• Nenhum resultado encontrado

O produto erva-mate, também designado de mate, é o constituído pelas folhas, hastes pecíolos e pedúnculos da Ilex paraguariensis que são dessecados, ligeiramente queimados ou não e partidos ou moídos (ANVISA, 1978).

O principal uso do mate é destinado para o chimarrão, bebida típica de muitas regiões da América do Sul sendo considerada em alguns lugares uma tradição

oficializada por lei8. Segundo Heinrichs e Malavolta (2001), o chimarrão possui uma

composição aproximada de 30% ramos e 70% folhas.

Porém, quando outras ervas, tais como boldo, melissa, erva-cideira, hortelã ou erva-doce, são adicionadas a essa mistura, o produto comercializado passa a ser denominado de erva-mate composta, sendo que a quantidade de outras ervas pode chegar até 40% da composição original, dependendo da legislação do país (SCIPIONI et al., 2007).

Além da erva para chimarrão, compõem o rol de produtos alimentícios tradicionais: o tereré, que é a erva-mate estacionada, triturada e socada com grande percentagem de palitos, servida e degustada com água fria (IBAMA, 1992); o chá mate em saquinhos; o mate solúvel; e o chá pronto para beber (MACCARI JR, 2000).

O mate pode ser utilizado na elaboração de produtos tradicionais, marcados pelo consumo direto da erva, ou no desenvolvimento de produtos e usos alternativos, onde a erva é usada indiretamente na fabricação de outros alimentos ou produtos. Com relação ao produtos e usos alternativos, o mate apresenta diversas outras aplicações no ramo industrial de alimentos, produção de bebidas, medicamentos e cosméticos, higiene geral e produtos de uso pessoal (QUADRO 1).

APLICAÇÃO INDUSTRIAL

USOS ALTERNATIVOS DA ERVA-MATE

SUBPRODUTOS COMERCIAIS FORMA DE CONSUMO

Bebidas • Chimarrão • Tereré • Chá mate: • Queimado • Verde/ Cozido • Solúvel

Infusão quente e/ou fria

• Refrigerantes • Sucos • Cerveja • Vinho

Extrato de folhas diluído

Insumos de Alimentos

• Corante Natural • Conservante Alimentar

Clorofila e óleo essencial • Sorvete

• Balas, bombons e caramelos • Chicletes e gomas

(continua)

8No reconhecimento da importância do chimarrão perante a cultura gaúcha, a lei 11.929 de 06 junho

de 2003 instituiu o chimarrão como bebida símbolo do estado do Rio Grande do Sul e definiu o dia 24 de abril como dia do chimarrão (RIO GRANDE DO SUL, 2003).

(conclusão) APLICAÇÃO

INDUSTRIAL

USOS ALTERNATIVOS DA ERVA-MATE

SUBPRODUTOS COMERCIAIS FORMA DE CONSUMO

Medicamentos • Estimulante do sistema nervoso central

Extrato de cafeína e teobromina • Compostos para tratamento de hipertensão,

bronquite e pneumonia Extrato de flavonoides

Higiene geral

• Bactericida e antioxidante hospitalar e doméstico • Esterilizante • Emulsificante Extrato de saponinas e óleo essencial • Tratamento de esgoto

• Reciclagem de lixo urbano Produtos de uso pessoal • Perfumes • Desodorantes • Cosméticos • Sabonetes

Extrato de folhas seletivo e clorofila

QUADRO 1 - USOS ALTERNATIVOS DA ERVA-MATE POR CAMPO DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL FONTE: (MAZUCHOWSKI; RUCKER, 1997).

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI, 2013), as patentes cedidas no Brasil entre 2000 e 2011 que envolveram o uso da erva-mate foram destinadas para: a fabricação de geleias e doce; xarope; sorvetes e sobremesas; bebida orgânica; balas; concentrado; extrato; mistura de erva-mate com ervas antissépticas para uso bucal; e bebida (QUADRO 2).

TÍTULO RESUMO DA PATENTE INDUSTRIAL

Doce de erva-mate Produção de geleia de erva-mate, também podendo ser denominada de geleia cremosa de erva-mate, geleia de erva-mate com adição de frutas, doce de erva- mate, doce cremoso de erva-mate "chimia" de erva-mate, doce de erva-mate com frutas, cujo processo de fabricação é feito em 6 etapas, podendo apresentar-se também nas versões diet, light e com frutas.

Xarope erva-mate Processo desenvolvido para a obtenção do xarope de erva-mate permite ampliar o emprego da mesma para a elaboração de refrescos, refrigerantes, balas, preparados farmacêuticos, bombons e demais produtos onde o sabor, a cor e as vantagens terapêuticas da erva-mate são solicitados. O xarope de erva-mate desenvolvido é totalmente natural, com a utilização de processos simples, contribuindo para ampliar o espectro de aplicações desta importante matéria-prima.

Sorvetes e sobremesas de chá mate e erva-

mate naturais e suas variações

Os sorvetes de chá mate e erva mate naturais e suas variações apresentam-se em forma de sorvetes de massa e em formato de picolé sendo uma massa pasteurizada, gelada e comestível que pode ser acondicionada em embalagens de diferentes formatos, tamanhos e pesos; e as sobremesas de chá mate e erva mate naturais e suas variações apresentam-se em forma de pudins, marshmallows, doces tipo brigadeiro, mousses e trufas e que também podem ser apresentadas em formas, tamanhos e pesos variados.

