• Nenhum resultado encontrado

931) (ULBRA – 2012) Conforme o gráfico

No documento PROF. 1 o ANO GEOGRAFIA PADRÃO VOL. III (páginas 35-39)

abai-xo assinale a alternativa com a(s) afirmativa(s) correta(s) sobre o grau de urbanização segundo as grandes regiões brasileiras...

Gabarito:A

Comentário: As migrações chamadas de êxo-do rural muito comuns a partir da década de 1960 mudam a configuração nos últimos anos, com o retorno dessa população devido aos pro-blemas recorrentes às grandes cidades.

32) (UFTM – 2012) Observe a charge... Gabarito: B

Comentário: O Estatuto da Cidade vigente em forma de lei federal desde 2001 é uma im-portante diretriz para o planejamento urbano das cidades, uma vez que visa o uso adequado e sustentável dos espaços urbanos, além de estar associado à participação da sociedade através de grupos de ações e associação de moradores em reuniões públicas.

33) Nas últimas décadas, o Brasil atravessou um intenso processo de urbanização que atingiu suas diversas regiões como é possível observar no gráfico...

Gabarito:C

Comentário: A análise do gráfico possibilita essa conclusão, uma vez que o maior percentual de população rural se encontra na região nordes-te, mesmo com o avanço da urbanização, verifica--se a marca de mais de 10 milhões de habitantes no meio rural, onde há predominância do setor primário na formação do PIB regional.

34) (UEM – 2012) Sobre o espaço urbano, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):...

Gabarito:A, B, C, D.

Comentário: A alternativa “E” está incorreta, pois a designação do termo “cortiços” não condiz com seu significado. A configuração mais comum de cortiço é a de uma habitação coletiva formada por uma série de cômodos distribuídos ao longo de um corredor ou em volta de um pátio.

35) (UFSJ – 2013) Observe a imagem, obtida no

Gabarito:A

Comentário: Qualquer processo de ocupação gera impactos sobre o solo e o relevo, isto porque as ações antrópicas modificam o curso natural do meio ambiente.

36) (UFSJ – 2013) Observe a imagem abaixo:... Gabarito: A

Comentário: Como demonstrado na figura, o processo erosivo instalado é resultado da ocupa-ção de encostas, fato que leva a diversos proble-mas ambientais e sociais.

37) (UFPA – 2013) No estudo das interações da sociedade com o meio físico devem-se conside-rar fatores sociais...

Gabarito: E

Comentário: A presença de prédios ao fundo na imagem é a expressão desses contrastes so-ciais que são tão representativos nos espaços ur-banos, sobretudo.

38) (FUVEST – 2012) As imagens acima ilustram uma contradição característica de médios e gran-des centros urbanos no Brasil, gran-destacando-se o fato de que ambas dizem...

Gabarito:

a) As imagens 1 e 2 são indicativas e conse-quências dos marcantes desníveis socioeconô-micos das populações urbanas do Brasil contem-porâneo. A imagem 1 mostra um conjunto de moradias comuns nas periferias, principalmente das médias e grandes cidades brasileiras, e ilus-tra a situação de habitantes com baixos níveis de renda e de ausência de planejamento urbano com carência de infraestrutura.

b) A imagem 2, por sua vez, mostra um exem-plo de condomínio de classe média-alta, com habitações de valorizado padrão arquitetônico, dotadas de toda infraestrutura de saneamento básico e arborização, segregadas por muros e guaritas de segurança no entorno.

Comentário: A questão exige consciência so-cial no que tange as condições de vida de duas classes distintas financeiramente, onde há uma provável necessidade de habitação em lugares impróprios em função do capital, através do modo especulativo.

URBANIZAÇÃO: O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO

39) (G1 – IFSP 2012) Observe as imagens a seguir de dois bairros periféricos em cidades brasileiras...

Gabarito: C

Comentário: O êxodo rural e o cresci-mento urbano levaram a uma expansão desordenada,especialmente nas grandes cidades em razão do processo de metropolização, crian-do umespesso cinturão marginal.

40) (UFF – 2012) A placa da foto abaixo faz um alerta aos motoristas que trafegam pela via ex-pressa Linha Amarela no Rio de Janeiro...

Gabarito: A foto acima sugere um processo de segregação socioespacial. Esse processo se caracteriza pela restrição velada ou explícita à circulação da população pelo tecido urbano, pela criação de obstáculos à vivência por parte dos cidadãos de todas as parcelas da cidade, pela redução cada vez maior no número de espaços públicos, pelo enclausuramento das camadas mais ricas da população bem como a expulsão da população mais pobre para as áreas periféri-cas ou menos guarnecidas por serviços básicos no espaço urbano.

