• Nenhum resultado encontrado

UM OLHAR ATUAL SOBRE EPIDEMIOLOGIA

No documento Anais Completos (páginas 75-77)

Adriana Regina Bataglin1

Sirlei Fávero Cetolin2

Resumo

O sistema de informação é um componente essencial para o processo de trabalho em vigilância epi- demiológica no controle de doenças e agravos. É possível, por meio dessas informações, identificar as prioridades e planejar ações de melhoria na qualidade de vida da população. Buscando conhecer as produções científicas atuais sobre a temática foi realizada uma revisão bibliográfica, na forma de revi- são integrativa, objetivando levantar informações gerais a respeito da importância das notificações e do perfil epidemiológico. Foram selecionados cinco artigos que abordam o tema proposto para discussão. Observou-se que a notificação é um instrumento indispensável para o controle, redução, prevenção e erradicação de muitas doenças e agravos.

Palavras-chave: Epidemiologia. Notificação. Saúde.

1 INTRODUÇÃO

A epidemiologia é uma ciência que se caracteriza pelo manejo de informações, e o ramo da epi- demiologia que coleta essas informações é a vigilância epidemiológica. A informação em saúde é a base para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação o acompanhamento e avaliação dos modelos de atenção à saúde e as ações de prevenção e controle de doenças (SILVA, 1992).

Com o propósito de coletar informações foi implantado no Brasil, no começo da década de 1990 o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Trata-se de uma importante ferramenta para facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões, com vistas a contribuir para a melhoria da situação de saúde da população (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).

Neste estudo objetivou-se revisar os aspectos mais importantes da literatura relacionados ao perfil epidemiológico e a importância da notificação.

2 METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste estudo foi revisão bibliográfica; optou-se pela técnica de Revisão Integrativa, que determina o conhecimento atual sobre a temática aqui especificada, uma vez que é con- duzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados presta- dos ao paciente (SILVEIRA, 2005).

Os descritores Perfil Epidemiológico e Importância da Notificação foram extraídos do DeCS (Des- critores em Ciências da Saúde). Os critérios de inclusão estabelecidos para a presente revisão foram: artigos completos disponíveis eletronicamente em português publicados entre os anos 2007 e 2016. 1 Mestranda em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; adriana_bataglin@yahoo.com.br

76

Seminário Macrorregional de Saúde Coletiva | Anais Eletrônicos Todavia, foram selecionados para o estudo apenas artigos que atenderam diretamente ao objetivo da pesquisa, de tal modo foram utilizados cinco artigos publicados em 2008, 2009, 2012, 2014 e 2015.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em relação aos artigos estudados, levantaram-se, acerca do perfil epidemiológico, os seguintes resultados:

a) um artigo afirma que não foram encontrados estudos que oferecessem uma caracterização epidemiológica própria dos municípios da faixa e da linha de fronteira do Brasil, ou que ava- liassem aspectos operacionais da vigilância epidemiológica nos municípios brasileiros fron- teiriços;

b) dois artigos fazem menção à limitação encontrada para realizar o estudo, uma vez que os atributos utilizados para avaliar as ações da vigilância epidemiológica muitas vezes são in- capazes de refletir aspectos específicos de programas de prevenção e controle das doenças de maior incidência nas regiões e localidades estudadas. Entre as limitações estão erro de digitação e inconsistências.

c) um artigo descreve que alguns indicadores evidenciaram fragilidades dos sistemas de vi- gilância epidemiológica municipais para detectar e notificar, oportunamente, doenças com poder de disseminação entre os municípios, gerando epidemias ou outras emergências de Saúde Pública.

d) um artigo cita o fato de que apesar da existência de dados epidemiológicos sobre intoxicações em nível nacional e regional, a realidade em municípios de pequeno porte ainda é desconhe- cida.

e) um artigo assegura que o sistema de vigilância epidemiológica da dengue tem papel primor- dial nas atividades de prevenção e controle da doença, sendo capaz de detectar precocemen- te o aumento de casos e epidemias, além dos casos graves, e a alteração no perfil epidemio- lógico.

f) um artigo cita a importância da avaliação do sistema de vigilância, que pode fornecer infor- mações sobre seu funcionamento e manutenção eficientes.

Em relação aos artigos estudados, discorre-se a respeito da Importância da notificação:

a) um artigo afirma que o sistema de vigilância pode não ter conseguido registrar os casos as- sintomáticos e/ou mais brandos da doença, os quais, geralmente, não procuram o serviço de saúde e, por esse motivo, não são notificados.

b) um artigo conclui que o sistema de vigilância é oportuno na notificação dos casos, capaz de auxiliar na programação das ações de vigilância da dengue e controle do vetor.

c) um artigo descreve que o sistema de vigilância revelou boa agilidade em obter informações como preconiza o Ministério da Saúde.

d) um artigo cita a importância de utilizar as informações coletadas para orientar ações de con- trole e emissão de alertas à população.

e) um artigo aborda a questão da falta de registro e identificação de informações na notificação, o que pode dificultar que se trace um perfil mais próximo da realidade, e que também essa falta impossibilita estimar riscos populacionais e futuras epidemias, limita a capacidade dos

77

serviços de saúde em responder e se preparar para futuras emergências de Saúde Pública e pode reduzir o efeito de planos de contingência estruturados que não considerem a dinâmica epidêmica diante da circulação viral;

f) um artigo trata da necessidade do desenvolvimento de estratégias para melhorar a comple- titude dos dados.

No documento Anais Completos (páginas 75-77)