• Nenhum resultado encontrado

3 O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DE INFOGRAFIA

3 (13,6%) UFSC, UFRGS, UCB

Fonte: pesquisa do autor.

Não detectamos nenhuma disciplina que contemple temas relacionados a cartografia. Estatística é um tema presente em três dos cursos pesquisados, incluindo o da UFRJ. Neste curso existem ainda as

76

disciplinas “Jornalismo Gráfico I”, “Jornalismo Gráfico II” – esta última é optativa e aborda a infografia – e “Edição Gráfica”. Sobre esta última, a ementa informa: “Integração da linha editorial do veículo com planejamento gráfico e setores comercial, industrial e de distribuição. ‘Publisher’ e perfil do novo jornalista. Fechamento em veículos impressos. Titulação. Suplementos especiais” (UFRJ, 2012). Esta disciplina substitui a de “Planejamento Gráfico”, que está presente no quinto currículo mínimo e na maioria dos cursos de jornalismo pesquisados. Nela são abordados alguns conhecimentos do design gráfico, como a organização visual das páginas, diagramação, cores, arte-final, o uso de softwares gráficos e fechamento de arquivos. Todos esses tópicos têm a sua importância também na infografia. Vejamos outro curso de jornalismo, o da Universidade de São Paulo (USP), com quatro disciplinas na grade curricular que incluem conhecimentos necessários à infografia: Design Editorial, Editoração em História-em- Quadrinhos, Técnicas Gráficas em Jornalismo e Edição de Imagens em Revistas. Esta última inclusive aborda a infografia durante as aulas. Consta no programa resumido da disciplina disponível no website do curso:

Imagem e jornalismo. Revista: leitura visual. Intersecção tema/público/veículo. Projeto gráfico como tradutor da missão da revista. Visualidade e legibilidade. Tipografia como expressão estética. Gramáticas visuais, informacional e de época. Identidade visual: capa. Formas; foto, ilustração, infografia, quadrinhos, charges. Relação entre texto verbal e texto visual. Pauta para edição de imagem. Fotografia e cena: o instantâneo. A foto produzida. Narrativa fotográfica: sequência. Infografia: imagem e texto para maior eficácia da informação (USP, 2007).

Como se vê, a disciplina apresenta diversos conhecimentos relacionados ao design gráfico - e importantes à infografia. O tópico “projeto gráfico como tradutor da missão da revista” busca discutir e ensinar identidade visual para revistas impressas considerando conceito, público-alvo, missão e outros fatores.

A disciplina “Projeto Experimental III Online” da PUCRS é oferecida aos alunos de modo optativo e também pode contribuir para a formação em infografia. O objetivo dela é que os alunos desenvolvam

77

uma grande reportagem multimídia, trabalhando com diferentes recursos como áudio, vídeo e animação, através de softwares gráficos. Além disso, faz o estudante pensar a reportagem de modo visual com fotos, ilustrações, gráficos e outros elementos, trabalhando também com o uso da tipografia34.

A tipografia é importante porque auxilia no entendimento do aluno de como e quando usar determinado tipo de fonte, conhecer mais sobre as formas, saber trabalhar com as letras não apenas por mera intuição. As técnicas e processos de impressão ajudam o aluno a compreender melhor o resultado final de seu trabalho, impresso em uma revista ou jornal, o que não é o mesmo que ver a sua infografia numa tela de computador. Até o estudo das charges tem a sua importância, já que a charge é um meio de se comunicar através de texto e imagem, sintetizando algum acontecimento, ou seja, extraindo dele o que há de mais importante para elucidar determinada visão sobre algum assunto, além de trabalhar a ilustração e as cores, de um modo bem-humorado, em um produto jornalístico presente diariamente nos meios de comunicação. Mesmo com algumas semelhanças, charge e infografia são produtos distintos. Uma diferença explícita entre charge e infografia é que a primeira é criada com o objetivo de proporcionar o riso e a segunda, embora possa vir acompanhada de algum elemento bem- humorado, busca, primariamente, fornecer informação e esclarecimento (ALVES, 2011).