Comentário: O aumento significativo de con-domínios fechados nas médias e grandes cidades é um modelo claro de redução dos espaços de livre circulação e uma expressão da segregação e desigualdades sociais latentes na sociedade. 41) (UFPB – 2012) Os movimentos sociais no Bra-sil não se resumem à luta pela terra...

Gabarito: D

Comentário: A concentração de terras e renda no Brasil gerou uma grande desigualdade social. Muitos trabalhadores foram expulsos do campo (êxodo rural), obrigando-os a migrarem para as cidades, onde passaram a ocupar as áreas peri-féricas dessas concentrações urbanas. O espaço urbano sofreu uma segregação espacial e um inchaço (fenômeno conhecido como “Macroce-falia Urbana”), em que os mais pobres passaram a ocupar locais desprovidos de moradia e toda

Gabarito:

a) As áreas metropolitanas brasileiras, cuja formação gerou um espaço desordenado, apre-sentam inúmeras limitações ao transporte ciclo-viário, como: a inexistência ou insuficiência de ciclovias; a falta de trajetos integrados a outras modalidades de transporte; as grandes distân-cias a serem percorridas; a cultura e a preferên-cia do transporte automotor em detrimento dos transportes alternativos; a ausência de políticas que estimulem a consciência do transito como espaço público, e não individual; o grau de peri-culosidade do fluxo do transporte e da violência urbana.

b) A intermodalidade concebe a integração de diferentes modais na mobilidade, e, nesse caso, a implantação de ciclovias integrando bairros, zo-nas comerciais ou turísticas e subcentros, até as unidades de transporte coletivo, reduziria o nú-mero de automóveis e motocicletas, reduzindo o fluxo e os congestionamentos, otimizando a mo-bilidade na cidade.

43) (UFJF – 2012) Leia o texto: Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de...

Gabarito:

a) A política de desenvolvimento econômico do governo Juscelino Kubitschek na década de 1950, atraiu os investimentos das indústrias de automotores, gerando uma expectativa de mer-cado rapidamente absorvida pela população e pelas políticas governamentais que priorizaram a circulação por meio do transporte motoriza-do, aliado à metropolização causada pela falta de planejamento urbano que cria circulação em grandes áreas, obrigando a população a se des-locar por extensas distâncias em seu trajeto diá-rio. Dessa forma, o transporte motorizado tem se apresentado como a opção mais viável para o deslocamento nas cidades, haja vista os precá-rios investimentos, a deficiente infraestrutura e a falta de otimização dos trajetos do transporte coletivo.

b) Poluição do ar, poluição sonora, aquecimen-to do ar, emissão de gases tóxicos, entre outros.

EM1GEO11

11

biente

Conteúdo:

• Ocupação urbana e meio ambiente; • Poluição atmosférica;

• Efeito estufa;

• Destruição da camada de ozônio; • Ilhas de calor;

• Inversão térmica; • Chuvas ácidas; • Poluição hídrica;

• Poluição hírdica indústrial; • Esgoto;

• Eutrofização; • Mare vermelha; • Maré negra;

• Contaminação dos solos; • Lixo sólido;

• Desmatamento;

• Possibilidades de soluções; • Conhecendo Milton Santos.

Sugestões Didáticas:

• Navegue pelo site http://esa.un.org/unpd/ wup/ da ONU com o relatório sobre perspectivas da urbanização e monte gráficos com dados rele-vantes sobre a vida nas cidades.

• Faça o download do relatório com dados so-bre urbanização e elabore um fichamento com os principais aspectos e tabelas presentes no estudo relacionados aos problemas ambientais urbanos. O relatório se encontra no seguinte link: http://esa.un.org/unpd/wup/Publications/Files/ WUP2014-Highlights.pdf

Objetivos de aprendizagem:

• Compreender o processo de ocupação urbana; • Contextualizar ocupação urbana e desafios ambientais;

• Analisar os desafios ambientais e os fenôme-nos contemporâneos;

• Analisar os problemas ambientais urbanos contemporâneos;

• Estudar soluções urbanístico-ambientais.

Praticando:

1) (PUC RJ – 2012) Algumas prefeituras brasileiras, para melhorarem o bem estar nas cidades sob sua gestão, desenvolvem...

des cidades também precisa da participação do coletivo, uma alternativa seria o uso de transpor-te público ou adoção de bicicletas.

2) (UFV 2002) A paisagem artificial é a paisagem transformada pelo homem. Se no passado havia a paisagem...

Gabarito: E

Comentário: O fenômeno climático conhecido como ilha de calor é mais comum nas grandes cidades devido à presença de habitações ina-dequadas, prédios e ausência de áreas verdes. Além disso, outro problema sério são os lixões é frequentemente pauta de debates, uma vez que seus aspectos negativos causam desvalorização do espaço.

