• Nenhum resultado encontrado

8. (UECE-2002) O ÓDIO À DIFERENÇA

Ponto e Vírgula

8. (UECE-2002) O ÓDIO À DIFERENÇA

É milenar o hábito de estranhamento entre os homens. Indivíduos que por algum motivo destoam num grupo qualquer costumam provocar sentimentos de antipatia entre aqueles que se sentem iguais

entre si - e superiores ao que lhes parece diferente. O racismo, baseado em preconceito, nasce daí. Povos mais escuros, mais pobres, menos cultos ou simplesmente de outra etnia sempre foram vítimas de desprezo irracional por parte de coletividades que se consideram superiores na comparação. (VEJA. 26/9/2001)

Na sentença, O racismo, baseado em preconceito, nasce daí, o fato de a expressão baseado em preconceito vir entre vírgulas indica que:

a) todo racismo se apoia em preconceito

b) há um racismo apoiado em preconceito e outro não apoiado em pre-conceito

c) há diferença entre o racismo apoiado e o não apoiado em preconceito d) há mais racismo apoiado em preconceito do que racismo não apoiado

em preconceito

9. (UF Santa Maria - RS) Assinale a alternativa que contém os si-nais de pontuação adequados à seguinte frase:

Carlos todo Domingo segue a mesma rotina praia futebol jantar em restaurante

a) vírgula, vírgula, ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula, ponto b) vírgula, vírgula, dois-pontos, vírgula, vírgula, ponto c) vírgula, ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula, ponto d) vírgula, dois-pontos, vírgula, vírgula, ponto e) vírgula, vírgula, vírgula, vírgula, vírgula, ponto

10. (UEPB-2006) “Apesar de algumas preocupações do poder central pelo nordeste, ainda as duas regiões, nordeste e sul são como se fossem dois mundos, de costas um para o outro.” (Correio da Paraíba, 24/05/05)

Neste trecho, ocorrem duas falhas consideradas graves: uma de re-gência e outra de pontuação. Marque, entre as propostas abaixo, a única alternativa que atende à norma padrão:

a) “Apesar de algumas preocupações do poder central com o nordeste, ainda as duas regiões, nordeste e sul, são como se fossem dois mun-dos, de costas um para o outro.”

b) “Apesar de algumas preocupações do poder central pelo nordeste, ainda as duas regiões, nordeste e sul, são como se fossem dois mun-dos, de costas um para o outro.”

c) “Apesar de algumas preocupações do poder central com o nordeste, ainda as duas regiões nordeste e sul, são como se fossem dois mun-dos, de costas um para o outro.”

d) “Apesar de algumas preocupações do poder central pelo nordeste ainda as duas regiões nordeste e sul, são como se fossem dois mun-dos, de costas um para o outro.”

e) “Apesar de algumas preocupações do poder central com o nordeste, ainda as duas regiões, nordeste e sul são como se fossem dois mun-dos, de costas um para o outro.”

11. (UEPB-2006) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram opor-tunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimi-zar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.” (Correio da Paraíba, 24/05/05)

Também neste exemplo encontramos uma falha na pontuação, que causa prejuízo ao sentido do texto. Marque, entre as alternativas abaixo, aquela que desfaz totalmente a confusão:

a) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem, vai permanecer na plantação disponível, com energia cara. Ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”

b) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência. Sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”

c) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina. Sem recurso disponível,com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”

d) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina, sem recurso disponível. Com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de Trabalho. A enxada.”

e) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem, vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência. Sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara. Ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”

12. (UEPB-2006) “Como agravante temos nessa região pobre uma taxa de crescimento demográfico mais rápido do país e dificilmente igua-lada.” (Correio da Paraíba, 24/05/05)

A compreensão do fragmento acima está prejudicada devido a uma ambiguidade na estrutura oracional, provocada pela inadequada distri-buição dos substantivos e adjetivos em destaque no texto. Apresenta-mos, abaixo, outras versões (de I a IV) para expressar a informação.

I. “Como agravante, temos, nessa região pobre do país, uma alta taxa de crescimento demográfico, dificilmente igualada.”

II. “Como agravante, temos nessa região pobre do país um rápido cres-cimento demográfico, dificilmente igualado.”

III. “Como agravante temos nessa região pobre uma taxa de crescimento demográfico do pais mais rápido e dificilmente igualada.”

IV. “Como agravante, temos nessa região pobre uma taxa de crescimen-to demográfico mais rápida do país e dificilmente igualado.”

Indique a alternativa que contém a(s) versão(ões) que expressa(m), claramente, a informação do texto:

a) Apenas II e IV.

b) Apenas I.

c) Apenas III e IV.

d) Apenas I e II.

e) Apenas III.