Em relação ao caso espanhol, o professor José Luis Valero Sancho, em entrevista que nos foi concedida no mês de dezembro de 2011, acredita que o ensino de infografia na Espanha ainda está longe do ideal. A própria universidade na qual o professor Valero Sancho trabalha, a UAB, somente possui a disciplina, optativa, no curso de Design Gráfico, embora haja planos para que ela entre na grade curricular da graduação em jornalismo com o título de “Infografia Digital” no ano letivo que começou em setembro de 2012. A UCM conta com a disciplina em sua grade curricular, no entanto, apenas em caráter optativo, como é a maioria dos casos que analisamos nesta pesquisa. A UNAV é uma das exceções. Lá, existem três disciplinas de infografia. O professor Aitor Eguinoa35 - infografista e sócio fundador da empresa de infografia animada 90grados, já trabalhou nos diários El

34 Processo de estudo, criação e desenvolvimento de tipos de fontes usadas em texto.

78

País, La Nación e El Correo - ministra uma delas e nos concedeu uma entrevista via e-mail, onde elencou alguns pontos importantes para a nossa pesquisa. Sobre o atual estado do ensino de infografia na Espanha, o professor Eguinoa acredita que existe um crescimento gradativo, pouco a pouco as disciplinas vão aparecendo nas universidades e as já existentes vão se aperfeiçoando. Porém, ele também acredita que os meios de comunicação online têm deixado de apostar nas infografias e o panorama atual é inferior ao de seis ou sete anos atrás. Isso acarreta uma desmotivação nos alunos em relação aos infográficos.

Professor da disciplina “Infografía Digital”, Eguinoa acredita que os principais eixos de uma disciplina de infografia digital devam ser o design, a estatística, a cartografia, a animação, a redação e a inserção de meios multimídia como vídeo e áudio. O professor sabe da importância do design, mas ele prefere não se aprofundar demasiadamente no tema, pois o considera muito “subjetivo”. Em suas aulas, classificadas por ele mesmo como sendo 75% de conteúdo prático – como exercícios, criação e desenvolvimento do projeto infográfico final - o professor utiliza diversos exemplos de infográficos e discute com os alunos os pontos negativos e positivos de cada peça, dentre outros tópicos.

Por sua vez, a Universidad Complutense de Madrid apresenta em sua grade curricular apenas uma disciplina com referência explícita à infografia, “Cromatismo e Infografia em Meios Impressos”, que faz parte da lista de disciplinas optativas. O curso de jornalismo da UCM oferece ainda as disciplinas “Multimídia” e “Edição, Tipografia e Design da Informação Escrita”, ambas de caráter obrigatório. No caso espanhol, aplicamos o mesmo procedimento de apontar disciplinas que contenham conhecimentos importantes à infografia e ao jornalismo visual no caso espanhol. Buscamos um número aproximado de cursos do caso brasileiro. Os critérios adotados foram os mesmos, no entanto, houve uma pequena adaptação, tendo em vista que o Ranking 50 Carreras do jornal El Mundo classificou apenas os cinco melhores cursos de jornalismo do país - UNAV, UCM, CEU San Pablo UAB e Carlos III. Selecionamos os outros cursos com base no ranking de universidades, balanceando a quantidade de universidades públicas e privadas – este ranking faz essa divisão. Portanto, chegamos aos cinco primeiros cursos do país já mencionados, além de oito de universidades públicas e sete de universidades privadas que vinham imediatamente na sequência, totalizando 20 cursos. Escolhemos as universidades por

79

ordem de classificação. Não havendo curso de jornalismo na universidade, passávamos à próxima da lista. Criamos um mapa com esses cursos e as disciplinas encontradas (Figura 7):

Figura 7: Outras disciplinas importantes para o ensino de infografia na Espanha.

Fonte: pesquisa do autor.

Rapidamente podemos identificar uma presença da infografia maior do que nos cursos de jornalismo do Brasil – 40% dos cursos espanhóis analisados possuem alguma disciplina com referência explícita no nome e nenhum no Brasil. Das vinte universidades pesquisadas, cinco possuem alguma disciplina com referência a este tema já no título. Outras incluem o assunto em suas ementas.

80

Contabilizamos as maiores ocorrências destas e de outras disciplinas no quadro (3) a seguir:

Quadro 3: Ocorrências de disciplinas na Espanha

Conhecimento específico

Ocorrências IES

Infografia 8 (40%) USC, UCLM, UV, URJC, UC3, UCM, UNAV, UPF.

Design 13 (65%) UV, UCH, UEM, UCJC, USPCEU, UC3, URL, UAB, UNAV, UAN, USC, UPSA, UPF.

Estatística 6 (30%) USC, UPSA, UV, UC3, UAB, UAN.

Multimídia 6 (30%) UCAM, US, UCLM, UEM, URJC, UCM,

Edição e

Diagramação

3 (15%) USC, UMA, UCM