3) (ENEM – 2000) Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido e sua disposição...

Gabarito: B

Comentário: Existe uma correlação direta en-tre as vantagens e os métodos de descarte do lixo, então: o aterro sanitário possibilita menor contato humano com os dejetos, o baixo custo operacional advém da menor necessidade de in-fraestrutura por não estar coberto, e a redução do volume de lixo ocorre quando há incineração (queima adequada aos tipos de lixo).

4) (UFRJ 2008) “O espaço é a acumulação desigual de tempos”...

Gabarito:A figura mostra como diversos pe-ríodos da história da cidade do Rio de Janeiro se justapõem no Largo da Carioca. Convivem ali, por exemplo, construções surgidas em diversos momentos do século XX com a arquitetura co-lonial. Ainda que a forma evoque o período de surgimento das construções, as funções que elas desempenham são determinadas pelo momento atual.

Comentário: O geógrafo Milton Santos faz menção do termo “rugosidades” para expressar como os espaços designam diferentes funções de acordo com a escala temporal a que se colo-cam, por exemplo, uma antiga fábrica pode se transformar num shopping.

ESPAÇO URBANO E MEIO AMBIENTE

5) (UERJ 2013) Depois de aguardar por uma déca-da, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mun-dial...

Gabarito: C

Comentário: Com a certificação de Patrimônio Mundial como paisagem cultural, a cidade do Rio de Janeiro passa a preservar os laços existentes desde o período colonial entre a urbe e natureza, marcantes principalmente da zona sul da cida-de. Este título só é capaz de ser aplicado devido à conservação dos conjuntos de ruas, vias e as belezas naturais como a lagoa Rodrigo de Freitas, Floresta da Tijuca entre outros, com os prédios, casas, avenidas, etc.

6) (UERJ 2013) O fechamento do lixão de Grama-cho gerou polêmica ao longo dos últimos meses e uma grande incerteza...

Gabarito: Os problemas podem ser: depósitos a céu aberto (lixões), a precariedade dos sistemas de coleta seletiva, a coleta insuficiente do lixo do-miciliar, o acúmulo de materiais não biodegradá-veis, a contaminação do solo e do lençol freático por chorume

Comentário: A coleta e o descarte de lixo constituem-se com um dos principais desafios da gestão das cidades. No caso de áreas, como a re-gião metropolitana do Rio de Janeiro, o problema toma maior proporção em razão de sua dinâmica econômica e da elevada população. Os proble-mas que se apresentam na questão do lixo resul-tam: do ineficiente sistema de coleta e descarte, gerando depósitos a céu aberto que contaminam o solo, o lençol freático e os cursos d’água pela toxicidade dos resíduos ou por chorume, além da proliferação de vetores de doenças comprome-tendo a saúde da população e do forte odor cau-sando desconforto; da insuficiência dos serviços que deixando de atender a demanda, resulta no depósito irregular dos resíduos; na falta de inves-timentos em campanhas e depósitos para mate-riais recicláveis.

7) (MACKENZIE 2012) Observe a ilustração:...

8) (CPS 2012) Algumas cidades do Estado de São Paulo vêm adotando medidas de restrição ao uso das sacolas plásticas...

Gabarito: E

Comentário: Por ser oriundo de uma fonte alternativa, o plástico verde pode ser utilizado como combustível para a recuperação da energia nele contida, o que lhe coloca numa condição di-ferenciada de descarte. No entanto, é preciso es-tar atento ao descarte de todos os tipos de plás-ticos, pois o seu tempo de decomposição pode ser prejudicial ao solo ou superfície em que está exposta.

9) (UFSM 2012) Observe a figura:... Gabarito: A

Comentário: A figura propõe o uso de bicicle-tas como alternativa aos problemas causados pelo intenso fluxo de automóveis nas grandes cidades como é o frequente congestionamento, a poluição sonora e do ar e também os acidentes de trânsito.

Aprofundando:

10) (PUC – SP 2012) Leia com atenção: “As cida-des constituem-se no palco das contradições eco-nômicas, sociais e políticas...

Gabarito: A

Comentário: O maior acesso aos automóveis pelas diferentes classes sociais, graças a conces-sões e reduções de impostos concedidos pelo setor privado e público, tem ocasionado o ele-vado número de carros nas ruas, aumentando o tempo de deslocamento dos dependentes de transportes coletivos devido ao grande conges-tionamento, uma vez que esse acesso muitas ve-zes não vem acompanhado de novas políticas de infraestrutura urbana.

11) (UNESP 2012) O Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos 14,5 milhões m³ coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m³...

EM1GEO11

13

No documento PROF. 1 o ANO GEOGRAFIA PADRÃO VOL. III (páginas 35-39)

Documentos relacionados