• Nenhum resultado encontrado

USO ESOTÉRICO DE CRISTAIS

No documento os-cristais.pdf (páginas 62-65)

“ TODO SER HUMANO É O PRODUTO DA TOTALIDADE DO PASSADO DO MICROCOSMOS ”

NUCTEMERON - APOLÔNIO DE TIANA

1 9 9 7 - 3 3 5 0

T E M A 0.6 6 4

N

esta palestra apenas falaremos do uso de alguns cristais, pois falar detalhadamente sobre muitos deles seria preciso um imenso tratado ao objetivo de nossas palestras, e até mesmo porque aqueles que desejarem ampliar esse tipo de conhecimento quanto ao uso dessa maravilhosa força da natureza podem dispor de vários livros especializados.

M

as, em se tratando de livros, deve-se ter certo cuidado porque existem livros que descrevem inverdades, fantasias; e também os que intencionalmente encerram intenções negativas, procurando levar a pessoa para caminhos indesejados. Por isto quando se for usar um cristal para um determinado fim é preciso que se consulte mais de um autor para evitar que a orientação seja comum a vários deles evitando-se assim a possibilidade de intencionalidade escusas.

S

egundo a ciência oficial, os cristais não são remédios, nem máquinas; não são inteligentes e não produzem energias por si mesmo. Segundo alguns autores, não existem evidências concretas, científicas, médicas ou psicológicas, de que os eles aumentem a percepção, as faculdades intuitivas ou os poderes psíquicos. Porém, existem dezenas de experiências pessoais que atestam essa capacidade. Por outro lado temos que levar em conta aquele pensamento místico que diz o seguinte: “A ciência não é a dona da verdade absoluta nem dispõe de todo o instrumental que seria necessário para a

análise profunda de eventos que escapam a seus métodos racionais”.

P

or isto deixamos a critério de cada pessoa acreditar ou não nas propriedades esotéricas dos cristais, das pedras semipreciosas ou preciosas.

D

esde épocas imemoriais os cristais são utilizados de diversos modos visando diversos fins. Atualmente estão redescobrindo os poderes quase ilimitados dos cristais e sendo assim vale considerar tais propriedades e cada pessoa testá- las o quanto necessário afim de que chegue a uma conclusão própria.

B

asicamente um cristal é usado com um determinado fim, para atender a uma necessidade qualquer, ou seja, há um intento no uso que se pretende fazer de um cristal. Assim, no uso esotérico dos cristais deve-se ter em mira três condições que são: A natureza do cristal, a preparação do cristal e o intento ( indicação).

A

natureza do cristal dita a capacitação, a sua menor ou maior efetividade para um determinado fim. Nisto tem que ser considerado diversos fatores como características físicas, forma, cor, brilho; e a natureza química do mineral ( tipo de mineral), a pureza, presença de impregnações Este fatore correspondem à programação, ou seja, à relativa especificidade do cristal.

A

preparação envolve as etapas de limpeza, consagração e programação, conforme já descrevemos nos temas anteriores.

O

intento, por sua vez, significa a finalidade que se pretende objetivar com o uso do cristal. Isto envolve conhecer as indicações, o como e para que eles possam ser úteis. Saber se a finalidade diz respeito ao desenvolvimento de capacidades interiores, ou registros de eventos, ou tratamentos de saúde e assim por diante.

V

ejamos as mais comuns indicações de alguns cristais no que diz respeito à sua natureza química.

D

e início queremos dizer que o cristal atualmente está sendo usado como adornos. Isto é bom, mas deve-se ter em mente a utilização do tipo adequado ao intento e que no processo da lapidação as formas naturais não hajam sido

modificadas.

QUARTZO:

Q

uando o quartzo se apresenta bem claro ele está mais ligado Elemento Fogo, é mais Yang, masculino, portanto. Isto quer dizer que nas operações pode ser usado em todas às atividades ligadas ao Elemento Fogo, que já estudamos em temas anteriores quando tratamos dos Elementos da Natureza.

N

esta forma ele é ativo, gerador e ativador de energia. É o tipo mais indicado para tratamento de saúde a distancia. Através dele visualiza-se a pessoa onde quer que ela esteja e direciona-se mentalmente o raio curador.

N

o campo médico pode ser usado em problemas de ouvido, dificuldades auditivas; e no lado psicológico é especialmente indicado para pessoas melindrosas, que são facilmente afetadas por críticas, que se fecham em si mesmas que se ofendem e afligem-se com injustiças reais ou imaginarias.

A

ssim como as placas de cristal em osciladores eletrónicos mantêm estável determinada freqüência energética, o cristal de quartzo ajuda a estabilizar a dinâmica energética de toda a aura, por isto serve de canalização da energia pessoal com os planos elevados da existência, pode facilitar a ligação com o Eu Superior. É por isto que tende a proteger a pessoa contra influencias energéticas negativas que posam chegar até ela,

U

m dos locais bom para o uso do cristal é ao nível da glândula Timo situado à altura do meio do esterno, do meio do tórax ( centro do peito), pois ali ele vai atuar sobre o chacra cardíaco como protetor energético, e sobre o timo estimulando as defesas orgânicas desde que esta glândula tem papel relevante nas transformações dos glóbulos brancos responsáveis pela defesa imunológica do organismo. O Timo é a glândula onde os glóbulos brancos, especialmente os linfocitos, são preparados para cumprirem a missão de defensores imunológicos do organismo.