13. (UEL-2006) Filho de Eriberto, o motorista que desmontou o es-quema PC Farias e foi peça chave no impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, André Vinícius colheu bem mais elogios do que hostilidades. Na época, ele tinha cinco anos e não entendia o

que acontecia. Sofria, apenas, porque os pais o levavam para dormir com os avós, por precaução. “Eu não gostava da noite porque me separava deles. Era triste”, relembra. Com o tempo, ele passou a ser cumprimentado pela atitude heroica do pai. “Tenho orgulho. Ele foi corajoso. Mexeu com gente importante e era a parte mais fraca. Nor-malmente, as pessoas falam dele de forma respeitosa. Exceto um ‘seu pai é dedo-duro!’, dito de brincadeira, o resto é elogio.”

(Os filhos do país dos escândalos. In: Istoé, n. 1868, p. 40, 30 ago. 2005.)

Assinale a alternativa que apresenta a correta justificativa para a pontuação no texto.

a) A primeira vírgula serve para introduzir um trecho que contém infor-mações sobre o termo antecedente.

b) A segunda vírgula justifica-se pela enumeração dos termos represen-tados pelos substantivos próprios.

c) O ponto de exclamação representa o caráter imperativo da frase em que o sinal é utilizado.

d) As aspas duplas decorrem da mudança de interlocutor no diálogo travado no texto.

e) As aspas simples aparecem em função da ironia que se associa ao trecho.

14. (UEL-2006) Filho de Eriberto, o motorista que desmontou o esque-ma PC Farias e foi peça chave no impeachment do presidente Fer-nando Collor de Mello, André Vinícius colheu bem mais elogios do que hostilidades. Na época, ele tinha cinco anos e não entendia o que acontecia. Sofria, apenas, porque os pais o levavam para dormir com os avós, por precaução. “Eu não gostava da noite porque me separava deles. Era triste”, relembra. Com o tempo, ele passou a ser

cumprimentado pela atitude heróica do pai. “Tenho orgulho. Ele foi corajoso. Mexeu com gente importante e era a parte mais fraca. Nor-malmente, as pessoas falam dele de forma respeitosa. Exceto um ‘seu pai é dedo-duro!’, dito de brincadeira, o resto é elogio.”

(Os filhos do país dos escândalos. In: Istoé, n. 1868, p. 40, 30 ago. 2005.)

Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. A expressão “o motorista que desmontou o esquema PC Farias” transmite uma informação mais precisa sobre o filho de Eriberto.

II. O uso da expressão “na época”, no segundo período do texto, deve-se à neces-sidade de distinguir dois momentos focalizados no texto.

III. A expressão “dito de brincadeira”, ao final do texto, explica que ainda no pre-sente André é vítima de hostilidades.

IV. A expressão “por precaução”, no terceiro período do texto, constitui a justifi-cativa para o fato de os pais levarem André Vinicius para dormir com os avós.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e IV.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

15. (UDESC 2009) O uso das vírgulas em cada proposição é justi-ficado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.

a) Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada)

b) O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações)

c) A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)

d) Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período)

e) Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (ora-ção reduzida de gerúndio no início do período)

A VÍRGULA

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.

Não, espere.

Não espere.

A vírgula pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.

Isso, só ele resolve.

Ela pode forçar o que você não quer.

Aceito, obrigado.

Aceito obrigado.

Pode acusar a pessoa errada.

Esse, juiz, é corrupto.

Esse juiz é corrupto.

A vírgula pode mudar uma opinião.

Não quero ler.

Não, quero ler.

UMA VÍRGULA MUDA TUDO.

ABI: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA.

100 ANOS LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO.

(Anúncio publicado na revista Veja, 9 abr. 2008.)

16. (UFPR 2009) Sobre esse anúncio, considere as seguintes afir-mativas:

1. Na frase “Não, espere”, a vírgula é usada para indicar que a leitura deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra.

2. No segundo conjunto de frases, a idéia de heroísmo é veiculada pela primeira frase.

3. A frase “Aceito, obrigado” tem como interpretação preferencial “Sou obrigado a aceitar”.

4. No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar o juiz ou outra pessoa.

5. Nas frases “Não, espere” e “Não, quero ler” a negação não incide sobre o conteúdo dos verbos “esperar” e “querer”, mas sobre outros conteúdos, que permanecem implícitos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

17. (UFRGS 2009 – Adaptada) Considere as afirmações abaixo sobre o emprego de sinais de pontuação no texto.

I - No primeiro período do texto, as orações separadas por vírgulas descrevem ações ora sucessivas, ora simultâneas: “Yaqub demorou no quintal, depois visitou cada aposento, reconheceu os móveis e objetos, se emocionou ao entrar sozinho no quarto onde dormira.”

II - Desconsiderando-se questões de emprego de letra maiúscula, a subs-tituição do ponto-e-vírgula por ponto final manteria a correção e o sentido original do texto. “(...) o Caçula, com escárnio, os braços sol-tos no ar; Yaqub, um riso contido, as mãos agarradas no tronco (...)”

III - Os dois-pontos estabelecem uma relação entre os elementos enume-rados a seguir e o segmento outra fotografia. “Sobre a escrivani-nha, viu outra fotografia: o irmão sentado numa bicicleta...”

