• Nenhum resultado encontrado

A unidade foco da pesquisa é o HUSM, no entanto para uma melhor compreensão do tema foram realizadas visitas a dois hospitais na cidade de Porto Alegre (POA).

4.1.1 O Hospital Universitário de Santa Maria

O HUSM teve sua fundação em 1970 e presta atendimento referência em Saúde para a região centro do Rio Grande do Sul. É um órgão integrado a UFSM e atua como hospital escola, visando o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde. Ressalta-se que o mesmo é o único hospital da região centro que presta atendimento de média e alta complexidade exclusivamente pelo SUS. Desse modo, a instituição recebe diariamente pacientes terciários, portadores de complicações clínicas ou cirúrgicas, ocasionando internações onerosas e de elevado período de permanência. O hospital conta com 29.800 m² de área construída, presta serviços assistenciais em todas as especialidades médicas e serve de campo de estágio para alunos de graduação e pós-graduação nos cursos da área da saúde. Associa-se a ele o prédio da turma do IQUE, com a área de 700 m² (HUSM, 2013b).

O HUSM possui em sua infraestrutura ambulatórios de diversas especialidades, unidades de internação e de tratamento intensivo (adulto, pediátrica e neonatal), centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de transplante de medula óssea, unidade de internação hemato-oncológica, unidade renal, setor psiquiátrico, pronto socorro, laboratório de traçados gráficos, setor de endoscopia, serviço de diagnóstico por imagem (radiologia, tomografia, ultrassonografia e medicina nuclear), radioterapia, hemodinâmica, fisioterapia, controle de infecção hospitalar, vigilância epidemiológica e internação domiciliar (HUSM, 2013b).

Os atendimentos são realizados nos 321 leitos da Unidade de Internação, 53 salas de ambulatório, 11 salas para atendimento de emergência, 06 salas do Centro Cirúrgico e nas 02 salas do Centro Obstétrico. São diagnosticadas e tratadas diversas formas de procedimentos em saúde, sempre procurando aliar a tecnologia a uma equipe de profissionais e estudantes treinados e atualizados. A equipe é composta por 155 docentes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odonto estomatologia, além de 1355 funcionários em nível de apoio médio e superior, 443 funcionários de serviços terceirizados e 342 alunos estagiários de graduação da UFSM e outras instituições, residentes, mestrandos e doutorandos (HUSM, 2014b).

A missão do HUSM é: “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão promovendo assistência à saúde das pessoas contemplando os princípios do Sistema Único de Saúde com ética, responsabilidade social e ambiental”. Já como visão pretende: “Ser um referencial público de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão promovendo a saúde das pessoas (HUSM, 2014b).

A partir do ano de 2003 o hospital desenvolve atividades conjuntas com os hospitais Freiburg e Offenburg, ambos da Alemanha. Por meio desse convênio investe em tecnologias visando à implantação da CGA tendo como modelo o sistema EMAS (Eco-Mangement and

Audit Scheme) que se trata de um Sistema Comunitário de Eco-gestão e Auditoria e seu

correspondente no Brasil, a ISO 14.000, norma que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental dentro das empresas (HUSM, 2013b).

Os setores do HUSM analisados neste estudo foram: Pronto Socorro (PS), Centro Obstétrico (CO), e Bloco Cirúrgico (BC). A escolha se deu pela grande demanda e diversidade de RSS originados nesses locais diariamente, bem como pelo alto índice de acidentes de trabalho registrados, conforme documentos do HUSM. (HUSM, 2013b).

O PS presta mensalmente uma média de 980 atendimentos de consultas emergenciais além de possuir 22 leitos de internação. É um setor que gera uma grande quantidade e diversidade de resíduos (HUSM, 2014a).