P

ode-se preparar como remédio água energizada pelos cristais. Esta água energizada pode ser bebida e funcionará como remédio ( naturalmente é imprescindível a limpeza previa do cristal ). Não deve ser colocado na mesma água dois tipos de cristais diferentes, cada um deve ser usado separadamente.

O

s cristais do tipo de uma ponta, quando pendurados no pescoço com a ponta para baixo, agem energizando o corpo físico, e tendem a levar a energia em direção descendente, e quando é usada com a ponta para cima, a energia é levada em direção ascendente, energizando o campo psíquico. Por sua vez os de duas pontas, os dois processos ocorrem simultaneamente.

O

quartzo opaco, leitoso, tem natureza passiva, é feminino, portanto estimula as qualidades femininas de uma pessoa. 11 É o tipo mais usado para com a finalidade de energizar a aura.

O

quartzo fumê tem muita ligação com a temática da Atlântida, por isto é comum apresentarem desenhos piramidais em sua superfície. Aquele que estiver querendo estabelecer algum vínculo com aquela civilização pode fazer uso desse tipo de cristal.

O

quartzo rosa é feminino, considerado como a mãe dos cristais. Sua ação é calmante, relaxante, compassiva, acolhedora. Exerce grande atração pelo sentimento de amor que irradia, pela energia relaxante, acalmadora. È um pipo bem usado quando se pretende corrigir sentimentos de medo, de fobias, e mesmo dores. Diz respeito ao amor incondicional, ao perdão, a alegria. Organicamente tem a propriedade de aclamar e equilibrar o coração, bem como revitalizar a pele. Citam- se casos de rejuvenescimentos após alguns anos de uso do cristal rosa.

P

odemos dizer que uma pessoa do sexo feminino sempre se beneficiara em usar um adereço com este tipo de quartzo.

O

quartzo cinza ou preto confere estabilidade, e auxilia a pessoa a enfrentar a sua própria sombra ou negatividade. Quando a pessoa está lutando contra as sombras que a envolve, quando na obstinação, ela como que está impedido de ver a Luz e neste caso o quartzo cinza limpa aquele estado.

O

quartzo rutilado ( avermelhado ). Esta variedade encerra um grande manancial de energia, chegando muitas pessoas sensíveis a afirmarem que ele “zumbe”, ou seja, emite um ceroto som que se assemelha a um zumbido de abelhas.

11

Diante de uma incipiente homossexualidade numa criança do sexo feminino é de valia o uso do quartzo leitoso, pois estimulará nela o seu lado Yin, feminino.

E

ste tipo de quartzo tem a capacidade de arrancar coisas ocultas da personalidade fazendo com que a pessoa se abra e se expresse com clareza.

B

em usado em meditações quando deve ser colocado ao nível do “terceiro olho”, pois acentua grandemente a visão espiritual e clareia a mente confusa, aumentando acentuadamente o poder de concentração para um determinado problema.

O

s cristais de quartzo, segundo alguns estudiosos, podem ser classificados em quatro

categorias: de cura; bibliotecário; de meditação e reza; e professores.

N

esta Era de Aquários os cristais de cura por certo ocuparão um lugar de destaque no

tratamento de muitas enfermidades, especialmente a nível psíquico, pois que a indicação dos cristais não diz respeito somente o lado físico da pessoa, mas também o equilíbrio da mente.

P

or sua vez os cristais bibliotecários, chamados de cristais de memória são especiais no

armazenamento de informações ( bancos de dados. Selecionam e guardam registros sobre determinada época ou área do conhecimento, até mesmo de antes do surgimento do homem na Terra. Transmitem comunicação sonora e visual, além de outras formas de vibrações e ondas de alta freqüência.

O

s cristais de meditação e reza destinam-se à expansão da consciência e até mesmo à autocura.

Ampliam energeticamente a aura abrindo a percepção às vibrações sutis criando assim condições propícias à concentração.

F

inalmente, temos os cristais professores, também chamados de xamânicos que têm

propriedade de estimular as percepções extrasensoriais. Assim auxiliam a pessoa a alcançar revelações pessoais, funcionando como guias no aprendizado iniciático. São os mais indicados nos momentos cruciais da vida, quando se fazem precisas mudanças radicais de vida, mas que a pessoa sente-se incapaz de procede-las. Clareia intuitivamente o discernimento pessoal.

no aprendizado iniciático.

A

inda, de acordo com Richman e Barbosa, pela combinação das características mencionadas

um cristal professor pode ser também ser biblioteca e de cura, ou seja, ter mais de uma função ao mesmo tempo.

No documento os-cristais.pdf (páginas 62-65)