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III

18. (IFPR 2010) Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado.

a) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mu-lheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

b) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mu-lheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.

c) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mu-lheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

d) Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mu-lheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.

e) Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mu-lheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país

19. (UFRGS 2010 - Adaptada) Considere as seguintes propostas de alteração na pontuação do texto.

1 - Eliminar a vírgula depois de caravolta (Fragmento: “Era das crianças, mas às vezes dava-lhe para acompanhar-me, e depois de sair da por-teira, nem por nada fazia caravolta, a não ser comigo.”)

2 - Substituir o travessão depois de rastro por vírgula. (Fragmento: “Du-rante a troteada reparei que volta e meia o cusco parava na estrada e latia, e troteava sobre o rastro – parecia que estava me chamando!

Mas como eu não ia, ele tornava a alcançar-me, e logo recomeça-va...”)

3 - Substituir por dois-pontos o ponto e vírgula que segue desgraça (l.

41). (Fragmento: “ –.Não senhor, não é doença; é que sucedeu-me uma desgraça; perdi uma dinheirama do meu patrão...”)

Quais propostas estão corretas e mantêm o sentido original do texto?

a) Apenas 1.

b) Apenas 3.

c) Apenas 1 e 2.

d) Apenas 2 e 3.

e) 1, 2 e 3.

20. (IFSC 2012) Considere estas duas regras de pontuação:

(I) O sujeito da oração não deve ser separado do verbo por vírgula.

(II) Adjuntos adverbiais deslocados para o início da oração são separados do restante da oração por uma vírgula.

Marque a alternativa na qual se respeitaram as regras acima:

a) No alto de uma pequena colina um cemitério acanhado, guardava os restos de cinco gerações de Albuquerques.

b) A libertação dos cinco últimos reféns demandou negociações tensas e longas ao longo de vários dias.

c) Na última sexta-feira de cada mês, os representantes de cada sindicato reúnem-se para discutir novas propostas de ação relativamente às reivindicações salariais.

d) A primeira impressão que tive de sua irmã, não foi muito favorável, confesso.

e) Depois de alguns pequenos ajustes começamos a digitar os textos, revisá-los e imprimi-los.

21. (UFRGS 2012 – Adaptada) Assinale a proposta de mudança no emprego de vírgula em segmento do texto que manteria a correção e o sentido da frase original.

a) Colocação de vírgula imediatamente após preços (Fragmento: “Esta-va cansado de aturar os preços que os ingleses de Ceilão lhe impu-nham.”).

b) Colocação de vírgulas imediatamente após inglês e Wickham (Frag-mento: “Não havia o súdito inglês Henry Wickham transportado às escondidas para a Inglaterra as mudas da seringueira da Amazônia?”) c) Colocação de vírgula logo após Ford (Fragmento: “E logo o gover-no brasileiro recebe os emissários de Ford como costuma receber os americanos em geral...”)

d) Omissão da vírgula em: “Ao passo que os tratores vão fazendo a derrubada para a clareira, já as casas começam a surgir...”)

e) Colocação de vírgulas antes e depois de na Amazônia (Fragmento:

“Devemos concluir daí que na Amazônia seja de todo impossível es-tabelecer florestas homogêneas...”)

22. (UFRGS 2012 – Adaptada) Associe cada ocorrência de sinal de pontuação com a noção que expressa no contexto em que ocorre.

“Uns risonhos despreocupados: passavam a vida esquecidos do pas-sado e descuidados do futuro.”

“Na definição de Antenor Nascentes: vida despreocupada e alegre, vadiação, estúrdia, vagabundagem.”

“Conferir: alegria, anarquia, barbaria, rebeldia, tropelia, pirataria...”

1 - definição 2 - conformidade 3 - explicação 4 – exemplificação

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 1 – 2 – 3.

b) 1 – 3 – 4.

c) 2 – 3 – 4.

d) 3 – 2 – 4.

e) 4 – 1 – 2.

23. (Cefet-PR) Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado:

a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.

b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.

c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.

d) Não nego que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.

e) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.

24. (UEPG-PR) A opção em que está correto o emprego do ponto-e-vírgula é:

a) Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viú-vo, tornara-se um macambúzio.

b) Solteiro; foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viú-vo; tornara-se um macambúzio.

c) Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viú-vo, tornara-se um macambúzio.

d) Solteiro foi um menino turbulento, casado era um moço alegre, viúvo;

tornara-se um macambúzio.

e) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viú-vo; tornara-se um macambúzio.

25. (UFPR) Quais são as frases corretamente pontuadas?

a) Os alunos angustiados esperam o resultado dos exames.

b) Os alunos, angustiados, esperam o resultado dos exames.

c) Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames.

d) Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames.

e) Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.

f) Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.

26. (UFG-GO) Pontue o texto a seguir, empregando os seguintes sinais de pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula e dois-pontos.

“Há mitos Timbira que narram como os índios aprenderam a fazer determinados rituais com animais terrestres aquáticos e aéreos assim nos tempos míticos a situação seria o inverso da atual os ritos existiam no âmbito da natureza mas não no da sociedade.”

NOVO ACORDO