Processo de obtenção e produto resultante de bebida de erva-mate orgânica, verde ou tostada, gaseificada

Processo de obtenção e produto resultante de bebida de erva-mate verde ou tostada orgânica. A invenção trata-se de uma bebida natural gaseificada, a base de extrato de erva-mate (verde ou tostada) orgânica com adição de CO2, que visa agradar aos mais diversos consumidores, através de suas propriedades funcionais (energéticas, dietéticas, antioxidantes, entre outras).

Processo de produção de

balas utilizando erva-mate Processo de produção de balas utilizando erva-mate refere-se a invenção da utilização da erva-mate in natura ou processada para a produção de balas de erva- mate ainda não existente no mercado. Produto esse inovador visto que pode aumentar o espectro de utilização da erva-mate, assim aumentando o número de consumidores não apreciadores das bebidas tradicionais como chimarrão e tereré.

(conclusão)

TÍTULO RESUMO DA PATENTE INDUSTRIAL

Processo de produção de concentrado de erva-mate

Processo de produção de concentrado de erva-mate, invenção de utilização de erva- mate in natura, para a produção de concentrado de erva-mate ainda não existente no mercado, utilizado para a fabricação de Xarope de erva-mate, Suco de erva-mate, Chá mate concentrado, Chá concentrado de mate, bebida de erva-mate.

Processo para elaboração de um extrato líquido e concentrado com erva-mate, chá ou outras plantas usadas para infusões.

Processo para elaborar um extrato natural concentrado através da utilização de erva mate, chá negro, chá chinês verde e outros, como base no produto vegetal na preparação de infusões. Produzindo assim um produto estável e não perecível, conservado em temperatura ambiente, com capacidade de conservar todas as características orgânicas dos produtos dos quais foi extraído, sendo: paladar idêntico, aroma característico e coloração original.

Erva mate misturada a ervas com propriedades

antissépticas

Erva mate misturada a ervas com propriedades antissépticas, misturada a ervas como: melissa (Melissa officinalis), sálvia, (Salvia officinalis) mirra (Commiphora myrrha), erva-doce (Pimpinella anisum), juá (Zizyphus joazeiro martius), eucalipto (Eucalyptus globulus), hortelã (Mentha piperita) e camomila (Matricaria chamomilla) entre outras, tem como único e exclusivo objetivo proporcionar a saúde bucal de pessoas que consomem a erva mate com água quente por exemplo. As ervas citadas, exceto a erva mate, têm reconhecidas propriedades antissépticas e bactericidas, preservando os dentes, gengivas e até o "bom hálito" dos consumidores.

Bebida de mate Bebida de mate livre de turvação não alcoólica, estável em prateleira e processos.

QUADRO 2 - PATENTES CEDIDAS NO BRASIL PELO INPI. FONTE: INPI (2013).

A natureza das outras patentes que foram solicitadas no mesmo período estão relacionadas a invenção de novos equipamentos para sapecagem e secagem de folhas verdes por vapor; desintegrador das folhas e ramos da erva-mate cancheada; e métodos para o processo de beneficiamento da erva-mate, inclusive o processo de extração do mate que foi patenteado pela Leão Junior S.A (INPI, 2013).

O estudo de patentes realizado por De Paula e Chociai (20009 citado por MACCARI JR, 2005) relacionaram as aplicações do extrato de mate em produtos cosméticos com as seguintes propriedades: antioxidante; ativador da circulação; interceptador de raios ultravioleta; inibidor da tirosinase; adstringente; emoliente; anti-inflamatório; bacteriostático; prevenção e tratamento de celulite; xampus; tinturas e condicionadores de cabelo; e cremes para a pele. Os mesmos autores comentam que a origem das patentes não se restringem aos países produtores.

Muitos autores relatam os benefícios do consumo de erva-mate, tais como: possuir polifenóis similares ao chá verde que previnem a oxidação das lipoproteínas de baixa-densidade (LDL) ou colesterol ruim; atuar como diurético, estimulante do sistema nervoso central, energético, além de equilibrar a função imune, limpar o sangue, e também sugerido para o tratamento da obesidade (BALCH, 2006; HECK; DE MEJIA, 2007; BRACESCO et al., 2011; CELI, 2013).

9

DE PAULA M.L., CHOCIAI J.G. Uso e aplicação industrial da Erva-Mate em cosméticos. Produtos alternativos e desenvolvimento da tecnologia industrial na cadeia produtivo da Erva-Mate. Projeto plataforma tecnológica da Erva-Mate do Paraná, Curitiba, Brasil, 2000: 77-91.

Além disso, Heinrichs e Malavolta (2001), constataram que a infusão da erva- mate apresenta altas concentrações de magnésio, manganês e potássio, elementos que contribuem a manter o balanço hidroeletrolítico após efeitos laxativos.

Apesar dos estudos existentes, Wilson (2012) alerta que ainda é preciso um maior rigor nas pesquisas e, por isso, a erva-mate não deve ser utilizada indiscriminadamente para esses fins.

Documentos relacionados