a hashtag a liderar o

ranking.

Até o Twitter criar a sua própria base de serviços para grupos, hashtags é a forma mais rápida de unir conteúdos e compartilhar interesses no Twitter.

Digitando a palavra 'rocinha' na ferramenta, obtem-se a tela da Figura 17. O gráfico mostra a frequência com que foram postadas, no Twitter, tweets com a palavra 'rocinha' e, mais abaixo, os tweets que mencionam a hashtag e quando foram postados.

Figura 17 - Tela do Hashtag com o argumento ‘rocinha’

Fonte: Hashtag (2011)

O pico de postagens deu-se no dia 13/11/2011, data da ocupação das comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.

Para efetuar a pesquisa utilizando outra palavra, não é necessário retornar à homepage: basta inseri-la na caixa no canto superior direito da página.

Na prática, no Twitter, o tweet, após ser enviado, poderá ser visto por muitos e não só pelos seguidores de quem postou a hashtag ou quem olhar o seu perfil. Ajuda muito quem procura pessoas que tenham interesses em comum.

Não utilizá-las demasiadamente. Se todos os tweets forem uma hashtag, sua utilidade fica diluída, pois esses tweets poderão passar a ser vistos como spam.

Acrescentar conteúdo juntamente com a hashtag; com isto, ajuda que o leitor compreender melhor sua utilização e também para não ser identificada como spam.

Não enviar tweets com hashtags repetidas ou apenas com hashtags pelas mesmas razões anteriores.

4.1.7 Trendistisc

Com a velocidade das mudanças acontecendo ao redor do mundo as pesquisas e análises de tendências são cada vez mais bem vindas nas empresas. Nesta hora, é importante lembrar que as redes sociais e todo o mundo digital não são apenas mais um canal de comunicação. É possível analisar desde o que é falado como quando e por quem e até a forma como as pessoas percorrem e leem uma página na web.

A Internet é rica em dados que determinam o comportamento das pessoas. Assim, nada mais essencial do que levá-los em consideração.

O Trendistic funciona a partir de buscas realizadas no Twitter criando comparações com estatísticas dos termos mais procurados, em quais regiões e outros detalhes. A ferramenta busca nos tweets das pessoas.

Pode-se escolher quantos termos quiser para comparar, bastando dividi-los por vírgulas, como por exemplo: wii, xbox360, ps3. Logo o site apresenta dados com base em sua busca, seguidos de gráficos que são separados pela data e pelo número de vezes que o termo foi citado.

Depois de ver os gráficos, pode-se clicar em cada uma das palavras para ver o que foi dito usando-a, com o post completo do usuário do Twitter, assim como o total de vezes que foi encontrado o termo.

O Trendistic permite que qualquer pessoa obtenha estatísticas comparando os assuntos que quiser.

Assim, com a ferramenta dá pra se ter uma ideia de o que as pessoas acham sobre diversas coisas, não importando qual o tipo da busca ou do interesse sobre ela.

Trendistic é uma ferramenta que analisa e compara graficamente o número de vezes que

palavras diferentes foram citadas no Twitter. Ela também trabalha com os 'Trending Topics do Twitter' que significa que, além de ser capaz de comparar diferentes termos, pode-se ter uma ideia de quais termos estão sendo os mais comentados pelos usuários do Twitter.

Esta ferramenta, muito simples, tem grande potencial porque não só se pode saber quais são os termos mais relevantes para os usuários, mas também pode-se acompanhar a marcas ou analisar a evolução das palavras de interesse.

Saber o que as pessoas falam no momento e quais são os problemas mais mencionados nos momentos seguintes, ou seja, quais são as tendências (trends) é um fato que não se pode negligenciar. O Trendistic é uma excelente ferramenta para pesquisar tendências por palavras- chave tal como se pode ver por meio da Figura 18.

Figura 18 - Tela do Trendistic

Fonte: Trendistic (2011)

Documentos relacionados