O CO atende uma média de 281 pacientes mensalmente, possuindo 09 leitos de internação além de 02 salas de parto e 04 leitos de sala de recuperação cirúrgica. Nesse setor, origina-se uma grande quantidade de resíduos classificados como peças anatômicas (placentas, fetos, restos embrionários). (HUSM, 2014a). No ano de 2011, conforme registros no Livro de Partos do HUSM a média de placentas originadas era de 164 peças mensais. (HUSM, 2011). Conforme Weber, Casado & Madruga (2013), a partir do ano de 2010 o HUSM passou a classificar as placentas como resíduos do subgrupo A3, deixando de serem

acondicionadas em saco branco, exigindo assim mudanças no acondicionamento (saco vermelho) e segregação em lixeiras exclusivas. As mesmas autoras também verificaram que existe falha na segregação das placentas, pois conforme dados das pesagens semestrais, o resíduo classificado como A3-Placentas, apresentou resultado da pesagem pouco expressivo (22 Kg) ou inexistente (0 Kg).

O BC é um setor fechado onde se realizam em média 366 procedimentos mensais, sendo esses de baixa ou alta complexidade. Este setor produz uma grande quantidade de resíduos diversificados, sejam contaminados, recicláveis ou perfurocortantes oriundos das salas cirúrgicas (HUSM, 2014a).

A seguir apresenta-se uma breve descrição das unidades visitadas.

4.1.2 Hospitais visitados

a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma instituição pública e universitária, de grande porte, ligada ao Ministério da Educação e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o qual foi criado pela Lei 5.604, de 2 de setembro de 1970. Possui uma área construída de 128.339,36 m² sendo referência em saúde no Estado, visa o atendimento assistencial, ensino e pesquisa. A sua capacidade operacional é de 845 leitos, divididos em várias especialidades (HCPA, 2014). Desde o ano de 2013 é certificado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) de qualidade da Joint Commission International (JCI), organismo de Acreditação Internacional das instituições de saúde.

O Hospital tem como missão ofertar serviços assistenciais à comunidade gaúcha, ser área de ensino para a Universidade e promover a realização de pesquisas científicas e tecnológicas.

Na assistência atende, com padrão de excelência, cerca de 60 especialidades, disponibilizando desde os procedimentos mais simples até os mais complexos a uma clientela formada, prioritariamente por pacientes do SUS (HCPA, 2014).

No ensino dispõe de estrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino nos níveis médio, de graduação e pós-graduação, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados. Também são desenvolvidas pesquisas biomédicas, clínicas e

epidemiológicas, em sintonia com diversos programas de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento e disseminação de conhecimentos nesta área (HCPA, 2014).

b) Hospital Mãe de Deus

O Sistema de Saúde Mãe de Deus foi fundado no ano de 1979 pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. Conta com uma área de 40 mil metros construídos, concentrando equipamentos de ponta e uma equipe médica e assistencial altamente qualificada, formada por mais de quatro mil médicos credenciados. Trata-se de uma instituição filantrópica que possui 380 leitos operacionais e 54 leitos de UTI, estando em plena expansão desses números para, respectivamente, 520 e 120 respectivamente até junho de 2014. (MÃE DE DEUS, 2014).

Tornou-se uma referência nos atendimentos médico-hospitalares de alta complexidade e possui várias certificações como a Organização Nacional de Acreditação em Organizações de Saúde (ONA 3), nível máximo de excelência. Também possui Acreditação Internacional pela Joint Commission International (JCI), certificação das instituições comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente, desde o ano de 2012. No ano de 2013 o Mãe de Deus recebeu o prêmio Oscar Alvear Urruita na categoria Excelência Empresarial, mérito concedido pela Federacion Interamericana de Asociaciones

de Gestión Humana (FIDAGH), através do Projeto Incubadora Educacional.

A missão da instituição é garantir soluções completas e integradas em saúde, com desenvolvimento científico, tecnológico e humano. Tem como visão o objetivo de ser reconhecido pela sociedade e pelos médicos como hospital de referencia em soluções completas de saúde e de alta complexidade, com sustentabilidade econômica e social (MÃE DE DEUS, 2014).