• Nenhum resultado encontrado

A Unreal Engine 3 é um motor gráfico que traz um framework de desenvolvimento completo que fornece uma vasta gama de tecnologias de núcleo, ferramentas de criação de conteúdo, suporte de infraestrutura e conteúdo, possui licença proprietária liberada para uso não-comercial. Foi escrita em C++ e utilizada para o desenvolvimento do game Unreal em 1998, sua versão atual serve de base para muitos jogos de sucesso já lançados como Batman: Arkham City, Bioshock 1 e 2, Borderlands 1 e 2, Dishonored, Gears of War 3, Mass Effect 1,2 e 3 , etc. Hoje em dia é o motor gráfico mais popular para jogos de ação, mais especificamente jogos de tiro em primeira pessoa, mas pode ser utilizada também para jogos MMORPG e RPG entre outros. Outro aspecto importante da Unreal Engine, é que ela foi desenvolvida para rodar em diversas plataformas , ou seja uma ferramenta multiplataforma completa e poderosa que roda em aparelhos Apple iOS, Google Android, Mac OS, Microsoft Xbox 360, Sony PlayStation 3 e PS®Vita e Windows PC, com suporte a versões 32/64 bits e DX 9 e 11 (UNREAL ENGINE, 2012).

A Unreal Engine 3 é integrada com as principais tecnologias de middleware por meio do programa de parceiros integrados da Epic Games. Otimizações contínuas são feitas para as maduras ferramentas da Unreal Engine, bem como suporte mundial massivo e performance multiprocessadores. O conjunto de ferramentas avançadas da Unreal Engine 3 é especificamente projetado para acelerar a produtividade dos desenvolvedores para o complexo conteúdo da próxima geração (UNREAL ENGINE, 2012).

Cada aspecto da Unreal Engine foi projetado para dar facilidade de criação de conteúdo e programação, com o objetivo de colocar o máximo possível de poder nas mãos dos artistas e designers para desenvolver em um ambiente visual com assistência mínima de programação, bem como dar aos programadores um quadro altamente modular, escalável e extensível framework para trabalhar, testar e produzir jogos de uma ampla gama de gêneros(UNREAL ENGINE, 2012).

O suporte a animações da UE proporciona flexibilidade completa da animação e um alto nível de detalhes. O sistema de animação esqueletal da suporte de até 4 ossos por vértice, e permite a mistura de dezenas de animações simultâneas. A ferramenta AnimSet Viewer disponibiliza uma forma simples e eficiente de organizar e fazer buscas por animações e meshes, texturas e etc.

O Sistema de Inteligência Artificial fornece uma noção espacial aumentada do ambiente que cerca os personagens, bem como uma otimização no uso de performance e memória, além criação de caminhos e adaptação automática a obstáculos.

O Sistema de Partículas em Cascata proporciona a criação e controle de efeitos como fogo, chuva, fumaça ou poeira, um completo editor de partículas que se integra facilmente com o Unreal Editor.

O sistema de áudio próprio da Unreal Engine proporciona ao usuário total imersão em um sistema de som 3D baseado em posição e localização, além dos mais atuais métodos de compressão de e diversas opções sobre os controles de som como loops , filtros e tonalidade.

A Unreal Engine 3 também fornece ferramentas para edição e criação de cinemáticas, através da Unreal Matinee onde é possível criar cenas de filme com completo controle de câmera, objetos e luminosidade e ainda reproduzi-los em tempo real e in-game.

O sistema Lightmass proporciona avançadas técnicas de iluminação e sombreamento inclusive em escala global, além do suporte para sunshafts, que cria sombras e raios de luz, baseados na posição das fontes de iluminação móveis ou estáticas. Suporte para sombras dinâmicas e estáticas pré-processadas e otimizadas. Grade de coloração e um sistema de reflexos de imagem em outros objetos também são características notáveis.

Gemini, o sistema de renderização multi-thread, permite um pipeline de renderização HDR 64-bit, correção de gamma, espaço linear de cores e precisão de cor dando suporte para uma ampla gama de efeitos de pós-processamento, tais como o motion blur(borrão de movimento), profundidade de campo, vegetação realistas, oclusão de ambiente e materiais criados pelo artista. O sistema de escalabilidade permite que o jogo rode em uma diversidade de computadores de configurações diferentes.

A ferramenta de edição de terreno, permite a criação de extensas áreas em mapas dinamicamente deformáveis baseados em altura e profundidade formados por diversas camadas e diferentes materiais que se misturam suavemente sem deixar que o usuário note uma mudança brusca de terreno ou estilo. Também fornece um excelente controle climático, capaz de mudar entre diversos climas e intensidades com facilidade. Quanto a vegetação, possibilita selecionar diferentes tipos de plantas, vegetação e objetos em um layer, capaz de cobrir grandes áreas inserindo randomicamente a vegetação com os meshes escolhidos pelo usuário que também controla qual o tipo e a frequência com que determinada planta aparecerá no ambiente. Outra característica muito importante é o sistema LOD (Load on Demand), que permite ao usuário, que o terreno a sua volta seja carregado suavemente sem que ele perceba ou tenha que entrar em telas de Loading.

Em critérios de conectividade, a UE apresenta suporte a LAN e IP direto. O modelo cliente servidor é escalável entre os diversos tipos de jogos. Suporte a servidores não dedicados. Capaz de transferir na demanda, mapas ou conteúdos criados por usuários.

O sistema de física da engine é provido pela PhysX da NVIDIA, proporcionando um controle sem precedentes sobre os movimentos do personagem, bem como simulações de fluidos dinâmicos. A ferramenta Unreal PhAT permite criar ou modificar o sistema de física do jogo.

O sistema de população permite que o desenvolvedor simule centenas de personagens em uma mesma cena. Cenário e objetos destruíveis, bem como personagens desmembráveis e o sistema de roupagem fisicamente simulada através dos módulos NVIDIA APEX também estão fortemente integradas a UE3.

O sistema de criação de interface de usuário, Scaleform 4.0, permite a fácil criação de menus, elementos de UI e gráficos 2D para modernos jogos 3D além da compatibilidade com ActionScript 2 e 3. O Scaleform 4.0 está integrado em um renderizador multi-thread, obtendo uma melhora substancial no tempo de processamento.

O sistema de scripting visual, Kismet, proporciona aos artistas e level designers um controle ilimitado sobre como o nível funcionará sem escrever uma única linha de código. Permite a conectividade de eventos e ações criadas pelos programadores dando vida a um gameplay mais completo. Tem suporte a funções de matemática, lógica condicional e criação de eventos e ações especificas para o jogo. Fornece uma interface intuitiva para a programação com comandos visuais e um código claro organizado em grupos.

A UnrealScript , uma linguagem de programação de alto nível, provê controle completo de scripting aos programadores em uma linguagem orientada a objeto, com sintaxe e funções muito similares ao Java, como herança e interfaces. A UnrealScript também dá possibilidade ao programador de invocar funções nativas da engine.

Suporte multi-core também faz parte da Unreal Engine, através da Unreal Swarm, um sistema de computação distribuída que escalona o trabalho de forma otimizada e utiliza o melhor do poder computacional de máquinas multi-core alocando automaticamente as tarefas em tempo real gerando um drástico aumento de desempenho. O Swarm Foi desenvolvido para dar suporte ao sistema de iluminação global da Unreal Engine, o Lightmass, gerando impressionantes resultados. Pode ser gerenciado através de uma interface visual que proporciona informações detalhadas sobre os trabalhos em andamento, incluindo agentes locais e remotos participando do trabalho.

Atualmente está em fase final de desenvolvimento a Unreal Engine 4, que promete mudanças visuais, um novo Unreal Kismet, suporte e novas funções para desenvolvimento em C ++, novidades no editor e no modo de prévia de jogo dentre outras novidades ainda não divulgadas até o presente momento.

Figura 13: Imagem do game Dishonored.

Fonte: http://www.invisioncommunity.co.uk/review/dishonored-review/

Figura 14 : Imagem do game Mass Effect 3.

Fonte: http://www.xboxblast.com.br/2012/08/bioware-anuncia-leviathan-novo-dlc-de-mass- effect-3-x360.html

Documentos relacionados